FEBRE AMARELA: AS PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE A DOENÇA
19 de janeiro de 2018

Há dois tipos de febre amarela, a silvestre e a urbana. Qual é a diferença entre elas?

A silvestre é disseminada pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes, circulantes em matas, e não em cidades. A versão urbana é transmitida pelo Aedes aegypti, o mesmo da dengue, do zika e da chikungunya. Não há registro de febre amarela urbana no Brasil desde 1942. As mortes de agora foram causadas pela versão silvestre, unicamente.

Existe a possibilidade dos mosquistos Haemagogus e Sabethes irem para a área urbana?

Não. Os mosquitos Haemagogus e Sabethes são de gêneros diferentes, mas tem comportamentos parecidos. Eles vivem em áreas de florestas densas, com vegetação abundante. Voam alto e geralmente ficam na copa das árvores. Sua fonte principal de alimentação é o sangue dos macacos que estão lá em cima. Ou seja, estão totalmente adaptados a hábitos silvestres que não vão encontrar na cidade.

Por que a versão urbana é um problema?

Porque seu potencial de disseminação é grande, na medida em que circularia nas cidades, em meio a um número muito maior de pessoas.

O macaco pode transmitir febre amarela?

Não. A febre amarela não é uma doença contagiosa, por isso sua transmissão não é feita de animal para animal, tampouco de animal para humanos nem entre humanos. A única forma de transmissão é pela picada de mosquitos infectados.

Qual é o papel de primatas na transmissão?

Primatas podem se contaminar com o vírus, exercendo também o papel de hospedeiros. Se picados, os animais transmitem o vírus para o mosquito, aumentando, assim, os riscos de propagação da doença.

Quem precisa tomar a vacina?

O Ministério da Saúde recomenda a vacinação em crianças a partir de 9 meses de idade (6 meses em áreas endêmicas) e pessoas que moram próximo a áreas de risco.

Onde ela está disponível?

A vacina está disponível gratuitamente em unidades básicas de saúde da rede pública. Também é possível encontrá-la em clínicas particulares, ao custo de cerca de 250 reais.

Quem não deve tomar a vacina?

Crianças com menos de 6 meses não devem tomar a vacina sob hipótese nenhuma. Mães que estão amamentando crianças nessa idade também devem evitar se imunizar. Caso seja necessária a vacinação, o ideal é ficar dez dias sem amamentar o bebê. Em crianças entre 6 e 9 meses de idade, a vacinação só deverá ser realizada mediante indicação médica. A mesma recomendação vale para gestantes. Pacientes imunodeprimidos, como pessoas em tratamento quimioterápico, radioterápico, com aids ou que tomam corticoides em doses elevadas e pessoas com alergia grave a ovo também não devem se vacinar.

Já sou vacinado. Preciso repetir a dose?

Não. Desde o início de 2017, o Brasil segue a recomendação da OMS de uma única dose. Ou seja, adultos vacinados não precisam repeti-la. Estudos científicos demonstram que apenas uma dose é suficiente para que o organismo continue com anticorpos o resto da vida.

Como funciona a vacina fracionada?

Na vacina fracionada, uma única dose de 0,5 ml será utilizada em cinco pessoas, o equivalente a 0,1 ml por pessoa.

A vacina fracionada será aplicada no país inteiro?

Não. Por enquanto a recomendação é apenas para alguns municípios dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, regiões que não tinham recomendação para a vacina e onde a maior parte da população não está imunizada.

Os 54 municípios do Estado de São Paulo que vão fazer a vacinação fracionada da febre amarela são: Aparecida, Arapeí, Areias, Bananal, Bertioga, Caçapava, Cachoeira Paulista, Canas, Caraguatatuba, Cruzeiro, Cubatão, Cunha, Diadema, Guaratinguetá, Guarujá, Igaratá, Ilha Bela, Itanhaém, Jacareí, Jambeiro, Lagoinha, Lavrinhas, Lorena, Mauá, Mongaguá, Monteiro Lobato, Natividade da Serra, Paraibuna, Peruíbe, Pindamonhangaba, Piquete, Potim, Praia Grande, Queluz, Redenção da Serra, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Roseira, Santa Branca, Santo André, Santos, São Bento do Sapucaí, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São José do Barreiro, São José dos Campos, São Luís do Paraitinga, São Paulo, São Sebastião, São Vicente, Silveiras, Taubaté, Tremembé e Ubatuba.

No Rio de Janeiro, dezessete municípios realizarão a vacinação fracionada. São eles: Aparecida, Arapeí, Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Queimados, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica.

Na Bahia, são oito municípios: Camaçari, Candeal, Itaparica, Lauro de Freitas, Mata de São João, Salvador, São Francisco do Conde e Vera Cruz.

Qualquer pessoa pode tomar a dose fracionada?

Não. Os seguintes grupos devem continuar a receber a dose integral: crianças de 9 meses até 2 anos de idade e pessoas condições clínicas especiais como HIV/aids (mediante recomendação médica), doenças hematológicas ou após término de quimioterapia. Pessoas que vão viajar para países que exigem o certificado internacional de vacinação também devem receber a dose integral. Basta acessar o site da Anvisa para saber quais países têm essa exigência.

Quem tomou a vacina fracionada, deverá repetir a dose?

Sim. Ao contrário da dose padrão, a fracionada tem validade de oito anos, de acordo com o Ministério da Saúde. Quem tomou a dose fracionada e tem viagem marcada para algum dos 135 países que existem o certificado internacional de vacinação precisará tomar a dose padrão mesmo que o intervalo entre as doses seja inferior a oito anos. Isso é necessário porque o certificado internacional não é concedido pela Anvisa a quem toma a dose fracionada. Lembrando que deve haver intervalo de pelo menos trinta dias entre cada dose, por se tratar de uma vacina com vírus vivo.

Por que o governo decidiu usar doses fracionadas?

Para fazer uma ação rápida de vacinação e bloquear o avanço do vírus, diante de um estoque limitado de vacinas.

Como saber qual dose – integral ou fracionada – foi aplicada?

O tipo de vacina deverá ser informado pelo agente de saúde. O selo do comprovante de vacinação também será diferente para a dose fracionada.

Quais são as reações possíveis à vacina?

Os efeitos colaterais graves são raros. Mas 5% da população pode desenvolver sintomas como febre, dor de cabeça e dor muscular de cinco a dez dias. Não é frequente a ocorrência de reações no local da aplicação.

Quem tem maior risco de evento adverso relacionado à vacina da febre amarela?

Crianças menores de 6 meses, idosos, gestantes, imunodeprimidos, mulheres que estão amamentando e pessoas com alergia grave à proteína do ovo.

Quando começa a campanha de vacinação?

A vacina contra a febre amarela está disponível em todos os estados, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Mas, nesses locais, a campanha de vacinação, com início da aplicação da dose fracionada da vacina começa no dia 29 de janeiro e vai até 17 de fevereiro em São Paulo. No Rio de Janeiro, em razão do Carnaval, a campanha acontece entre 19 de fevereiro e 9 de março. A campanha acontece no mesmo período em oito cidades da Bahia.

Nos três estados, o “Dia D de mobilização” acontece no dia 24 de fevereiro, sábado. Em São Paulo, haverá reforço na campanha também no dia 3 de fevereiro.

Não encontrei a vacina em postos ou nas clínicas, mas moro em área urbana. Qual o risco de não me vacinar?

Baixo. Quem mora em áreas distantes dos locais com transmissão mais constante da infecção e não frequenta esses lugares pode esperar até a situação se normalizar para se vacinar. A prioridade é imunizar pessoas que vivem ou visitam essas regiões. Mas é possível se proteger com medidas simples, como o uso adequado de repelente que consiste em reaplica-lo a cada 4 horas e nunca passar protetor solar por cima.

Moro perto de um parque. Corro mais risco?

Não, a menos que esse parque tenha a presença de macacos.

Por que a OMS classificou todo o Estado de São Paulo – e não só regiões específicas — como área de risco?

Recentemente, a Organização Mundial da Saúde indicou a inclusão de todo o Estado de São Paulo como área de risco para a febre amarela. Isso significa que todos que desejam viajar para a região, incluindo a capital, devem se vacinar com dez dias de antecedência. Segundo os especialistas, a recomendação faz sentido porque a OMS precisa ter uma noção abrangente das regiões do país onde há risco para fazer uma recomendação geral. O órgão não tem como saber exatamente quais locais o turista vai visitar durante sua estadia e se vai ou não se colocar em risco.

A febre amarela é uma doença fatal?

Se houver diagnóstico precoce, não. De 40% a 50% dos casos podem evoluir para a forma grave da doença. Nestes, em 30% a 40% a doença pode ser fatal.

Quais são os sintomas da febre amarela?

Cerca de 35% das pessoas infectadas apresentam sintomas semelhantes aos de um resfriado, como dor de cabeça, febre, perda de apetite e dores musculares, três dias depois de terem sido picadas pelo mosquito. Após essa fase, 35% desenvolverão a forma grave da doença, com sintomas severos, como dor abdominal, falta de ar, vômito e urina escura. O restante não apresenta sintomas.

É possível contrair a doença mais de uma vez?

Não. Quem já foi infectado está imune para sempre, diferentemente do que ocorre com a dengue.

Qual é o tratamento para a febre amarela?

Não há um tratamento específico para febre amarela. A medida mais eficaz é a vacinação, para evitar a contaminação da doença.

Como se proteger contra a doença?

O ideal é tomar a vacina, mas para aqueles que não podem tomar o imunizante ou que estão no período de dez dias após a aplicação, a melhor forma de prevenção é evitar a picada do mosquito. Algumas formas de colocar isso em prática são: usar repelente, aplicar o protetor solar antes do repelente, evitar áreas silvestres (se possível), vestir roupas compridas e claras, usar mosqueteiros e telas e evitar perfume em áreas de mata

Qualquer repelente funciona contra o mosquito?

Não. No Brasil, são mais de 120 com registro na Anvisa, mas somente os que contêm alguma das seguintes substâncias têm garantia de eficácia: DEET, IR3535 e icaridina. Vitamina do complexo B não tem efeito comprovado contra o mosquito.

Como e onde emitir um Certificado Internacional de Vacinação que registre a imunidade permanente para quem já tomou uma dose?

Para obter o Certificado Internacional de Vacinação emitido pela Anvisa basta levar o comprovante de vacinação a qualquer centro credenciado. Clique aqui e veja quais são esse centros.

 

Via: Veja

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

07/12/2022 ONDE BOLSONARO E MICHELLE VÃO MORAR APÓS SAIR DA PRESIDÊNCIA? CONHEÇA O LOCAL ESCOLHIDO Está chegando o fim da Era Bolsonaro no Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República no Brasil. O atual mandatário, filiado ao PL, vai deixar o local no dia 31 de dezembro e já tem definido o seu novo lar. Jair Bolsonaro vai ter a casa custeada pelo Partido Liberal e cont ...
  • Compartilhe:

07/12/2022 RENATO ARAGÃO É INTERNADO NO RIO DE JANEIRO O humorista Renato Aragão, de 87 anos, sofreu um AIT (Acidente Isquêmico Transitório) e precisou ser internado em um hospital do Rio de Janeiro. A esposa de Renato, Lílian Aragão, explicou que ele sentiu uma tontura na tarde desta quarta-feira (7) e foi levado à clínica mais próxima para um ...
  • Compartilhe:

07/12/2022 ALEXANDRE DE MORAES AFASTA PREFEITO POR PARTICIPAÇÃO EM ATOS BOLSONARISTAS O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou, na tarde desta quarta-feira (7), o imediato afastamento do prefeito de Tapurah (MT), Carlos Alberto Capeletti (PSD-MT), por 60 dias, após o chefe do Executivo local ter participado das manifestações contrárias ao result ...
  • Compartilhe:

07/12/2022 EX DE ÉDER MILITÃO ABRE O JOGO SOBRE TRAIÇÕES NA GRAVIDEZ: ‘PAI DO ANO’ Enquanto a seleção brasileira ainda está descansando para o próximo jogo contra a Croácia, nesta sexta-feira (9), o jogador Éder Militão voltou a ser destaque nos igs de fofoca. A ex-companheira do atleta, Karoline Lima, detalhou as traições que sofreu durante a gravidez. A loira, que está ...
  • Compartilhe:

07/12/2022 EM COMITIVA, PREFEITO ZITO BARBOSA E VEREADORES VISITAM OBRAS EM ANDAMENTO NA CAPITAL DO OESTE   O prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, acompanhou recentemente o andamento de diversas obras estruturantes na Capital do Oeste. Ao lado da comitiva de vereadores com as presenças do presidente da Câmara, Otoniel Teixeira, Alcione Rodrigues, Silma Alves, Rider Castro, João Felipe, Sileno Cerque ...
  • Compartilhe:

07/12/2022 PENTACAMPEÃO MUNDIAL, KAKÁ PROVOCA CASAGRANDE NAS REDES E VAMPETA REVELA INSATISFAÇÃO COM O COMENTARISTA Vampeta, campeão Mundial com a seleção brasileira em 2002, revelou em um programa na Jovem Pan que o grupo vencedor daquela Copa do Mundo ficou insatisfeito com as recentes declarações do ex-jogador e comentarista Walter Casagrande, que criticou os jogadores atuais e disse que eles são “ ...
  • Compartilhe:

07/12/2022 NOTA DO IFBA SOBRE OS BLOQUEIOS ORÇAMENTÁRIOS À REDE FEDERAL Diante do cenário que se mantém de bloqueios orçamentários realizados nos dias 28 de novembro e 2 de dezembro, pelo Governo Federal, recebidos com estarrecimento e incredulidade pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Instituto Federal de Educação, Ciência ...
  • Compartilhe:

07/12/2022 BOLSONARO CITA DOIS MOTIVOS PARA NÃO PASSAR A FAIXA PRESIDENCIAL PARA LULA Jair Bolsonaro citou seus motivos para embasar a decisão, tomada até o momento, de não passar a faixa presidencial a Lula. Disse a pessoas próximas não haver qualquer condição de participar da cerimônia após a troca de acusações entre ele e o petista durante as eleições. E esse não foi ...
  • Compartilhe:

07/12/2022 LOTOFÁCIL: APOSTA SIMPLES DO INTERIOR DA BAHIA LEVA PRÊMIO MILIONÁRIO Uma aposta simples da cidade de Lapão, interior da Bahia, cravou as 15 dezenas do concurso 2681 da Lotofácil, realizado na noite desta terça-feira (6), em São Paulo. Os números sorteados foram 02-04-07-08-10-12-13-14-16-17-18-19-21-22-24. Segundo a Caixa, o vencedor levará um prêmio de R$ 1.3 ...
  • Compartilhe:

07/12/2022 PARATINGA: JOVEM MÉDICO É ENCONTRADO MORTO EM CHÁCARA Um médico identificado como Marinho Moreira Soares foi encontrado morto em uma chácara na zona rural de Paratinga, na tarde desta terça-feira (6). Não há informações sobre o que causou o óbito, entretanto uma perícia já foi realizada no imóvel e o corpo removido para o IML. Natural de Par ...
  • Compartilhe:

07/12/2022 SOLDADO DO EXÉRCITO É MORTO A FACADAS EM SANTA MARIA DA VITÓRIA Um soldado do exército foi morto a facadas e outro ficou ferido, na segunda-feira (5), no povoado de Ponte Velha, em Santa Maria da Vitória, cidade do oeste baiano. A vítima foi identificada como Vandison Talios dos Santos Bispo, de 20 anos. A vítima foi identificada como Vandson Talios dos Sant ...
  • Compartilhe:

06/12/2022 PREFEITURA DE SÃO DESIDÉRIO E SEBRAE REALIZAM CURSO DE PRODUÇÃO DE DERIVADOS DE MANDIOCA A Prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico (SEAGRI) em parceria com o SEBRAE, realizou nos dias 05 e 06, um curso de Produção de Derivados de Mandioca destinado a mulheres produtoras do município. “Esta parceria tem como objetivo, mostrar ...
  • Compartilhe:

06/12/2022 A SACADA DE FERNANDO GABEIRA SOBRE A POLÍTICA E A GOLEADA DO BRASIL NA COREIA   O jornalista e escritor Fernando Gabeira, ao comentar a vitória do Brasil por 4 x 1 na Coreia, fez uma analogia com a política que foi uma pérola. “O Brasil fez os 4 gols no primeiro tempo, no segundo tempo sofreu um. Já pensou se o Waldemar da Costa Neto e o PL resolvem […]
  • Compartilhe:

06/12/2022 SAIBA QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO INSS PODEM TER A REVISÃO DA VIDA   Beneficiários de auxílios, pensões e aposentadorias do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) com contribuições altas antes de 1994 podem aumentar sua renda pela revisão da vida toda, recém-aprovada pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Segundo especialistas, a revisão não é rest ...
  • Compartilhe:

06/12/2022 BARREIRAS: HOMEM QUE FOI ATROPELADO E MOTORISTA NÃO PRESTOU SOCORRO MORRE NO HOSPITAL DO OESTE Um triste caso de atropelamento e omissão de socorro aconteceu na cidade de Barreiras. O acidente foi pouco antes das 08h de sexta-feira (02). De acordo com registro policial, a vítima identificada como Iago Tomas Pinto de Lacerda, 30 anos, residente no bairro Parque da Cidade em Barreiras, fazia ...
  • Compartilhe:

06/12/2022 BAHIA: GERENTE DE HOTEL É PRESO COM MAIS DE 500 GIGAS DE PORNOGRAFIA INFANTOJUVENIL Um gerente de hotel foi preso em flagrante por posse de pornografia infantojuvenil, na manhã desta terça-feira (6), no bairro da Pituba, em Salvador. A prisão aconteceu durante a Operação Luz na Infância, que também é realizada em 16 estados e cinco países. Segundo a Secretaria de Seguranç ...
  • Compartilhe:

06/12/2022 OPERAÇÃO É DEFLAGRADA EM BARREIRAS CONTRA GRUPO EMPRESARIAL QUE TERIA SONEGADO R$ 8 MILHÕES       Um grupo empresarial do setor de alimentos de origem animal é alvo da ‘Operação Quaresma’, deflagrada hoje, dia 6, pela força-tarefa de combate à sonegação fiscal na Bahia. Segundo as investigações, o grupo teria sonegado pelo menos R$ 8 milhões em impostos, por me ...
  • Compartilhe:

06/12/2022 BAHIA: PADRE É AGREDIDO, AMORDAÇADO E ABANDONADO EM MATA Um padre, de 39 anos, foi assaltado e agredido por quatro homens no momento em que chegava na casa paroquial, na noite do último sábado (3), em Porto Seguro, no sul da Bahia. A vítima foi amordaçada e teve os punhos amarrados, antes de ser colocada dentro do próprio veículo e abandonada em um ...
  • Compartilhe:

06/12/2022 OS NÚMEROS ATUALIZADOS DA COVID-19 EM BARREIRAS A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Desde o Boletim Nº 764, de 1° de dezembro de 2022, não houve coletas de novas amostras de casos que indicam suspeição de coronavírus (Covid-19). Informa ainda, que foram concluídos ...
  • Compartilhe:

06/12/2022 BARREIRAS: HOMEM É BRUTALMENTE AGREDIDO APÓS REAGIR A ASSALTO   Um motorista de 31 anos foi brutalmente agredido depois de ser assaltado nas imediações do Centro de Abastecimento de Barreiras, por volta das 23 horas e 30 minutos de sexta-feira (02). Conta que foi abordado com voz de assalto, por dois desconhecidos, mas não se entregou.  No instante da ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade