FEBRE AMARELA: AS PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE A DOENÇA
19 de janeiro de 2018

Há dois tipos de febre amarela, a silvestre e a urbana. Qual é a diferença entre elas?

A silvestre é disseminada pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes, circulantes em matas, e não em cidades. A versão urbana é transmitida pelo Aedes aegypti, o mesmo da dengue, do zika e da chikungunya. Não há registro de febre amarela urbana no Brasil desde 1942. As mortes de agora foram causadas pela versão silvestre, unicamente.

Existe a possibilidade dos mosquistos Haemagogus e Sabethes irem para a área urbana?

Não. Os mosquitos Haemagogus e Sabethes são de gêneros diferentes, mas tem comportamentos parecidos. Eles vivem em áreas de florestas densas, com vegetação abundante. Voam alto e geralmente ficam na copa das árvores. Sua fonte principal de alimentação é o sangue dos macacos que estão lá em cima. Ou seja, estão totalmente adaptados a hábitos silvestres que não vão encontrar na cidade.

Por que a versão urbana é um problema?

Porque seu potencial de disseminação é grande, na medida em que circularia nas cidades, em meio a um número muito maior de pessoas.

O macaco pode transmitir febre amarela?

Não. A febre amarela não é uma doença contagiosa, por isso sua transmissão não é feita de animal para animal, tampouco de animal para humanos nem entre humanos. A única forma de transmissão é pela picada de mosquitos infectados.

Qual é o papel de primatas na transmissão?

Primatas podem se contaminar com o vírus, exercendo também o papel de hospedeiros. Se picados, os animais transmitem o vírus para o mosquito, aumentando, assim, os riscos de propagação da doença.

Quem precisa tomar a vacina?

O Ministério da Saúde recomenda a vacinação em crianças a partir de 9 meses de idade (6 meses em áreas endêmicas) e pessoas que moram próximo a áreas de risco.

Onde ela está disponível?

A vacina está disponível gratuitamente em unidades básicas de saúde da rede pública. Também é possível encontrá-la em clínicas particulares, ao custo de cerca de 250 reais.

Quem não deve tomar a vacina?

Crianças com menos de 6 meses não devem tomar a vacina sob hipótese nenhuma. Mães que estão amamentando crianças nessa idade também devem evitar se imunizar. Caso seja necessária a vacinação, o ideal é ficar dez dias sem amamentar o bebê. Em crianças entre 6 e 9 meses de idade, a vacinação só deverá ser realizada mediante indicação médica. A mesma recomendação vale para gestantes. Pacientes imunodeprimidos, como pessoas em tratamento quimioterápico, radioterápico, com aids ou que tomam corticoides em doses elevadas e pessoas com alergia grave a ovo também não devem se vacinar.

Já sou vacinado. Preciso repetir a dose?

Não. Desde o início de 2017, o Brasil segue a recomendação da OMS de uma única dose. Ou seja, adultos vacinados não precisam repeti-la. Estudos científicos demonstram que apenas uma dose é suficiente para que o organismo continue com anticorpos o resto da vida.

Como funciona a vacina fracionada?

Na vacina fracionada, uma única dose de 0,5 ml será utilizada em cinco pessoas, o equivalente a 0,1 ml por pessoa.

A vacina fracionada será aplicada no país inteiro?

Não. Por enquanto a recomendação é apenas para alguns municípios dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, regiões que não tinham recomendação para a vacina e onde a maior parte da população não está imunizada.

Os 54 municípios do Estado de São Paulo que vão fazer a vacinação fracionada da febre amarela são: Aparecida, Arapeí, Areias, Bananal, Bertioga, Caçapava, Cachoeira Paulista, Canas, Caraguatatuba, Cruzeiro, Cubatão, Cunha, Diadema, Guaratinguetá, Guarujá, Igaratá, Ilha Bela, Itanhaém, Jacareí, Jambeiro, Lagoinha, Lavrinhas, Lorena, Mauá, Mongaguá, Monteiro Lobato, Natividade da Serra, Paraibuna, Peruíbe, Pindamonhangaba, Piquete, Potim, Praia Grande, Queluz, Redenção da Serra, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Roseira, Santa Branca, Santo André, Santos, São Bento do Sapucaí, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São José do Barreiro, São José dos Campos, São Luís do Paraitinga, São Paulo, São Sebastião, São Vicente, Silveiras, Taubaté, Tremembé e Ubatuba.

No Rio de Janeiro, dezessete municípios realizarão a vacinação fracionada. São eles: Aparecida, Arapeí, Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Queimados, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica.

Na Bahia, são oito municípios: Camaçari, Candeal, Itaparica, Lauro de Freitas, Mata de São João, Salvador, São Francisco do Conde e Vera Cruz.

Qualquer pessoa pode tomar a dose fracionada?

Não. Os seguintes grupos devem continuar a receber a dose integral: crianças de 9 meses até 2 anos de idade e pessoas condições clínicas especiais como HIV/aids (mediante recomendação médica), doenças hematológicas ou após término de quimioterapia. Pessoas que vão viajar para países que exigem o certificado internacional de vacinação também devem receber a dose integral. Basta acessar o site da Anvisa para saber quais países têm essa exigência.

Quem tomou a vacina fracionada, deverá repetir a dose?

Sim. Ao contrário da dose padrão, a fracionada tem validade de oito anos, de acordo com o Ministério da Saúde. Quem tomou a dose fracionada e tem viagem marcada para algum dos 135 países que existem o certificado internacional de vacinação precisará tomar a dose padrão mesmo que o intervalo entre as doses seja inferior a oito anos. Isso é necessário porque o certificado internacional não é concedido pela Anvisa a quem toma a dose fracionada. Lembrando que deve haver intervalo de pelo menos trinta dias entre cada dose, por se tratar de uma vacina com vírus vivo.

Por que o governo decidiu usar doses fracionadas?

Para fazer uma ação rápida de vacinação e bloquear o avanço do vírus, diante de um estoque limitado de vacinas.

Como saber qual dose – integral ou fracionada – foi aplicada?

O tipo de vacina deverá ser informado pelo agente de saúde. O selo do comprovante de vacinação também será diferente para a dose fracionada.

Quais são as reações possíveis à vacina?

Os efeitos colaterais graves são raros. Mas 5% da população pode desenvolver sintomas como febre, dor de cabeça e dor muscular de cinco a dez dias. Não é frequente a ocorrência de reações no local da aplicação.

Quem tem maior risco de evento adverso relacionado à vacina da febre amarela?

Crianças menores de 6 meses, idosos, gestantes, imunodeprimidos, mulheres que estão amamentando e pessoas com alergia grave à proteína do ovo.

Quando começa a campanha de vacinação?

A vacina contra a febre amarela está disponível em todos os estados, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Mas, nesses locais, a campanha de vacinação, com início da aplicação da dose fracionada da vacina começa no dia 29 de janeiro e vai até 17 de fevereiro em São Paulo. No Rio de Janeiro, em razão do Carnaval, a campanha acontece entre 19 de fevereiro e 9 de março. A campanha acontece no mesmo período em oito cidades da Bahia.

Nos três estados, o “Dia D de mobilização” acontece no dia 24 de fevereiro, sábado. Em São Paulo, haverá reforço na campanha também no dia 3 de fevereiro.

Não encontrei a vacina em postos ou nas clínicas, mas moro em área urbana. Qual o risco de não me vacinar?

Baixo. Quem mora em áreas distantes dos locais com transmissão mais constante da infecção e não frequenta esses lugares pode esperar até a situação se normalizar para se vacinar. A prioridade é imunizar pessoas que vivem ou visitam essas regiões. Mas é possível se proteger com medidas simples, como o uso adequado de repelente que consiste em reaplica-lo a cada 4 horas e nunca passar protetor solar por cima.

Moro perto de um parque. Corro mais risco?

Não, a menos que esse parque tenha a presença de macacos.

Por que a OMS classificou todo o Estado de São Paulo – e não só regiões específicas — como área de risco?

Recentemente, a Organização Mundial da Saúde indicou a inclusão de todo o Estado de São Paulo como área de risco para a febre amarela. Isso significa que todos que desejam viajar para a região, incluindo a capital, devem se vacinar com dez dias de antecedência. Segundo os especialistas, a recomendação faz sentido porque a OMS precisa ter uma noção abrangente das regiões do país onde há risco para fazer uma recomendação geral. O órgão não tem como saber exatamente quais locais o turista vai visitar durante sua estadia e se vai ou não se colocar em risco.

A febre amarela é uma doença fatal?

Se houver diagnóstico precoce, não. De 40% a 50% dos casos podem evoluir para a forma grave da doença. Nestes, em 30% a 40% a doença pode ser fatal.

Quais são os sintomas da febre amarela?

Cerca de 35% das pessoas infectadas apresentam sintomas semelhantes aos de um resfriado, como dor de cabeça, febre, perda de apetite e dores musculares, três dias depois de terem sido picadas pelo mosquito. Após essa fase, 35% desenvolverão a forma grave da doença, com sintomas severos, como dor abdominal, falta de ar, vômito e urina escura. O restante não apresenta sintomas.

É possível contrair a doença mais de uma vez?

Não. Quem já foi infectado está imune para sempre, diferentemente do que ocorre com a dengue.

Qual é o tratamento para a febre amarela?

Não há um tratamento específico para febre amarela. A medida mais eficaz é a vacinação, para evitar a contaminação da doença.

Como se proteger contra a doença?

O ideal é tomar a vacina, mas para aqueles que não podem tomar o imunizante ou que estão no período de dez dias após a aplicação, a melhor forma de prevenção é evitar a picada do mosquito. Algumas formas de colocar isso em prática são: usar repelente, aplicar o protetor solar antes do repelente, evitar áreas silvestres (se possível), vestir roupas compridas e claras, usar mosqueteiros e telas e evitar perfume em áreas de mata

Qualquer repelente funciona contra o mosquito?

Não. No Brasil, são mais de 120 com registro na Anvisa, mas somente os que contêm alguma das seguintes substâncias têm garantia de eficácia: DEET, IR3535 e icaridina. Vitamina do complexo B não tem efeito comprovado contra o mosquito.

Como e onde emitir um Certificado Internacional de Vacinação que registre a imunidade permanente para quem já tomou uma dose?

Para obter o Certificado Internacional de Vacinação emitido pela Anvisa basta levar o comprovante de vacinação a qualquer centro credenciado. Clique aqui e veja quais são esse centros.

 

Via: Veja

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

25/05/2024 HOMEM COM MANDADO DE PRISÃO EM ABERTO EM ABERTO É PRESO PELA GCM EM LUÍS EDUARDO MAGALHÃES Um homem com mandado de prisão em aberto foi preso na tarde deste sábado (25), após abordagem realizado pelo GPA (Grupamento de Proteção Ambiental), da Guarda Civil Municipal de Luís Eduardo Magalhães. O indivíduo estava em atitude suspeita, junto com outros dois e ao verem a viatura se most ...
  • Compartilhe:

25/05/2024 O ROCK EMBALA AS COMEMORAÇÕES DOS 133 ANOS DA CAPITAL DO OESTE NA PRIMEIRA NOITE DO FESTEJA BARREIRAS   A maior cidade do Oeste da Bahia está em festa e, no ritmo das comemorações dos 133 anos de emancipação política, o rock deu o tom da animação nesta sexta-feira (24), dentro da programação do Festeja Barreiras. O momento foi confraternizado pela população que lotou a Praça Landulfo A ...
  • Compartilhe:

25/05/2024 PREFEITURA DE BARREIRAS ABRE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAIS QUE ATUARÃO NA SECRETARIA DE SAÚDE Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Barreiras publicou nesta sexta-feira (24), no Diário Oficial Edição 4169, o Processo Seletivo Simplificado destinado à seleção de candidatos e/ou formação de reserva, para atuarem, exclusivamente, no âmbito da Secretaria Municipal ...
  • Compartilhe:

25/05/2024 ESTREIA DO CIRCUITO DE CINEMA RIO GRANDE EM RIACHÃO DAS NEVES Em uma noite enluarada e com a típica brisa suave do sertão, a cidade de Riachão das Neves recebeu com grande entusiasmo a estreia do Circuito de Cinema Rio Grande. Uma inovadora iniciativa que visa levar a magia do cinema para as áreas rurais da Bahia, a partir da LPG, por intermédio do Minist ...
  • Compartilhe:

25/05/2024 BAIANÓPOLIS: OBRA DE CONSTRUÇÃO DA ESCOLA ESCOLA MUNICIPAL DE VÁRZEAS SEGUE EM RITMO ACELERADO    A comunidade rural de Várzeas, no município de Bainópolis, vive um momento histórico com o avanço significativo na construção de sua nova escola. Gerido pela prefeita Jandira Xavier, o projeto representa um marco importante no compromisso da administração municipal com a educação de ...
  • Compartilhe:

25/05/2024 ROGÉRIO TAVARES PARABENIZA BARREIRAS PELOS 133 ANOS DE EMANCIPAÇÃO No próximo dia 26 de maio, o município de Barreiras celebra 133 anos de emancipação, e Rogério Tavares, pré-candidato a vereador, aproveita a ocasião para parabenizar a cidade e sua população. Em suas palavras, Tavares destaca a importância histórica e cultural de Barreiras, além de enfa ...
  • Compartilhe:

25/05/2024 OTONIEL É A PONTE ENTRE ZITO E O FUTURO DE BARREIRAS   Ninguém chega a ser candidato a prefeito de Barreiras por mero acaso. É preciso ser vencedor em sua vida pessoal, ter capacidade de liderança, ser leal, competente e ter a confiança do grupo político que o apoia e, sobretudo, do eleitorado. Otoniel Teixeira é um nome que reúne essas qu ...
  • Compartilhe:

24/05/2024 ATRAÇÕES DO SÃO JOÃO DE BAIANÓPOLIS SERÃO DIVULGADAS NOS PRÓXIMOS DIAS E JÁ GERAM GRANDE EXPECTATIVA A expectativa está crescendo em Baianópolis com a aproximação do tradicional São João, e a ansiedade para conhecer as atrações do evento deste ano está a todo vapor. A prefeita Jandira Xavier anunciou que a programação oficial do Arraiá de Dubai será divulgada nos próximos dias, aument ...
  • Compartilhe:

24/05/2024 GOVERNO LULA TEM DESAPROVAÇÃO DE 49,6% DOS ELEITORES, DIZ PARANÁ PESQUISAS Um novo levantamento do instituto Paraná Pesquisas com eleitores mostrou que a administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem, neste momento, 46,2% de aprovação e 49,6% de desaprovação. Os dados foram divulgados na manhã desta sexta-feira (24). Além disso, de acordo com a a ...
  • Compartilhe:

24/05/2024 CONFIRA COMO FOI A ABERTURA OFICIAL DA FLIB 2024
  • Compartilhe:

24/05/2024 INSTITUIÇÕES, ESCOLAS E UNIVERSIDADES SE APRESENTAM NA FLIB 2024 REFORÇANDO O TEMA ”VOZES FEMININAS NA LITERATURA”   “A mulher é força, é poesia, é determinação, é garra e de muita coragem, por isso mesmo deve estar aonde ela queira estar, e nesta Festa Literária é o lugar oportuno para mostrar todo esse potencial”, e foi com essa citação que a jovem estudante Regina Lima, do 1º ano do curso de ...
  • Compartilhe:

24/05/2024 SINEBAHIA: CONFIRA AS VAGAS DE EMPREGOS DISPONÍVEIS PARA BARREIRAS E BOM JESUS DA LAPA NESTA SEXTA-FEIRA (24)   VAGAS DE BARREIRAS PARA O DIA 24/05/2024 ATENDENTE (PCD) VAGA EXCLUSIVA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA Ensino médio completo Experiência mínima de 06 meses na carteira Empresa oferece: vale transporte, assistência Médica e odontológica e vale refeição. 01 VAGAS AUXILIAR DE ESCRITÓRIO ...
  • Compartilhe:

24/05/2024 ENCANTO, MAGIA E CULTURA SÃO DESTAQUES NO PRIMEIRO DIA DA FLIBINHA 2024 EM BARREIRAS A Festa Literária Internacional de Barreiras (FLIB) começou nesta quinta-feira (23), como parte da programação de aniversário dos 133 anos de Barreiras, e como sempre trouxe consigo a Flibinha, que é a versão infantil da grande festa da literatura. Neste primeiro dia, as oficinas foram volta ...
  • Compartilhe:

24/05/2024 REFÉM BRASILEIRO É ENCONTRADO MORTO EM GAZA O Exército de Israel confirmou hoje que o brasileiro Michel Nisenbaum, mantido refém pelo Hamas em Gaza, foi encontrado morto nesta quinta, 23. Além dele, outros dois reféns, Hanan Yablonka e Orion Hernandez, foram também encontrados mortos. A operação para a recuperação dos corpos foi real ...
  • Compartilhe:

24/05/2024 MULHERES QUE BRILHAM: EVENTO ENALTECE A MULHER EMPREENDEDORA DURANTE AS COMEMORAÇÕES DOS 133 ANOS DE BARREIRAS Na noite desta quarta-feira (22), o Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho ficou lotado de mulheres empreendedoras e empoderadas no evento Mulheres que Brilham, em Barreiras. O evento realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviço, fez parte da agenda em co ...
  • Compartilhe:

24/05/2024 VII EDIÇÃO DA FESTA LITERÁRIA INTERNACIONAL DE BARREIRAS É ABERTA COM DESTAQUE PARA VOZES FEMININAS NA LITERATURA  A VII edição da Festa Literária de Barreiras (Flib) foi aberta nesta quinta-feira (23), no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, com o tema “Vozes Femininas na Literatura”. Na oportunidade, a curadora geral da FLIB e presidente da Academia Barreirense de Letras (ABL), professo ...
  • Compartilhe:

24/05/2024 CIDADE DO OESTE BAIANO AMANHECE COM NÉVOA E TEMPERATURA DE 17°C NESTA SEXTA-FEIRA (24)   Ibotirama amanheceu com várias regiões cobertas por névoa, nesta sexta-feira (24), e temperatura de 17º C. A condição climática foi registrada por volta das 6h. Fumaça também foi registrada. Moradores de bairros como Jardim Novo tempo, Olhos D’água, Alto do Cruzeiro, Xixá e nas p ...
  • Compartilhe:

24/05/2024 HORÓSCOPO: CONFIRA A PREVISÃO DE HOJE (24/05) PARA O SEU SIGNO Áries (21/03 – 20/04) Ligue o radar nas oportunidades e conte com a sorte. As comunicações estarão abertas. Circule, amplie relações e encontre novos focos de interesse. Se estiver em busca do amor, conversas instigantes poderão resultar em romance. Brinquedos, cartas… Veja o que os ...
  • Compartilhe:

23/05/2024 MEGA-SENA PODE PAGAR MAIS DE R$ 40 MILHÕES; CONFIRA OS NÚMEROS SORTEADOS O sorteio do concurso 2.728 da Mega-Sena foi realizado na noite desta quinta-feira (23), em São Paulo. Nenhuma aposta acertou as seis dezenas, e o prêmio para o próximo sorteio acumulou em R$ 47 milhões. Veja os números sorteados: 02 – 09 – 11 – 25 – 43 – 51 5 ace ...
  • Compartilhe:

23/05/2024 DATA DE CONCURSO UNIFICADO É DIVULGADO PELO MINISTÉRIO DA GESTÃO; SAIBA MAIS O Concurso Nacional Unificado (CNU) já tem nova data de aplicação das provas: 18 de agosto. O cartão de confirmação de inscrição, com os detalhes sobre os locais de provas, será divulgado em 7 de agosto. A informação foi divulgada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços P ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade