EM NOVA MISSÃO, NASA VOLTA A ESTUDAR VIDA PASSADA EM MARTE
30 de julho de 2020
 

por Folhapress

Em nova missão, Nasa volta a estudar vida passada em Marte

Foto: Reprodução / Nasa

Nesta quinta (30), a Nasa espera despachar mais uma de suas incansáveis missões marcianas. Mas esta tem sabor diferente, no estilo “O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas”. O rover Perseverance tem como foco o estudo das possibilidades de atividade biológica passada em Marte, enquanto pavimenta o caminho para o futuro da vida no planeta vermelho.

Começando pelo começo: a meteorologia dá boas chances (70%) de condições adequadas ao voo do foguete Atlas 5, e a janela do dia se abre às 8h50 (de Brasília), com duração de duas horas.

A partida se dá na plataforma 41 da Estação da Força Aérea em Cabo Canaveral, Flórida (EUA), e, se bem-sucedida, dará início a uma jornada interplanetária de sete meses. E o lançamento se dá em um regime pouco festivo, em meio à pandemia do novo coronavírus.

“Infelizmente não foi possível viajar para ver”, conta Ivair Gontijo, físico brasileiro do JPL (Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa), em Pasadena, Califórnia, que participou do desenvolvimento da missão. “Somente um grupo muito pequeno que estará trabalhando no lançamento na Flórida. Então nós também vamos assistir de casa.”

Caso tudo corra bem, o jipe Perseverance, voando no interior de uma cápsula, deve realizar sua tentativa de pouso no mundo vizinho em 18 de fevereiro de 2021. Até lá, não terá por que sentir solidão, sabendo que voam a seu lado, praticamente na mesma trajetória de transferência da Terra a Marte, uma espaçonave dos Emirados Árabes Unidos e outra da China.

Dos três participantes da jornada, aproveitando a janela que se abre a cada 26 meses para lançamentos até Marte (em razão do alinhamento planetário), a Nasa é a mais consistente e tradicional.

Para dar uma ideia disso, nos últimos 24 anos, a agência espacial americana só deixou de usar a janela marciana em duas ocasiões, em 2009 e em 2016. Foram ao todo 12 lançamentos para Marte no período, e apenas 2 missões perdidas (Mars Climate Orbiter e Mars Polar Lander, em 1999). Neste século, a Nasa ainda tem de saber o que significa fracasso na exploração marciana.

Isso contrasta com o esforço de chineses e árabes. Com o lançamento da Tianwen-1, a China faz sua segunda tentativa de chegar ao planeta vermelho –mas a primeira para valer. Antes disso, os chineses “cozinharam” às pressas um orbitador marciano em 2011, para voar acompanhado da sonda russa Fobos-Grunt. O foguete russo falhou, e as duas nem chegaram a deixar a órbita terrestre.

Nove anos depois, a China deixou de ser a “caroneira” dos russos e agora executa uma missão completa e ambiciosa. Usando um foguete Longa Marcha 5, com tecnologia 100% chinesa, a sonda Tianwen-1 é um projeto “três em um”: voam juntos um orbitador, um módulo de pouso e um rover. E não duvide se ela se tornar o segundo país no mundo a fazer um pouso bem-sucedido em Marte.

Fora os americanos, ninguém até hoje conseguiu. A Nasa pode ter feito parecer fácil, com seus 8 pousos de sucesso desde 1976 (com apenas uma falha, a já citada de 1999). Mas nada poderia estar mais longe da verdade.

Tanto que o máximo que os soviéticos conseguiram, durante a Guerra Fria, foi pousar uma vez, em 1971, na missão Mars 3, e operar o módulo por 14,5 segundos, antes de pifar. E o outro país a bater na trave foi o Reino Unido, com a missão Beagle-2, em 2003. Imagens de satélite mostraram que o pequeno módulo até pousou direitinho, mas falhou em abrir seus painéis solares e, por isso, não conseguiu estabelecer comunicação com a Terra.

E a última falha num pouso marciano se deu há menos de quatro anos, em outubro de 2016, quando o módulo russo-europeu Schiaparelli se espatifou no solo por uma falha de software. Ou seja, não é fácil, e ninguém deve se chocar se a China falhar nesta tentativa.

Também não deve ser chocante se o Perseverance americano acabar não chegando inteiro ao solo de Marte. É bem verdade que o histórico ianque é excelente, e o mesmo método usado para colocar o novo rover no solo é o mesmo que serviu bem a seu antecessor, o jipe Curiosity, em 2012. Mas os americanos não chamam o processo de entrada atmosférica e pouso de “sete minutos de terror” à toa.

Evitando essa parte mais “zicada” das missões marcianas, os Emirados Árabes Unidos se concentraram em enviar apenas um orbitador. Batizado de Hope (ou Al Amal), ele representa a esperança do país árabe a colocar seu primeiro marco nos arredores de Marte. A missão consiste em um satélite meteorológico marciano, com três instrumentos desenvolvidos em parceria com universidades americanas. Mas as ambições declaradas do país são enormes: construir e habitar uma cidade em Marte em 2117.

Tanto a missão chinesa quanto a americana têm como objetivo declarado buscar sinais de vida marciana. Pode parecer surpreendente, mas ninguém admite de forma aberta este objetivo desde as sondas Viking, da década de 1970. Isso justamente porque aquele primeiro experimento de buscar atividade biológica produziu resultados estranhos e inconclusivos.

Desde então, a Nasa decidiu abordar o tema “pelas beiradas”. Primeiro, estabelecer as condições do presente e do passado de Marte, investigando onde e quando a água –composto essencial à vida– pode ter fluído por lá. Depois, com o jipe Curiosity, o objetivo foi detectar substâncias orgânicas –outro ingrediente requerido para a biologia. E agora o Perseverance (fazendo jus ao nome, perseverança) vai direto ao ponto, procurar sinais químicos fósseis de atividade microbiana no passado marciano.

Para isso, ele vai descer na cratera Jezero, onde sabe-se que água se acumulou no passado remoto e que possui as características geológicas ideais para a possível preservação de sinais de vida antigos.

Investigar as possibilidades de vida em Marte respondem ao chamado de uma das mais clássicas dúvidas a perseguir o ser humano: estamos sós no universo? Mas, para além disso, também aborda questões práticas. Algo na linha: o que estamos eticamente autorizados a fazer no planeta vermelho?

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

03/07/2022 SÃO JOÃO XANGÔ MENINO, CAETANO E GIL, MÚSICA BOA PARA O DOMINGO. VEJA VÍDEO
  • Compartilhe:

03/07/2022 CASAL DE IRECÊ É ENCONTRADO MORTO DENTRO DE HOTEL EM FEIRA DE SANTANA   Um casal foi encontrado morto dentro de um quarto de um hotel no centro de Feira de Santana. O crime aconteceu na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, por volta de 12h30.  Segundo informações da Polícia Militar, policiais militares da 64ª CIPM foram acionados por funcionários do hotel ...
  • Compartilhe:

03/07/2022 INADIMPLÊNCIA AUMENTA E ATINGE MAIS BRASILEIROS ACIMA DE 60 ANOS A fila de endividados acima de 60 anos —muitos deles aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)— cresceu entre 2021 e 2022, segundo dados da Serasa. Os números mais recentes, de abril, mostram que a lista dos devedores nesta faixa etária ganhou 751.745 pessoas em um ano. Em abri ...
  • Compartilhe:

03/07/2022 DETRAN-BA DIVULGA RESULTADO DE PROCESSO SELETIVO; CONFIRA O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) divulgou neste sábado (2) o resultado do Processo Seletivo do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). De acordo com o órgão, cerca de 53 mil candidatos disputaram as 540 vagas de níveis médio e superior. A lista completa dos ap ...
  • Compartilhe:

03/07/2022 JOVENS DE JABORANDI E TABOCAS DO BREJO VELHO MORREM EM COLISÃO ENTRE MOTOCICLETAS Na madrugada deste domingo, 3, por volta da 1h40, ocorreu uma colisão frontal entre duas motocicletas, na rua Piedade, no bairro Luar do Cerrado, na cidade de Luís Eduardo Magalhães. De acordo com informações, Ronildo Souza de Jesus de 18 anos, natural de Jaborandi/BA, pilotava uma moto Honda C ...
  • Compartilhe:

03/07/2022 MAIS UM BRASILEIRO MORRE NA GUERRA DA UCRÂNIA A embaixada brasileira na Ucrânia confirmou a morte do soldado voluntário brasileiro Douglas Rodrigues Búrigo (foto), de 40 anos, que se juntou às tropas na guerra. Ele foi morto na madrugada de sábado (2) durante um bombardeio russo na cidade de Kharkiv. Búrigo morava em São José dos Ausen ...
  • Compartilhe:

03/07/2022 POLICIAL MILITAR E AGENTE CIVIL FICAM FERIDOS EM ACIDENTE NA BR 242 Uma caminhonete que integrava um comboio de Forças de Segurança da Paraíba se envolveu num acidente, na BR-242, próximo a Ibotirama, na tarde desta sexta-feira (1º). A situação aconteceu à altura do km 605, no trecho de Muquém do São Francisco. A informação é de que o veículo saiu da p ...
  • Compartilhe:

03/07/2022 O RECADO DE GEDDEL VIEIRA LIMA PARA OS POLITICOS BAIANOS DA CAPITAL E DO INTERIOR   O líder do MDB na Bahia, Geddel Vieira Lima, disse neste sábado, 02 de julho, dia da Independência da Bahia que não reconhece autoridade política em ninguém para apontar o dedo contra ele. Como se sabe, Geddel foi preso depois que um apartamento, supostamente ligado a ele, foi descobert ...
  • Compartilhe:

02/07/2022 O MURAL LAMENTA O FALECIMENTO DE DONA IDALIA, VIÚVA DO EMPRESÁRIO ZÉ MARESIA E SOGRA DO VEREADOR VIVI BARBOSA   Foi com muito tristeza que o Mural do Oeste recebeu a notícia do falecimento de dona Idália, viúva do saudoso empresário José Maresia e sogra do ex-vereador Vivi Barbosa. Dona Idália tinha 90 anos,  8 filhos e cerca de 40 netos e fazia parte de uma das famílias pioneiras de Barreiras ...
  • Compartilhe:

02/07/2022 BARREIRAS: AIBA ENTREGA DOAÇÃO DE CHEQUE AO HOSPITAL DO OESTE         Pelo sétimo ano, a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), entidade organizadora da Bahia Farm Show, fez o repasse do valor referente ao projeto ‘Ingresso Solidário’ da feira, às Obras Sociais Irmã Dulce, mantenedora do Hospital do Oeste (HO). O ...
  • Compartilhe:

01/07/2022 GENERAL DEIXA O GOVERNO PARA SER VICE DE BOLSONARO O general aposentado Walter Braga Netto(foto) deixou o governo federal nesta sexta-feira (1º), dentro do prazo que o permite concorrer a cargo público nas eleições deste ano, para se oficializar como vice na chapa de Jair Bolsonaro. Braga Netto, que já foi ministro da Defesa e ministro-chefe da ...
  • Compartilhe:

01/07/2022 LULA DIZ QUE FOI AVISADO DE AÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL NA CASA DO SEU IRMÃO Na entrevista que deu nesta quarta-feira (29) à Rádio Educadora de Piracicaba, Lula (foto) disse ter sido avisado com antecedência de uma operação da Polícia Federal na casa do seu irmão, quando ele era presidente. O petista respondia a uma pergunta do comentarista Paulo Eduardo Carlim, que l ...
  • Compartilhe:

01/07/2022 BLOGUEIRA DESCOBRE TRAIÇÃO, MANDA “DAR SUSTO” NO EX E ELE É MORTO Um blogueira mineira foi presa acusada de ser a mentora de um crime bárbaro. Após descobrir que o ex a traiu com uma amiga, ela decidiu pedir para desconhecidos darem “um susto” em Leandro Rezende Morais, 36 anos, que acabou sendo assassinado no Bairro Industrial, em Contagem, região metropol ...
  • Compartilhe:

01/07/2022 TRÊS BAIANOS SÃO PRESOS POR TRÁFICO INTERNACIONAL DE DROGAS NA TAILÂNDIA E PODEM SER CONDENADOS A PENA DE MORTE Três baianos residentes em Amélia Rodrigues e Feira de Santana, a cerca de 100 Km de Salvador, foram presos por tráfico internacional de drogas no aeroporto de Bangkok, capital da Tailândia. Dos presos, o homem foi identificado como Laécio José Paim das Virgens Filho, já as duas mulheres, que ...
  • Compartilhe:

01/07/2022 CONFIRA AS ATRAÇÕES DO SÃO PEDRO EM RODA VELHA DE BAIXO; EVENTO TERÁ INÍCIO HOJE   A Prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SECULT) realizará nos dias 01 e 02 de julho o Festejo de São Pedro no Distrito de Roda Velha de Baixo. Distante 130 km da sede do município. Esta é a segunda edição do evento que foi realizado ...
  • Compartilhe:

01/07/2022 GASOLINA TEM QUEDA DE R$ 0,60 EM SALVADOR APÓS GOVERNO REDUZIR TRIBUTOS FEDERAIS A gasolina teve queda de R$ 0,60 em Salvador nesta sexta-feira (1º), após governo federal anunciar a redução de tributos. Com isso, o combustível deixa de custar em média R$ 7,99 e o consumidor passa a pagar por volta de R$ 7,32.   A Acelen, constituída pelo grupo árabe Mubadala Capita ...
  • Compartilhe:

30/06/2022 PESQUISA MOSTRA LULA E BOLSONARO TECNICAMENTE EMPATADOS Pesquisa do Instituto Futura, encomendada pelo Banco Modal, mostra Lula e Jair Bolsonaro tecnicamente empatados. O petista teria 38,9% dos votos e o atual presidente marcaria 37,6%. Ciro Gomes teria 7,3% das intenções de voto, seguido de André Janones (2,2%) e Simone Tebet (2%). Segundo a pesquis ...
  • Compartilhe:

30/06/2022 CRIPTOMOEDA: SASHA MENEGHEL CAI EM GOLPE MILIONÁRIO Um “sheik das criptomoedas” virou destaque nos noticiários após a estilista e modelo Sasha Meneghel e seu marido, o cantor gospel João Figueiredo, informarem que caíram em um golpe milionário envolvendo ativos digitais. De acordo com o jornal “O Globo”, o casal conheceu o empre ...
  • Compartilhe:

30/06/2022 NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DE LUIZ AUGUSTO MONTEIRO O Mural do Oeste expressa com profundo sentimento de pesar, as suas condolências aos familiares e amigos, pelo falecimento do sempre alegre e profissional Luiz Augusto Monteiro, aos 40 anos, ocorrido nesta quinta-feira (30), em Salvador, após uma árdua luta contra o câncer. Luiz era subdiretor d ...
  • Compartilhe:

30/06/2022 NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA: CONFIRA OS NÚMEROS ATUALIZADOS DA COVID-19 EM BARREIRAS A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Desde o Boletim Nº 727, de 27 de junho de 2022, não houve coletas de novas amostras de casos que indicam suspeição de coronavírus (Covid-19). Informa ainda, que foram concluídos 385 ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade

Publicidade