EM LIVE NESTE DOMINGO LANÇAMENTO DO ROMANCE SAVA

06 de mar de 2021

 

Sava, o mais novo romance da escritora Nadir Xavier de Andrade, será lançado em uma live neste domingo (07), às 20h, com participação de outras autoras que também fazem parte da Academia Barreirense de Letras (ABL), entidade que realiza o evento virtual.

Com 333 páginas, cujo enredo se passa no Leste Europeu, mais precisamente na Romênia, a trama mistura ficção e a dura realidade no período do ditador Nicolae Ceasescue, sendo ele o único personagem verdadeiro da trama. A obra é resultado de muitos anos de pesquisas sobre os detalhes históricos e as tradições daquela região.

“É uma história de amor que aborda a cultura cigana”, resumiu a autora, destacando que “todos os personagens têm  nomes originais, de acordo com a nacionalidade  de cada um: romenos, russos, ciganos (em romani- idioma deles)”, afirmou, acrescentando ainda que as citações  sobre plantas, flores e locais são autênticas da região onde o enredo acontece.

Sava é o nome do personagem central do romance, que se inicia em 1989 com a queda do ditador romeno, desenrolando-se em seguida o enredo em um feedback de 60 anos, quando o personagem era um jovem apaixonado.

Com texto de apresentação assinado pelo escritor Durval Nunes (in memoriam), datado de março de 2020, o livro produzido pela Ipanema Gráfica e Editora Ltda foi impresso no ano passado, mas a pandemia atrasou a programação inicial de lançamento presencial, que deve ocorrer quando for permitido e seguro.

Nadir Xavier de Andrade é natural de Ibitiara, cidade da Chapada Diamantina, professora com licenciatura em Artes Industriais e em Letras pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), com especialização em Leitura e Produção de Textos pela mesma instituição.

Apreciadora de arte, desde cedo ela demonstrava inclinação para a produção literária e venceu importantes concursos com diversos gêneros. A autora soma ainda grande número de artigos publicados em jornais da Bahia e São Paulo, firmando sua posição de mulher pensadora.

LIVROS DA AUTORA – Bolinhas Pretas ou Brancas, seu primeiro livro lançado em 1992, foi de crônicas e contos, assim como 617-1313, de 1993. Depois veio Flashes Urbanos, de crônicas, em 1995; Pra Começo de Conversa, de contos juvenis, em 1996; Corda Bamba em Jogo, de poemas, em 1997 e João Ninguém, uma história na Chapada, romance, de 1999.

Em 2006 ela lançou o livro de poesias Ecos e, em 2010, o romance De Manhã, à Luz do Sol. No ano seguinte foi a vez de O Ontem e o Hoje-Ibitiara, estórias de nossa história, e, em 2015 chegou em prosa o Caminhada entre as Letras. De poesias, o título Pelo Caminho com o Vento, foi lançado em 2018 e o livro infantil Quando os Animais e árvores falavam, em 2019.

Assim como Sava, alguns dos seus livros também podem ser adquiridos na Papelaria Irmãos Ribeiro, Rua Rui Barbosa, Centro Histórico. Em lançamento Sava custa R$ 60. O acesso à live se dá pelo canal do Youtube da Academia Barreirense de Letras

Texto ABL

Fotos Divulgação

  • Compartilhe:

Publicidade