CRISE NO BRASIL E NA VENEZUELA CONTRIBUIU PARA AUMENTO DA POBREZA, DIZ CEPAL
21 de dezembro de 2017

Os níveis médios de pobreza e de extrema pobreza aumentaram na América Latina em 2015 e 2016, segundo estudo da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), divulgado nesta quarta-feira (20). Em 2016, o número de pessoas em situação de pobreza chegou a 186 milhões (30,7% do total de habitantes), das quais 61 milhões localizam-se na faixa de pobreza extrema.

A evolução regional foi afetada pela situação econômica do Brasil e da Venezuela, de acordo com a Cepal. Estes foram os únicos que registraram aumento real da pobreza. Se os dois países fossem excluídos da análise, a tendência entre 2015 e 2016 seria de diminuição da pobreza total de 1% e de 0,5% da extrema na região. No caso do Brasil, a avaliação foi feita a partir de estimativas do órgão vinculado às Nações Unidas, pois não foram disponibilizados dados oficiais relativos a esses anos.

A análise da situação de 18 países concluiu que o total de pobres era de 168 milhões (28,5% do total) em 2014 e 178 milhões (29,8%) em 2015. Já o de pessoas na pobreza extrema passou de 48 milhões (8,2%) em 2014, para 54 milhões em 2015 e 61 milhões (10%), em 2016. De acordo com o relatório Panorama Social da América Latina 2017, o crescimento demarca uma mudança na região, já que os índices de pobreza caíram entre 2002 e 2014, como resultado de políticas de distribuição de renda, reformas tributárias e outras de combate à desigualdade.

A secretária executiva da Cepal, Alicia Bárcena, apresentou os dados em entrevista coletiva no México, transmitida pela internet. Ela destacou que a incidência da pobreza e da extrema pobreza é mais elevada entre grupos sociais específicos, como crianças, adolescentes, jovens, mulheres e a população que mora em áreas rurais. No ano passado, a pobreza afetava 46,7% das crianças e adolescentes até 14 anos e a extrema pobreza, 17%. No caso dos jovens de 15 a 29 anos, os percentuais eram de 31,1% e 9,5%, respectivamente. Entre as mulheres, a pobreza e a pobreza extrema cresceram na faixa dos 15 aos 29 anos, considerada de idade produtiva.

A Cepal prevê recuperação do crescimento econômico neste ano, mas alerta que este não é o único fator que importa para a redução da pobreza. “É verdade que emprego, geração de renda e maior atividade econômica são importantes, mas o que também é fundamental é que se fortaleçam os sistemas de proteção social”, disse Alicia, que destacou a importância das políticas de transferência vinculadas a estratégias de redução da pobreza e da expansão dos sistemas previdenciários.

Redução das desigualdades

O Panorama Social da América Latina 2017 também discute a desigualdade de renda e sua relação com a dinâmica do mercado de trabalho, bem como os efeitos dos sistemas de pensão em matéria de igualdade. De acordo com a Cepal, a desigualdade de renda caiu na região entre os anos de 2002 e 2016. O Índice Gini médio entre países passou de 0,538, em 2002, para 0,467 no ano passado, diz a comissão, que é vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU). No caso, 0 representa ausência de desigualdade e 1, desigualdade máxima. A Cepal alerta, porém, para a redução do ritmo de queda, especialmente nos últimos três anos. O Coeficiente, ou Índice, de Gini é um dado estatístico usado para avaliar a distribuição das riquezas de um determinado lugar.

Na entrevista, Alicia Bárcena fez um apelo para que os países fortaleçam políticas laborais e de proteção social. Ela defendeu uma “mudança estrutural progressiva na economia”, com a implementação dos Objetivos pelo Desenvolvimento Sustentável (ODS), que conformam a chamada Agenda 2030. Entre os objetivos, estão a erradicação da pobreza, a obtenção da igualdade de gênero e o desenvolvimento de ações para combater as mudanças climáticas.

Aposentadoria

Na avaliação da Cepal, as pensões foram essenciais para reduzir a pobreza entre idosos na região. Expressão disso, a porcentagem da população economicamente ativa que paga algum sistema previdenciário passou de 36,9% para 47,8% entre 2000 e 2014. Entre 2002 e 2015, o percentual da população de 65 anos ou mais que recebeu algum tipo de pensão passou de 53,6% para 70,8%.

A comissão regional da ONU alerta, contudo, para o fato de os valores recebidos serem baixos. Além disso, trabalhadores da zona rural com menos escolaridade e em setores de menor produtividade continuam mais descobertos. A desigualdade de gênero também é marcante. Em geral, mulheres têm menor nível de cobertura e as diferenças de valores nos benefícios que recebem superam 20 pontos percentuais em 10 dos 17 países analisados, podendo alcançar 40 pontos percentuais.

A Cepal avalia o processo de envelhecimento da população latino-americana e caribenha e constata que, em 2040, as pessoas de 60 anos ou mais superarão as que têm até 14 anos. Apenas as que têm mais de 80 anos aumentarão quase 20 milhões. O envelhecimento fica nítido quando comparadas as taxas de crescimento dos diferentes grupos. Enquanto o grupo de pessoas de 60 anos ou mais crescerá 3,4% por ano entre 2015 e 2040, a população de 20 a 59 anos crescerá 0,5% ao ano no mesmo período. Já a população com idade inferior a 20 anos diminuirá na mesma proporção.

O número de mulheres idosas tende a crescer mais que o de homens. Isso preocupa a Cepal, ao constatar que já existe desigualdade de gênero nos sistemas de pensões, seja por via direta, no próprio desenho dos sistemas, ou indireta, derivada da trajetória das mulheres no mercado de trabalho, que ganham menos e têm cotizações interrompidas por causa da vida reprodutiva. Além disso, como a tarefa de cuidar de crianças e idosos costuma caber às mulheres, a Cepal sugere que os países caminhem rumo à igualdade, garantindo que elas permaneçam no mercado e satisfaçam suas aspirações.

O relatório divulgado pela Cepal recomenda prioridade para a consolidação de políticas ou sistemas integrados de cuidados nos países, a universalização do acesso aos serviços de saúde e ao desenvolvimento de políticas específicas para garantir proteção social a todos os idosos, “considerando o redesenho dos sistemas de pensão para permitir que esse grupo tenha acesso à segurança econômica”.

No Brasil, atualmente, existem 58 pessoas de 60 anos ou mais para cada 100 menores de 15 anos. Em 2030, serão 104. Em 2050, 201. O país ocupa a 17ª posição no ritmo de envelhecimento entre 38 nações analisadas, ficando atrás, entre outros, de Cuba, que será o mais envelhecido da região a partir de 2040. Ainda que considere que os desafios para esses sistemas serão maiores a partir de 2020, pois aumentará a dependência dos mais velhos, como Brasil e Argentina, o estudo conclui que é necessário que os estados consolidem sistemas de pensões de cobertura universal e com forte componente de solidariedade para a igualdade.

Para tanto, o estudo recomenda que os estados busquem ampliar a cobertura; melhorar a solidariedade do componente contributivo mediante regras para os cotizantes que beneficiem os setores com pensões insuficientes transferências financiadas com rendas gerais ou mediante solidariedade contributiva; integrar os esquemas contributivos e não contributivos (em uma lógica de direitos universais); manter os incentivos à contribuição e garantir a sustentabilidade financeira, com a integração de uma perspectiva de igualdade de gênero em sua formulação.

Agência Brasil

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

26/05/2022 OZIEL OLIVEIRA HOMENAGEIA BARREIRAS PELOS 131 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA   O pré-candidato a deputado federal Oziel Oliveira postou em suas redes sociais um texto em homenagem a Barreiras. Segundo Oziel Barreiras é uma cidade que a todos acolhe. “Mãe generosa de uma região que respira a prosperidade que nasceu no teu solo! Berço de tantas histórias e tra ...
  • Compartilhe:

26/05/2022 JUSMARI PARABENIZA BARREIRAS PELO ANIVERSÁRIO DE EMANCIPÇÃO POLÍTICA A deputada Jusmari Oliveira utilizou as redes sociais para prestar suas homenagem aos 131 anos de Barreiras. A parlamentar escreveu que junto com a sua família e todo o povo, participou da história  da transformação e do desenvolvimento da cidade. Ela lembrou ainda que, pela generosidade do pov ...
  • Compartilhe:

25/05/2022 SÃO DESIDÉRIO É DESTAQUE NA XI EDIÇÃO DO PRÊMIO PREFEITO EMPREENDEDOR DO SEBRAE O município de São Desidério participou da XI Edição do Prêmio Prefeito Empreendedor realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) com o Projeto São Desidério Produtiva, na Modalidade Compras Governamentais e está entre os três melhores da Bahia nesta m ...
  • Compartilhe:

25/05/2022 BARREIRAS: ACADEMIAS DE LETRAS DA REGIÃO SE ENCONTRAM NA FLIB     Encontro é um dos eventos que acontecem hoje na Casa da ABL O último dia da Festa Literária de Barreiras (FLIB) deste ano tem hoje (25) uma programação variada em diversos locais do Centro Histórico. Na Casa da ABL tem oficina de criação literária Fogo e Água, com Roberth Nov ...
  • Compartilhe:

25/05/2022 ANVISA PEDE USO DE MÁSCARA PARA ADIAR CHEGADA DA VARÍOLA DOS MACACOS   Diante do aumento no número de casos da varíola dos macacos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu nota reforçando a necessidade de adoção de medidas “não farmacológicas”, como distanciamento físico, uso de máscaras de proteção e higienização frequente ...
  • Compartilhe:

25/05/2022 OPERAÇÃO FAROESTE: STJ MANTÊM AFASTAMENTO DE DESEMBARGADORA DO TJ PARA EVITAR INSTABILIDADE   Foto: Arquivo Pessoal O ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), manteve o afastamento da desembargadora Sandra Inês Rusciolelli, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), no curso da ação penal 953, oriunda da Operação Faroeste. Ao manter o afastamento, o relator a ...
  • Compartilhe:

25/05/2022 JEQUIÉ: PREFEITURA EMITE ALERTA APÓS VOLTA DE REGISTROS DE CASOS DE COVID EM UTI A prefeitura de Jequié, no Médio Rio de Contas, Sudoeste baiano, emitiu alerta na noite desta terça-feira (24) sobre o aumento de casos de Covid-19. A medida ocorreu após o município ter zerado os casos da doença no final de abril e pacientes serem hospitalizados com a virose em Unidade de Ter ...
  • Compartilhe:

25/05/2022 NOVO LOTE DO FGTS É LIBERADO: VEJA QUEM TEM DIREITO   A Caixa Econômica Federal libera, nesta semana, o saque extraordinário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) a 6,8 milhões de trabalhadores. O crédito será feito nesta quarta-feira (25) para nascidos em agosto e, no sábado (28), para aniversariantes de setembro. O banco liber ...
  • Compartilhe:

25/05/2022 ACRIOESTE PASSA A TER ATUAÇÃO EM TODO TERRITÓRIO BAIANO, UM DOS TEMAS DE SUA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA   Nessa sexta feira, dia 20 de Maio de 2022, o novo Conselho Administrativo da Acrioeste se reuniu em Assembleia Geral Extraordinária para deliberar acerca do novo estatuto da entidade, marcando assim a reestruturação, modernização e profissionalização da gestão triênio 2022/25. Um dos ...
  • Compartilhe:

22/05/2022 CONFIRA ALGUMA FOTOS DO PGP COM A PARTICIPAÇÃO DE OZIEL, JUSMARI, JERÔNIMO, OTTO E GERALDO JUNIOR                   Nas fotos acima momentos importantes do PGP – Programa de Governo Participativo. O pré-candidato a deputado federal Oziel Oliveira e a deputada Jusmari Oliveira mostraram grande força política e grande poder de mobilização lev ...
  • Compartilhe:

21/05/2022 OZIEL E JUSMARI COMEMORAM SUCESSO DO PGP EM BARREIRAS     O PGP = Plano de Governo Participativo realizado na manhã deste sábado, 21, atraiu uma multidão ao Espaço de Eventos do Gil França. Oziel e Jusmari – que foram muito aplaudidos pelo público presente, comemoraram o sucesso do evento que teve as participações de cerca de 10 ...
  • Compartilhe:

21/05/2022 OZIEL DISSE QUE CONSTRUÇÃO DO HOSPITAL VETERINÁRIO DE BARREIRAS É PRIORIDADE   A construção de um hospital veterinário. Esta foi a proposta que o pré-candidato a deputado federal Oziel Oliveira apresentou  na Plenária de Educação realizada nesta sexta-feira, 20, no Espaço Javan Modas com a as presenças dos pré-candidatos ao governo da Bahia Jerônimo Rodrigue ...
  • Compartilhe:

20/05/2022 PLENÁRIA DA EDUCAÇÃO COM PRESENÇA DE JERÔNIMO, OZIEL, JUSMARI E OUTRAS LIDERANÇAS RECEBE GRANDE PÚBLICO A Plenária da educação que está sendo realizada neste momento no espaço Javan em Barreiras, recebe um grande um público para dialogar com o pré-candidato a governador Jerónimo Rodrigues, o seu futuro companheiro de chapa Geraldo Júnior, o pré-candidato a deputado federal Oziel Oliveira, a ...
  • Compartilhe:

20/05/2022 BARREIRAS: COMEÇA DAQUI A POUCO NO ESPAÇO DE EVENTOS JAVAN MODAS, A PLENÁRIA DA EDUCAÇÃO   O pré-candidato a deputado federal Oziel Oliveira e a deputada Jusmari Oliveira estarão daqui a pouco, as 17 horas,  ao lado do pré-candidato a governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, do vice- Geraldo Júnior, dos senadores Otto Alencar, Jaques Wagner e Ângelo Coronel e de diversas out ...
  • Compartilhe:

20/05/2022 HOSPITAL DO OESTE INICIA ATENDIMENTO EM ONCOLOGIA       A espera semanal de 16 horas dentro de um ônibus chegou ao fim. A rotina de dona Maria Francisca há seis meses, após a descoberta de um câncer de mama em tratamento em Salvador, a 870 quilômetros de Barreiras, agora será transformada com o início dos atendimentos da UNACO ...
  • Compartilhe:

20/05/2022 JERÔNIMO REFORÇA ALIANÇA COM LULA E DIZ QUE NÃO HÁ COMO SER NEUTRO DIANTE DA FOME E DO DESEMPREGO   “Nas eleições deste ano, teremos dois lados muito bem definidos. De um lado, está o presidente do desemprego, que é o pior presidente da história do Brasil. Do outro, temos Lula, o presidente da esperança, aquele que mais gerou empregos na história do Brasil”. A declaração é do ...
  • Compartilhe:

20/05/2022 OZIEL E JUSMARI MOBILIZAM COMITIVAS DA REGIÃO QUE JÁ ESTÃO CHEGANDO PARA PARTICIPAR DO PGP EM BARREIRAS COM JERÔNIMO, GERALDO JÚNIOR, OTTO, VAGNER E ANGELO CORONEL   Foto de arquivo Oziel e Jusmari utilizam seu poder de mobilização junto a lideranças políticas das diversas cidades do território do Rio Grande que já estão chegando para participar do PGP -Programa de Governo Participativo – evento que acontecerá neste sábado, 21, as 9 da manh ...
  • Compartilhe:

20/05/2022 ENTIDADES LANÇAM NOTA EM DEFESA DA DEMOCRACIA E DA ELEIÇÃO     Entidades das áreas de ciência e imprensa divulgaram nota nesta quinta-feira (19) em defesa da democracia e do sistema eleitoral brasileiro, em um contexto de ataques desferidos às urnas eletrônicas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). O texto é assinado por SBPC (Sociedade Brasil ...
  • Compartilhe:

20/05/2022 KALIL ANUNCIA ALIANÇA COM LULA EM MINAS APÓS IMPASSE E DESISTÊNCIA DE VICE   Pré-candidato ao Governo de Minas Gerais, Alexandre Kalil (PSD) anunciou nesta quinta-feira (19) a aliança com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no estado. Kalil se reuniu com o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), coordenador da campanha de Lula em Minas, e com o deputad ...
  • Compartilhe:

20/05/2022 485.666 TRABALHADORES TÊM ABONO DO PIS PASEP PARA SACAR   Os trabalhadores têm R$ 443 milhões em abonos salariais do PIS e do Pasep que ainda podem ser sacados até o dia 29 de dezembro. O abono pago é de até R$ 1.212, dependendo da quantidade de meses trabalhados em 2020. Segundo dados do Ministério do Trabalho e Previdência, 485.666 abonos d ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade