DONO DE HELICÓPTERO PRESO COM COCAÍNA É NOMEADO DIRETOR DA CBF. PODE ISSO ARNALDO?
6 de abril de 2018

 

Ex-secretário nacional de futebol, Gustavo Perrella, 34, foi nomeado diretor da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Filho do senador Zezé Perrella (MDB-MG), ex-presidente do Cruzeiro, ele ocupa agora o cargo de diretor de Desenvolvimento e Projetos da entidade nacional.

O dirigente tomou posse na confederação em janeiro, após deixar o cargo que ocupava no governo do presidente Michel Temer.

O ex-deputado estadual ficou conhecido nacionalmente em 2013, quando a Polícia Federal apreendeu um helicóptero de sua empresa com um total de 445 kg de cocaína, no Espírito Santo.

Ele e seu pai foram investigados na ocasião, mas não foram encontrados indícios de autoria criminal dos dois no caso. Por isso, eles não responderam judicialmente.

A nomeação de Gustavo foi feita sem divulgação. A CBF só colocou no seu site o nome do novo dirigente entre os seus diretores na noite desta quarta-feira (4), horas depois de a Folha confirmar a contratação e questionar a ausência do cartola na relação.

Em nota, a CBF disse que a escolha de Gustavo se deu pela sua experiência na condução de programas de desenvolvimento do esporte, mais especificamente o futebol.

A entidade afirmou que o dirigente liderou muitos projetos durante seu período no Ministério do Esporte e também destacou seu trabalho como conselheiro vitalício do Cruzeiro, onde exerceu vários cargos nos departamentos de gestão e de futebol.

Na teoria, o novo diretor seria o elo de ligação entre a entidade e os presidentes das federações estaduais.
Desde a última quarta-feira (4) a Folha tenta entrar em contato com Gustavo, mas não obteve resposta até a conclusão desta edição.

Ele não cumpre expediente na sede da entidade. Outros diretores também não têm a necessidade de trabalhar diariamente no prédio, localizado na barra da Tijuca, zona oeste do Rio.

A diretoria da CBF conta também com presidentes de federações e outros políticos.

Em 2016, o pai de Gustavo foi um dos principais articuladores políticos para que a CPI do Futebol do Senado encerrasse suas atividades sem nenhum pedido oficial de indiciamento e sem apontar culpados. A comissão investigava contratos e negociações da CBF e seus dirigentes.

O trabalho teve início após José Maria Marin, ex-presidente da entidade, ser preso na Suíça. Marin, Marco Del Nero e Ricardo Teixeira, que dirigiu a CBF por mais de duas décadas, foram acusados de receber propina na venda de direitos de transmissão.

Último presidente eleito da CBF, Del Nero está suspenso pela Fifa. Ele deve ser banido do esporte neste mês por causa das acusações do FBI.

Apesar de ter sido escolhido por Del Nero, Gustavo deverá ser mantido na nova diretoria de Rogério Caboclo, que assumirá a confederação a partir de abril de 2019.

No próximo dia 17, os presidentes de federações e os clubes das Séries A e B do Brasileiro vão eleger o próximo presidente da entidade. Homem de confiança de Del Nero, Caboclo é o candidato único. Diretor Executivo de Gestão da confederação, ele tem o apoio de 27 federações e da maioria dos clubes.

Formado em administração de empresa, Gustavo foi eleito em 2010 deputado estadual em Minas Gerais, com 82.864 votos. Quatro anos depois, ele se candidatou a deputado federal pelo mesmo estado, mas não se elegeu.

RÉU
Gustavo é réu em dois processos na Justiça —um por uso de dinheiro público para fins pessoais e outro pela criação de um cargo fantasma. As ações correm ainda na primeira instância do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Segundo a primeira acusação, o diretor da CBF seria responsável por desvios de cerca de R$ 15 mil dos cofres públicos para abastecer o helicóptero da empresa da sua família com verba indenizatória da Assembleia durante o seu mandato de deputado.

Ele também é acusado de criar um cargo fantasma para o piloto preso na operação da Polícia Federal em 2013.

Em depoimento a promotores, Rogério Antunes disse que nunca prestou serviço para a Assembleia de Minas Gerais e que sua função era pilotar o helicóptero em viagens até a praia, chácaras de amigos, fazenda da família e compromissos políticos.

Antunes foi nomeado em março de 2013 e só foi exonerado em 25 de novembro de 2013, um dia depois da apreensão da aeronave pela PF.

MAIS DOIS POLÍTICOS
Antes da entrada de Gustavo Perrella, a CBF já contava com políticos na atual diretoria. Dois deputados federais foram nomeados para cargos na confederação por Marco Polo Del Nero no início do seu mandato.

Vicente Cândido (PT-SP) é diretor de Assuntos Internacionais da entidade. Já Marcelo Aro (PHS-MG) está na sua segunda diretoria na gestão de Del Nero.

Aro é diretor de Relações Institucionais. Antes, ocupava o cargo de diretor de Ética e Transparência da CBF.

Apesar do cargo, Aro se recusou a abrir processo contra o presidente da CBF ou contra os ex-comandantes da entidade (José Maria Marin e Ricardo Teixeira) denunciados pelo FBI por corrupção.
A família de Aro tem influência no futebol mineiro há décadas. Seu avô, seu pai e seu tio comandaram a federação local. Em 2004, seu tio, Elmer, teve o mandato cassado. Durante a CPI do Futebol, realizada em 2001, no Senado, Elmer, que já morreu, admitiu sonegar impostos e praticar o nepotismo na entidade.

Já Cândido é um antigo companheiro de Del Nero. Os dois foram sócios num escritório de advocacia em São Paulo. Em 2016, o petista admitiu que recebia da entidade quase o mesmo salário que ganhava como deputado —cerca de R$ 33 mil.

Cândido alegou que era legítimo receber salário da CBF e “defender os interesses do esporte” em Brasília. Na ocasião, Del Nero era investigado pelo FBI, pela Fifa e por duas CPIs —uma na Câmara dos Deputados e outra no Senado.

No mesmo ano, Cândido e Aro lideraram a bancada da bola, que extinguiu a CPI da Máfia do Futebol, instalada para investigar denúncias contra dirigentes envolvidos no escândalo da Fifa. A comissão durou apenas três meses e teve o pedido de prorrogação barrado pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

A CBF também tem um deputado federal entre os seus quatro vices. É Marcus Vicente (PP-ES), que também comandou a federação capixaba de futebol.

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

27/01/2023 PREFEITURA DE BARREIRAS INTERDITA TRECHO DA BR 242 PARA MONTAGEM DA ESTRUTURA DO BARREIRAS FOLIA 2023   A Prefeitura Municipal de Barreiras interditou o trecho da BR 242 entre  a Rotatória do Galego Lanches e a Câmara de Vereadores para montagem da  estrutura do Barreiras Folia. Segundo o prefeito Zito Barbosa este será um  dos melhores carnavais do interior da Bahia.
  • Compartilhe:

27/01/2023 GOVERNADOR JERÔNIMO INCLUI BR-242 EM OBRAS PRIORITÁRIAS PARA GOVERNO LULA; DEPUTADA JUSMARI EXALTA DECISÃO O trecho entre Barreiras e Luís Eduardo Magalhães será duplicado A deputada estadual Jusmari Oliveira e o ex-prefeito de Luís Eduardo Magalhães (LEM) e liderança política Oziel Oliveira exaltaram, nesta sexta-feira (27), a inclusão da recuperação e duplicação da BR-242 na Bahia no grupo ...
  • Compartilhe:

27/01/2023 FOI DADO PASSO INICIAL PARA RECUPERAÇÃO DA BARRAGEM DE OURIÇANGA EM ANGICAL   Após a barragem do povoado de Ouriçanga no assentamento de Reforma Agrária de Angical ter sido destruída nas enchentes de 2021, na data de hoje o presidente da associação local, Sr Cirsino Porto, esteve na Codevasf/Barreiras em audiência agendada pelo presidente do PT Nado com o Gerent ...
  • Compartilhe:

27/01/2023 PF CUMPRE 11 MANDADOS DE PRISÃO CONTRA SUSPEITOS DE ATAQUE GOLPISTA   A Polícia Federal cumpre nesta sexta-feira (27) um total de 11 mandados de prisão preventiva e 27 de busca e apreensão para identificar participantes, financiadores e apoiadores dos atos golpistas do dia 8 de janeiro, em Brasília. A terceira fase da Operação Lesa Pátria foi determinada ...
  • Compartilhe:

27/01/2023 PRIMEIRO PEDIDO DE IMPEACHMENT DE LULA É PROTOCOLADO NA CÂMARA Como adiantamos, o deputado Ubiratan Sanderson (PL-RS) protocolou hoje o primeiro pedido de impeachment do presidente Lula (PT, à direita na foto). Na peça, o parlamentar argumenta que o petista cometeu crime de responsabilidade ao associar a um golpe de Estado o impeachment da ex-presidente Dilma ...
  • Compartilhe:

27/01/2023 CONHEÇA A FAREJADORA DO CORPO DE BOMBEIROS UTILIZADA NO RESGATE A VÍTIMAS DE ACIDENTE NA SERRA DA MANGABEIRA Esta é a farejadora Cristal, do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA). A cadela é especialista em detectar  pessoas em óbito. A atuação da dela na triste ocorrência da Serra da Mangabeira foi fundamental para, mesmo diante da dor, amenizar a angústias de familiares e de todas as pessoa ...
  • Compartilhe:

27/01/2023 REPRESENTANTES DO NETOS DE MOMO SÃO RECEBIDOS POR GESTORES MUNICIPAIS E EQUIPE TÉCNICA DO BARREIRAS FOLIA Os detalhes sobre o desfile dos foliões do Netos de Momo, bloco que se transformou em uma das principais manifestações culturais de Barreiras, com 43 anos de tradição, foram discutidos durante reunião entre os representantes do bloco, Dr. Wagner Pamplona de forma presencial e Gil Pamplona de f ...
  • Compartilhe:

27/01/2023 ESTUDANTE DE MEDICINA MORRE NO HOSPITAL DO OESTE APÓS ACIDENTE NA BR-020 No final da tarde desta quinta-feira, 26, médicos do Hospital do Oeste constataram a morte de Mariani Fernandes Campanholi, de 21 anos, que não resistiu aos graves ferimentos sofridos no acidente da manhã desta quinta-feira, 26, na BR 020, entre LEM e Roda Velha. De acordo com informações de pe ...
  • Compartilhe:

27/01/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA DE SÃO DESIDÉRIO OFERTARÁ INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM BOVINOS PARA PEQUENOS CRIADORES A Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico de São Desidério (SEAGRI) em parceria com a CONAFER promoverá rodadas de inseminação artificial em bovinos nas propriedades de pequenos produtores de gado. Serão 100 inseminações em cada rodada. E para participar, o criador basta ter n ...
  • Compartilhe:

26/01/2023 SÃO FÉLIX DO CORIBE: MOTORISTA MORRE APÓS CARRETA TOMBAR NA BR-349   Na noite de ontem quarta-feira, 25, por volta das 19h, uma carreta Scania 17.230 tombou na BR 349, na saida para Bom Jesus da Lapa, na cidade de São Felix do Coribe. O SAMU foi ao local e socorreu o motorista para o hospital municipal, onde, mesmo com os esforços da equipe médica, ele [&he ...
  • Compartilhe:

26/01/2023 PREFEITURA DE BAIANÓPOLIS CONFIRMA REALIZAÇÃO DE CARNAVAL E ANUNCIA AS ATRAÇÕES; CONFIRA
  • Compartilhe:

25/01/2023 BAHIA PRESENTE NO ENCONTRO DAS MÃES DA RESISTÊNCIA COM SECRETÁRIA NACIONAL LGBT, SYMMY LARRAT, EM BRASÍLIA   O encontro tratou das pautas que devem nortear os trabalhos da organização em 2023. A Associação Nacional Mães da Resistência, representada por sua Presidenta, Gi Carvalho (PE); pela Secretária, Leila D’Arc de Souza (DF) e pela Diretora do Núcleo de Direitos Humanos, Melyssa Chaves ...
  • Compartilhe:

25/01/2023 CORPO DE CRIANÇA QUE ESTAVA DESAPARECIDA É ENCONTRADO NO LOCAL DO ACIDENTE   O corpo de Sophia, criança que estava desaparecida após acidente próximo a Oliveira dos Brejinhos, foi encontrado no início da tarde desta quarta-feira. Segundo um familiar, a criança foi encontrada por um cão farejador. A mãe e a avó da criança precisaram ser hospitalizadas após a ...
  • Compartilhe:

24/01/2023 BARREIRAS: NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SENHOR JUVENAL FERNANDES DE SENA Foi com profundo pesar que tomamos conhecimento do falecimento do senhor Juvenal Fernandes de Sena, aos 86 anos, ocorrido no último sábado (22/01), em Barreiras. O senhor Vena, como era carinhosamente conhecido, era pai do editor chefe do site Mural do Oeste, Roberto de Sena. Seu Vena foi funcion ...
  • Compartilhe:

24/01/2023 COMANDANTE DO EXÉRCITO SUSPENDE NOMEAÇÃO DE EX-ASSESSOR DE BOLSONARO PIVÔ DE CRISE O comandante do Exército, Tomás Paiva, decidiu suspender a nomeação do tenente-coronel Mauro Cid para o comando do 1º Batalhão de Ações de Comando, em Goiânia. A decisão foi tomada nesta terça-feira (24) após conversa entre Tomás e Cid. Segundo relatos feitos à reportagem, o ajudante d ...
  • Compartilhe:

24/01/2023 DEPUTADA JUSMARI APRESENTA MOÇÃO DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SENHOR JUVENAL FERNANDES DE SENA A deputada que a esta subscreve, vem, nos termos regimentais, apresentar Moção de Pesar pelo falecimento do Senhor Juvenal Fernandes de Sena, ocorrida no sábado, 21 de janeiro de 2023 Seu Juvenal, ou VENA como era carinhosamente conhecido se destacou como mestre de obras da Prefeiturade Barreiras ...
  • Compartilhe:

24/01/2023 MAIS INFORMAÇÕES SOBRE ACIDENTE QUE DEIXOU UM CAMINHONEIRO MORTO, UMA CRIANÇA DE QUATRO ANOS DESAPARECIDA E DOIS FERIDOS Um acidente entre uma carreta que transportava bobinas e um caminhão carregado de bois deixou uma pessoa morta e duas feridas na BR-242, no trecho da Serra da Mangabeira, próximo a cidade de Oliveira dos Brejinhos, no oeste da Bahia. A batida aconteceu na segunda-feira (23). Conforme a Polícia Ro ...
  • Compartilhe:

24/01/2023 COM RECORDE DE VENDAS EM 2022, DISTRIBUIDORA LARCO SE PREPARA PARA O MERCADO DO FUTURO Mesmo com todas as incertezas do cenário econômico pós-pandemia, a Larco, empresa genuinamente baiana, fez de 2022 um ano excepcional, batendo seus próprios recordes e despontando em uma posição histórica em um dos principais rankings de empresas do país. Atualmente, a Larco ocupa o 1º luga ...
  • Compartilhe:

24/01/2023 FESTA DE SÃO SEBASTIÃO É REALIZADA COM LOUVOR E DEVOÇÃO, EM BARREIRINHAS Em Barreiras, a sexta-feira (20) foi dedicada às comemorações do Dia de São Sebastião, padroeiro do bairro Barreirinhas, com a Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano Dom Moacir Arantes. O tema central “Celebrando nosso Padroeiro São Sebastião, somos chamados a despertar o dom da vocaç ...
  • Compartilhe:

24/01/2023 HOMEM TENTA MATAR IRMÃ A GOLPES DE FACÃO EM BARREIRAS Ocorreu uma tentativa de homicídio no interior de uma residência no bairro Vila Brasil, na noite deste domingo, 22, na cidade de Barreiras, Oeste da Bahia. De acordo com informações de familiares, após uma discussão, o irmão atingiu golpes de facão contra a irmã, vindo a cortar a orelha e d ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade