CRISE NO BRASIL E NA VENEZUELA CONTRIBUIU PARA AUMENTO DA POBREZA, DIZ CEPAL
21 de dezembro de 2017

Os níveis médios de pobreza e de extrema pobreza aumentaram na América Latina em 2015 e 2016, segundo estudo da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), divulgado nesta quarta-feira (20). Em 2016, o número de pessoas em situação de pobreza chegou a 186 milhões (30,7% do total de habitantes), das quais 61 milhões localizam-se na faixa de pobreza extrema.

A evolução regional foi afetada pela situação econômica do Brasil e da Venezuela, de acordo com a Cepal. Estes foram os únicos que registraram aumento real da pobreza. Se os dois países fossem excluídos da análise, a tendência entre 2015 e 2016 seria de diminuição da pobreza total de 1% e de 0,5% da extrema na região. No caso do Brasil, a avaliação foi feita a partir de estimativas do órgão vinculado às Nações Unidas, pois não foram disponibilizados dados oficiais relativos a esses anos.

A análise da situação de 18 países concluiu que o total de pobres era de 168 milhões (28,5% do total) em 2014 e 178 milhões (29,8%) em 2015. Já o de pessoas na pobreza extrema passou de 48 milhões (8,2%) em 2014, para 54 milhões em 2015 e 61 milhões (10%), em 2016. De acordo com o relatório Panorama Social da América Latina 2017, o crescimento demarca uma mudança na região, já que os índices de pobreza caíram entre 2002 e 2014, como resultado de políticas de distribuição de renda, reformas tributárias e outras de combate à desigualdade.

A secretária executiva da Cepal, Alicia Bárcena, apresentou os dados em entrevista coletiva no México, transmitida pela internet. Ela destacou que a incidência da pobreza e da extrema pobreza é mais elevada entre grupos sociais específicos, como crianças, adolescentes, jovens, mulheres e a população que mora em áreas rurais. No ano passado, a pobreza afetava 46,7% das crianças e adolescentes até 14 anos e a extrema pobreza, 17%. No caso dos jovens de 15 a 29 anos, os percentuais eram de 31,1% e 9,5%, respectivamente. Entre as mulheres, a pobreza e a pobreza extrema cresceram na faixa dos 15 aos 29 anos, considerada de idade produtiva.

A Cepal prevê recuperação do crescimento econômico neste ano, mas alerta que este não é o único fator que importa para a redução da pobreza. “É verdade que emprego, geração de renda e maior atividade econômica são importantes, mas o que também é fundamental é que se fortaleçam os sistemas de proteção social”, disse Alicia, que destacou a importância das políticas de transferência vinculadas a estratégias de redução da pobreza e da expansão dos sistemas previdenciários.

Redução das desigualdades

O Panorama Social da América Latina 2017 também discute a desigualdade de renda e sua relação com a dinâmica do mercado de trabalho, bem como os efeitos dos sistemas de pensão em matéria de igualdade. De acordo com a Cepal, a desigualdade de renda caiu na região entre os anos de 2002 e 2016. O Índice Gini médio entre países passou de 0,538, em 2002, para 0,467 no ano passado, diz a comissão, que é vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU). No caso, 0 representa ausência de desigualdade e 1, desigualdade máxima. A Cepal alerta, porém, para a redução do ritmo de queda, especialmente nos últimos três anos. O Coeficiente, ou Índice, de Gini é um dado estatístico usado para avaliar a distribuição das riquezas de um determinado lugar.

Na entrevista, Alicia Bárcena fez um apelo para que os países fortaleçam políticas laborais e de proteção social. Ela defendeu uma “mudança estrutural progressiva na economia”, com a implementação dos Objetivos pelo Desenvolvimento Sustentável (ODS), que conformam a chamada Agenda 2030. Entre os objetivos, estão a erradicação da pobreza, a obtenção da igualdade de gênero e o desenvolvimento de ações para combater as mudanças climáticas.

Aposentadoria

Na avaliação da Cepal, as pensões foram essenciais para reduzir a pobreza entre idosos na região. Expressão disso, a porcentagem da população economicamente ativa que paga algum sistema previdenciário passou de 36,9% para 47,8% entre 2000 e 2014. Entre 2002 e 2015, o percentual da população de 65 anos ou mais que recebeu algum tipo de pensão passou de 53,6% para 70,8%.

A comissão regional da ONU alerta, contudo, para o fato de os valores recebidos serem baixos. Além disso, trabalhadores da zona rural com menos escolaridade e em setores de menor produtividade continuam mais descobertos. A desigualdade de gênero também é marcante. Em geral, mulheres têm menor nível de cobertura e as diferenças de valores nos benefícios que recebem superam 20 pontos percentuais em 10 dos 17 países analisados, podendo alcançar 40 pontos percentuais.

A Cepal avalia o processo de envelhecimento da população latino-americana e caribenha e constata que, em 2040, as pessoas de 60 anos ou mais superarão as que têm até 14 anos. Apenas as que têm mais de 80 anos aumentarão quase 20 milhões. O envelhecimento fica nítido quando comparadas as taxas de crescimento dos diferentes grupos. Enquanto o grupo de pessoas de 60 anos ou mais crescerá 3,4% por ano entre 2015 e 2040, a população de 20 a 59 anos crescerá 0,5% ao ano no mesmo período. Já a população com idade inferior a 20 anos diminuirá na mesma proporção.

O número de mulheres idosas tende a crescer mais que o de homens. Isso preocupa a Cepal, ao constatar que já existe desigualdade de gênero nos sistemas de pensões, seja por via direta, no próprio desenho dos sistemas, ou indireta, derivada da trajetória das mulheres no mercado de trabalho, que ganham menos e têm cotizações interrompidas por causa da vida reprodutiva. Além disso, como a tarefa de cuidar de crianças e idosos costuma caber às mulheres, a Cepal sugere que os países caminhem rumo à igualdade, garantindo que elas permaneçam no mercado e satisfaçam suas aspirações.

O relatório divulgado pela Cepal recomenda prioridade para a consolidação de políticas ou sistemas integrados de cuidados nos países, a universalização do acesso aos serviços de saúde e ao desenvolvimento de políticas específicas para garantir proteção social a todos os idosos, “considerando o redesenho dos sistemas de pensão para permitir que esse grupo tenha acesso à segurança econômica”.

No Brasil, atualmente, existem 58 pessoas de 60 anos ou mais para cada 100 menores de 15 anos. Em 2030, serão 104. Em 2050, 201. O país ocupa a 17ª posição no ritmo de envelhecimento entre 38 nações analisadas, ficando atrás, entre outros, de Cuba, que será o mais envelhecido da região a partir de 2040. Ainda que considere que os desafios para esses sistemas serão maiores a partir de 2020, pois aumentará a dependência dos mais velhos, como Brasil e Argentina, o estudo conclui que é necessário que os estados consolidem sistemas de pensões de cobertura universal e com forte componente de solidariedade para a igualdade.

Para tanto, o estudo recomenda que os estados busquem ampliar a cobertura; melhorar a solidariedade do componente contributivo mediante regras para os cotizantes que beneficiem os setores com pensões insuficientes transferências financiadas com rendas gerais ou mediante solidariedade contributiva; integrar os esquemas contributivos e não contributivos (em uma lógica de direitos universais); manter os incentivos à contribuição e garantir a sustentabilidade financeira, com a integração de uma perspectiva de igualdade de gênero em sua formulação.

Agência Brasil

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

25/10/2021 COVID VOLTA A PREOCUPAR EUROPEUS, E GOVERNOS JÁ RETOMAM RESTRIÇÕES   Não bastou ser o continente que mais rapidamente vacinou sua população: a Europa se tornou neste mês a única região do mundo em que casos de Covid estão em alta. A pandemia voltou às manchetes e ao debate político, e restrições já começaram a ser reimpostas. Houve 1,3 milhão de ...
  • Compartilhe:

25/10/2021 ROBERTO JEFFERSON É INTERNADO E DEFESA DIZ AO STF QUE EX-DEPUTADO CORRE GRAVE RISCO DE MORRER   De volta ao presídio de Bangu 8, no Rio de Janeiro, o ex-deputado Roberto Jefferson precisou ser internado neste domingo no hospital do complexo penitenciário em razão de complicações em seu estado de saúde, como febre alta, taquicardia e baixa pressão. Diante do quadro médico, a defe ...
  • Compartilhe:

24/10/2021 JUSMARI RECEBE APOIO DO PREFEITO LICA, DE SERRA DO RAMALHO   A deputada  Jusmari  Oliveira fortaleceu  ainda mais a sua pré-candidatura à reeleição para a Assembleia Legislativa  da  Bahia. Ela acaba  de receber  o apoio  do jovem  prefeito de  Serra do Ramalho, Eli  Carlos dos Anjos  Santos, mais  conhecido por Lica. Neste sábado, Ju ...
  • Compartilhe:

24/10/2021 HENRIQUE MEIRELES: “BOLSONARO AGE NO CURTO PRAZO, QUER GANHAR ELEIÇÃO A QUALQUER PREÇO”   “Pai” do teto de gastos, o ex-ministro Henrique Meirelles diz que a regra que limita o crescimento das despesas foi violada e deixará de ser eficaz com as mudanças negociadas pelo governo Bolsonaro com o Congresso para gastar mais no ano eleitoral de 2022. “Eles alteraram, criaram out ...
  • Compartilhe:

24/10/2021 STF RACHA SOBRE INVESTIDA CONTRA PROCURADORES E TEME IMPACTO JUDICIÁRIO   Com destino ainda incerto na Câmara dos Deputados, a proposta que altera a composição do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) e amplia o poder do Congresso sobre o órgão divide os integrantes do STF (Supremo Tribunal Federal). Nos bastidores, ministros críticos aos métodos ...
  • Compartilhe:

24/10/2021 RODRIGO PACHECO É ANUNCIADO PELO PSD COMO CANDIDATO A PRESIDENTE DA REPÚBLICA   O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, foi anunciado neste sábado (23), como candidato à Presidência da República pelo PSD. Ontem, ele publicou nas redes sociais que iria se filiar ao partido. “Rodrigo Pacheco, o PSD e seus novos companheiros estão prontos para abraçar o ...
  • Compartilhe:

24/10/2021 OZIEL OLIVEIRA ASSINA CONVÊNIO COM PREFEITURA E ENTIDADES DO PROJETO FORMOSO EM SERRA DO RAMALHO             Fotos:  Vitor de Castro   O  Diretor -Geral da  Agência  de Defesa  Agropecuária da Bahia -ADAB – Oziel Oliveira, assinou neste  sábado,  23  de outubro, um  convênio de cooperação técnica  com  a Prefeitura  de  Serra  do  R ...
  • Compartilhe:

23/10/2021 CONHEÇA A NOVA BATERIA MOURA PARA MOTOS, ENERGIA PARA VOCÊ IR MAIS LONGE
  • Compartilhe:

23/10/2021 BARREIRAS: DIRETORA DO MIQUEI (MOVIMENTO DE INCLUSÃO PELA QUALIFICAÇÃO DO ESPECIAL INDEPENDENTE) MORRE VÍTIMA DE INFARTO FULMINANTE   Faleceu neste sábado (23), a presidente da ONG Miquei, Dona Aida Okawati. Aida era conhecida pelo seu brilhante trabalho a frente da ONG Movimento de Inclusão pela Qualificação do Especial Independente (MIQUEI), que desenvolve um grande trabalho na área de inclusão social em Barreiras. ...
  • Compartilhe:

23/10/2021 VOCÊS NÃO CONHECEM AS RUAS, DISSE BOLSONARO A GUEDES E EQUIPE AO DEFENDER AUXÍLIO BRASIL DE R$ 400   Uma das reuniões sobre o Auxílio Brasil teve uma bronca de Jair Bolsonaro dirigida a Paulo Guedes e equipe. Enquanto o ministro da Economia e seus auxiliares diziam que estaria de bom tamanho fixar o valor do novo Bolsa Família em menos do que R$ 400, o presidente da República respondeu q ...
  • Compartilhe:

23/10/2021 CAIXA PAGA HOJE AUXÍLIO EMERGENCIAL A NASCIDOS EM ABRIL E MAIO Trabalhadores informais nascidos em abril e maio recebem hoje (23) a sétima parcela do auxílio emergencial em 2021. O benefício terá parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo da família. O pagamento também será feito a inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (Cad ...
  • Compartilhe:

23/10/2021 BARREIRAS: CAMINHONETE CAPOTA E DEIXA UMA MULHER MORTA E SEIS FERIDOS NA BA/459 Um grave acidente envolvendo uma caminhonete Toyota Hilux deixou uma mulher morta na madrugada deste sábado (23) por volta das 03h da manhã, na BA/459, na altura do KM 124 no Anel da Soja, município de Barreiras. Segundo informações colhidas no local, 7 (sete) pessoas estavam a bordo da caminho ...
  • Compartilhe:

22/10/2021 CONFIRA A PREVISÃO DO TEMPO PARA TODO O NORDESTE DO PAÍS NESTE SÁBADO
  • Compartilhe:

22/10/2021 CLIMATEMPO ALERTA PARA RISCO DE TEMPORAIS NA REGIÃO COM VENTOS DE ATÉ 70KM/H; PREFEITURA DE BARREIRAS EMITE COMUNICADO   A circulação de ventos entre a baixa e média atmosfera estão favorecendo a formação de nuvens carregadas em parte do Nordeste do Brasil. A chuva forte que foi vista nesta quinta-feira, 21, deve se repetir hoje, sexta-feira, 22. Ficam em alerta para o risco de temporais quase todo o esta ...
  • Compartilhe:

22/10/2021 AO LADO DO PREFEITO MIGUEL CRISÔSTOMO, A DEPUTADA JUSMARI CONFERE O INÍCIO DO ASFALTO PARA CARIPARÉ E VISITA DIVERSAS OBRAS EM RIACHÃO DAS NEVES   A quinta-feira, 21 de outubro, foi de alegria em Riachão das Neves. Ao lado do prefeito Miguel Crisôstomo, a deputada Jusmari Oliveira percorreu diversas obras que estão sendo realizadas na cidade e na zona rural. Uma das principais, foi o início da terraplanagem e pavimentação asfálti ...
  • Compartilhe:

22/10/2021 ROUND 6: SÉRIE VIRA ISCA PARA APLICAÇÃO DE GOLPES ONLINE   O sucesso de Round 6, série produzida pela Netflix, está sendo aproveitado por criminosos que aplicam golpes na Internet. De acordo com a Avast, empresa de soluções em segurança digital, aplicativos fraudulentos foram encontrados usando indevidamente nome e imagens temáticas da série ...
  • Compartilhe:

22/10/2021 BARREIRAS: SECRETARIA DE SAÚDE INFORMA SOBRE NOVO LOCAL DE VACINAÇÃO 
  • Compartilhe:

22/10/2021 GOVERNO DO ESTADO VAI ANTECIPAR SALÁRIO DE SERVIDORES O Governo do Estado vai antecipar o salário de ativos e pensionistas para 28 de outubro, quando é comemorado o Dia do Servidor. A decisão foi tomada nesta sexta-feira (22), após conversa por telefone entre o governador em exercício, Adolfo Menezes, e o governador Rui Costa, que está em missão ...
  • Compartilhe:

22/10/2021 BARREIRAS: VACINADORES SOFRERAM DURANTE CHUVA NESTA QUINTA-FEIRA; VEJA VÍDEO     A chuva caiu com intensidade em Barreiras nesta quinta-feira, 21 de outubro, e acabou atingindo os vacinadores que trabalham no Parque de Exposições da cidade, no posto de vacinação contra a covid. A população também ficou embaixo d’água na fila de vacinação. ”Rec ...
  • Compartilhe:

22/10/2021 FILIAÇÃO DE MORO AO PODEMOS JÁ TEM DATA E LOCAL   Sergio Moro se filiará ao Podemos no dia 10 de novembro, num evento híbrido no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Será o primeiro passo oficial na disputa ao Palácio do Planalto. A estratégia da cúpula do partido é que seja um ato de impacto, com a participação de políticos ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade