CONFIRA 10 TEMAS POLÊMICOS QUE DEVEM DOMINAR PAUTA DO CONGRESSO EM 2018
8 de janeiro de 2018

Na volta do recesso parlamentar, que ocorre no dia 2 de fevereiro, o Congresso tem uma lista de temas polêmicos para votar. Encabeçando esse ranking está a reforma da previdência, mas ela não está sozinha, as mudanças nas leis trabalhistas também prometem esquentar os debates.

Há também a discussão sobre a cassação do deputado Paulo Maluf e a análise do processo contra Lúcio Vieira Lima. Os parlamentares ainda têm na pauta o aborto, o casamento gay, o foro privilegiado e regra de ouro.

Confira abaixo alguns dos assuntos que devem dominar a agenda política em Brasília, neste ano, de acordo com levantamento do portal G1:

1 – Reforma da Previdência

A reforma da Previdência (PEC 287/16), cuja votação está marcada para 19 de fevereiro, deve ser o principal tema em análise no Plenário da Câmara dos Deputados em 2018. Essa é a opinião tanto de líderes de partidos da base do governo, que defendem a medida como necessária para equilibrar as contas do País, quanto da oposição, que alerta sobre a retirada de direitos e quer evitar a aprovação da proposta.

Como não tem os 308 para aprovar a emenda constitucional, o Palácio do Planalto corre contra o tempo para conseguir o apoio necessário. Se passar na Câmara, seguirá ao Senado.

2 – Reforma trabalhista

A nova legislação trabalhista entrou em vigor em novembro. No entanto, houve polêmica em torno de alguns pontos, e o governo federal enviou ao Congresso uma medida provisória com ajustes.

As mudanças propostas especificam, por exemplo, as regras para a jornada 12 X 36 e a contratação de autônomos. A MP precisa ser aprovada pela Câmara e depois pelo Senado.

3 – Cassação de Maluf

Depois de o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin determinar o cumprimento da pena de Paulo Maluf (PP-SP), em regime fechado, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, encomendou parecer aos técnicos da Casa.

A depender do resultado, a palavra final sobre a perda do mandato de Maluf deve ficar nas mãos dos parlamentares, durante votação em plenário. “Apesar da idade avançada de Maluf, que pesa entre os deputados, fica difícil manter o mandato depois da prisão. A palavra final será da Câmara, mas o ambiente é de cassar o mandato. Ainda mais em ano eleitoral e com a votação aberta”, observou um deputado do PP, partido de Maluf.

Maluf está preso na Papuda (DF), após Fachin ter determinado, no último dia 19, que ele começasse a cumprir a pena de 7 anos, 9 meses e 10 dias de prisão, pelo crime de lavagem de dinheiro.

4 – Conselho de Ética

Depois de arquivar todos os processos abertos para apurar conduta de deputados em 2017, o Conselho de Ética da Câmara deverá analisar neste ano o caso do deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), irmão do ex-ministro Geddel Vieira Lima.

O parlamentar peemedebista é acusado pelo Ministério Público de lavagem de dinheiro e associação criminosa pelo episódio dos R$ 51 milhões encontrados em um apartamento de Salvador.

5 – Regra de ouro

O governo federal estuda enviar ao Congresso uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para mudar a chamada “regra de ouro” das contas públicas. Diante da crise fiscal, o objetivo é evitar ser acusado de crime de responsabilidade, que, em tese, pode motivar um processo de impeachment.

Essa regra limita quanto o governo pode se endividar e impede que a União pegue dinheiro emprestado para pagar despesas de custeio, como salários de servidores, aluguéis, água e luz.

6 – Foro privilegiado

A Câmara deverá instalar uma comissão especial para debater a restrição do foro privilegiado. Na proposta, ficariam com foro apenas os presidentes da República, do Senado, da Câmara e do Supremo Tribunal Federal (STF).

7 – Casamento homoafetivo

O plenário do Senado pode votar projeto que garante a realização de casamentos homoafetivos. A proposta estabelece como entidade familiar “a união estável entre duas pessoas”. Atualmente, o Código Civil considera entidade familiar a “união estável entre o homem e a mulher”.

O projeto entrou na pauta no fim do ano passado, mas, após forte resistência de parlamentares da bancada religiosa, a análise do texto acabou adiada.

8 – Aborto

A comissão especial da Câmara que discute o aborto pode terminar de votar no retorno do recesso o relatório que inclui na Constituição a previsão de que o direito à vida fica garantido “desde a concepção”.

Críticos ao texto dizem que, na prática, a expressão proíbe o aborto, mesmo nas situações em que é atualmente permitido, como no caso de estupro. O texto-base do projeto foi aprovado em novembro.

Falta, porém, terminar a análise de destaques, que podem alterar o conteúdo. Depois, ainda precisará ser votado no plenário da Câmara e do Senado.

9 – Estatuto do desarmamento

O Senado pode analisar propostas que promovem alterações no Estatuto do Desarmamento. Um projeto, que está na pauta do plenário, tem o objetivo de assegurar, a residentes em áreas rurais, a aquisição de uma arma de fogo de uso permitido.

Outra medida – sob análise da CCJ – é mais radical: revoga o estatuto e estabelece novas, e mais brandas, regras para a posse e o porte de armas.

10 – Maioridade penal

A CCJ do Senado pode analisar uma proposta que possibilita que jovens de 16 a 18 anos respondam como adultos pela prática de crimes graves, como homicídio, latrocínio e estupro.

O texto chegou a entrar na pauta da CCJ em 2017, mas, sem acordo, saiu da lista de votações do colegiado.

 

Via: Notícias ao Minuto

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

31/01/2023 PREFEITURA DE SÃO DESIDÉRIO LANÇA CHAMADA PÚBLICA PARA AQUISIÇÃO DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR PARA A MERENDA ESCOLAR Com o objetivo de atender o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e aos alunos da rede municipal de ensino, a Prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri), lançou o Edital da Chamada Pública 2023 para aquisição de produtos da Agr ...
  • Compartilhe:

31/01/2023 COMEÇA MONTAGEM DA MEGAESTRUTURA DO BARREIRAS FOLIA 2023 NO CIRCUITO AGUINALDO PEREIRA, NA BR 242   Maior Carnaval do Interior da Bahia acontece de 17 a 21 de fevereiro Depois de adiantar a montagem da estrutura da Festa de Momo no Circuito Zé de Hermes no Centro Histórico, onde é realizado o tradicional carnaval cultural, a Prefeitura de Barreiras deu início nesta segunda-feira (30), ...
  • Compartilhe:

30/01/2023 SANTA MARIA DA VITÓRIA: PF IDENTIFICA AUTOR DE POSTAGEM QUE ANUNCIAVA ATENTADO EM ESCOLA   Foto: Divulgação / Polícia Federal Uma operação da Polícia Federal (PF) foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (30) em Santa Maria da Vitória, na Bacia do Rio Corrente, Oeste baiano. Intitulada de Sentinela, a operação visa reprimir e prevenir casos de atentados em escolas. &nb ...
  • Compartilhe:

30/01/2023 ÔNIBUS COM TIME DE FUTEBOL CAI DE PONTE E DEIXA QUATRO MORTOS EM MG Um ônibus caiu de uma ponte e deixou quatro mortos e 29 feridos na BR-116, em Além Paraíba, no interior de Minas Gerais, nesta segunda (30).  A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o veículo levava o time de futebol Esporte Clube Vila Maria Helena de Ubaporanga (MG) para Duque de Ca ...
  • Compartilhe:

30/01/2023 LULA NOMEIA 122 MILITARES PARA CARGOS NO GSI APÓS DEMISSÕES   Lula (foto) nomeou 122 membros das Forças Armadas para cargos no Gabinete de Segurança Institucional (GSI). As medidas foram assinadas na última sexta-feira (27) e publicadas no Diário Oficial da União nesta segunda (30). As nomeações ocorrem após uma série de demissões no GSI, dia ...
  • Compartilhe:

30/01/2023 SANTA MARIA DA VITÓRIA: POLÍCIA FEDERAL DEFLAGRA OPERAÇÃO VISANDO PREVENÇÃO DE MASSACRES EM ESCOLAS Barreiras/BA – Na manhã desta segunda-feira (30/01), a Polícia Federal deflagrou, na cidade de Santa Maria da Vitória/BA, a Operação Sentinela, que visa à repressão e prevenção de massacres em escolas. A investigação foi iniciada a partir de trabalho de inteligência da Divisão de Repr ...
  • Compartilhe:

30/01/2023 MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A MORTE DE TRABALHADORES EM FAZENDA ÀS MARGENS DA BR-242, EM BARREIRAS Dois trabalhadores morreram após caírem em um silo de farelo de soja – espécie de reservatório onde grãos são armazenados fora dos sacos–, em uma fazenda às margens da BR-242, no trecho da cidade de Barreiras, oeste da Bahia. A situação foi registrada no sábado (28). As duas vítimas ...
  • Compartilhe:

30/01/2023 BARREIRAS RECEBE INVESTIMENTOS PARA AMPLIAR ATENDIMENTO DO SISTEMA DE ESGOTO     Cidade pólo do Oeste da Bahia, Barreiras continua sendo contemplada com investimentos para a expansão da prestação do serviço de esgotamento sanitário. O Governo do Estado, por meio da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), vem investindo R$ 2,7 milhões, de recursos próprios, ...
  • Compartilhe:

30/01/2023 BLOCOS ALLANBICK E GATO CONFIRMAM ATRAÇÕES PARA O CARNAVAL DE BARREIRAS DESTE ANO Os blocos Allanbick e Gato confirmaram na noite desta quinta-feira, 19, as suas atrações para o Carnaval de Barreiras deste ano. O bloco do Gato anunciou o cantor Robyssão e a banda Turma da Bregadeira. Já o bloco Allanbick terá a banda Lá Fúria, O Poeta e Oh Polêmico como atrações do maio ...
  • Compartilhe:

30/01/2023 BARREIRAS: BOMBEIROS MILITARES RESGATAM DOIS CORPOS DE TRABALHADORES VÍTIMAS DE ENGOLFAMENTO EM FAZENDA Bombeiros militares do 2º Subgrupamento (2º SGBM – 17º GBM) resgataram os corpos de dois trabalhadores vítimas de engolfamento, em uma fazenda à altura do km 542 da BR-242, no trecho de Barreiras, no último sábado (28). Dada à profundidade do silo, cerca de 20 metros, a guarnição que ...
  • Compartilhe:

30/01/2023 TSE PLANEJA PARA 2023APLICATIVO QUE FACILITA CRIAÇÃO DE PARTIDOS TSE planeja para 2023 aplicativo que facilita criação de partidos Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) incluiu em seu planejamento para 2023 implementar um sistema digital que facilitaria a coleta de assinaturas para a criação de partidos políticos. A muda ...
  • Compartilhe:

30/01/2023 TRABALHADORES LEVAM 2,8 ANOS A MAIS PARA SE APOSENTAR APÓS REFORMA   Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) estão levando, em média, 2,8 anos a mais para conseguir se aposentar após a aprovação da reforma da Previdência. O adicional é maior para os homens (3,5 anos) e menor no caso das mulheres (2 anos). Os dados foram retratados em ...
  • Compartilhe:

27/01/2023 PREFEITURA DE BARREIRAS INTERDITA TRECHO DA BR 242 PARA MONTAGEM DA ESTRUTURA DO BARREIRAS FOLIA 2023   A Prefeitura Municipal de Barreiras interditou o trecho da BR 242 entre  a Rotatória do Galego Lanches e a Câmara de Vereadores para montagem da  estrutura do Barreiras Folia. Segundo o prefeito Zito Barbosa este será um  dos melhores carnavais do interior da Bahia.
  • Compartilhe:

27/01/2023 GOVERNADOR JERÔNIMO INCLUI BR-242 EM OBRAS PRIORITÁRIAS PARA GOVERNO LULA; DEPUTADA JUSMARI EXALTA DECISÃO O trecho entre Barreiras e Luís Eduardo Magalhães será duplicado A deputada estadual Jusmari Oliveira e o ex-prefeito de Luís Eduardo Magalhães (LEM) e liderança política Oziel Oliveira exaltaram, nesta sexta-feira (27), a inclusão da recuperação e duplicação da BR-242 na Bahia no grupo ...
  • Compartilhe:

27/01/2023 FOI DADO PASSO INICIAL PARA RECUPERAÇÃO DA BARRAGEM DE OURIÇANGA EM ANGICAL   Após a barragem do povoado de Ouriçanga no assentamento de Reforma Agrária de Angical ter sido destruída nas enchentes de 2021, na data de hoje o presidente da associação local, Sr Cirsino Porto, esteve na Codevasf/Barreiras em audiência agendada pelo presidente do PT Nado com o Gerent ...
  • Compartilhe:

27/01/2023 PF CUMPRE 11 MANDADOS DE PRISÃO CONTRA SUSPEITOS DE ATAQUE GOLPISTA   A Polícia Federal cumpre nesta sexta-feira (27) um total de 11 mandados de prisão preventiva e 27 de busca e apreensão para identificar participantes, financiadores e apoiadores dos atos golpistas do dia 8 de janeiro, em Brasília. A terceira fase da Operação Lesa Pátria foi determinada ...
  • Compartilhe:

27/01/2023 PRIMEIRO PEDIDO DE IMPEACHMENT DE LULA É PROTOCOLADO NA CÂMARA Como adiantamos, o deputado Ubiratan Sanderson (PL-RS) protocolou hoje o primeiro pedido de impeachment do presidente Lula (PT, à direita na foto). Na peça, o parlamentar argumenta que o petista cometeu crime de responsabilidade ao associar a um golpe de Estado o impeachment da ex-presidente Dilma ...
  • Compartilhe:

27/01/2023 CONHEÇA A FAREJADORA DO CORPO DE BOMBEIROS UTILIZADA NO RESGATE A VÍTIMAS DE ACIDENTE NA SERRA DA MANGABEIRA Esta é a farejadora Cristal, do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA). A cadela é especialista em detectar  pessoas em óbito. A atuação da dela na triste ocorrência da Serra da Mangabeira foi fundamental para, mesmo diante da dor, amenizar a angústias de familiares e de todas as pessoa ...
  • Compartilhe:

27/01/2023 REPRESENTANTES DO NETOS DE MOMO SÃO RECEBIDOS POR GESTORES MUNICIPAIS E EQUIPE TÉCNICA DO BARREIRAS FOLIA Os detalhes sobre o desfile dos foliões do Netos de Momo, bloco que se transformou em uma das principais manifestações culturais de Barreiras, com 43 anos de tradição, foram discutidos durante reunião entre os representantes do bloco, Dr. Wagner Pamplona de forma presencial e Gil Pamplona de f ...
  • Compartilhe:

27/01/2023 ESTUDANTE DE MEDICINA MORRE NO HOSPITAL DO OESTE APÓS ACIDENTE NA BR-020 No final da tarde desta quinta-feira, 26, médicos do Hospital do Oeste constataram a morte de Mariani Fernandes Campanholi, de 21 anos, que não resistiu aos graves ferimentos sofridos no acidente da manhã desta quinta-feira, 26, na BR 020, entre LEM e Roda Velha. De acordo com informações de pe ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade