
Fotos de Iamara Andrade
O secretário Demir Barbosa recebeu o Mural do Oeste nesta segunda-feira, 17, no seu gabinete no segundo andar no prédio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (SEDUR) e conversou por mais de uma hora com o editor do Mural, Roberto de Sena. “È um sonho ocupar uma posição de destaque no governo da Bahia. Confesso que é uma honra para mim ocupar um cargo de tamanha relevância. Sou o primeiro sãodesidenrense a ocupar uma secretaria de Estado. Isso é muito importante” disse o secretário. Ele assegurou que não enfrentou dificuldades de adaptação uma vez que a equipe é muito boa, tem trabalho em plena harmonia e o deixou bem a vontade para colocar em prática o seu estilo de gestão. O secretário frisa que trabalha para toda a Bahia, uma vez que sua secretaria é responsável por obras estruturantes, principalmente no setor de mobilidade urbana como o metrô e os corredores de tráfego de Salvador e que tem se dedicado muito para continuar com a dinâmica que foi implantada pela ex-secretaria Jusmari Oliveira. “Temos um grande programa de ações que está sendo implementado com o apoio do governador Rui Costa, do senador Otto Alencar e da ex-secretaria Jusmari Oliveira. “Vamos tocar o trabalho para frente com muita dedicação e muito entusiasmo” ressaltou.
Segundo Demir Barbosa, os primeiros dias a frente da SEDUR foram de interação com a dinâmica de funcionamento do órgão. “A nossa secretaria, através da CONDER, é responsável pela maioria dos convênios com os municípios. Todos os dias recebo aqui cerca de 10 prefeitos para agilizarmos convênios para os seus municípios. Fui prefeito e conheço as dificuldades de cada um deles, falo a mesma língua, entendo as suas angústias e procuro resolver as demandas com rapidez contando é claro com a eficiência de nossa equipe de trabalho.”
Demir se referiu a ordem de serviço para a construção das Policlínicas nas várias regiões da Bahia como um dos fatores positivos da gestão de Rui Costa. Ele garantiu que, dentro em breve, o governador estará assinando a ordem de serviço para a Policlínica de Barreiras e que a previsão é que a obra esteja concluída em oito meses. “Será um avanço muito grande para a saúde da região Oeste” disse.
PARCERIA COM A UMOB E AMORVALE
O secretário adiantou ainda que vai se reunir com a UMOB – União dos Municípios do Oeste da Bahia – e Amorvale – Associação dos Municípios do Vale do Rio Corrente, com a finalidade de discutir o plano de resíduos sólidos, construção de aterro sanitário e drenagem para os municípios que ainda não tem. “Vamos fazer um estudo completo em cada município e oferecer apoio técnico para que cada um tenha o seu aterro sanitário e o plano de resíduos sólidos que é muito importante” frisou.
“NÃO POSSO ESQUECER O MEU OESTE BAIANO”
Demir reafirmou que trabalhará por toda Bahia mas que não pode esquecer o Oeste Baiano que foi quem o projetou para o cenário estadual. “Na condição de prefeito de São Desidério procurei fazer a melhor gestão para o município e tive o reconhecimento do governo da Bahia, tanto é que hoje, em consequência disso, estou aqui a frente desta importante secretaria” avaliou. Ele disse que pretende ajudar em projetos de pavimentação e construção de praças na sede e na zona rural e citou uma escola estadual de Roda Velha. “Entrei em contato com o secretário de Educação, Walter Pinheiro e ele me disse que será feito o muro da escola e outros benefícios para aquela comunidade. Esse é o nosso papel já que precisamos também impulsionar o desenvolvimento de São Desidério e todas as demais cidades do Oeste Baiano e da Bahia como um todo” explicou.
O secretário disse que trabalha ainda para realizar o sonho de implantar túneis e viadutos em Barreiras, melhorando a mobilidade urbana, dinamizando o transito e melhorando os corredores de acesso entre os bairros. Esses benefícios ele quer estender também para diversas outras cidades da Bahia. O secretário frisou ainda que todas as cidades do Oeste Baiano, assim como as demais da Bahia, receberão sua atenção no que se refere a investimentos para melhorar a vida da população.
CAMINHO PRÓPRIO
Demir agradeceu a amizade e confiança da pré-candidata a deputada estadual Jusmari Olveira, do senador Otto Alencar que indicaram seu nome e que foi prontamente aceito pelo governador Rui Costa. “Desde o início da minha trajetória política eu busquei o meu caminho próprio. Nosso grupo político era ligado ao Democratas mas eu preferi construir um outro caminho. Naquela época procurei o governador Jaques Wagner e disse que queria caminhar ao lado dele. Muitos não compreenderam na época mas eu estava certo. Depois continuei com Rui Costa chegando a ser um dos coordenadores da campanha no Oeste, vencemos as eleições e agora estou com Rui para a reeleição. Hoje tenho a honra de ter a amizade do governador Rui Costa, do ex-governador Wagner, do senador Otto Alencar, da nossa pré-candidata Jusmari Oliveira e sei que a fidelidade a este grupo foi importante para que eu ocupasse o cargo que ocupo hoje. Quero agradecer a Deus em primeiro lugar e a todas essas lideranças que confiram deste o primeiro momento no meu trabalho. Tenho certeza que com este grupo teremos uma longa trajetória na política baiana e vamos fazer muito pela Bahia e também por nossa região que é o Oeste Baiano” finalizou.