COVID-19 ATINGE 98% DAS CIDADES DO BRASIL, 5 MESES APÓS 1º CASO
1 de agosto de 2020

Cinco meses após confirmar o primeiro caso de um infectado pelo novo coronavírus, o Brasil tem 98% dos municípios com registros da doença. O número de cidades ainda sem casos diminui dia após dia.

Dados do Ministério da Saúde, tabulados pelo jornal Folha de S.Paulo, apontam ao menos 5.442 cidades com casos confirmados de Covid-19. Em contrapartida, apenas 128 ainda não tinham registros até 30 de julho.

Como comparação, três meses antes, no fim de abril, o total de cidades com ao menos um caso de Covid-19 era de 2.072. Em maio, o número passou a 4.074, ou 73%, e, no fim de junho, para 5.096, ou 91%. Agora, já se aproxima quase de 100%.

Nesses municípios com casos confirmados, viviam ao 209 milhões de pessoas em 2019, segundo estimativas do ministério. As cidades sem caso tinham 599 mil habitantes. Segundo o IBGE, neste ano, a população do país chegou a 211,8 milhões de pessoas.

A mudança nos números de cidades com registros do novo coronavírus evidencia um processo de interiorização da epidemia, o qual tem ficado mais visível nos últimos dois meses.

Atualmente, a Covid concentra 58% dos casos mais recentes em cidades do interior, contra 42% em capitais e regiões metropolitanas. É o inverso do que ocorria até o fim de maio deste ano.

O Brasil é o segundo país com mais mortes na pandemia, atrás dos Estados Unidos. Desde março, mais de 90 mil óbitos foram registrados em razão do novo coronavírus.

O balanço mostra que, em 15 estados e no Distrito Federal, o novo coronavírus já atinge todas as cidades. Nos demais, a taxa de municípios atingidos fica acima de 94%.

Pouco a pouco, a epidemia também já derruba novas fronteiras. Em comum, a maioria das cidades ainda sem registros da doença têm menos de 10 mil habitantes (das 128, são apenas 11 acima desse total, mas ainda com menos de 25 mil habitantes).

“É a lógica dessa doença: ela chegou primeiro nas cidades maiores e depois vai para as cidades pequenas, que estão mais isoladas. São cidades onde a epidemia leva mais tempo para chegar, uma vez que não há um fluxo tão grande de pessoas e mercadorias”, afirma o epidemiologista Diego Xavier, da Fiocruz.

Para ele, que faz parte do MonitoraCovid, os dados reforçam o caminho da epidemia nos últimos meses, a qual iniciou com mais força nas capitais do Sudeste, Norte e Nordeste, e agora acelera também nas demais regiões e municípios.

O infectologista da Fiocruz chama a atenção para a velocidade de propagação do vírus.

“Se for pensar na dimensão territorial do Brasil e onde esses municípios estão, atingir [quase 100%] em cinco meses é rápido. No Amazonas, o vírus chegou até de barco, ou a tribos indígenas”, diz Xavier.

Cidades que tiveram maior adesão ao isolamento no início da epidemia conseguiram retardar o avanço, diz.

“Belo Horizonte, por exemplo, fez um bloqueio rígido no início da epidemia e isso retardou a chegada em algumas cidades do interior”, avalia. “Já em Mato Grosso, é como se tivesse chegado de uma só vez em quase todo o estado”.

Especialistas alertam ainda para a possibilidade de subnotificação. “A doença está indo mais para o interior, região com menos acesso a dados e testes”, diz o epidemiologista Wanderson Oliveira, ex-secretário de Vigilância do Ministério da Saúde.

Mesma avaliação tem Ana Freitas Ribeiro, infectologista do Emílio Ribas. “[A notificação] Depende da capacidade de triagem, de fazer monitoramento de casos e de seus contatos. Se o município tiver essa capacidade de detecção, a tendência é o número [de casos] aumentar.”

Representantes de municípios ouvidos pela Folha negam haver subnotificação. Eles citam a distância de cidades maiores e a adesão da população ao isolamento social como possíveis fatores para o menor impacto até agora.

Os gestores também dizem investir em medidas de controle, como barreira para monitoramento de visitantes e uso obrigatório de máscaras.

Em Urupema (SC), uma dos cidades mais frias do país, a prefeitura fechou o que antes era um dos principais pontos turísticos: um mirante onde é possível ver o fenômeno chamado de sincelo, quando há o congelamento da neblina.

O motivo é o temor de aglomeração no local, diz a secretária municipal de Saúde, Tânia Borges.

Segundo ela, a baixa densidade demográfica e a adesão ao distanciamento social ajudaram a retardar a chegada da doença.

“Em contrapartida, como somos do interior, temos de nos deslocar com frequência para um centro maior, que é Lages e tem casos”, afirma Borges, que monitora também os registros de cidades vizinhas.

“A proximidade ajuda. Se sair um caso confirmado e os parentes estão aqui, conseguimos monitorar e fazer isolamento”, explica.

Única a não ter registros no Rio Grande do Norte, a cidade João Dias, com 2.654 habitantes, teme o novo coronavírus. Segundo a secretária municipal de Saúde, Elizabeth Xavier de Souza, a população tem ajudado.

“Todo mundo tem medo de ser acometido, e as pessoas temem, sim, pelo fato de ver em jornais que as UTIs estão lotadas”, afirma.

A cidade só tem um posto de saúde. Para casos graves, é preciso viajar 40 km até Pau dos Ferros.

Para evitar a propagação da doença, a prefeitura diz ter comprado uma máquina para desinfecção das ruas e colocou equipes de saúde para distribuir máscaras e dar orientações de isolamento.

Já em Santa Mercedes (SP), a aposta tem sido em seguir o plano proposto pelo estado, que prevê fases de isolamento, e manter medidas já adotadas, como a restrição a feiras livres.

“Os feirantes vêm de municípios vizinhos, e julgamos que poderia ser um motivo de transmissão”, diz o chefe de gabinete da prefeitura, Cláucio Roberto Cruz.

A cidade, porém, corre risco de deixar a lista em breve. Atualmente, equipes de saúde monitoram 21 casos suspeitos, que aguardam período indicado de coleta de exames em isolamento, aponta a secretaria de saúde. Mesma situação ocorre em outros estados.

“Ainda estamos com cidades sem casos. Mas acreditamos que é questão de dias para ter em todos os municípios”, afirma Tânia Marcial, médica infectologista da secretaria estadual de Saúde de Minas Gerais, que, até o dia 30, tinha 53 cidades ainda sem casos.

Para Marcial, o fato de ter um número maior de cidades ainda sem mortes confirmadas —são 465 no estado— mostra que a assistência tem sido efetiva.

Especialistas, no entanto, alertam que o número de municípios que tiveram óbitos também vem crescendo no país. Atualmente, 3.580 deles registraram mortes por Covid-19, segundo os dados tabulados pela Folha.

Em entrevista na quarta-feira (29), o atual secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Arnaldo Correia, disse que, apesar do aumento no número de cidades com registros de Covid-19, a maioria concentra baixo número de casos.

Os dados apresentados pela pasta mostram que, na última semana, 4.795 cidades tiveram novos casos da doença —destas, 401 tiveram apenas 1 registro, 3.842 entre 2 a 100 casos e o restante acima desse montante.

“A grande maioria tem de um a cem casos”, disse Correia.

Especialistas, no entanto, dizem que mesmo um pequeno número de registros pode ter impacto em cidades de menor população.

Para Xavier, da Fiocruz, o avanço da epidemia em cidades menores também traz um alerta para a organização da rede e medidas conjuntas entre municípios —em um momento em que ainda há aceleração de casos em boa parte do país e concentração de leitos nas capitais.

“Se as cidades maiores desmobilizarem antes da hora, a curva pode voltar a subir e ter aumento de casos junto com a demanda do interior [por UTIs]”, afirma o epidemiologista.

Folhapress

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

06/07/2022 PROFESSORA MÁRCIA RASIA DÁ DICAS PARA QUEM QUER SER APROVADO NO CONCURSO DA PREFEITURA DE BARREIRAS
  • Compartilhe:

06/07/2022 LIBERADO EXTRATO DO FGTS APÓS DÉBITO DO SAQUE EXTRAORDINÁRIO DE R$ 1 MIL O Governo Federal liberou entre os meses de abril e junho os depósitos do saque extraordinário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). A modalidade contemplou todos os trabalhadores que possuem saldo disponível em suas contas vinculadas ao fundo. De acordo com o Ministério do Trabalho ...
  • Compartilhe:

06/07/2022 NOVA PESQUISA MOSTRA INTENÇÕES DE VOTO PARA PRESIDENTE NA BAHIA O ex-presidente Lula (PT) lidera, com quase 50% das intenções de voto, a corrida eleitoral na Bahia, de acordo com levantamento da Paraná Pesquisas divulgado nesta terça-feira 5. De acordo com o instituto, o petista tem 49,8%, quase o dobro do presidente Jair Bolsonaro (PL), que aparece com 26,5 ...
  • Compartilhe:

06/07/2022 EXAMES DE LEISHMANIOSE EM CÃES SÃO SUSPENSOS TEMPORARIAMENTE EM BARREIRAS; SAIBA O MOTIVO   Os testes rápidos para detectar a leishmaniose visceral canina estão temporariamente suspensos em Barreiras, devido à falta de insumos do kit DPP proveniente do governo federal. O desabastecimento ocorreu devido à aquisição realizada ao laboratório responsável não ter sido entregue d ...
  • Compartilhe:

06/07/2022 BANDA LIMÃO COM MEL SOFRE ACIDENTE DE ÔNIBUS NA BAHIA Os integrantes da banda Limão com Mel sofreram um acidente de ônibus na tarde desta terça-feira (5/7) na Bahia. Em um vídeo publicado no perfil oficial da banda no Instagram, os vocalistas Edson Lima e Adma Andrade afirmam que ninguém da equipe teve ferimentos.  O caso ocorreu em um trecho d ...
  • Compartilhe:

05/07/2022 HOSPITAL COTEFI AGORA CONTA COM PRONTO-SOCORRO CLÍNICO 24 HORAS; SAIBA MAIS Referência há 23 anos no Oeste da Bahia em atendimento médico, o Hospital COTEFI inova mais uma vez. Desde o início de julho, o Hospital passa a oferecer mais 2 novos serviços: – Pronto-socorro Clínico 24 horas. – Pronto-socorro Pediátrico até às 22h. – Pronto-socorro Orto ...
  • Compartilhe:

05/07/2022 DR. AIRTON PINTO PARABENIZA O MUNICÍPIO DE ANGICAL PELOS 132 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA   O pré-candidato a deputado federal Dr. Airton Pinto publicou uma mensagem nas suas redes sociais nesta terça-feira, 05 de julho, data em que se comemora o aniversário de emancipação política de Angical. Airton destacou a história e a cultura do município em suas felicitações. No ani ...
  • Compartilhe:

05/07/2022 DETRAN REALIZA LEILÃO VIRTUAL DE VEÍCULOS E SUCATAS EM CIDADES DO INTERIOR DA BAHIA O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran) realiza um novo leilão virtual nesta semana, onde são negociados veículos conservados e sucatas. Os lances podem ser dados até a próxima sexta-feira (8) e tem lotes custodiados nas cidades de Teixeira de Freitas, Senhor do Bonfim e Conc ...
  • Compartilhe:

05/07/2022 PREFEITURA DE BARREIRAS E COMUNIDADE DE BARROCÃO DE BAIXO REALIZAM FESTEJOS DE SÃO PEDRO Com o objetivo valorizar, difundir, incentivar e manter viva as tradições juninas e a cultura popular, a Prefeitura de Barreiras realizou nos dias 01 e 02 de julho, os festejos de São Pedro no povoado do Barrocão de Baixo. Foram dois dias de muita animação e alegria, onde o público marcou pre ...
  • Compartilhe:

05/07/2022 AIBA AVANÇA EM TRATATIVAS DO TERMO DE COOPERAÇÃO ASSINADO ENTRE GOVERNOS DA BAHIA E TOCANTINS A demanda em relação à segurança jurídica entre os estados da Bahia e Tocantins e que vem sendo conduzida pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), há 14 anos, teve um grande desdobramento com a assinatura do Termo Declaratório de Divisa Territorial assinado entre os gov ...
  • Compartilhe:

05/07/2022 BAHIA VOLTA A REDUZIR ICMS SOBRE COMBUSTÍVEIS   Decreto publicado pelo Governo do Estado nesta sexta-feira (1°) reduziu, mais uma vez, as bases de cálculo do ICMS ((imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação) sobre com ...
  • Compartilhe:

05/07/2022 CONFIRA OS NÚMEROS ATUALIZADOS DA COVID-19 EM BARREIRAS A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Desde o Boletim Nº 728, de 30 de junho de 2022, não houve coletas de novas amostras de casos que indicam suspeição de coronavírus (Covid-19). Informa ainda, que foram concluídos 344 ...
  • Compartilhe:

05/07/2022 41 PRAIAS PARADISÍACAS PARA CONHECER NO NORDESTE Quem não sonha em descansar em um lugar tão bonito que parece até ter saído de um cenário de filme? Viver essa experiência pode estar bem pertinho de você. No Brasil existem inúmeros lugares encantadores, mas as praias sempre estão entre as atrações prediletas e mais procuradas pelos tur ...
  • Compartilhe:

04/07/2022 SÃO DESIDÉRIO: FESTEJO DE SÃO PEDRO EM RODA VELHA DE BAIXO REÚNE GRANDE PÚBLICO   O São Pedro em Roda Velha de Baixo foi marcado por emoções, forró e muita animação. Um grande público curtiu a festa durante as duas noites de 01 e 02 de julho. Shows com as bandas Gatinha Manhosa e Lambasaia foram prestigiados por uma multidão, e a programação incluiu também apresenta ...
  • Compartilhe:

04/07/2022 CURTO CIRCUITO CAUSA INCÊNDIO EM UTI NEUROLÓGICA DO HOSPITAL ROBERTO SANTOS Um curto circuito causou um princípio de incêndio na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neurológica do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador. Segundo o G1, o caso, que aconteceu na noite deste domingo (3), não deixou feridos. Na ocasião, a assessoria de comunicação do hospital inf ...
  • Compartilhe:

04/07/2022 ACIDENTE DEIXA MOTORISTA FERIDO NA BR-242 Um acidente deixou o motorista ferido no KM-348, da BR-242, sentido Barreiras, cidade do oeste baiano, após o caminhão que ele dirigia sair da pista e tombar. O veículo transportava coco. O momento foi registrado por imagens de uma câmera de aparelho celular. No vídeo, é possível ver o tráfe ...
  • Compartilhe:

04/07/2022 HORÓSCOPO DO DIA (04/07): CONFIRA A PREVISÃO DE HOJE PARA O SEU SIGNO Equilíbrio de forças O sextil do Sol em Câncer com a Lua Nova em Virgem traz para hoje um equilíbrio de forças. O Sol, representando a Essência, vibra no campo emocional e a Lua, como receptáculo da luz solar, nos traz realização, trabalho e esforço material em Virgem. Polaridades masculin ...
  • Compartilhe:

04/07/2022 INSS OFERECE ATENDIMENTO PRESENCIAL COM NOVAS REGRAS A PARTIR DESTA SEGUNDA-FEIRA; VEJA COMO VAI FUNCIONAR A partir desta segunda-feira (4), os trabalhadores, aposentados e pensionistas que forem às agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão novas regras de atendimento. As mudanças abrangem horários de abertura ao público, tipo de agendamento, o direito a acompanhante, a entrega d ...
  • Compartilhe:

04/07/2022 CANTORA DIZ QUE TEVE SHOW ENCERRADO POR NÃO “MANDAR ALÔ” PARA PREFEITO A cantora Tayara Andreza usou suas redes sociais para fazer um desabafo na madrugada deste domingo (3/7). Ela afirmou, na ferramenta stories, que teve seu show interrompido porque não “estava mandando alô” para o prefeito Aluízio Xavier (PSD). A apresentação aconteceu em Tracunhaém, Zona d ...
  • Compartilhe:

04/07/2022 BARREIRAS: CARRO CAI EM CANAL NO BAIRRO VILA DOS FUNCIONÁRIOS Neste domingo (03), por volta das 05h30min, aconteceu um acidente com um veículo GM/Astra, cujo motorista perdeu o controle da direção e veio a cair em uma vala às margens da BR-135, no bairro Vila dos Funcionários, em Barreiras. O SAMU foi acionado e prestou socorro às quatro pessoas que esta ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade

Publicidade