É PERIGOSO INGERIR ÁLCOOL DEPOIS DE TOMAR A VACINA?

19 de jan de 2021

 

Após a aplicação da vacina russa contra Covid-19, o Sputnik V, o álcool não pode ser ingerido por 42 dias. Essa foi a afirmação feita na última semana, enquanto a corrida por vacinas estava se desenvolvendo rapidamente.

Tatiana Golíkova, responsável pelo plano de vacinação da Rússia, fez algumas recomendações à população. “Os vacinados devem evitar locais públicos e reduzir a ingestão de drogas e álcool, que podem suprimir o sistema imunológico, nos primeiros 42 dias após a aplicação da primeira das duas doses”, disse.

Alexander Gintsburg, diretor do Centro Nacional de Investigação de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya, em Moscou, que produz a Sputinik V, explica que não se proibe a ingestão de álcool, apenas se sugere o consumo moderado.

O Dr. Alejandro Macías, infectologista e ex-comissário contra o vírus A-H1N1 no México, disse que a ingestão de álcool não afeta a eficácia desta ou de outras vacinas. “Não há relacionamento”, comentou. Outro especialista, Jorge Geffner, professor de Imunologia da Universidade de Buenos Aires, esclareceu que a ingestão de álcool não afeta quem bebe moderadamente.

Via: Istoe

  • Compartilhe:

Publicidade