COVID PROVOCA “PANDEMIA OCULTA” E DEIXA 130 MIL ÓRFÃOS NO BRASIL, INDICA ESTUDO
21 de julho de 2021

por Ana Estela de Sousa Pinto | Folhapress

Foto: Paula Fróes / Gov-BA

Ao menos 130.363 crianças brasileiras de até 17 anos ficaram órfãs por causa da Covid-19 entre março do ano passado e o final de abril deste ano, número que contradiz a ideia de que os mais novos são menos afetados pelo coronavírus.
“É uma pandemia oculta”, dizem os autores da estimativa, publicada nesta terça (20) na revista científica Lancet. “Essas crianças não identificadas são a consequência trágica esquecida dos milhões de mortos na pandemia.”
O número de menores brasileiros que ficaram órfãos multiplica por 180 os cerca de 1.200 óbitos na faixa etária até 19 anos desde o começo da pandemia, segundo o boletim mais recente do Ministério da Saúde.
Colocado em proporção, ele corresponde a uma taxa de 2,4 órfãos para cada mil brasileiros menores de idade, a quarta maior entre 21 países incluídos no estudo. O Peru tem a situação mais grave, com 10,2 órfãos para cada mil menores.
Em termos absolutos, o número do Brasil só não é pior que o do México, que registra pouco mais de 141 mil órfãos, ou 3,5 por mil. Embora o Instituto Nacional dos Direitos das Criança e do Adolescente afirme que contabilizar os órfãos brasileiros é viável por meio das certidões de óbito, não há estatística oficial no país até agora.
“Crianças que perderam pais ou responsáveis na pandemia precisam de apoio governamental urgente ou enfrentarão danos de longo prazo”, afirmou Seth Flaxman, pesquisador do departamento de matemática do Imperial College de Londres e de ciência da computação da Universidade de Oxford, no Reino Unido e um dos 16 autores do trabalho.
Coordenado por Susan Willis, do CDC (centro de controle de doenças dos EUA), o estudo já revisado por pares fornece as primeiras estimativas globais de orfandade causada pela pandemia de Covid-19.
Os cientistas calcularam mais de 862 mil crianças órfãs em 21 países, nos quais ocorreram cerca de 77% das mortes globais por Covid-19 até 30 de abril de 2021. Também estimaram que, em termos globais, mais de 1 milhão de menores perderam um dos pais ou seu principal cuidador, principalmente os avós.
A pesquisa inclui a família de forma ampla, porque 38% das crianças do mundo vivem na mesma casa que os avós, porcentagem que chega a 50% na Ásia-Pacífico. Mais vulneráveis à Covid-19, são esses idosos que costumam dar apoio prático, financeiro ou emocional para seus netos.
“No Brasil, 70% das crianças recebem esse apoio financeiro; ainda assim, o Brasil ocupa o segundo lugar mundial em mortes por Covid-19, reduzindo as opções de cuidados por parentes”, alerta a pesquisa.
Nos EUA, 40% dos avós que vivem com os netos são os principais cuidadores, e no Reino Unido, 40% dos avós cuidam regularmente dos netos.
Considerando crianças que perderam algum parente responsável por sua criação, mesmo que não o principal, os números sobem para mais de 1,2 milhão nos 21 países analisados e mais de 1,5 milhão na estimativa global.
“Evidências de epidemias anteriores mostram que respostas ineficazes a essas mortes, mesmo quando há um pai ou cuidador sobrevivente, podem levar a resultados psicossociais, neurocognitivos, socioeconômicos e biomédicos deletérios para as crianças”, afirma o estudo.
Os cientistas ressalvam que, para os cálculos, presumiram que parentes com 60 anos ou mais que viviam com parentes com menos de 18 anos eram avós e netos, embora o adulto mais velho possa ser um tio ou primo.
“O que aconteceu com meu pai? Cadê minha avó? Quem vai cuidar de mim agora? São as perguntas das crianças que ficam, mas a sociedade também precisa se perguntar como ampará-las da melhor maneira possível. Algum dia chegaremos ao fim da pandemia de Covid -mas seus órfãos ainda existirão por décadas”, afirma Flaxman, em artigo publicado nesta quarta.
O cálculo do número de órfãos foi feito com base em números de fertilidade da ONU e estatísticas nacionais sobre mortes por Covid, o que indica que pode ser ainda maior, segundo os pesquisadores, já que há subnotificação nos registros de óbitos.
O trabalho também mostra que as crianças que perderam o pai são pelo menos o dobro das que perderam a mãe -no caso do Brasil, foi mais que o triplo: 88 mil ficaram órfãos de pai, contra 26 mil que perderam a mãe; cerca de 17 mil viram morrer avós responsáveis por sua criação, estima a pesquisa.
Há três destinos possíveis para menores brasileiros que perdem seus responsáveis: o amparo de parentes, a reorganização familiar em que irmãos mais velhos assumem o cuidado dos mais novos ou abrigos e adoção.
“Orfanatos nunca deveriam ser a resposta”, diz Flaxman. Ele observa que, de acordo com pesquisas neurocientíficas, institucionalizar crianças prejudica seu desenvolvimento cerebral.
Segundo o estudo, governos precisam ajudar famílias a criar menores que tenham ficado órfãos, para evitar a institucionalização, além de ajudar as crianças afetadas materialmente e emocionalmente. “Covid mata rapidamente, deixando pouco ou nenhum tempo para prepará-las para o luto”, observa Flaxman.
No longo prazo, a perda dos cuidadores aumenta o risco de doenças, suicídio, gravidez na adolescência, evasão escolar, violência sexual e vulnerabilidade a exploração econômica, segundo os cientistas.
Para o professor britânico, é preciso agir com urgência e acelerar a vacinação, já que a disseminação de variantes mais contagiosas, como a delta, pode agravar o problema. O risco é especialmente alto na África, continente com alta fertilidade e a menor taxa de vacinação no mundo.
“Trata-se não apenas de salvar vidas, mas de salvar famílias também”, diz Flaxman. Até 23% das crianças nos 21 países analisados são criadas por pais solteiros, cuja morte pode ter consequências extremas para as crianças.
No Brasil, três projetos de lei propõem auxílios nacionais a jovens que perderam responsáveis na pandemia: pensão de R$ 1.100 até os 18 anos, um fundo financeiro de amparo e um cadastro para que os órfãos tenham prioridade em programas sociais.
Para os pesquisadores, ações governamentais devem incluir grupos de apoio psicossocial para o luto, terapia comportamental cognitiva com foco no trauma, prevenção da violência sexual e doméstica e apoio psicossocial a famílias sob estresse.

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

22/10/2021 CONFIRA A PREVISÃO DO TEMPO PARA TODO O NORDESTE DO PAÍS NESTE SÁBADO
  • Compartilhe:

22/10/2021 CLIMATEMPO ALERTA PARA RISCO DE TEMPORAIS NA REGIÃO COM VENTOS DE ATÉ 70KM/H; PREFEITURA DE BARREIRAS EMITE COMUNICADO   A circulação de ventos entre a baixa e média atmosfera estão favorecendo a formação de nuvens carregadas em parte do Nordeste do Brasil. A chuva forte que foi vista nesta quinta-feira, 21, deve se repetir hoje, sexta-feira, 22. Ficam em alerta para o risco de temporais quase todo o esta ...
  • Compartilhe:

22/10/2021 AO LADO DO PREFEITO MIGUEL CRISÔSTOMO, A DEPUTADA JUSMARI CONFERE O INÍCIO DO ASFALTO PARA CARIPARÉ E VISITA DIVERSAS OBRAS EM RIACHÃO DAS NEVES   A quinta-feira, 21 de outubro, foi de alegria em Riachão das Neves. Ao lado do prefeito Miguel Crisôstomo, a deputada Jusmari Oliveira percorreu diversas obras que estão sendo realizadas na cidade e na zona rural. Uma das principais, foi o início da terraplanagem e pavimentação asfálti ...
  • Compartilhe:

22/10/2021 ROUND 6: SÉRIE VIRA ISCA PARA APLICAÇÃO DE GOLPES ONLINE   O sucesso de Round 6, série produzida pela Netflix, está sendo aproveitado por criminosos que aplicam golpes na Internet. De acordo com a Avast, empresa de soluções em segurança digital, aplicativos fraudulentos foram encontrados usando indevidamente nome e imagens temáticas da série ...
  • Compartilhe:

22/10/2021 BARREIRAS: SECRETARIA DE SAÚDE INFORMA SOBRE NOVO LOCAL DE VACINAÇÃO 
  • Compartilhe:

22/10/2021 GOVERNO DO ESTADO VAI ANTECIPAR SALÁRIO DE SERVIDORES O Governo do Estado vai antecipar o salário de ativos e pensionistas para 28 de outubro, quando é comemorado o Dia do Servidor. A decisão foi tomada nesta sexta-feira (22), após conversa por telefone entre o governador em exercício, Adolfo Menezes, e o governador Rui Costa, que está em missão ...
  • Compartilhe:

22/10/2021 BARREIRAS: VACINADORES SOFRERAM DURANTE CHUVA NESTA QUINTA-FEIRA; VEJA VÍDEO     A chuva caiu com intensidade em Barreiras nesta quinta-feira, 21 de outubro, e acabou atingindo os vacinadores que trabalham no Parque de Exposições da cidade, no posto de vacinação contra a covid. A população também ficou embaixo d’água na fila de vacinação. ”Rec ...
  • Compartilhe:

22/10/2021 FILIAÇÃO DE MORO AO PODEMOS JÁ TEM DATA E LOCAL   Sergio Moro se filiará ao Podemos no dia 10 de novembro, num evento híbrido no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Será o primeiro passo oficial na disputa ao Palácio do Planalto. A estratégia da cúpula do partido é que seja um ato de impacto, com a participação de políticos ...
  • Compartilhe:

22/10/2021 BAHIA: ESTUDANTE É PRESO SUSPEITO DE ATENDER COMO MÉDICO EM HOSPITAL Um estudante acusado de se passar por médico foi preso nesta sexta-feira (22) em Feira de Santana. O acusado foi levado para a 2ª Delegacia, no Complexo de Delegacias, no bairro do Sobradinho, onde presta depoimento. A suspeita é que os atendimentos feitos pelo aluno de medicina eram através do ...
  • Compartilhe:

22/10/2021 DEPUTADA JUSMARI LANÇA PROPOSTA PARA TRANSFORMAR UNEB DE BARREIRAS EM UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE A deputada Jusmari Oliveira vai trabalhar  para que a UNEB de  Barreiras, ganhe autonomia e seja transformada na Universidade Estadual do Oeste. A pauta lançada  por  Jusmari, em reunião realizada com o diretor da  UNEB de Barreiras, professor  Joaquim Neto e professores representando os div ...
  • Compartilhe:

22/10/2021 SÃO DESIDÉRIO: FAMÍLIAS DA COMUNIDADE DE RIO GRANDE DO MORRÃO RECEBEM CASAS POPULARES “Morava em uma casa onde o terreno foi vendido sem eu saber e do dia para noite me vi sem um teto para morar com minha mãe que tem problemas psiquiátricos. Mas graças a Deus a prefeitura olhou por nós e fomos contempladas com esse programa de habitação. Hoje sou feliz, porque essa nova casa ...
  • Compartilhe:

22/10/2021 BARREIRAS: VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 ALCANÇA ADOLESCENTES A PARTIR DE 15 ANOS A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, deu início à aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 em adolescentes de 15 anos. Para esta etapa, foram disponibilizadas 2.910 doses do imunizante da Pfizer/Biontech. A vacinação, como de costume, acontece no Posto de ...
  • Compartilhe:

22/10/2021 CHUVA EM BARREIRAS FOI MARCADA POR FORTES VENTOS E MUITOS RAIOS; VENTANIA CAUSOU PREJUÍZOS EM POSTO DE COMBUSTÍVEL   Os moradores de Barreiras foram surpreendidos com uma chuva intensa na noite desta quinta-feira, 21. Muitos raios e fortes ventos foram observados em quase toda a cidade. Nas redes sociais e grupos de whatsapp, dezenas de pessoas relataram a surpresa e o medo provocado pelos raios que atingia ...
  • Compartilhe:

22/10/2021 MURAL DO OESTE ENTREVISTA: EX-PREFEITO DE BARREIRAS, PAULO BRAGA FALA SOBRE SUA TRAJETÓRIA POLÍTICA
  • Compartilhe:

22/10/2021 MURAL DO OESTE ENTREVISTA: DR. REGINALDO MELO FALA SOBRE SUA TRAJETÓRIA NA CIDADE DE BARREIRAS
  • Compartilhe:

21/10/2021 ANGICAL: CORPO DE MOTORISTA É ENCONTRADO EM ESTADO DE DECOMPOSIÇÃO EM FAZENDA   Foi encontrado o corpo do motorista de caminhão identificado como Jaber Guedes Soares, 40 anos, natural de Malta (PB), que de acordo com registro policial, desapareceu por volta das 18h30 de segunda-feira (18). O desaparecimento: De acordo com o companheiro de viajem de Jaber, eles faziam o ...
  • Compartilhe:

21/10/2021 OESTE DA BAHIA TEM PREVISÃO DE MAIS CHUVA NESTA SEXTA-FEIRA; CONFIRA NA PREVISÃO
  • Compartilhe:

21/10/2021 BARREIRAS: PREFEITURA PUBLICA EDITAL PARA CREDENCIAMENTO DE PRESTADORES DE SERVIÇOS MÉDICOS, PARA ATENDIMENTO DA ATENÇÃO BÁSICA E ESPECIALIZADA A Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria de Saúde, publicou nesta quarta-feira (20), o Edital de Chamamento Público 004/2021, que torna pública a realização do credenciamento de pessoas jurídicas para prestação de serviços médicos na Atenção Básica e na Média Complexidade Ambu ...
  • Compartilhe:

21/10/2021 BOLSONARO ANUNCIA BENEFÍCIO A CAMINHONEIROS; AJUDA DEVE SER DE R$ 400 MENSAIS No dia em que o governo acertou um acordo para modificar a regra do teto de gastos, o presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quinta-feira, 21, criação de um benefício para caminhoneiros sem, porém, informar a fonte dos recursos. “Números serão apresentados nos próximos dias, vamos atender ...
  • Compartilhe:

21/10/2021 BARREIRAS: APÓS REUNIÃO DO DIRETÓRIO DO PARTIDO, VEREADOR VALDIMIRO É EXPULSO DO PODEMOS; INFORMAÇÃO FOI CONFIRMADA PELO PRESIDENTE MUNICIPAL DA SIGLA   O vereador de Barreiras Valdimiro José Dos Santos Filho foi expulso do PODEMOS, segundo informações repassadas ao Mural do Oeste pelo presidente municipal do partido, Binha Novaes. Segundo o presidente da sigla, a decisão foi tomada por unanimidade durante reunião do diretório do PODEMO ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade