‘DIA DA MULHER’ PRESSIONA CONGRESSO A ENDURECER PENA POR ESTUPRO E MUDAR TRATAMENTO À PRESA
7 de março de 2018

Registros de estupros coletivo mais do que dobraram no Brasil no período dos últimos 5 anos. E, diante deste dado, nesta quarta-feira (7), às vésperas do Dia Internacional da Mulher, o projeto de lei que inclui no rol de crimes a divulgação de cenas de violência sexual e torna crime hediondo o ato de estupro coletivo está para ser votado na Câmara dos Deputados.

Pela proposta, de autoria da senadora Vanessa Grazziotin (PT-AM), se o estupro for cometido por mais de duas pessoas, a pena deve ser prisão por pelo menos 8 anos e no máximo 16 anos e 8 meses. A deputada Laura Carneiro (PMDB-RJ), que escreveu o substitutivo do projeto, está otimista.

“A gente espera conseguir, nessa semana, votar projetos que dizem respeito à mulher brasileira. Esses projetos precisam passar, em especial, os de crimes de estupro, que, cada vez mais, usurpam os direitos das mulheres nesse país”, afirmou a deputada ao HuffPost Brasil.

Com a edição de Carneiro, igual aumento é estipulado para estupro “corretivo”, caracterizado como aquele feito para controlar o comportamento social ou sexual da vítima.

O texto também tipifica o crime de divulgação de cenas de estupro. O texto diz que “poderá ser apenado ou divulgar, por qualquer meio, fotografia, vídeo ou outro tipo de registro audiovisual que contenha cena de estupro ou de estupro de vulnerável”.

Já no Senado Federal, a senadora Simone Tebet (PMDB-MS) espera que o Projeto de Lei 64/2018, que busca tratamento mais abrangente para mulheres presas, também entre na pauta do plenário até o dia 8 de março.

“Nós avançamos muito no ano passado. Mas, independente disso, agora, no mês todo de março, nós temos a oportunidade de colocar à frente projetos mais polêmicos e ligados aos direitos das mulheres, já que fora desse período existe uma indiferença dos senadores”, afirmou a senadora Simone Tebet ao HuffPost Brasil.

A ação visa ampliar e flexibilizar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) relativa ao regime de pena de mães e gestantes em prisão preventiva. Caso aprovado, o projeto transforma a decisão em em norma legal, e estende a gestantes ou mães já condenadas.

Neste caso, a pena dessas mulheres seria flexibilizada em 1/8. Atualmente, a proposta está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), para análise terminativa do relator, senador Antônio Anastasia (PSDB-MG).

Como é tradição, na semana de 8 de março no Congresso, mesmo os projetos que ainda estavam em fase de análise das comissões temáticas poderão ser apreciados diretamente no plenário. A expectativa é que eles sejam votados nas sessões dos dias 7 e 8 de março. Nesta semana, também podem ser votados os seguintes projetos:

1. A perda do poder familiar em crimes de estupro e assassinato

Um outro projeto de lei, também da deputada também da Laura Carneiro, prevê a perda do poder familiar (do pai ou da mãe) de quem praticar contra cônjuge ou filho os crimes de assassinato, lesão corporal grave, estupro ou outro crime contra a dignidade sexual sujeito à pena de reclusão.

2. Assédio moral e sexual na Câmara dos Deputados

A pauta feminina integra, também, um projeto que propõe a criação de um comitê para receber denúncias de assédio moral e sexual na Câmara. O projeto de resolução 281/17, da deputada Laura Carneiro (sem partido-RJ), institui o Comitê de Defesa da Mulher contra Assédio Moral ou Sexual no âmbito da Câmara dos Deputados.

O projeto visa alterar a Resolução nº 25, de 2001, para instituir o “Comitê de Defesa da Mulher contra Assédio Moral ou Sexual” no âmbito da Câmara dos Deputados.

Para a relatora do projeto, a deputada Maria do Rosário (PT-RS), a proposta cumprirá um papel pedagógico de inibir os casos de abuso e garantir o respeito entre homens e mulheres. O projeto está pendente de parecer da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

3. Garantia de estudos domiciliares à estudante gestante

Ainda previsto para entrar na pauta, está o projeto de lei 2350/15, de Jean Wyllys, que visa garantir o regime de exercícios domiciliares à estudante gestante em período de afastamento a ser determinado por atestado médico dentro do intervalo do oitavo mês de gestação até os seis meses após o nascimento da criança.

Em 2017, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher aprovou proposta que amplia o período de afastamento da aluna gestante para até seis meses após o nascimento do bebê. Pelo texto, durante o afastamento, a estudante será incluída no regime de exercícios domiciliares, que prevê atividades em casa e com acompanhamento da instituição de ensino.

4. Intervenção de delegados em casos de violência doméstica

Pode entrar na pauta, também, o projeto de Lei 6433/13, do ex-deputado Bernardo Santana de Vasconcellos (PR-MG), que permite a adoção imediata pela polícia de medidas de urgência para proteção da mulher vítima de violência doméstica.

Entre as medidas propostas no projeto, possibilitar que a autoridade policial tenha acesso aos processos judiciais e às medidas protetivas já deferidas judicialmente assim como a proibição de o agressor ter contato com a vítima, familiares e testemunhas e o encaminhamento da ofendida e dependentes a programa de proteção.

Atualmente, a Lei Maria da Penha estabelece que a autoridade policial remeta em 48 horas pedido ao juiz para concessão dessas medidas protetivas de urgência.

5. Proteção a gestantes e lactantes de local de trabalho insalubre

No Senado, Lídice da Mata (PSB-BA) e Rose de Freitas (PMDB-ES) entregaram ao presidente Eunício Oliveira, na semana passada, uma lista de pautas prioritárias para o ano.

Entre elas, está o projeto de lei 228/2017, que altera a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) para garantir proteção a gestantes e lactantes em relação a prestação de trabalho em local insalubre.

7. Violação da intimidade da mulher é violência

Também no Senado, pode entrar em pauta o projeto PLC 18/2017, apresentado pela senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), que inclui a comunicação no rol de direitos assegurados à mulher pela Lei Maria da Penha. O projeto reconhece que a violação da intimidade da mulher consiste em uma das formas de violência doméstica e familiar.

Segundo a Agência Câmara, passada a semana da mulher, as deputadas também devem continuar trabalhando para incluir na pauta o projeto que tipifica como crime a abordagem constrangedora de alguém para a prática de ato libidinoso.

A proposta foi criada depois da repercussão nacional do caso de um homem que ejaculou no pescoço de uma mulher dentro de um ônibus em agosto do ano passado, em São Paulo.

 

 

Via: Brasil Post

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

05/12/2022 PRF PRENDE HOMEM POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO EM BARREIRAS (BA) Policiais Rodoviários Federais prenderam na manhã deste sábado (03) um homem pelo crime de Porte Ilegal de Arma de Fogo. A ação aconteceu no quilômetro 167 da BR 135, no município de Barreiras(BA). Durante fiscalização a um VW/Amarok de cor branca, os policiais encontraram uma pistola .40 c ...
  • Compartilhe:

05/12/2022 GOVERNO DO ESTADO ATUALIZA DADOS E AÇÕES SOBRE POPULAÇÃO AFETADA PELAS CHUVAS NA BAHIA   Com base em informações recebidas das prefeituras, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) divulgou, na tarde deste sábado (3), os números referentes à população atingida pelas enchentes que ocorrem em algumas regiões do estado. Até então, são 495 desabrig ...
  • Compartilhe:

05/12/2022 RECEITA FEDERAL PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO COM SALÁRIO DE R$ 21 MIL A Receita Federal publicou nesta segunda-feira (5), no Diário Oficial da União, o edital de um concurso público do órgão com salários iniciais de até R$ 21 mil. Ao todo, serão 699 vagas de nível superior para os cargos de auditor fiscal e analista tributário. Segundo o edital, cada cargo ...
  • Compartilhe:

05/12/2022 MORPARÁ: MULHER É MORTA COM TIRO QUE SERIA PARA O COMPANHEIRO   Uma mulher foi morta com um tiro na nuca, no último domingo (4), em Morpará. O crime aconteceu por volta das 13h, na rua 3 de Outubro, próximo à quadra da serra. Segundo o registro policial, todos os envolvidos bebiam juntos, no momento em que o autor deixou o local, foi até a casa [&hel ...
  • Compartilhe:

02/12/2022 JUSMARI APRESENTA MOÇÃO DE PESAR PELO FALECIMENTO DO PRODUTOR RURAL NABOR ZUTTION   A deputada Jusmari Oliveira apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia, uma Moção de Pesar pelo falecimento do Produtor Rural Nabor Zuttion, ocorrido em 28 de novembro  de 2022. Segundo a parlamentar, Nabor Zuttion  foi pioneiro e propulsor da exploração agrícola do Oeste Baiano. Se ...
  • Compartilhe:

02/12/2022 PT ACENA COM MINISTÉRIO A REPÚBLICANOS EM TROCA DE ADESÃO VELADA DO PARTIDO Integrantes do PT enviaram emissários ao presidente do Republicanos, Marcos Pereira, com uma sondagem para a legenda aderir à base do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Pela proposta, não seria necessária uma adesão explícita — bastaria o partido entregar de 20 a 25 dos 41 vo ...
  • Compartilhe:

01/12/2022 MULHER MOTORISTA DE APLICATIVO É ASSASSINADA. POLÍCIA INVESTIGA O CRIME Uma motorista de aplicativo de 32 anos morreu após ser esfaqueada em uma tentativa de assalto no Bairro Aerolândia, em Fortaleza, na noite desta quarta-feira (30). Samira Albino Ribeiro chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos. Conforme um familiar de Samira, que não quer ser ide ...
  • Compartilhe:

01/12/2022 SETOR IMOBILIÁRIO RESIDENCIAL TEM MELHORAS NA EXPECTATIVA DE LANÇAMENTOS E CRESCIMENTO NAS VENDAS NO 3º TRIMESTRE, APONTA INDICADOR DELOITTE COM ABRAINC     Mercado do segmento CVA (Casa Verde e Amarela) apresentou um dos maiores crescimentos da série histórica, com impactos positivos significativos nos índices de procura e vendas de imóveis; Preços permanecem em alta, mas com percentual de crescimento menor se comparado aos trimestre ...
  • Compartilhe:

01/12/2022 CAPACITISMO: VER ALÉM DA DEFICIÊNCIA   * Kelli Aparecida da Silva Pontes Milhares de pessoas no Brasil, segundo o IBGE, têm algum tipo de deficiência. São pessoas que apresentam alguma limitação a médio ou longo prazo, seja ela de natureza mental, física, intelectual ou sensorial, e que podem estar sujeitas a inúmeras form ...
  • Compartilhe:

01/12/2022 TRE APONTA FALHAS NA PRESTAÇÃO DE CONTAS DE MORO PELA TERCEIRA VEZ   Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil A área técnica do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná se manifestou, pela terceira vez, pela reprovação da prestação de contas da campanha eleitoral do senador eleito Sergio Moro (União Brasil-PR). Servidores da corte já haviam ...
  • Compartilhe:

01/12/2022 COLÉGIO MUNICIPAL PADRE VIEIRA GANHA ACERVO HISTÓRICO E INAUGURA SALA MEMORIAL PROFESSORA VANDERLÉA BISPO DOS SANTOS   Uma manhã de emoção, lembranças e reencontros marcou a inauguração da Sala Memorial Profª Vanderléa Bispo dos Santos, no Colégio Municipal Padre Vieira, nesta quarta-feira, 30. A Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer por meio da Gestã ...
  • Compartilhe:

01/12/2022 FAROESTE: MINISTRO NEGA PEDIDO DE EX-PRESIDENTEDO TJ-BA PARA NÃO COMPARTILHAR PROVAS COM O TCE   O ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou o pedido da defesa da desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, ex-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) para que não compartilhe provas colhidas na Operação Faroeste com o Tribunal de Contas do Es ...
  • Compartilhe:

01/12/2022 SENADOR OTTO ALENCAR PODE SER MINISTO DA SAÚDE DO GOVERNO LULA POR INDICAÇÃO DO PSD   De acordo com o Blog do Noblat, do site Metrópoles, o PSD estaria mirando ter o comando do Ministério da Saúde para oferecer ao senador Otto Alencar. Reeleito neste ano, Otto também é médico e seria o nome favorito do presidente do seu partido, Gilberto Kassab, para o setor. A publicaç ...
  • Compartilhe:

01/12/2022 COLISÃO ENTRE ÔNIBUS E CARRO DE PASSEIO DEIXA UMA PESSOA MORTA NA BR 020 EM SÃO DESIDÉRIO     Por volta das 23h desta quarta-feira (30), foi registrada uma colisão frontal envolvendo ônibus e carro de passeio, na rodovia BR/020, zona urbana de Roda Velha, Distrito de São Desidério/BA.   De acordo com informações, o ônibus Mercedes Bens pertencente a empresa Expresso ...
  • Compartilhe:

01/12/2022 BOLSONARO PARTICIPA DE NOVA CERIMÔNIA MILITAR E PERMANECE EM SILÊNCIO   O presidente Jair Bolsonaro (PL) participou nesta quinta-feira (1º) de uma cerimônia de promoção de oficiais do Exército em Brasília, mas não discursou. Esta é a segunda solenidade militar que o presidente vai em menos de uma semana -no último sábado (26), ele compareceu a uma forma ...
  • Compartilhe:

01/12/2022 MEC VOLTA ATRÁS E DESBLOQUEIA MAIS DE 360 MILHÕES, AFIRMA ENTIDADES Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) apontou nesta quinta-feira (1º) que o Ministério da Educação (MEC) desbloqueou R$ 366 milhões do orçamento das universidades e institutos federais. O valor ha ...
  • Compartilhe:

01/12/2022 PT MONTA COMISSÃO PARA SE APROXIMAR DE EVANGÉLICOS BOLSONARISTAS   Foto: Ricardo Stuckert / Divulgação O PT reuniu os evangélicos ligados ao partido para montar uma comissão que trabalhará para reaproximar a sigla das lideranças religiosas que estiveram ao lado de Jair Bolsonaro nos últimos anos.   De acordo com a coluna de Guilherme Amado do por ...
  • Compartilhe:

30/11/2022 CONSID REALIZA ENTREGA DE KIT’S PRODUTIVOS A 17 MUNICÍPIOS DO OESTE             Avançando no seu programa de apoio aos pequenos produtores rurais, o CONSID – Consórcio Multifinalitário do Oeste da Bahia – realizou, nesta segunda, 29, a entrega dos kit’s produtivos aos municípios participantes do programa de ATER. O evento cont ...
  • Compartilhe:

30/11/2022 A HISTÓRIA DE JOSE GOMES DE MOURA, UM HOMEM QUE FEZ MUITO POR BARREIRAS E MERECE TER SEU NOME EM UMA GRANDE OBRA DA CIDADE   José Gomes de Moura foi um empresário de destaque que chegou em Barreiras em meados da década de 70 e  deu uma significativa  contribuição  para o desenvolvimento da cidade, sendo um dos pioneiros na abertura dos grandes loteamentos, entre os quais podemos citar o loteamento Flamengo, ...
  • Compartilhe:

30/11/2022 CATOLÂNDIA: CHAPA DE OPOSIÇÃO VENCE A ELEIÇÃO PARA PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL Na sessão do dia 28 de novembro de 2022 foi realizada a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Catolandia para o exercício de 2023/2024. 2 chapas disputaram a eleição e a oposição que se mantêm unida venceu. Chapa N° 01; Presidente: João Pereira de Souza Filho. Vice Presidente: ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade