ESTADOS VOLTAM A TER MEDIDAS RESTRITIVAS COM AUMENTO DE CASOS DE COVID
13 de janeiro de 2022

 

Diversos estados passaram a retomar ou adotar novas medidas de restrição para aglomerações ou para a realização de determinadas atividades diante do aumento dos casos de covid-19 puxado pela disseminação da variante Ômicron.

As novas regras restritivas alteram o cenário de flexibilização que ganhou força a partir do último trimestre do ano passado, quando limitações para eventos maiores e atividades com maior risco de contaminação passaram a ser admitidas em todo o país.

Confira como está a situação dos estados:

Piauí
No Piauí segue vigente decreto Nº 20.439, publicado em 28 de dezembro de 2021, que fixa restrição e horário até as 18 h para comércios e até as 22 h para shoppings centers. Mercados e congêneres (mercearias, padarias etc..) podem operar até as 24 h, desde que não permitam a entrada de novos clientes depois desse horário.

A norma estipula regras para atividades em locais públicos abertos, como parques, praças e praias. Eventos abertos, teatros e cinemas podem funcionar com 50% da capacidade de público e eventos semiabertos, com até 500 pessoas.

Foi definida a exigência de comprovante de vacinação para boates, casas de espetáculos, festas, eventos, academias de ginástica, estádios, cinemas, teatros, museus, conferências, galerias e parques de diversão.

Pernambuco
A partir de sexta-feira (14) passam a valer novas regras, válidas inicialmente até o dia 31 de janeiro. Em estabelecimentos de alimentação como restaurantes e bares será exigido passaporte vacinal com duas doses para pessoas de até 54 anos e com dose de reforço para pessoas com 55 anos ou mais. As mesas não podem ter mais de 20 pessoas.

A exigência de comprovação de vacinação também valerá para teatros, cinemas e museus, além da orientação de distanciamento mínimo de 1 metro. Caso o local ou evento contenham mais de 300 pessoas passa a ser requisito também o exame negativo, sendo de 24 h antes para antígeno e de 72 horas para PCR.

Foram estabelecidos limites para público de 3 mil em locais abertos e 1 mil em locais fechados ou 50% da capacidade do estabelecimento. As cidades de Olinda e Recife anunciaram o cancelamento dos carnavais deste ano.

Bahia
O governo anunciou nesta semana o limite de 3 mil pessoas para eventos, incluindo jogos de futebol. Também deve ser respeitada a restrição de uso de metade da capacidade de cada local. Para eventos já são exigidos o passaporte vacinal e o uso obrigatório de máscara.

O requisito da comprovação de vacinação para entrar foi definido também para acesso a bares e restaurantes. Segue obrigatória nesses estabelecimentos o uso de máscaras de proteção facial. O governo do estado também anunciou o cancelamento do carnaval de 2022.

Ceará
Na semana passada foi publicado decreto fixando novas regras para encontros. Eventos em geral foram restringidos para o limite de 500 pessoas em situações abertas e 250 pessoas em locais fechados. As exigências valerão por pelo menos 30 dias a contar de 6 de janeiro.

Os festejos de carnaval também foram cancelados no estado.

Maranhão
O governo do Maranhão editou decreto retomando a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados. A regra já existia, mas apenas para os municípios que tivessem menos de 70% da população completamente vacinada.

Amazonas
O governo editou novo decreto segundo o qual ficou proibida a realização de eventos com venda de ingressos. Os encontros privados, como casamentos, aniversários e outros tipos de encontro, ficam limitados a 50% da capacidade do local e a 200 pessoas.

As multas pelo descumprimento das novas obrigações poderão variar de R$ 50 mil a R$ 500 mil.

Amapá
O governo do Amapá editou decreto (Nº 4 de 2022) prorrogando medidas de restrição visando combater a circulação do coronavírus. Eventos em boates e casas de shows devem seguir protocolos como respeito a 50% da capacidade dos locais, exigência de passaporte vacinal e mesas a pelo menos 1 metro de distância.

Eventos esportivos em estádios, ginásios e locais semelhantes devem também respeitar o limite de 50% da capacidade, além de exigir o uso de máscaras.

Eventos sociais em ambientes fechados ou mistos também devem seguir essa limitação, além de poder ocorrer somente no intervalo das 7 h às 2 h. Eventos corporativos também devem ficar restritos à metade da capacidade, com horário das 7 h às 3 h. As mesas devem guardar pelo menos 1 metro de distância entre cada uma.

Bares também precisam respeitar o distanciamento mínimo de 1 metro e de mesas com no máximo seis cadeiras. Igrejas e templos religiosos podem abrir, desde que assegurem distância de pelo menos 1 metro entre cada pessoa.

São Paulo
Em São Paulo, o governo anunciou o limite de 70% da capacidade para eventos esportivos, como jogos de futebol. Nos demais eventos, a redução da capacidade nessa proporção foi definida como orientação a ser avaliada individualmente pelas prefeituras.

O carnaval da capital paulistano em 2022 também foi cancelado pela prefeitura.

Distrito Federal
Em decreto publicado na quarta-feira (12), o governo do Distrito Federal proibiu eventos com cobranças de ingressos, incluindo shows, festivais e encontros realizados em casas de festas ou estabelecimentos parecidos.

O DF já havia anunciado o cancelamento do carnaval este ano por conta do risco associado à variante Ômicron. A decisão proibiu também eventos públicos ou privados associados à folia, como desfiles de escola de samba e blocos de carnaval.

A Agência Brasil entrou em contato com as secretarias de Saúde dos demais estados e aguarda retorno.

 

Agência Brasil

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

09/08/2022 BARREIRAS: PROFESSORA ZILNEIDE DECLARA APOIO A OZIEL E JUSMARI Uma das mais competentes profissionais da educação em Barreiras, Zilneide Silva Pianezzola declarou apoio a candidatura de Oziel para deputado federal e Jusmari para deputada estadual. Zilneide foi eleita três vezes, por eleição direta para o cargo de diretora escolar, sendo que, na última ele ...
  • Compartilhe:

09/08/2022 CONFIRA OS NÚMEROS ATUALIZADOS DA COVID-19 EM BARREIRAS   A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Desde o Boletim Nº 738, de 04 de agosto de 2022, não houve coletas de novas amostras de casos que indicam suspeição de coronavírus (Covid-19). Informa ainda, que foram conclu ...
  • Compartilhe:

09/08/2022 EM BARREIRAS, GOL INAUGURA BASE DE ATENDIMENTO NO AEROPORTO DOM RICARDO WEBERGER Nesta segunda-feira (8), a Capital do Oeste deu mais um grande passo para o futuro com a inauguração da estrutura própria de atendimento da GOL Linhas Aéreas no Aeroporto Dom Ricardo Weberberger. O objetivo, segundo a gerência é ofertar mais agilidade, conforto e segurança no processo de emba ...
  • Compartilhe:

09/08/2022 AMOR E ÓDIO MARCARAM CLIMA ELEITORAL EM CIDADES DE LULA E BOLSONARO   “Aqui é Bolsonaro!”, grita um homem ao passar pela feira livre de Garanhuns e ver eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) explicando seu voto e criticando Jair Bolsonaro (PL). Na terra natal do ex-presidente, a Folha ouviu defesas acaloradas do petista e reações de bolsonaristas, ...
  • Compartilhe:

08/08/2022 SEMIFINAL DO CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL EM SÃO DESIDÉRIO ATRAI UMA MULTIDÃO DE TORCEDORES Garra, determinação e muita emoção definiram os finalistas do Campeonato Municipal de Futebol de São Desidério. As equipes Rio Grande e Angico farão a grande final que acontecerá no próximo sábado, 13 de agosto a partir das 18h no Estádio Ocival Rodrigues de Souza. Os jogos pela fase da S ...
  • Compartilhe:

08/08/2022 JOÃO ROMA E EDUARDO BOLSONARO ESTARÃO EM BARREIRAS DIA 12 DE AGOSTO   O candidato ao governador da Bahia, João Roma e o filho do presidente Jair Bolsonaro, deputado Eduardo Bolsonaro estarão em Barreiras, dia 12 de agosto, as 19 horas em ato público no Hotel Solar das Mangueiras. Ambos vão falar sobre propostas para as próximas eleições.
  • Compartilhe:

08/08/2022 SAKAI MUSIC: GERALDO AZEVEDO E CHICO CÉSAR SE APRESENTAM EM BARREIRAS NO DIA 27 DE AGOSTO   Chico César e Geraldo Azevedo, dois dos mais representativos artistas da Música Popular Brasileira, se apresentam dia 27 de agosto no Sakai Gourmet em Barreias. A apresentação faz parte do projeto do Sakai de trazer grandes nomes da MPB para o Oeste Baiano, sendo esta a única casa com es ...
  • Compartilhe:

08/08/2022 BARREIRAS: BAILE DOS UNIVERSITÁRIOS MARCA REABERTURA DO ESPAÇO NEGO D’ÁGUA; EVENTO TERÁ TOINHO O PISEIRO, BAILINHO LUST, DJ IZZO E DJ WILL LOPES   O setor de eventos promete seguir movimentando o oeste baiano. No dia 20 de agosto, um dos locais mais tradicionais na recepção a festas de Barreiras, o Espaço Nego D’Água, que também ficou conhecido por sediar o restaurante Trapiche, será palco do Baile dos Universitários, event ...
  • Compartilhe:

08/08/2022 ENDIVIDAMENTO DAS FAMÍLIAS BATE RECORD EM JULHO     O endividamento e a inadimplência das famílias brasileiras voltaram a subir e bateram recorde em julho, de acordo com pesquisa divulgada nesta segunda-feira (8) pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). Segundo o levantamento, 78% das famílias bra ...
  • Compartilhe:

08/08/2022 TJ-BA DESIGNA OFICIAIS DE JUSTIÇA PARA CUMPRIR MAIS DE 6 MIL MANDADOS EM LUÍS EDUARDO Foto: Divulgação O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) designou oficiais de justiça avaliadores para um mutirão de cumprimento de mandados a ser realizado em Luís Eduardo Magalhães, no oeste do estado. A expectativa é cumprir mais de 6 mil mandados na região. A designação é em caráter ...
  • Compartilhe:

08/08/2022 BARREIRAS: SINEBAHIA DIVULGA VAGAS DE EMPREGO DISPONÍVEIS NESTA SEGUNDA-FEIRA (8)   O SineBahia, órgão estadual de intermediação de mão-de-obra, divulgou as vagas de emprego disponíveis nesta segunda-feira (8) para a cidade de Barreiras. Interessados devem buscar atendimento em uma das unidades do órgão. Não é preciso agendar; as senhas serão distribuídas conform ...
  • Compartilhe:

08/08/2022 BRUNO FERREIRA, UM CIDADÃO A SERVIÇO DA SEGURANÇA PÚBLICA A história dele não é diferente de uma boa parcela dos baianos de classe média. Filho de professores universitários, Bruno Ferreira nasceu em Salvador, em 1975. De seus pais, o que posteriormente incluiu seu padrasto, recebeu uma formação pautada em valores como honra, justiça, honestidade, ...
  • Compartilhe:

08/08/2022 FRUSTRADO COM DECISÃO DE NETO SOBRE VICE, ZÉ RONALDO SE PREPARA PARA DAR CAVALO DE PAU COM APOIO A JERÔNIMO Se não segurar a frustração de ter sido preterido para a vaga de vice e decidir romper com ACM Neto (União Brasil), o ex-prefeito de Feira de Santana José Ronaldo (União Brasil) tende a fechar apoio à candidatura esquerdista de Jerônimo Rodrigues (PT) e não à do bolsonarista João Roma (PL ...
  • Compartilhe:

08/08/2022 DR. AIRTON PINTO DEFENDE UMA SOCIEDADE LIVRE, JUSTA, IGUALITÁRIA, SOLIDÁRIA E DEMOCRÁTICA   Formado em Direito pela Universidade Católica do Salvador, mestre, doutor pela PUC de São Paulo, professor da UNEB em Barreiras , escritor e jurista Airton Pinto é candidato a deputado federal, sendo a única voz progressista da região. Mesmo com o sucesso profissional alcançado, ele nã ...
  • Compartilhe:

08/08/2022 AUXÍLIO BRASIL DE R$ 600 E VALE-GÁS DE R$ 110 COMEÇAM A SER PAGOS AMANHÃ (09/08) Os pagamentos ampliados do Auxílio Brasil e Vale-Gás começam esta semana. Especificamente, a partir da próxima terça-feira (9), os beneficiários de ambos os programas terão acesso ao benefício conforme o dígito final do Número de Identificação Social (NIS). Para as famílias contempl ...
  • Compartilhe:

08/08/2022 PRF RECUPERA 10 ANIMAIS SILVESTRES EM BOM JESUS DA LAPA Em mais um combate a crimes contra o meio ambiente, os policiais rodoviários federais conseguiram resgatar 10 pássaros silvestres, na manhã deste sábado (6), na BR-349, no trecho do município baiano de Bom Jesus da Lapa. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA), os animais estavam em um ...
  • Compartilhe:

08/08/2022 JÔ SOARES: SEM FILHOS, SAIBA PARA QUEM DEVE IR A HERANÇA MILIONÁRIA   Em mais de seis décadas na televisão brasileira, Jô Soares fez história e acumulou um patrimônio incalculável. Para se ter ideia, o artista, que faleceu aos 84 anos na madrugada desta sexta-feira (5/8), chegou a ganhar o maior salário da TV Globo, cerca de R$ 500 mil. Ele também foi ...
  • Compartilhe:

08/08/2022 PRIMEIRO DEBATE AO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA REÚNE TRÊS CANDIDATOS Três candidatos ao governo do estado da Bahia participaram, na noite deste domingo (7), do primeiro debate da disputa estadual realizado pela TV Bandeirantes. Estiveram presentes nos estúdios da emissora Jerônimo Rodrigues (PT), João Roma (PL) e Kleber Rosa (PSOL). O debate foi dividido em cinc ...
  • Compartilhe:

08/08/2022 NOVA PESQUISA MOSTRA REDUÇÃO DA DISTÂNCIA ENTRE LULA E BOLSONARO EM DISPUTA DE INTENÇÕES DE VOTOS O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a liderança nas intenções voto para as eleições de outubro, segundo a pesquisa realizada FSB Comunicação por encomenda do banco BTG divulgada nesta segunda-feira (8). O levantamento mostra também que a distância para o segundo colocado ...
  • Compartilhe:

08/08/2022 REPRESENTANTES DE SÃO DESIDÉRIO PARTICIPAM DO MAIOR EVENTO DE EMPRESAS INOVADORES DO BRASIL As representantes da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico de São Desidério (SEAGRI), Vanderleia Mirton e Isterffannye Oliveira participam do Startup Summit 2022 em Florianópolis, Santa Catarina, nos dias 04 e 05 de agosto. O evento é realizado pelo Sebrae e reúne startups e ag ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade

Publicidade