FESTIVAL ESTUDANTIL BARREIRENSE: EMOÇÃO, MÚSICA, DANÇA E TEATRO MARCAM A PRIMEIRA EDIÇÃO DO EVENTO

20 de ago de 2019

 

A noite de sexta-feira (16) foi de muita emoção com as reapresentações dos campeões do 1º Festival Artístico Estudantil Barreirense (FAEB) no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho. Famílias inteiras foram prestigiar as apresentações dos estudantes das escolas municipais do ensino fundamental nas categorias de dança, teatro e música. O FAEB é realizado pela Prefeitura de Barreiras, através da Diretoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, por meio do Projeto Cultura e Arte por Toda Parte, cujo os objetivos durante os dias de competição, foi de valorizar a produção artístico cultural estudantil, intensificar o movimento cultural e difundir talentos como um dos meios mais essenciais de expressão cultural através do protagonismo infantil.

O evento também contou com a presença da subsecretária de educação, Emília Moreno; diretor de cultura, Lucas Barreto; secretária de administração e planejamento, Gislaine Barbosa; dos vereadores Otoniel Teixeira e Cesar da Vila; integrantes da Diretoria Pedagógica da Secretaria de Educação; professores e estudantes de unidades escolares. Na abertura do evento, algumas escolas foram premiadas e a apresentação cultural da Escola Ballet Mar e Ar Bianca Mariá marcou a noite.

“Ao final de todo processo do primeiro FAEB, a avaliação é extremamente positiva, agradecemos a colaboração de todos, em especial a equipe da Diretoria Pedagógica. A perspectiva em 2020, é que mais escolas também participem. Trabalhamos no entendimento de que a difusão da arte e da cultura são essenciais para o desenvolvimento artístico dos nossos estudantes”, pontuou Aldeci Queiroz, diretora pedagógica do município.

O evento que tem caráter educativo, artístico e cultural teve a participação de estudantes de 15 escolas municipais. Noelma Nascimento, estava muito emocionada ao ver pela primeira vez seu filho de três anos representando o ‘lobo mau’, da historinha dos Três Porquinhos, reapresentado pela Escola M. Antônia Matos de Oliveira. “Essa é a primeira vez que o vejo fazendo uma encenação para um público grande como foi hoje. Muito emocionante, meu pequeno se envolveu muito com essa apresentação, o que ajuda na timidez, parabéns a todos os envolvidos nesse projeto”, destacou.

Os estudantes das Escolas Municipais Valdete Piedade de Holanda, Murilo Avelar Hingel (CAIC) e do Centro Educacional Sagrado Coração de Jesus, também tiveram a oportunidade de mostrar suas habilidades na culminância do FAEB. Reapresentando a música Além do Arco-íris, de Luiza Possi, os estudantes Andriey Miguel e Sarah Bianca Pacheco, deixaram seus pais e a plateia emocionados. “Desde os cinco anos que incentivo ele tocar e cantar algumas músicas, sempre me emociona nas apresentações, fico feliz com projetos como esse sendo desenvolvidos em nossa cidade”, disse Miguel dos Santos, pai de Andriey.

Na oportunidade, o público assistiu à apresentação cultural da Escola Municipal de Teatro e Dança. A subsecretária de educação, Emília Moreno, destaca a valorização cultural e as conquistas adquiridas na educação de Barreiras. “A Prefeitura de Barreiras trabalha para que a educação do nosso município seja de qualidade. Além das diversas reformas acontecendo nas escolas municipais, estão sendo construídas simultaneamente três grandes escolas e 14 quadras poliesportivas na cidade e zona rural, tudo isso para levar conhecimento, arte, cultura e dança para todos. O FAEB incentivou a criatividade dos estudantes, promovendo o intercâmbio cultural e essa integração entre as escolas”, pontuou.

  • Compartilhe:

Publicidade