“EM 2019 VAMOS CONTINUAR TRABALHANDO PELO FORTALECIMENTO DA ABL’, DIZ A PRESIDENTE ANANDA LIMA

29 de jan de 2019

A escritora Ananda Lima completou, no dia 11 de janeiro, um ano a frente da ABL – Academia Barreirense de Letras – período marcado por uma intensa atividade junto aos demais componentes da diretoria e aos acadêmicos. Em entrevista ao Mural do Oeste ele disse que um dos seus  objetivos é conquistar a sede própria da entidade. “O prefeito Zito Barbosa nos garantiu que em maio a sede será entregue, o projeto já ficou pronto e nós estamos aguardando com ansiedade que o espaço fique pronto para que a ABL possa desenvolver suas atividades e colocar em prática vários projetos que irão beneficiar a coletividade” explicou a presidente.

Segunda ela, no primeiro ano de gestão foi possível dar continuidade a organização interna, revisão do estatuto, organização das cadeiras, foi elaborado o Regimento e foram diplomados todos os componentes da ABL. “Trabalhamos muito para proporcionar mais visibilidade a ABL, participamos ativamente de diversas atividades culturais, sendo o ponto culminante a Flib – Festa Literária de Barreiras, da qual a ABL é uma das organizadoras, estabelecemos parcerias com o Ponto de Cultura Flor do Trovão com o projeto Livro Livre, também estamos com uma boa parceria com a Polícia Militar e UFOB com o projeto Cartas para a Vida que tem a finalidade de incentivar as pessoas a escreverem cartas de esperanças para quem enfrenta momentos de sofrimento. Temos promovido roda de conversa de prevenção contra depressão e suicídio com a participação fundamental de  psicólogos, psiquiatras e professores e o resultado tem sido muito bom” diz Ananda. Por conta disso a ABL deve publicar um livro com todas as cartas recebidas. Ela cita ainda o trabalho feito junto com o ISFAC – Instituto São Francisco de Cultura e Arte, sob a direção do músico Mário Sergio. “Fizemos um bom trabalho juntos” frisou.

Outro parceria importante é com a UFOB – Universidade Federal do Oeste Baiano. ABL e UFOB nas literaturas levará, a cada mês, um escritor para dialogar com a comunidade acadêmica e falar sobre sua obra. Também já está em fase de elaboração o projeto Roda de Conversa e Poesia no Coreto da Praça Duque de Caxias. A primeira edição será em fevereiro e a segunda em maio e, paralelo a tudo isso, a intenção é dinamizar a presença da ABL nas escolas para incentivar o hábito da leitura.  Ananda conta ainda que a ABL planeja a publicação de uma revista literária digital com duas edições por ano, em março pretende fazer uma homenagem a mulher com uma reunião voltada para a literatura feminina e ainda promover um concurso literário em setembro desta ano. Isso sem falar no edital para preenchimento de quatro vagas da academia que também deverá ser feito em 2019. “O ano foi de muito trabalho mas tivemos companheiros leais e sinceros na diretoria que nos ajudaram muito nesta nossa missão. Neste novo ano vamos de ânimo renovado lutar pelo fortalecimento da ABL e da literatura de Barreiras e de nossa região” finalizou a presidente.

,

 

  • Compartilhe:

Publicidade