FLORDELIS COLOCOU ARSÊNICO NA COMIDA DE PASTOR E FINANCIOU COMPRA DE ARMA, DIZ POLÍCIA
24 de agosto de 2020

A deputada federal Flordelis dos Santos Souza (PSD-RJ), que é apontada pela Polícia Civil do Rio como a mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo, 42, em junho do ano passado, colocou veneno na comida dele e ainda financiou a compra da arma usada no crime.

A afirmação é do delegado Allan Duarte, titular da DHNSGI (Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá), que comanda a investigação.

Ele foi assassinado com mais de 30 tiros dentro da própria casa, em Niterói, região metropolitana do Rio.
De acordo com investigações da Polícia Civil, o plano para matar o pastor começou em maio de 2018, com um envenenamento em doses por arsênico.

O veneno era colocado na comida do pastor que teve várias passagens em hospitais de Niterói, com diarreia, vômitos, sudorese.

“O envenenamento foi feito de forma gradual, sucessiva. O arsênico era posto na comida do pastor de forma dissimulada”, disse o promotor Sérgio Luiz Lopes Pereira, do Grupo de Atuação Especializada e Combate ao Crime Organizado, do Ministério Público.

De acordo com o promotor, a associação criminosa entre os familiares começou com a tentativa de matar o pastor por envenenamento, depois por arma de fogo. Após o crime, houve a tentativa do grupo de fraudar as investigações, com uso de contrainformações.

Conforme o delegado Duarte, Flordelis arquitetou todo plano da morte, financiou a compra da arma, convenceu pessoas a realizar o crime, avisou sobre a chegada da vítima ao local e ainda tentou ocultar provas. “Não resta a menor dúvida deque ela foi a autora intelectual, a grande cabeça desse crime”.

O pastor, segundo ele, era responsável pela gestão de carreira da deputada. Ele solucionava os conflitos dentro da família da parlamentar.

“Havia a nítida diferença de tratamento entre os filhos adotivos e os de sangue. Como o pastor funcionava como o fiel da balança para reestabelecer o equilíbrio, isso causou a ira da deputada para que o crime ocorresse”.

Ainda conforme o delegado, Flordelis havia tentado matar Anderson outras duas vezes.

“Em uma delas, ele foi comprar um carro na Barra da Tijuca, e Flordelis arquitetou para que o marido fosse então morto na volta, como se fosse um latrocínio. Mas, no dia, havia outro parente no carro e desistiram. Já no outro caso, ele seria morto na saída da igreja, mas uma troca do carro utilizado por Anderson causou certa confusão no suspeito e o plano não foi então realizado”, contou o delegado.

As investigações do crime chegaram a casos de rachadinha e nepotismo. Conforme o inquérito, em uma das situações, Rayane (neta) foi para Brasília com a promessa de ganhar R$ 15 mil pra trabalhar com Flordelis.

No entanto, segundo a polícia, ela recebia apenas R$ 2.500. Os investigadores acreditam que o restante do valor era destinado ao pastor ou para a deputada.

Flordelis foi indiciada por homicídio triplamente qualificado, tentativa de homicídio, falsidade ideológica, uso de documento falso e organização criminosa majorada. Para a polícia, a motivação do crime foi a insatisfação com a maneira que o pastor Anderson administrava a vida financeira da família.

A parlamentar e a família dela foram alvos, na manhã desta segunda-feira (24), da Operação Lucas 12, do Ministério Público estadual (MPRJ) e da Polícia Civil do Rio.

Flordelis não foi presa pela Polícia Civil porque tem foro privilegiado. Uma cópia do inquérito policial será encaminhada para a Câmara dos Deputados. O procedimento poderá levar ao afastamento da parlamentar para que ela possa ser presa.

“Ela foi surpreendida com a nossa chegada, chorou um pouco, porque tinha muita gente dentro de casa”, contou o chefe do DGHPP (Departamento Geral de Homicídios e Proteção à Pessoa), o delegado Antônio Ricardo Nunes.

Conforme Nunes, 11 pessoas envolvidas no caso serão responsabilizadas criminalmente: “Crime bárbaro, covarde”, disse Nunes.

Já de acordo com o delegado Duarte, a primeira fase da investigação identificou Flávio dos Santos Rodrigues, filho biológico da deputada, como autor do crime. Ele foi preso no velório do padrasto. Já Lucas César dos Santos, filho adotivo do casal, preso horas depois do irmão, foi apontado como a pessoa que comprou a arma utilizada no assassinato.

Lucas e Flávio foram denunciados por homicídio triplamente qualificado (por motivo torpe, meio cruel e impossibilidade de defesa da vítima), com pena prevista de 12 a 30 anos. Em novembro, o Ministério Público do Rio apontou que Flordelis era suspeita de fraudar uma carta em que um de seus filhos confessou ter matado Anderson a mando de um dos irmãos.

O advogado Anderson Rollemberg, que defende a parlamentar, disse ter ficado surpreso com as prisões preventivas de cinco filhos da deputada e da neta dela, nesta segunda-feira.

“Tomaremos conhecimento de que há de indícios para que essas prisões fossem feitas e para o indiciamento da deputada, já que na primeira fase da investigação, passou longe de qualquer prova que a apontasse como mandante”, afirmou.

O advogado sustenta a versão de que a deputada é inocente. Segundo ele, Flordelis está muito aborrecida: “Ela Jamais foi mandante desse crime bárbaro”, destacou. Ainda conforme Rollemberg, Flordelis não tinha ingerência sobre o dinheiro da família.

“Ela é cantora gospel, líder religiosa e parlamentar federal. A questão dela sempre foi dar o melhor para os necessitados. Por isso tinha mais de 50 filhos. Na opinião da defesa, está havendo um grande equívoco no desfecho desta investigação”, assegurou o advogado.

Na ocasião do assassinato, a parlamentar disse que o pastor teria sido morto durante um assalto. Ela informou ainda que eles tinham sido seguidos por suspeitos em uma moto quando retornavam para casa.

PSD ANUNCIA EXPULSÃO DE DEPUTADA
Uma nota assinada por Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, anunciou a suspensão da filiação e prevê a expulsão de Flordelis.

“Diante do indiciamento da parlamentar, o corpo jurídico do partido adotará as medidas para a suspensão imediata de sua filiação e, a partir dos desdobramentos perante a Justiça, serão adotadas as medidas estatutárias para a expulsão da parlamentar dos seus quadros”, informou a nota.

Segundo determinação da juíza Nearis dos Santos Carvalho Arce, a deputada não pode se ausentar do país sem autorização judicial ou transferir sua residência para outra cidade. Flordelis também está proibida de manter contato com qualquer testemunha ou com os outros réus.

 

Folha

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

16/08/2022 TCM MULTA EX-PREFEITO E SECRETÁRIO DE JABORANDI POR IRREGULARIDADE NA COMPRA DE MEDICAMENTOS NO MUNICÍPIO   Após auditoria temática feita na Prefeitura, irregularidades no fornecimento de medicamentos no município de Jaborandi, no ano de 2019, foram acatadas, parcialmente, pelos conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA) nesta terça-feira (16). O conselheiro Nelson Pelegrino, r ...
  • Compartilhe:

16/08/2022 JUSMARI PROTOCOLA MOÇÃO DE PESAR PELO FALECIMENTO DO JOVEM LEANDRO VARELA TAVARES   A deputada Jusmari Oliveira apresentou na Assembleia Legislativa Moção de Pesar pelo falecimento do jovem Leandro Varela Tavares, ocorrido em Barreiras. Leia  abaixo o texto da Moção:   Nos causou profunda tristeza o falecimento do jovem Leandro Varela Tavares, de apenas  29 anos. ...
  • Compartilhe:

15/08/2022 PASTOR E ESPOSA MORREM APÓS BATIDA ENTRE CARRO E CAMINHÃO Um pastor de uma igreja evangélica e a esposa dele morreram após uma batida entre o carro em que eles estavam e um caminhão de carga manhã desta segunda-feira (15), na BR-101, em trecho da cidade de Nova Viçosa, no extremo sul da Bahia. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF ...
  • Compartilhe:

15/08/2022 LEM: ADOLESCENTE ESTÁ DESAPARECIDA HÁ TRÊS DIAS No final da tarde desta segunda-feira, 15, a Secretária de Segurança Pública de LEM divulgou a foto de uma adolescente identificada como Elane Souza Santos, de 15 anos, desapareceu após sair de casa há três dias. A família mora no bairro Mimoso II. De acordo com informações, a jovem, que es ...
  • Compartilhe:

15/08/2022 LEM: RECONHECIMENTO FACIAL AUXILIA NA CAPTURA DO PRIMEIRO FORAGIDO DA JUSTIÇA O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública alcançou o primeiro foragido da Justiça, na cidade de Luís Eduardo Magalhães (LEM), no Oeste da Bahia. O homem é o segundo homicida preso nesta segunda-feira (15), com ajuda da ferramenta. Guarnições da 85ª Companhia Ind ...
  • Compartilhe:

15/08/2022 NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO PROFESSOR LEANDRO VARELA TAVARES Foi com profunda tristeza que recebemos a informação do falecimento do servidor do município, Leandro Varela Tavares, aos 29 anos, filho da também servidora municipal Magnólia do Carmo da Silva, ocorrido neste sábado (13), em Barreiras. Leandro era professor de Educação Física do Colégio M ...
  • Compartilhe:

14/08/2022 OZIEL E JUSMARI COMEMORAM O DIA DOS PAIS NA COMUNIDADE VEREDA DAS LAJES, NO KM 30 EM BARREIRAS             O candidato a deputado federal Oziel Oliveira e a deputada Jusmari Oliveira comemoram o Dia dos Pais do jeito que eles mais gostam: no meio do povo no quilômetro 30, em Barreiras. Eles participaram da comemoração do aniversário,  da APIAOB (Associação ...
  • Compartilhe:

13/08/2022 ASSALTANTES SUSPEITOS DE VÁRIOS DELITOS SÃO PRESOS APÓS OPERAÇÃO DA PM EM SERRA DO RAMALHO     Dois indivíduos suspeitos de vários furtos no município de Serra do Ramalho, no Oeste da Bahia, foram presos em flagrante após assaltarem um supermercado no povoado de Agrovila 6, zona rural do município. Trata-se de dois jovens, um de 18 e outro de 24 anos, os quais não tiveram ...
  • Compartilhe:

12/08/2022 RENQUE ENVIESADO – POEMA DE ELTA MINEIRO, TALENTOSA ESCRITORA DE IBOTIRAMA         Renque enviesado Conheço todas as palavras tuas Desde “crivo a desavisada” Entre elas uma linguagem rebuscada Buscando o julgamento do verso na praça És catedrático, bem sei! Eu, atrevida, desatenta Posso aqui agora neste momento Encenar minhas estrofes, Ou, quem ...
  • Compartilhe:

12/08/2022 PRODUTORES RURAIS DO OESTE DA BAHIA PREPARAM MAIOR OPERAÇÃO CONTRA INCÊNDIOS FLORESTAIS NO CERRADO BAIANO A região do Oeste Baiano se prepara para sediar o maior curso para pilotos agrícolas em combate aéreo a incêndios em Campos e Florestas, que ocorrerá de (15) a (18) em Luís Eduardo Magalhães e contará com a participação de 18 aeronaves inscritas. A abertura da capacitação será na próxi ...
  • Compartilhe:

12/08/2022 ESTADO AUTORIZA INVESTIMENTOS EM INFRAESTRUTURA, DESENVOLVIMENTO URBANO E EDUCAÇÃO NA CIDADE DE CANÁPOLIS O Estado da Bahia anunciou a execução de diversas obras, nesta sexta-feira (12), no município de Canápolis, no oeste baiano. Nos povoados de Santo Antônio, Canabrava, Cafundó e Baixa das Cascas, foi autorizado o início dos trabalhos de pavimentação com paralelepípedo, que terá um investim ...
  • Compartilhe:

12/08/2022 FORÇAS ARMADAS ESTÃO PREOCUPADAS COM O POSSÍVEL USO POLÍTICO DO 7 DE SETEMBRO POR BOLSONARO   Integrantes da cúpula militar afirmaram que existe a preocupação de uma ala significativa das Forças Armadas de que Bolsonaro se aproprie do 7 de Setembro para fazer campanha em cima dele, informa o blog de Bela Megale, do jornal “O Globo”. De acordo com a publicação, há ainda o me ...
  • Compartilhe:

12/08/2022 BARREIRAS: MUITA COISA AINDA PARA ACONTECER NA POLÍTICA LOCAL     Tem muita coisa para acontecer na política de Barreiras nas próximos dias. É tapa, rasteira, dedo no olho e o diabo a quatro. Aguardem.
  • Compartilhe:

12/08/2022 PARABÉNS PARA O ADVOGADO DOURIVALDO AQUINO   O Mural do Oeste parabeniza o competente advogado Dorivaldo Aquino por mais um aniversário. Desejamos a ele muito sucesso em sua brilhante carreira. Dourivaldo Aquino foi Chefe de Gabinete na gestão do Prefeito Antonio Henrique e hoje se dedica a advocacia com muito profissionalismo e compe ...
  • Compartilhe:

12/08/2022 USO DE MÁSCARAS SERÁ OBRIGATÓRIO EM FEIRA DE SANTANA APÓS CASO CONFIRMADO DE VARÍOLA DOS MACACOS, AFIRMA PREFEITO     Foi realizada na manhã desta quinta-feira (11), uma coletiva de imprensa promovida pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, junto com integrantes da Secretaria de Saúde, para transmitir as devidas orientações com relação à varíola dos macacos, já que ontem (10), o primei ...
  • Compartilhe:

12/08/2022 MORRE O CANTOR ZELITO MIRANDA AOS 66 ANOS O cantor Zelito Miranda morreu na madrugada desta sexta-feira (12), aos 66 anos, vítima de problemas no pulmão. O forrozeiro passou mal, por volta das 5h, e foi socorrido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu e morreu antes de chegar ao hosp ...
  • Compartilhe:

12/08/2022 EX-MINISTRO DO STF, SOBRE 2° TURNO: ”VOTARIA EM BOLSONARO, EMBORA NÃO SEJA BOLSONARISTA” Marco Aurélio Mello, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), disse hoje, em entrevista ao UOL, que, num eventual segundo turno entre Jair Bolsonaro e Lula, escolheria o candidato à reeleição. Para justificar o voto em Bolsonaro, o ex-ministro citou a alternância de poder e o longo perí ...
  • Compartilhe:

12/08/2022 PREFEITURA REALIZA MAIS UMA EDIÇÃO DA FERINHA LUAR DO CERRADO EM SÃO DESIDÉRIO Movimento da economia local, entretenimento, artesanato e muita gastronomia, foram os ingredientes que garantiram o sucesso de mais uma edição da Feirinha Luar do Cerrado que aconteceu na noite dessa quarta-feira,10, na Praça Abelardo Alencar. O evento é uma realização da Prefeitura de São De ...
  • Compartilhe:

12/08/2022 CONFIRA OS NÚMEROS ATUALIZADOS DA COVID-19 EM BARREIRAS   A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Desde o Boletim Nº 739, de 08 de agosto de 2022, não houve coletas de novas amostras de casos que indicam suspeição de coronavírus (Covid-19). Informa ainda, que foram conclu ...
  • Compartilhe:

11/08/2022 CARTA PELA DEMOCRACIA REÚNE QUASE 2 MIL MILITARES E MAIS DE 8 MIL POLICIAIS   A carta em defesa da democracia que será lida nesta quinta-feira (11) na Faculdade de Direito da USP, em São Paulo, alcançou até mesmo policiais e militares, grupos que compõem a base do eleitorado do presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo levantamento feito por articuladores do documen ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade

Publicidade