COVID-19: BRASIL PODE FICAR NO FIM DA FILA POR VACINA

18 de Maio de 2020

O Brasil corre o risco de ficar no “fim da fila” para receber uma eventual vacina para a Covid-19, diz o Valor Econômico.

“Por causa de brigas deflagradas pelo presidente Jair Bolsonaro”, o país sequer foi convidado a participar do lançamento de uma ação global para o desenvolvimento, a produção e o acesso equitativo a diagnósticos, tratamento e uma possível vacina contra a doença.

As discussões ocorreram no fim de abril e reuniram países como França e Alemanha, além de organizações internacionais, fundações e empresas privadas.

No mês passado, como registramos, a União Europeia obteve a promessa coletiva de que 7,4 bilhões de euros serão destinados ao financiamento de pesquisas e estudos para uma vacina.

“Agora, setores no Brasil na área de ciência e tecnologia se movimentam para convencer o governo a participar da ação global. Primeiro porque, apesar do discurso de acesso equitativo da iniciativa, o risco é de o país, se ficar fora […], não ser prioritário para receber a vacina, não poder influenciar na questão de preços e enfrentar condições inferiores”, diz o jornal.

Caso passe a integrar a iniciativa global, o Brasil também oferece à Fiocruz uma oportunidade para participar de alguma etapa do processo produtivo, pois serão necessárias muitas fábricas e laboratórios em todo o mundo para produzir as vacinas em larga escala.

A participação na iniciativa global é voluntária. Ainda dá tempo de o Brasil entrar.

 

 

O Antagonista

  • Compartilhe:

Publicidade