FEBRE AMARELA: AS PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE A DOENÇA
19 de janeiro de 2018

Há dois tipos de febre amarela, a silvestre e a urbana. Qual é a diferença entre elas?

A silvestre é disseminada pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes, circulantes em matas, e não em cidades. A versão urbana é transmitida pelo Aedes aegypti, o mesmo da dengue, do zika e da chikungunya. Não há registro de febre amarela urbana no Brasil desde 1942. As mortes de agora foram causadas pela versão silvestre, unicamente.

Existe a possibilidade dos mosquistos Haemagogus e Sabethes irem para a área urbana?

Não. Os mosquitos Haemagogus e Sabethes são de gêneros diferentes, mas tem comportamentos parecidos. Eles vivem em áreas de florestas densas, com vegetação abundante. Voam alto e geralmente ficam na copa das árvores. Sua fonte principal de alimentação é o sangue dos macacos que estão lá em cima. Ou seja, estão totalmente adaptados a hábitos silvestres que não vão encontrar na cidade.

Por que a versão urbana é um problema?

Porque seu potencial de disseminação é grande, na medida em que circularia nas cidades, em meio a um número muito maior de pessoas.

O macaco pode transmitir febre amarela?

Não. A febre amarela não é uma doença contagiosa, por isso sua transmissão não é feita de animal para animal, tampouco de animal para humanos nem entre humanos. A única forma de transmissão é pela picada de mosquitos infectados.

Qual é o papel de primatas na transmissão?

Primatas podem se contaminar com o vírus, exercendo também o papel de hospedeiros. Se picados, os animais transmitem o vírus para o mosquito, aumentando, assim, os riscos de propagação da doença.

Quem precisa tomar a vacina?

O Ministério da Saúde recomenda a vacinação em crianças a partir de 9 meses de idade (6 meses em áreas endêmicas) e pessoas que moram próximo a áreas de risco.

Onde ela está disponível?

A vacina está disponível gratuitamente em unidades básicas de saúde da rede pública. Também é possível encontrá-la em clínicas particulares, ao custo de cerca de 250 reais.

Quem não deve tomar a vacina?

Crianças com menos de 6 meses não devem tomar a vacina sob hipótese nenhuma. Mães que estão amamentando crianças nessa idade também devem evitar se imunizar. Caso seja necessária a vacinação, o ideal é ficar dez dias sem amamentar o bebê. Em crianças entre 6 e 9 meses de idade, a vacinação só deverá ser realizada mediante indicação médica. A mesma recomendação vale para gestantes. Pacientes imunodeprimidos, como pessoas em tratamento quimioterápico, radioterápico, com aids ou que tomam corticoides em doses elevadas e pessoas com alergia grave a ovo também não devem se vacinar.

Já sou vacinado. Preciso repetir a dose?

Não. Desde o início de 2017, o Brasil segue a recomendação da OMS de uma única dose. Ou seja, adultos vacinados não precisam repeti-la. Estudos científicos demonstram que apenas uma dose é suficiente para que o organismo continue com anticorpos o resto da vida.

Como funciona a vacina fracionada?

Na vacina fracionada, uma única dose de 0,5 ml será utilizada em cinco pessoas, o equivalente a 0,1 ml por pessoa.

A vacina fracionada será aplicada no país inteiro?

Não. Por enquanto a recomendação é apenas para alguns municípios dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, regiões que não tinham recomendação para a vacina e onde a maior parte da população não está imunizada.

Os 54 municípios do Estado de São Paulo que vão fazer a vacinação fracionada da febre amarela são: Aparecida, Arapeí, Areias, Bananal, Bertioga, Caçapava, Cachoeira Paulista, Canas, Caraguatatuba, Cruzeiro, Cubatão, Cunha, Diadema, Guaratinguetá, Guarujá, Igaratá, Ilha Bela, Itanhaém, Jacareí, Jambeiro, Lagoinha, Lavrinhas, Lorena, Mauá, Mongaguá, Monteiro Lobato, Natividade da Serra, Paraibuna, Peruíbe, Pindamonhangaba, Piquete, Potim, Praia Grande, Queluz, Redenção da Serra, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Roseira, Santa Branca, Santo André, Santos, São Bento do Sapucaí, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São José do Barreiro, São José dos Campos, São Luís do Paraitinga, São Paulo, São Sebastião, São Vicente, Silveiras, Taubaté, Tremembé e Ubatuba.

No Rio de Janeiro, dezessete municípios realizarão a vacinação fracionada. São eles: Aparecida, Arapeí, Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Queimados, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica.

Na Bahia, são oito municípios: Camaçari, Candeal, Itaparica, Lauro de Freitas, Mata de São João, Salvador, São Francisco do Conde e Vera Cruz.

Qualquer pessoa pode tomar a dose fracionada?

Não. Os seguintes grupos devem continuar a receber a dose integral: crianças de 9 meses até 2 anos de idade e pessoas condições clínicas especiais como HIV/aids (mediante recomendação médica), doenças hematológicas ou após término de quimioterapia. Pessoas que vão viajar para países que exigem o certificado internacional de vacinação também devem receber a dose integral. Basta acessar o site da Anvisa para saber quais países têm essa exigência.

Quem tomou a vacina fracionada, deverá repetir a dose?

Sim. Ao contrário da dose padrão, a fracionada tem validade de oito anos, de acordo com o Ministério da Saúde. Quem tomou a dose fracionada e tem viagem marcada para algum dos 135 países que existem o certificado internacional de vacinação precisará tomar a dose padrão mesmo que o intervalo entre as doses seja inferior a oito anos. Isso é necessário porque o certificado internacional não é concedido pela Anvisa a quem toma a dose fracionada. Lembrando que deve haver intervalo de pelo menos trinta dias entre cada dose, por se tratar de uma vacina com vírus vivo.

Por que o governo decidiu usar doses fracionadas?

Para fazer uma ação rápida de vacinação e bloquear o avanço do vírus, diante de um estoque limitado de vacinas.

Como saber qual dose – integral ou fracionada – foi aplicada?

O tipo de vacina deverá ser informado pelo agente de saúde. O selo do comprovante de vacinação também será diferente para a dose fracionada.

Quais são as reações possíveis à vacina?

Os efeitos colaterais graves são raros. Mas 5% da população pode desenvolver sintomas como febre, dor de cabeça e dor muscular de cinco a dez dias. Não é frequente a ocorrência de reações no local da aplicação.

Quem tem maior risco de evento adverso relacionado à vacina da febre amarela?

Crianças menores de 6 meses, idosos, gestantes, imunodeprimidos, mulheres que estão amamentando e pessoas com alergia grave à proteína do ovo.

Quando começa a campanha de vacinação?

A vacina contra a febre amarela está disponível em todos os estados, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Mas, nesses locais, a campanha de vacinação, com início da aplicação da dose fracionada da vacina começa no dia 29 de janeiro e vai até 17 de fevereiro em São Paulo. No Rio de Janeiro, em razão do Carnaval, a campanha acontece entre 19 de fevereiro e 9 de março. A campanha acontece no mesmo período em oito cidades da Bahia.

Nos três estados, o “Dia D de mobilização” acontece no dia 24 de fevereiro, sábado. Em São Paulo, haverá reforço na campanha também no dia 3 de fevereiro.

Não encontrei a vacina em postos ou nas clínicas, mas moro em área urbana. Qual o risco de não me vacinar?

Baixo. Quem mora em áreas distantes dos locais com transmissão mais constante da infecção e não frequenta esses lugares pode esperar até a situação se normalizar para se vacinar. A prioridade é imunizar pessoas que vivem ou visitam essas regiões. Mas é possível se proteger com medidas simples, como o uso adequado de repelente que consiste em reaplica-lo a cada 4 horas e nunca passar protetor solar por cima.

Moro perto de um parque. Corro mais risco?

Não, a menos que esse parque tenha a presença de macacos.

Por que a OMS classificou todo o Estado de São Paulo – e não só regiões específicas — como área de risco?

Recentemente, a Organização Mundial da Saúde indicou a inclusão de todo o Estado de São Paulo como área de risco para a febre amarela. Isso significa que todos que desejam viajar para a região, incluindo a capital, devem se vacinar com dez dias de antecedência. Segundo os especialistas, a recomendação faz sentido porque a OMS precisa ter uma noção abrangente das regiões do país onde há risco para fazer uma recomendação geral. O órgão não tem como saber exatamente quais locais o turista vai visitar durante sua estadia e se vai ou não se colocar em risco.

A febre amarela é uma doença fatal?

Se houver diagnóstico precoce, não. De 40% a 50% dos casos podem evoluir para a forma grave da doença. Nestes, em 30% a 40% a doença pode ser fatal.

Quais são os sintomas da febre amarela?

Cerca de 35% das pessoas infectadas apresentam sintomas semelhantes aos de um resfriado, como dor de cabeça, febre, perda de apetite e dores musculares, três dias depois de terem sido picadas pelo mosquito. Após essa fase, 35% desenvolverão a forma grave da doença, com sintomas severos, como dor abdominal, falta de ar, vômito e urina escura. O restante não apresenta sintomas.

É possível contrair a doença mais de uma vez?

Não. Quem já foi infectado está imune para sempre, diferentemente do que ocorre com a dengue.

Qual é o tratamento para a febre amarela?

Não há um tratamento específico para febre amarela. A medida mais eficaz é a vacinação, para evitar a contaminação da doença.

Como se proteger contra a doença?

O ideal é tomar a vacina, mas para aqueles que não podem tomar o imunizante ou que estão no período de dez dias após a aplicação, a melhor forma de prevenção é evitar a picada do mosquito. Algumas formas de colocar isso em prática são: usar repelente, aplicar o protetor solar antes do repelente, evitar áreas silvestres (se possível), vestir roupas compridas e claras, usar mosqueteiros e telas e evitar perfume em áreas de mata

Qualquer repelente funciona contra o mosquito?

Não. No Brasil, são mais de 120 com registro na Anvisa, mas somente os que contêm alguma das seguintes substâncias têm garantia de eficácia: DEET, IR3535 e icaridina. Vitamina do complexo B não tem efeito comprovado contra o mosquito.

Como e onde emitir um Certificado Internacional de Vacinação que registre a imunidade permanente para quem já tomou uma dose?

Para obter o Certificado Internacional de Vacinação emitido pela Anvisa basta levar o comprovante de vacinação a qualquer centro credenciado. Clique aqui e veja quais são esse centros.

 

Via: Veja

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

19/01/2022 WEINTRAUB ATACA GOVERNO BOLSONARO E DIZ TER SIDO TROCADO PELO CENTRÃO Os ex-ministros do governo Jair Bolsonaro (PL) Abraham Weintraub (Educação) e Ernesto Araújo (Relações Exteriores) fizeram críticas nesta segunda-feira (17), durante uma live, à aliança do presidente com os partidos do centrão. Para o ex-titular da Educação, os conservadores foram “subs ...
  • Compartilhe:

19/01/2022 SECRETARIA DE SAÚDE DE BARREIRAS COMUNICA O 329º ÓBITO, EM DECORRÊNCIA DA COVID-19 A Secretaria Municipal de Saúde informa o 329º óbito decorrente da Covid-19, ocorrido no sábado (15), no Hospital do Oeste. Mesmo com todo empenho da equipe médica, o paciente de 84 anos, que fazia tratamento de diabetes e pneumopatia crônica, não resistiu ao avanço do novo Coronavírus. A ...
  • Compartilhe:

18/01/2022 ASTEROIDE GIGANTE VAI PASSAR PERTO DA TERRA NO COMEÇO DA NOITE DESTA TERÇA, DIZ NASA Um asteroide de aproximadamente um quilômetro de largura irá passar perto da Terra no começo da noite desta terça-feira (18). O ponto mais próximo desta trajetória está previsto para ser percorrido às 18h50 (horário de Brasília). Segundo a Agência Espacial Americana (Nasa), o objeto não ...
  • Compartilhe:

18/01/2022 CONFIRA A PREVISÃO DO TEMPO PARA TODO O NORDESTE DO PAÍS NESTA QUARTA-FEIRA (19)
  • Compartilhe:

18/01/2022 PREFEITURA DE BARREIRAS COMEÇA A VACINAR CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS CONTRA A COVID-19   A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, deu início nesta segunda-feira (17), à vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. De acordo com as orientações da Comissão Intergestores Bipartite – CIB e do Ministério da Saúde, as primeiras crianças a ...
  • Compartilhe:

18/01/2022 NOVO LOTE DE VACINAS PEDIÁTRICAS DA PFIZER SERÃO ENTREGUES NO DIA 24   O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (18), a antecipação de um lote de vacinas pediátricas produzidas pela Pfizer que estavam com a entrega prevista para o dia 27 de janeiro. De acordo com a pasta, o lote de 1,8 milhão do imunizante será entregue em 24 de janeiro. De acor ...
  • Compartilhe:

18/01/2022 MORO DIZ QUE BOLSONARO TENTA TRANSFERIR RESPONSABILIDADE A GOVERNADORES Sergio Moro (foto) disse nesta terça-feira (18) que apresenta apenas sintomas leves da Covid e recomendou mais uma vez que a população se vacine. Na semana passada, o ex-juiz testou positivo para a doença. “Eu peguei a Covid recentemente. Estou me cuidando. Tinha tomado as três vacinas ...
  • Compartilhe:

18/01/2022 OPERADORAS DE TELEFONIA SÃO ACIONADAS PELO MINISTÉRIO POR COMPARTILHAREM DADOS PESSOAIS DE CLIENTES NA BAHIA   As quatro maiores operadoras de telefonia do Brasil, Oi, Vivo, Tim e Claro, foram acionadas pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) por compartilharem indevidamente dados pessoais de clientes no estado. A ação civil pública foi anunciada pelo órgão na segunda-feira (17). A promotor ...
  • Compartilhe:

18/01/2022 CENTRÃO NÃO GARANTE APOIO A CANDIDATOS BOLSONARISTAS NOS ESTADOS   Mesmo com cargos, ministérios e até o controle do Orçamento, o Centrão deve se opor a candidatos bolsonaristas em ao menos cinco Estados nas eleições de outubro. Em São Paulo, Pernambuco, Piauí, Ceará e Maranhão, líderes e parlamentares de partidos como PL, Progressistas e Republic ...
  • Compartilhe:

18/01/2022 SÃO DESIDÉRIO: HOMEM É MORTO PELAS COSTAS EM PRAÇA PÚBLICA NO POVOADO DE CAMPO GRANDE   No final da madrugada de sábado (15), aconteceu um homicídio no povoado Campo Grande, no município de São Desidério (Ba). Informações revelaram que a vítima identificada como Willian da Costa Silva, 30 anos, estava em frente à sua casa na praça do referido povoado, quando foi surpre ...
  • Compartilhe:

18/01/2022 O IBOPE DA ESTREIA DE FAUSTÃO NA BAND   Faustão deixou a Band em segundo lugar na Grande São Paulo. O programa do veterano, de acordo com os números preliminares obtidos por O Antagonista, cravou 8 pontos de média e picos de 10. Isso significa que mais de 1,7 milhão de espectadores por minuto acompanharam a estreia de Fausto ...
  • Compartilhe:

18/01/2022 BARREIRAS: TAXA DIÁRIA DE OCUPAÇÃO TOTAL DE LEITOS PARA A COVID-19 É DE 16%, INCLUINDO PACIENTES DE OUTROS MUNICÍPIOS; CONFIRA OS NÚMEROS ATUALIZADOS   A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Desde o Boletim Nº 685, de 13 de janeiro de 2022, não foram coletadas novas amostras de casos que indicam suspeição de coronavírus (Covid-19). Informa ainda, que foram conclu ...
  • Compartilhe:

17/01/2022 SV PRODUÇÕES CONFIRMA PROTAGONISMO NO SETOR DE EVENTOS DA BAHIA   Em Barreiras, os eventos sempre foram tema do noticiário, passando pela imprensa, mas também fortemente presente no ”boca a boca” pelos moradores da cidade, que naturalmente reflete também em toda a região. Na história, já foi possível presenciar momentos em que a cidade pa ...
  • Compartilhe:

17/01/2022 DEPOIS DE APRESENTAR INDICAÇÃO, JUSMARI E OZIEL COMEMORAM ENVIOS DE MÁQUINAS PELO GOVERNADOR PARA OS CONSÓRCIOS DO OESTE BAIANO O Diretor Geral da Adab – Agência de Defesa Agropecuária, Oziel Oliveira e a deputada Jusmari Oliveira participaram na manhã desta segunda-feira, 17 de janeiro de uma reunião com o Governador Rui Costa para  entrega de maquinários para os Consórcios Públicos da Região Oeste da Bahia. ...
  • Compartilhe:

17/01/2022 JUSTIÇA REJEITA PEDIDO DE PRISÃO DE BONNER POR INCENTIVO À VACINAÇÃO INFANTIL   Foto: Reprodução / TV Globo A juíza de Direito Gláucia Falsarella Pereira Foley, de Brasília, arquivou uma ação que solicitava a prisão do âncora do Jornal Nacional, William Bonner, por incentivo à vacinação contra a Covid-19 em crianças e adolescentes.   No pedido, o rapaz ...
  • Compartilhe:

17/01/2022 SEGUNDO NOVAS INFORMAÇÕES EX-VEREADOR DE BREJOLÂNDIA FOI ASSASSINADO EM TABOCAS   De acordo com novas informações recebidas pelo Mural do Oeste, o ex-vereador da cidade de Brejolândia, foi assinado em Tabocas e não na fazenda na zona rural de Brejolândia como havia sido divulgado anteriormente. Ainda segunda informações vindas de Brejolândia, o ex-vereador recebeu ...
  • Compartilhe:

17/01/2022 PROFESSORA BAIANA NATURAL DE BOM JESUS DA LAPA ESTÁ ENTRE OS PARTICIPANTES DO BBB 22 A professora de biologia baiana Jessilane, 26, é uma das participantes do Big Brother Brasil 22. Natural de Bom Jesus da Lapa, a baiana se mudou para Valparaíso de Goiás ainda criança, local em que reside atualmente.  “Quando eu fiz 14 anos eu comecei a trabalhar, foi a primeira vez que assin ...
  • Compartilhe:

17/01/2022 OZIEL E JUSMARI OLIVEIRA SE REÚNEM COM POVOS DA ALDEIA KIRIRI EM MÚQUEM DO SÃO FRANCSICO O diretor Geral da ADAB, Oziel Oliveira e a deputada estadual Jusmari Oliveira, presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa da Bahia, visitaram os povos da Aldeia Kiriri, no Município de Ibotirama, neste domingo, dia 16 de janeiro. Eles dialogaram e deram total apoio as famíli ...
  • Compartilhe:

17/01/2022 EX-VEREADOR DE BREJOLÂNDIA É ASSASSINADO COM TRÊS TIROS NA CABEÇA   O crime ocorreu na manhã desta segunda-feira, 17 de janeiro. O ex-vereador Robson Francisco, que mora na zona rural de Brejolândia, foi alvejado com três disparos de arma de fogo que atingiram sua cabeça. O ex-vereador se dirigia para uma de suas fazendas para tirar leite quando foi assas ...
  • Compartilhe:

17/01/2022 BARREIRAS: MOTORISTA COLIDE EM POSTE DE ENERGIA NO BAIRRO MORADA NOBRE   Na manhã desta nesta segunda-feira, 17, por volta das 6h15, o condutor de uma caminhonete Toyota Hilux colidiu fortemente contra um poste de energia elétrica na Avenida Ayhlon Macedo, ao lado da Aiba, no bairro Morada Nobre, em Barreiras. Segundo informações, o condutor seguia sentido cen ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade