CIRCULO DE LEITURA MARCA 130 ANOS DE BARREIRAS

25 de maio de 2021

A Academia Barreirense de Letras (ABL) participa neste dia 26 de maio, de um Círculo de Leitura em homenagem aos 130 anos de emancipação política de Barreiras, como parte de um projeto maior com envolvimento de várias instituições, organizado para comemorar os 100 anos de nascimento de Paulo Freire.

O evento virtual desta quarta-feira tem por tema ‘A importância do ato de ler’, título de um dos livros do educador, com a participação dos professores Atauan Queiroz (IFBA/Barreiras), Ananda Lima (ABL), Marilde Queiroz (ABL/UNEB) e mediação de Valney Rigonato (ABL/UFOB).

Com início às 19h, o círculo é uma atividade paralela do ‘Projeto Esperança, Diálogo e Amorosidade: categorias reflexivas no centenário de Paulo Freire’, que conta, além das entidades já citadas, também com a parceria do IFBaiano/Serrinha.

A promoção é dos grupos de pesquisa Formação de Professores e Currículo (FORPEC) e Estudos e Pesquisa em Educação do Campo (GEPEC) da UNEB/CNPq, Campus IX da Universidade Estadual da Bahia.

Conforme a coordenadora geral da iniciativa, professora Marilde Queiroz Guedes,  o projeto, que foi aberto dia 13 de maio, prosseguirá nos próximos meses com webconferências mensais e mais dois Círculos de Leitura com a participação de representantes das instituições envolvidas e convidados.

Ela explicou ainda que a programação dos círculos de leitura visa a reflexão sobre o pensamento de Paulo Freire “crítico e emancipatório”, com base na análise das obras e foco “na ressignificação das suas ideias” na atualidade.

Durante o mês de maio a ABL realizou e participou de uma série de eventos virtuais, de cunho cultural e artístico, como parte da programação da entidade pelo aniversário de emancipação política de Barreiras, bem como pelos 16 anos de criação da academia, comemorado dia 20 deste mês.

  • Compartilhe:

Publicidade