ESTUDANTES SE PREPARAM PARA SEGUNDO ENEM DO ANO
2 de novembro de 2021

 

Estudantes que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, aplicadas em janeiro e fevereiro deste ano, e ainda não conseguiram uma vaga no ensino superior, preparam-se para fazer o segundo Enem do ano. A menos de um mês para as provas do Enem 2021, marcadas para os dias 21 e 28 de novembro, eles contam que, apesar da ansiedade, sentem-se um pouco mais preparados para o exame.

O caminho não está sendo fácil. É a primeira vez que o exame é aplicado duas vezes no mesmo ano, por causa da pandemia da covid-19. Será também o segundo Enem de Kailane Kelly da Silva Brito, 18 anos de idade, valendo uma vaga no ensino superior. Antes disso, a estudante participou apenas como treineira, sem o diploma do ensino médio, para testar os conhecimentos.

“Na edição do ano passado, eu não obtive o resultado que eu esperava. Eu até conseguiria entrar em outros cursos, mas que não eram do meu interesse”, disse. A estudante ainda não definiu o curso que pretende cursar, mas busca uma nota alta suficiente para ter opções.

“Tem sido bem complicado. O meu problema, em toda minha preparação, é a questão de ser muito ansiosa. Isso me atrapalha no momento da prova”, disse, acrescentando que “no Enem 2020, eu acredito que fui com uma base de conteúdo boa, mas minha ansiedade me atrapalhou muito. Meu psicológico atrapalhou”.

A estudante de Cocal dos Alves (PI) buscou, então, tratamentos que a ajudasse a lidar com a ansiedade e acredita que está mais preparada este ano. “O Enem virou, para mim, uma grande oportunidade de mudar as coisas, mudar minha vida. É como eu posso ter a possibilidade de mudar as coisas também para minha família. Virou algo muito além da prova”.

O fato de já conhecer como é a prova é uma vantagem, segundo o técnico em informática Franklyn Pinheiro, 29 anos de idade, do Rio de Janeiro. No Enem 2020, ele participou da primeira aplicação no formato digital. Ele tinha muitas dúvidas e se surpreendeu, por exemplo, com o fato da prova de redação ser feita em papel. Ele havia se preparado para digitar o texto no computador.

“Estou tentando de novo para ver se consigo uma nota mais alta”, disse o estudante que, com o Enem, pretende cursar ciências da computação. Na reta final, ele usa a internet para estudar e para refazer provas de anos anteriores do Enem.

Pinheiro está inscrito novamente na modalidade digital. “A diferença do Enem no papel é que não precisa pintar as bolinhas [do cartão de respostas], ficou mais fácil. No digital, você apenas clica na resposta correta”.

Veteranos do Enem

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a porcentagem de estudantes que fazem o Enem mais de uma vez vem caindo ao longo dos anos.

Em 2014, do total de inscritos confirmados no Enem, 16% estavam fazendo o Enem pela primeira vez, o que significa que 84% já tinham feito a prova anteriormente. Em 2019, a porcentagem de novatos subiu para 47%, o que mostra que a porcentagem daqueles que estavam fazendo as provas pelo menos pela segunda vez caiu para 53%.

Os dados foram divulgados em outubro de 2019. Na época, o Inep explicou que os números mostram que está aumentando a participação de novatos. Um dos motivos, segundo a autarquia, é a mudança nas regras da isenção do pagamento da inscrição, que ocorreu em 2017. Desde 2018, os participantes precisam justificar a ausência na edição anterior para estarem aptos a pedir uma nova isenção. Aqueles que não têm a justificativa aceita, precisam pagar a taxa, que atualmente é R$ 85.

Excepcionalmente em 2021, por causa da pandemia da covid-19, uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a necessidade de justificativa. O STF entendeu que a exigência de comprovação documental para os ausentes viola diversos preceitos fundamentais, entre eles o do acesso à educação e o de erradicação da pobreza. Além disso, a obrigação imposta pelo edital penaliza os estudantes que fizeram a “difícil escolha” de faltar às provas para atender às recomendações das autoridades sanitárias de evitar aglomerações.

O exame de 2020, realizado em meio à pandemia, registrou abstenção recorde de participantes. Mais da metade dos inscritos não compareceu a nenhum dia de prova. Já o Enem de 2021 teve queda no número total de inscritos em relação a exames anteriores. De acordo com o Inep, são mais de 3 milhões de inscritos confirmados. Em 2020, foram 5,8 milhões de inscritos.

Foco no Enem

No começo deste ano, Suelen Carvalho, de 23 anos de idade, foi uma das primeiras a chegar à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), local em que fez o Enem 2020, para evitar aglomerações no transporte público e se proteger da covid-19. A estudante disse na época que, apesar de considerar arriscado, foi fazer a prova porque temia não conseguir isenção novamente na edição de 2021.

“A prova para mim representa uma oportunidade”, disse a estudante do Rio de Janeiro. Suelen disse que conseguiu se preparar ao longo do ano melhor do que conseguiu em 2020. Ainda assim, foram muitas as dificuldades. Ela precisou conciliar trabalho e estudo. Ela entra no trabalho às 8h, e só quando sai começa a estudar para as provas. As aulas vão até as 22h. Mas só depois desse horário, ela disse que consegue fazer exercícios para fixar o conteúdo.

A estudante quer cursar medicina. “Eu estou focando em passar, porque eu sei que só vou ter uma realidade diferente através da educação. A minha sociedade, o país em que eu vivo, e o meu lugar como mulher negra e favelada, e eu quero muito uma realidade diferente disso. Eu quero ter conhecimento, ocupar outros lugares e quero abrir caminhos para mulheres como eu terem acesso à universidade”, disse.

Sonho realizado

Em 2021, Sergio Manoel Passos Cardoso, 18 anos de idade, pode descansar dos estudos. Ele não vai fazer o segundo Enem do ano, pois conquistou uma vaga em odontologia na Universidade Estadual do Piauí Parnaíba (Uespi), pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O ex-estudante da Escola Augustinho Brandão, em Cocal dos Alves (PI), conversou no início do ano, antes de prestar o Enem 2020.

Na época, disse que estava tendo aulas pelo WhatsApp e com uma série de dificuldades nos estudos. O sonho de ingressar no ensino superior não era apenas dele, mas também do pai, que faleceu este ano, vítima de câncer. “Passei por um ano bastante conturbado, com a morte do meu pai, e ele sempre quis me ver passando em uma universidade, principalmente em odontologia. E consegui fazer com que ele visse isso acontecendo”, disse o estudante.

As aulas do primeiro período da Uespi começam no próximo dia 9. Aos demais estudantes, ele deixa uma mensagem de esperança: “Buscar sempre se manter focado, e pensar que apesar das dificuldades, tudo é possível”.

 

Via: Agência Brasil

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

25/01/2022 HOMENAGENS A KELLY MAGALHÃES ACONTECERAM NO PLENÁRIO DA CÂMARA DE VEREADORES DE BARREIRAS O velório da ex-vereadora e ex-presidente do Legislativo Barreirense, Kelly Magalhães, aconteceu no Plenário da Casa do Povo, sob forte comoção de familiares, amigos e correligionários. A cerimônia teve início no final da tarde de segunda-feira (24) e se estendeu até a manhã de terça-feir ...
  • Compartilhe:

25/01/2022 JORNALISTA JAYME MODESTO SE RECUPERA BEM DO ACIDENTE SOFRIDO NA SERRA DA PIRAGIBA O jornalista Jayme Modesto se recupera bem do acidente que sofreu ontem, 24, na BR 242, na altura da Serra da Piragiba, Modesto está em boa recuperação no Hospital do Oeste, em Barreiras. Ele passou por uma avaliação médica e a boa notícia que não irá precisar ficar na sala vermelha, indo a ...
  • Compartilhe:

25/01/2022 ÕMICRON É VARIANTE QUE SOBREVIVE POR MAIS TEMPO NA PELE E EM PLÁSTICOS, MOSTRA ESTUDO   Foto: Universidade de Hong Kong / Divulgação Um estudo científico publicado por pesquisadores da Universidade de Medicina da Prefeitura de Kyoto, no Japão, comparou a capacidade de sobrevivência em superfícies do coronavírus original e as variantes Alfa, Beta, Gama, Delta e Ômicron. & ...
  • Compartilhe:

25/01/2022 IBGE INFORMA QUE CENSO COMEÇARÁ EM 1° DE AGOSTO O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)  informou que começará o Censo Demográfico de 2022 em 1º de agosto. Segundo o órgão, a confirmação foi possível após o governo sancionar o Orçamento com a previsão de R$ 2,92 bilhões para a realização da pesquisa. Segundo ...
  • Compartilhe:

25/01/2022 FILHA DE OLAVO DE CARVALHO DIZ QUE ELE MORREU DE COVID-19   A notícia é destruidora de mitos. De acordo com Heloísa de Carvalho, filha do escritor Olavo de Carvalho, pelas redes sociais, ela lamentou a morte de pai e diz que Olavo de Carvalho morreu de Covid-19. Olavo era um dos mentores do bolsonarismo . O autointitulado filósofo de 74 anos morre ...
  • Compartilhe:

25/01/2022 “CASAS DE PASTORES SÃO MANSÕES, IGREJAS SÃO FARRAPOS”, DIZ LÍDER RELIGIOSO AO APONTAR APOSTASIA   Uma autocrítica feita por uma liderança evangélica pentecostal aponta que, entre pastores, há uma prática que não condiz com a missão do Corpo de Cristo. O líder religioso e pastor Jecer Goes Ferreira, presidente da Assembleia de Deus Ministério Canaã fez um desabafo, e o vídeo cir ...
  • Compartilhe:

25/01/2022 TRECHO DE “UMA ESTAÇÃO NO INFERNO” UM DOS MAIS FAMOSOS POEMAS DE ARTHUR RIMBAUD   “Antigamente, se bem me lembro, minha vida era um festim no qual todos os corações exultavam, no qual corriam todos os vinhos. Uma noite, sentei a Beleza em meus joelhos. – E achei-a amarga. – E injuriei-a. Armei-me contra a justiça. Conjurei os verdugos para morder, na minha agonia, ...
  • Compartilhe:

25/01/2022 COMUNIDADES DE EMBALSADOR, PONTE DE MATEUS E VARGINHA SERÃO PAVIMENTADAS EM BREVE PELA PREFEITURA DE SÃO DESIDÉRIO Em breve as comunidades de Embalsador, Ponte de Mateus e Varginha receberão obras de pavimentação asfáltica, drenagem pluvial e urbanização das ruas. A Prefeitura de São Desidério já lançou o aviso de licitação para contratação da empresa que fará o serviço. O trabalho visa levar mai ...
  • Compartilhe:

25/01/2022 BARREIRAS: SECRETARIA DE SAÚDE DIMINUI A REALIZAÇÃO DE CIRURGIAS ELETIVAS AGENDADAS NOS CASOS DA COVID-19   A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, reduzirá a realização de cirurgias eletivas em decorrência da mudança no quadro epidemiológico do Município. O aumento nos casos positivos da Covid-19 em todo estado com reflexos também na região Oeste tem deixado as autori ...
  • Compartilhe:

25/01/2022 LULA INTENSIFICA ARTICULAÇÕES PARA CONSEGUIR APOIO DE FHC Á POSSÍVEL CHAPA COM GERALDO ALCKMIN   Aliados de Lula e o próprio ex-presidente intensificaram as articulações para conseguir apoio à possível chapa com Geraldo Alckmin. O foco prioritário das conversas é a ala histórica do PSDB, especialmente Fernando Henrique Cardoso. Recentemente, um interlocutor de Lula se reuniu com ...
  • Compartilhe:

25/01/2022 CRÍTICOS DIZEM QUE MORO É CONTRADITÓRIO AO NÃO REVELAR QUANTO RECEBEU DE EMPRESA   Adversários apontam contradição entre a atitude de Sergio Moro (Podemos) agora de não revelar quanto recebeu da empresa Alvarez & Marsal e a de quando ele chefiava a Lava Jato. Em 2016, o então magistrado quebrou sigilos do ex-presidente Lula (PT) e de sua empresa de palestras para s ...
  • Compartilhe:

25/01/2022 MORTE DE OLAVO DE CARVALHO DEIXA BOLSONARO SEM O SEU ORIENTADOR POLÍTICO E IDEOLÓGICO   O escritor Olavo de Carvalho, guru bolsonarista, morreu na noite desta segunda-feira (24), aos 74 anos, na região de Richmond, na Virgínia, onde estava hospitalizado. A morte foi anunciada pela família nos perfis oficiais do escritor nas redes sociais. Foi também confirmada à Folha pelo ...
  • Compartilhe:

24/01/2022 JORNALISTA JAYME MODESTO SOFRE ACIDENTE NA SERRA DA PIRAGIBA O jornalista Jayme Modesto, site e jornal Gazeta do Oeste, de Barreiras, ficou ferido em um acidente de trânsito no fim da manhã desta segunda-feira, 24, na BR 242, na da Serra da Piragiba. Segundo as primeiras informações, o carro do jornalista derrapou em uma mancha de óleo na pista. Duas eq ...
  • Compartilhe:

24/01/2022 SERVIDOR PÚBLICO DE BARREIRAS MORRE AOS 50 ANOS   Foi com tristeza e pesar que recebemos a notícia do falecimento do servidor público Josualdo de Oliveira Lima, aos 50 anos, ocorrido neste domingo (23), em Barreiras, vítima de insuficiência cardiorrespiratória. Profissional competente, Josualdo atuou como vigilante escolar por 14 anos n ...
  • Compartilhe:

24/01/2022 VÍDEOS NO INSTAGRAM: SAIBA COMO USAR FEED, STORIES E REELS Não é de hoje que os vídeos fazem parte das publicações do Instagram, mas eles estão tomando o espaço de outras mídias e se tornando uma característica principal da plataforma. Seja tutoriais de maquiagens, DIY, dancinhas ou até mesmo assuntos mais sérios, as ferramentas de audiovisual ce ...
  • Compartilhe:

24/01/2022 JUSMARI OLIVEIRA APRESENTA MOÇÃO DE PESAR PELO FALECIMENTO DA EX-DEPUTADA KELLY MAGALHÃES A deputada Jusmari Oliveira, tão logo recebeu a notícia do falecimento da ex-deputada Kelly Magalhães, apresentou Moção de Pesar na Assembleia Legislativa da Bahia, homenageando a memória daquela que foi uma das lutadores pelos defesa das mulheres do Oeste e de toda a Bahia. Jusmari enfatizou ...
  • Compartilhe:

24/01/2022 OZIEL OLIVEIRA LAMENTA FALECIMENTO DA EX-DEPUTADA KELLY MAGALHÃES   O Diretor Geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia, Oziel Oliveira, lamentou profundamente a morte da ex-deputada e ex-presidente da Câmara Municipal de Barreiras, Kelly Magalhães. Oziel disse ter grande estima por Kelly Magalhães e por toda a sua família. “Percorremos est ...
  • Compartilhe:

24/01/2022 BATERIAS MOURA, ENERGIA PARA MOVER O FUTURO
  • Compartilhe:

24/01/2022 RUI COSTA LAMENTA O FALECIMENTO DE KELLY MAGALHÃES   O Governador Rui Costa utilizou as redes sociais para lamentar o falecimento da ex-deputada Kelly Magalhães, ocorrido na noite deste domingo (23). ”Minha solidariedade aos familiares e amigos da ex-deputada estadual Kelly Magalhães, importante liderança do PC do B no oeste da Bahia. ...
  • Compartilhe:

24/01/2022 GLOBO REGISTRA AUDIÊNCIA HISTÓRICA COM O BIG BROTHER BRASIL   O “Big Brother Brasil” está tirando o sono e o resto da audiência das outras TVs. À 0h31, durante a formação do primeiro paredão da competição, a Globo ostentava 22,6 pontos de ibope em São Paulo — o equivalente a 4.6 milhões de telespectadores na região metropolitana. A ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade