EMBASA IDENTIFICA NOVOS FURTOS DE ÁGUA EM IBOTIRAMA

30 de mar de 2021

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) continua trabalhando na identificação de novas irregularidades que prejudicam o fornecimento de água em Ibotirama, no Oeste da Bahia. Na última quinta-feira (25), com o apoio da Polícia Militar, os técnicos retiraram dois desvios de ramais caracterizando o furto de água para atender três imóveis, sendo um prédio residencial e uma casa no bairro São Francisco e uma residência no Centro. O autor da infração foi conduzido para prestar esclarecimentos sobre o crime de furto contra o patrimônio público, com base no artigo 155 § 4º inciso II do Código Penal Brasileiro, que prevê pena de reclusão de dois a oito anos, e multa.

Ao mobilizar a ação, o advogado da Embasa, Gildemar Bittencourt, explica que a ação foi necessária diante da reincidência do furto por parte do morador. “A empresa já havia retirado esse desvio que o morador fazia na rede com o objetivo de não contabilizar a água utilizada, causando prejuízos para toda a sociedade. Este tipo de intervenção pode prejudicar a qualidade, além do uso indiscriminado da água furtada que pode causar intermitência no abastecimento de outros imóveis da região”, explica.

No início deste mês, a Embasa promoveu uma série de intervenções que desativou 27 fraudes na rede distribuidora que estavam prejudicando o fornecimento de água nos bairros Alto do Cruzeiro, Alto do Fundão, Campo Verde e São Francisco. Na oportunidade, a empresa implantou 1.614 metros de extensão de rede, transferiu 188 ramais de água e instalou 31 novas ligações de água depois da retirada da rede clandestina. A população pode denunciar, de forma anônima, casos de ligações clandestinas ou de fraudes na rede de água na agência virtual (agenciavirtual.embasa.ba.gov.br) ou pelo telefone 0800 0555 195.

  • Compartilhe:

Publicidade