EXÉRCITO AMEAÇA PUNIR MILITAR QUE COMEMORAR ANIVERSÁRIO DO GOLPE
31 de março de 2023

 

O comandante do Exército, general Tomás Paiva, afirmou a interlocutores que a Força punirá oficiais que comemorarem o aniversário do golpe militar nesta sexta-feira (31) ou participarem de eventos organizados por militares da reserva.

Segundo relatos feitos à Folha, a orientação foi repassada a oficiais-generais. A principal preocupação está com os movimentos previstos entre reservistas no Rio de Janeiro.

Para isso, oficiais da Força ficarão atentos à movimentação no Clube Militar —grupo de integrantes da reserva que promoverá um almoço, no Rio, para celebrar o golpe de 1964.

O evento é convocado sob a alcunha “Movimento Democrático de 1964”, com ingresso a R$ 90 e restrito a sócios e convidados. Generais ouvidos pela Folha afirmam que não é rara a presença de oficiais da ativa em eventos do Clube Militar, especialmente pelo fato de reservistas terem familiares na ativa.

A iniciativa de Tomás não decorre de orientação direta do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, mas foi tomada após decisão da pasta de manter-se em silêncio diante do aniversário do golpe de 1964.

Somente o plano de ignorar a data foi acertado entre Múcio e os comandantes Tomás Paiva (Exército), Marcos Olsen (Marinha) e Marcelo Damasceno (Aeronáutica), em conversas informais.

A pasta confirmou à reportagem que não emitirá notas sobre o dia. “O ministério não divulgará nenhum comunicado ou ordem do dia sobre a data”, disse a assessoria.

Integrantes da cúpula do Ministério da Defesa afirmam, sob reserva, que a decisão de ignorar a data foi a forma encontrada de evitar crises na data tanto com os militares quanto com o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O silêncio ainda é o meio-termo entre as comemorações à data, feitas nos últimos quatros anos sob o governo Jair Bolsonaro (PL), e a divulgação de comunicado em repúdio ao golpe militar, que, na avaliação da Defesa, poderia desgastar a relação de Múcio especialmente com oficiais de baixa patente.

Outras áreas do governo também têm decidido ignorar a data. O Ministério de Direitos Humanos, por exemplo, não emitirá nenhum comunicado em repúdio ao golpe militar no dia de seu aniversário.

Por outro lado, a pasta organizou nos últimos dias a “Semana do Nunca Mais”, programação com uma série de agendas voltadas à preservação da memória, da verdade e da justiça sobre o período da ditadura.

A semana teve como ápice a primeira sessão da Comissão de Anistia, nesta quinta, às vésperas do aniversário do golpe de 1964. No encontro, o colegiado reverteu pedidos de indenização negados pelo governo Bolsonaro, em julgamentos considerados injustos.

“Rechaçar os crimes e as violações de direitos humanos ocorridos na ditadura civil-militar brasileira não significa, portanto, criticar as Forças Armadas, mas apontar para um período da história que todos, sem exceção, devem deixar para trás”, afirmou o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, durante o evento.

“E isso não se dará silenciando sobre este período, mas conhecendo-o profundamente para que não deixemos que se reproduza no presente, como hoje o faz por lamentáveis atos de violência e ameaças contra cidadãos e instituições democráticas.”

Após o retorno da Comissão de Anistia, o ministério articula agora a recriação da Comissão de Mortos e Desaparecidos, extinta por Bolsonaro.

As manifestações contra a ditadura também têm sido feitas pela EBC (Empresa Brasil de Comunicação), que planejou programação especial nesta semana para exibir filmes e organizar debates sobre o “verdadeiro caráter ditatorial do golpe militar de 1964”, segundo um de seus avisos.

“Entendemos que é importante que os que não viveram este período da história do Brasil conheçam os males causados pelos regimes autoritários e entendam os benefícios da democracia”, disse a EBC em nota.

A decisão do Ministério da Defesa de ignorar o aniversário do golpe militar rompe um ciclo de quatro anos consecutivos em que, sob Bolsonaro, o governo comemorou a ditadura em comunicados oficiais.

Nos últimos quatro anos, o Ministério da Defesa publicou ordens do dia em celebração ao golpe militar de 1964. A comemoração foi uma ordem dada pelo ex-presidente.

“Nosso presidente já determinou ao Ministério da Defesa que faça as comemorações devidas com relação ao 31 de março de 1964 incluindo a ordem do dia, patrocinada pelo Ministério da Defesa, que já foi aprovada pelo nosso presidente”, disse em 2019 o então porta-voz da Presidência, general Otávio Rêgo Barros.

Depois disso, os então ministros Fernando Azevedo e Braga Netto divulgaram comunicados sobre o dia, que foram lidos nos quartéis e eventos militares marcados para 31 de março.

Em 2020, Azevedo escreveu que “o Movimento de 1964 é um marco para a democracia brasileira. Muito mais pelo que evitou”. E completou: “A sociedade brasileira, os empresários e a imprensa entenderam as ameaças daquele momento, se aliaram e reagiram. As Forças Armadas assumiram a responsabilidade de conter aquela escalada, com todos os desgastes previsíveis”.

Braga Netto, em 2021, foi ainda mais incisivo em sua manifestação. Ele disse que a ditadura militar merece ser “celebrada”. “O movimento de 1964 é parte da trajetória histórica do Brasil. Assim devem ser compreendidos e celebrados os acontecimentos daquele 31 de março”, finalizou o comunicado.

O Exército chegou a celebrar a ditadura de 1964 em comunicados oficiais, lidos em quartéis, antes do governo Bolsonaro. Nos primeiros mandatos de Lula, o comandante militar escreveu quatro manifestações em comemoração ao aniversário do golpe.

Em 2006, por exemplo, o comandante Francisco Albuquerque emitiu um comunicado para o Exército “orgulhar-se do passado”.

“O 31 de Março insere-se, pois na história pátria e é sob o prisma dos valores imutáveis de nossa Força e da dinâmica conjuntural que o entendemos. É memória, significado à época pelo incontestável apoio popular, e une-se, vigorosamente, aos demais acontecimentos vividos, para alicerçar, em cada brasileiro, a convicção perene de que preservar a democracia é dever nacional.”

À época, o ministro da Defesa Waldir Pires disse que respeitava a posição do comandante do Exército. “Não tenho nada a contestar à posição de quem interprete dessa forma [a exaltação ao golpe militar]. Tenho que respeitar a posição de cada um”, afirmou.

O Exército deixou de divulgar comunicados oficiais em comemoração ao golpe militar em 2007. Nos últimos 16 anos, as únicas citações oficiais foram feitas pelo Ministério da Defesa.

Logo após assumir a Presidência, em 2011, Dilma Rousseff (PT) determinou que as Forças Armadas não citassem a ditadura militar nas ordens do dia. Naquele ano, o Exército chegou a vetar uma palestra do general Augusto Heleno que seria realizada em comemoração ao golpe.

 

Cézar Feitoza e João Gabriel/Folhapress

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

18/05/2024 COTEGIPE: IDOSO É RESGATADO APÓS DESAPARECER EM MATA FECHADA   Um idoso de 87 anos, identificado como Plácido, foi resgatado por bombeiros militares do 17º BBM, em Barreiras, que estava desaparecido desde a noite de quarta-feira (15) após adentrar em uma mata fechada no Povoado de Barroquinha, em Cotegipe, interior da Bahia. O senhor, que sofre de Alz ...
  • Compartilhe:

18/05/2024 ABL FESTEJA 19 ANOS COM SARAU Os 19 anos de criação da Academia Barreirense de Letras (ABL) serão comemorados no dia 20 de maio com um encontro festivo na sede da entidade, abrindo a programação cultural da instituição na semana em que se comemora também o aniversário de Barreiras. No evento acontece a terceira edição ...
  • Compartilhe:

18/05/2024 ABERTAS INSCRIÇÕES PARA A CORRIDA DO ALGODÃO 2024 Com o tema Transformação a cada passo, evento será realizado pela Abapa nos dias 23 e 24 de agosto, na Praça do Avião, em Luís Eduardo Magalhães. Estão abertas as inscrições para a Corrida do Algodão 2024, que será realizada nos dias 23 e 24 de agosto, na praça do Avião, em Luís Eduar ...
  • Compartilhe:

18/05/2024 BARREIRAS 133 ANOS: PREFEITURA APRESENTOU NESTA SEXTA-FEIRA 17, A PROGRAMAÇÃO OFICIAL DAS FESTIVIDADES Naiara Azevedo, Bandas Escandurras, Brodericks e Marcelo Rakar fazem parte da programação especial   Emoção e alegria associadas à cultura, esporte, lazer e entrega de obras deram o tom do lançamento da programação oficial em comemoração aos 133 anos de emancipação política da Capital ...
  • Compartilhe:

18/05/2024 VEREADOR E PRESIDENTE DA CÂMARA DE BARREIRAS, ALCIONE RODRIGUES, VISITA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO RIACHINHO JUNTO COM SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE     Na manhã desta sexta-feira, a Unidade de Saúde da Família do Riachinho recebeu a visita do vereador e presidente da Câmara de Barreiras, Alcione Rodrigues, acompanhado pelo secretário municipal de saúde, Melchisedec Neves. A visita teve como objetivo acompanhar de perto os servi ...
  • Compartilhe:

17/05/2024 CONFIRA AS ATRAÇÕES DO ANIVERSÁRIO DE BARREIRAS       Estas são as atrações do aniversário de 133 anos de Barreiras. Tem som para todos os gostos. Dia 24/05 tem om Rock de Marcelo Hakar, Banda Brodericks, Luanda e também a Banda Zyonautas, No dia 25 as atrações são as seguintes: Naiara Azevedo, Escanduras, Daniel Cruz, Noss ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 MARILDE GUEDES, PRESIDENTE DA ABL, LANÇA SEU PRIMEIRO LIVRO DE POESIA ”CENA POÉTICA”   No dia 23 de maio, às 17:30, a Festa Literária Internacional de Barreiras (FLIB) será palco do lançamento do primeiro livro de poemas de Marilde Guedes. O evento ocorrerá na sede da Academia Barreirense de Letras (ABL), uma instituição prestigiada na qual Marilde exerce a presidência. ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 INEMA PRECISA ADOTAR MEDIDAS DURAS PARA IMPEDIR AS PCH’S DE POLUIR O RIO GRANDE. GOVERNO DO ESTADO TEM QUE TOMAR SÉRIAS PROVIDÊNCIAS; LEIA A NOTA ABAIXO   NOTA O Grupo de Estudos em Tecnologias Ambientais do Cerrado e do Semiárido da Bahia – Mandacaru, em conjunto com o Grupo de Pesquisa Holocene: Mudanças Ambientais Globais e Cerrado, ambos da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), por meio desta nota, se posicionam com relação a ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 EM PARCERIA COM A PREFEITURA DE BARREIRAS, NÚCLEO MULHERES DO AGRO PROMOVE I SEMINÁRIO ALGODÃO QUE AQUECE Barreiras foi escolhida pelo Núcleo Mulheres do Agro para sediar o I Seminário Algodão que Aquece, realizado na última sexta-feira (10). O evento reuniu professores da rede municipal de ensino para uma formação continuada com palestras técnicas e disseminação de conhecimento sobre sustentab ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 VITÓRIA OFICIALIZA ACERTO COM THIAGO CARPINI   O Vitória já tem um novo técnico. Thiago Carpini foi anunciado pelo clube na noite desta terça-feira (14). O profissional, que está na Europa desde que foi demitido do São Paulo, será oficialmente apresentado na próxima quinta (16). O Leão já estava conversando com o profissional ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 NARRADOR SILVIO LUIZ MORRE AOS 89 ANOS   O narrador esportivo Silvio Luiz morreu nesta quinta-feira (16) às 9h40, aos 89 anos de idade, em decorrência de falência múltipla dos órgãos. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Hospital Oswaldo Cruz. O Hospital Alemão Oswaldo Cruz informa que o paciente, Sr ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 BARREIRAS: CIPT-O RECUPERA MATERIAIS PROVENIENTES DE ROUBO E INDIVÍDUO É CONDUZIDO A DELEGACIA DE POLÍCIA   No final da tarde de ontem, quarta-feira, 15, por volta das 17h, policiais da CIPT-O recuperaram materiais provenientes de roubo e um indivíduo foi conduzido à delegacia de polícia, na rua Jesuíno Pamplona, no bairro Jardim Ouro Branco, em Barreiras. A PM foi acionada através do disk den ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 OTONIEL SE REÚNE COM POPULAÇÃO PARA DISCUTIR SUGESTÕES PARA CULTURA E TURISMO QUE SERÃO INSERIDAS EM SEU PLANO DE GOVERNO     Na noite desta quarta-feira, 15 de maio, o tradicional clube ABCD de Barreiras foi palco de um importante encontro organizado pelo vereador e pré-candidato a prefeito, Otoniel Teixeira. O evento teve como objetivo ouvir sugestões da população para a elaboração de propostas sólid ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 BARREIRAS: NOVOS MEMBROS DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE FORAM EMPOSSADOS NESTA QUARTA-FEIRA, 15 Atuante em caráter permanente e deliberativo, o Conselho Municipal de Saúde desenvolve atividades na formulação de estratégias e no controle da execução da política municipal de saúde. Em Barreiras, os novos membros do Conselho tomaram posse nesta quarta-feira (15), no Plenário Dr. Aroldo ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 PRESTADORES DE SERVIÇOS DA BAHIA FARM SHOW COMEMORAM CRESCIMENTO DO SETOR PARA EDIÇÃO 2024 Empresas das áreas para atendimento aos estandes como Buffet, decoração e mobiliário, limpeza, recepção ganham espaço junto com a chegada da feira agrícola, que será realizada de 11 a 15 de junho, em Luís Eduardo Magalhães. A Bahia Farm Show cresce a cada ano e os grandes resultados chega ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 ABAPA OFERECE MAIS UMA EDIÇÃO DO CURSO DE EXECUTOR DE AVIAÇÃO AGRÍCOLA  A aviação agrícola é uma ferramenta que auxilia de forma ágil o controle da operação fitossanitária e influencia na manutenção do potencial produtivo no campo. Visando fortalecer a segurança técnica nessas operações a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), ofereceu e ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 SECRETARIA DE SEGURANÇA CIDADÃ E TRÂNSITO DE BARREIRAS REALIZA 3ª EDIÇÃO DA ENTREGA REFERÊNCIAS ELOGIOSAS A GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS Na terça-feira (14), a Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito de Barreiras realizou a 3ª Edição da entrega de Referências Elogiosas aos Guardas Civis Municipais (GCM). O evento que aconteceu na sede da GCM teve como objetivo, reconhecer o fruto dos serviços prestados à população barre ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 MAIS INVESTIMENTO NA SAÚDE DA CAPITAL DO OESTE: NOVO EQUIPAMENTO AUMENTA CAPACIDADE DE EXAMES NO LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS LEONÍDIA AYRES DE ALMEIDA   Na última terça-feira (14), iniciou-se a implantação dos setores de imunologia e hormonologia no Laboratório Municipal de Análises Clínicas Leonídia Ayres de Almeida. A Secretaria de Saúde de Barreiras obteve, em regime de comodato com uma empresa de equipamentos laboratoriais, o Maglumi ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 POLÍCIA CIVIL IDENTIFICA SUSPEITA DE ESPALHAR FAKE NEWS SOBRE CANCELAMENTO DA VAQUEJADA DE FORMOSA DO RIO PRETO Na semana passada em Formosa do Rio Preto, uma cidadã espalhou áudios em diversos grupos de whatssap relatando que a Polícia Federal havia realizado uma grande operação na Prefeitura por desvio de dinheiro público e que por tal motivo não haveria a tradicional vaquejada na cidade. A fake news ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 ARIVAL VIANA: SEIS MANDATOS DE TRANSFORMAÇÃO EM BURITIRAMA O município de Buritirama tem um nome que se destaca repetidamente nas urnas e no dia a dia de sua administração: Arival Viana. Com um recorde impressionante de seis mandatos como prefeito, Arival Viana se consolida como uma figura central na política local e como favorito para mais uma reeleiç ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade