
Um total de R$ 15 milhões de recursos serão disponibilizados para o desenvolvimento de ações de infraestrutura, logística e pesquisa, no oeste do Estado, algumas já em andamento e outras, ainda a serem implantadas. Trata-se de obras de abertura de estradas, construção e recuperação de pontes e projetos como o desenvolvimento de cultivares de gergelim, como alternativa para a sucessão da soja, no inverno, de reponsabilidade da Fundação Bahia.
O presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), que também preside o Prodeagro, Celestino Zanella, destacou os avanços conquistados pelo Programa ao longo dos seis anos de existência. “Os resultados são muito positivos, esses recursos tornam possível a catalisação de ações, temos conseguido asfaltar ruas, cortar serras para a abertura de estradas, construir pontes. É uma soma de esforços e valores que envolve o Programa, agricultores e prefeituras, com multiplicação de recursos”, destacou.
Para a secretária Andréa Mendonça, o Prodeagro revela-se cada vez mais um importante programa de política agrícola do Estado da Bahia, e a Fenagro, o espaço estratégico para a realização de reuniões do setor e formação de novas parcerias. “É importante para nós, receber as demandas, buscar estratégias que garantam uma agricultura cada vez mais responsável e eficaz, e a Fenagro é o local para que isso aconteça, como é o caso do Prodeagro, que mantém ações efetivas para melhoria não apenas da atividade, mas, da vida das pessoas”, disse.
As ações desenvolvidas pelo Patrulha Mecanizada, um Projeto criado Abapa com recursos do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), e mantido, parte com aportes do Prodeagro e que garante a infraestrutura básica para que os agricultores baianos possam escoar a sua produção e melhorar a trafegabilidade das estradas vicinais até as propriedades rurais, foram destacadas pelo presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Júlio Busato. “Já investimos no Patrulha mais de 30 milhões, recuperamos mais de 1.300 quilômetros de estradas que cortam o Oeste baiano. Temos outros projetos na fila e estamos tentando aumentar ainda mais estes recursos para contemplar estes novos projetos. Daí a importância dos valores do Prodeagro somados aos dos produtores “, disse.
Fazem parte do conselho gestor do Programa a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa), Fundação Bahia e as secretarias estaduais de Agricultura (Seagri) e Infraestrutura (Seinfra).
MURAL DO OESTE / Com Assessorias de imprensa da Abapa/Aiba