CONHEÇA OS ALIMENTOS QUE PREJUDICAM OS DENTES

23 de jan de 2018

Alguns alimentos que prejudicam os dentes e que podem levar ao desenvolvimento de cáries são os alimentos ricos em açúcar, como balas, bolos ou refrigerantes, por exemplo, principalmente quando consumidos diariamente.

Assim, para evitar o desenvolvimento de problemas dentários, como cáries, sensibilidade dentária ou inflamação das gengivas, por exemplo, é fundamental evitar o consumo de alimentos cariogênicos, que são ricos em açúcar, além de lavar os dentes todos os dias pelo menos 2 vezes ao dia, sendo que uma delas deve ser sempre antes de dormir.

Desta forma, alguns alimentos que prejudicam os dentes os dentes incluem:

1. Álcool e café

Conheça 5 alimentos que prejudicam os dentes

A bebida alcoólica, como vinho tinto por exemplo, tem substâncias que corroem os tecidos da boca, gengivas, bochechas e dentes, diminuindo a produção de saliva que é responsável por ajudar a remover o resto de alimentos que ficam na boca. A falta de saliva faz com que a boca fique seca, tornando-se um ambiente agradável para o desenvolvimento de bactérias e as chances de desenvolver cáries é maior.

Além disso, o consumo frequente de café, vinho e chá também mancha os dentes devido aos seus pigmentos e corantes, o que danifica o aspeto da boca.

2. Doces e refrigerantes

Conheça 5 alimentos que prejudicam os dentes

Os alimentos e bebidas ricos em açúcar, como bolos, balas ou refrigerantes, prejudicam os dentes e as gengivas pois estes alimentos levam ao desenvolvimento de bactérias na boca, que transformam o açúcar em ácido, destruindo o esmalte dos dentes.

3. Frutas ácidas

Conheça 5 alimentos que prejudicam os dentes

Os sucos de frutas ácidas, como limão, maçã, laranja ou uva por exemplo aumentam o desgaste dos dentes e a erosão dos dentes é maior principalmente quando são consumidas sozinhas sem acompanhamento de pão ou iogurte, por exemplo. Além disso, molhos como vinagre e tomate também devem ser evitados.

4. Alimentos ricos em carboidratos

Conheça 5 alimentos que prejudicam os dentes

Alguns alimentos ricos em carboidratos, principalmente que contêm amido, como batata, pão, feijão branco, macarrão e cereais ficam mais facilmente nos dentes, o que aumenta as chances de desenvolver bactérias e ao surgimento de cáries.

5. Frutas secas

Conheça 5 alimentos que prejudicam os dentes

Geralmente, as frutas secas e cristalizadas são ricas em açúcar como uva passa ou banana seca, por exemplo.

Todos estes alimentos devem ser evitados especialmente antes de dormir, pois caso a escovagem dos dentes não seja feita de forma adequada, os resíduos destes alimentos estarão mais tempo em contato com os dentes e gengivas durante a noite, favorecendo o crescimento de bactérias e o desenvolvimento de cáries.

 

Via: Tua Saúde

  • Compartilhe:

Publicidade