CHICO BUARQUE DIZ QUE SAÍDA DE TEMER ‘É POUCO’ EM ESTREIA DE ‘CARAVANAS’
14 de dezembro de 2017

Não havia muita dúvida de que o momento viria, e aconteceu, ironicamente, logo antes de “Gota d’Água” (“Deixe em paz meu coração / que ele é um pote até aqui de mágoa”): o público que lotou o Palácio das Artes, em Belo Horizonte, para assistir à estreia do novo show de Chico Buarque, na noite desta quarta (13), irrompeu num grande coro de “fora, Temer”.

O cantor, que não havia ouvido direito os primeiros gritos, deu corda a seus fãs: “E é pouco”, disse em resposta ao coro, à medida que os pedidos pela saída do presidente se avolumavam. “Eu não tava ouvindo bem porque a gente canta com esses fones enfiados no ouvido, agora eu ouvi bem o ‘fora, Temer'”, disse, após tirar os fones.

Aproveitando o momento, que aconteceu no trecho final do show e foi, de longe, o mais relaxado e informal da sempre tensa noite de estreia, Chico ironizou seus antagonistas da elite carioca, que, segundo ele, o xingam durante suas caminhadas pelo calçadão da praia.

“Acho que agora eu vou passar a usar esses fones permanentemente, porque lá no Rio, nos bairros chiques onde eu ando, volta e meia passam aquelas pessoas finas nos seus carros grandes e gritam ‘viado, filho da puta!’, ‘viado, vai pra Cuba’, ‘vai pra Paris, viado’. O único consenso é o ‘viado'”, disse, rindo e fazendo a plateia rir.

A reação de Chico aos “haters” veio também em forma de música, em certos pontos do show, um deles logo no início. Após um breve problema técnico que retardou a abertura das cortinas, o artista começou a apresentação com uma dobradinha de sambas, emendando o clássico “Minha Embaixada Chegou” (de Assis Valente) com seu “Mambembe”.

A eles seguiu-se uma versão mais jazzística de “Partido Alto”, com a estrofe final sendo declamada pelo cantor, em tom pausado, forte, quase sem som instrumental, como quem dá um aviso: “Deus me fez um cara fraco / desdentado e feio / Pele e osso simplesmente / quase sem recheio / Mas se alguém me desafia / e bota a mãe no meio / Dou pernada a três por quatro / e nem me despenteio / Que eu já estou de saco cheio”.

Foi a senha para uma das muitas explosões de palmas que se ouviram ao longo das 29 músicas do roteiro, que incluiu as nove canções de “Caravanas”, o álbum lançado em agosto e que serve de gancho para a turnê.

Outro trecho de, digamos, “acerto de contas”, foi a sequência que teve a recente “Desaforos” (“Alguém me disse / Que tu não me queres / E que até proferes / desaforos pro meu lado”) e o sucesso “Injuriado” (“E agora não há francamente / Motivo pra você me injuriar assim”).

Saudoso do ídolo, que não fazia shows individuais há cinco anos, o público que lotou os cerca de 1.600 lugares do teatro mineiro gritou elogios e juras de amor nos intervalos das canções e relevou os não poucos problemas técnicos e as falhas do cantor -que, por exemplo, esqueceu-se da letra de “Sabiá”, uma de suas duas parcerias com Tom Jobim presentes no roteiro (a outra foi “Retrato em Branco e Preto”, inédita em shows de Chico).

SAUDAÇÕES AOS PARCEIROS

O espetáculo foi dividido em blocos temáticos e gêneros musicais, abarcando a variedade da obra buarquiana, dos sambas (como “A Volta do Malandro” e “Homenagem ao Malandro”) aos blues (a nova “Blues pra Bia” e “A História de Lily Braun”, emendada com “A Bela e a Fera”, ambas parcerias com Edu Lobo para “O Grande Circo Místico”), passando pelos boleros -com a popularíssima versão de “Iolanda”, do cubano Pablo Milanés, seguida pela nova “Casualmente”, parceria com o baixista Jorge Helder, com letra bilíngue falando de Havana e composta para a cubana Omara Portuondo.

Cortês como de hábito, Chico saudou cada um dos muito parceiros cujas composições interpretou: Helder (o único presente, na banda), Jobim, Edu Lobo, Cristóvão Bastos -as duas parcerias com este, a propósito, formaram o momento mais bonito e romântico da noite: “Todo o Sentimento” e “Tua Cantiga”.

O astro guardou suas maiores deferências, no entanto, para dois trechos especiais. O primeiro, ao interpretar a valsa “Massarandupió”, “do meu parceiro mais amado, Chico Brown, meu neto Chiquinho”, que estava presente, na plateia, ao lado da irmã Clara Buarque (“Que também canta no meu disco”, como lembrou o avô).

O segundo foi ao apresentar a banda que lhe acompanha há anos -o maestro, arranjador e violonista Luiz Claudio Ramos, João Rebouças (piano), Bia Paes Leme (teclados e vocais), Chico Batera (percussão), Jorge Helder (contrabaixo), Marcelo Bernardes (flauta e sopros)-, quando lembrou da ausência do veterano sambista e baterista Wilson das Neves, morto em agosto (Jurim Moreira assumiu as baquetas).

“Esse show é dedicado ao nosso companheiro de tantas viagens, tantos palcos, tantos camarins, tantos momentos felizes. A bênção, Wilson das Neves”, disse, antes de vestir um chapéu Panamá (como os que caracterizavam o velho sambista) e arriscar inclusive uma sambadinha ao interpretar “Grande Hotel”, parceria de ambos. “Saravá, chefia!”, gritou Chico ao fim.

Já se encaminhando para o fim do show, Chico viu sua voz falhar ao começar “As Caravanas”, obrigando-o a reiniciar a música -na qual a percussão de Chico Batera e o beatbox de Marcelo Bernardes deram um tom de pancadão funk, como no disco.

“Estação Derradeira”, uma de suas muitas homenagens à Mangueira, foi emendada com um trecho da canção de abertura, fechando o círculo do roteiro: “Minha embaixada chegou / meu povo deixou passar / ela agradece a licença que o povo lhe deu para desacatar”. No bis, com a plateia de pé e próxima ao palco, Chico cantou duas favoritas dos fãs, “Geni e o Zepelin” e “Futuros Amantes”.

O show segue na capital mineira até domingo (17) -com ingressos ainda disponíveis apenas para o último dia. A turnê será retomada em janeiro, com temporada de cinco semanas no Rio (4 a 28/1 e 1 a 4/2), no Vivo Rio.

A turnê chega a São Paulo após o Carnaval, com apresentações no Tom Brasil (1º a 11/3, 22/3 a 1º/4, 12 a 15/4 e 19 a 22/4). Os ingressos já estão disponíveis. Segundo a assessoria de imprensa do artista, outras capitais, ainda não definidas, devem receber a turnê de “Caravanas” em 2018.

REPERTÓRIO DO SHOW

“Minha Embaixada Chegou”

“Mambembe”

“Partido Alto”

“Iolanda”

“Casualmente”

“A Moça do Sonho”

“Retrato em Branco e Preto”

“Desaforos”

“Injuriado”

“Dueto”

“A Volta do Malandro”

“Homenagem ao Malandro”

“Palavra de Mulher”

“As Vitrines”

“Jogo de Bola”

“Massarandupió”

“Outros Sonhos”

“Blues pra Bia”

“A História de Lily Braun”

“A Bela e a Fera”

“Todo o Sentimento”

“Tua Cantiga”

“Sabiá”

“Grande Hotel”

“Gota d’Água”

“As Caravanas”

“Estação Derradeira”/”Minha Embaixada Chegou”

BIS

“Geni e o Zepelin”

“Futuros Amantes”

 

Notícias ao Minuto

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

20/10/2021 PODEMOS JÁ SE PREPARA PARA FILIAR MORO EM NOVEMBRO   Foi apurado que lideranças do Podemos começaram a preparar o evento de filiação de Sergio Moro (foto) ao partido em novembro. O ato de filiação, que ocorreria em Brasília, já teria até data, mas a cúpula do partido evita divulgá-la antes de acertar todos os detalhes. Segundo fon ...
  • Compartilhe:

20/10/2021 LULA DIZ ESPERAR QUE O PT MANTENHA ALIANÇA COM O PP NA BAHIA   O ex-presidente Lula disse, em entrevista ao programa Isso é Bahia, na Rádio A Tarde, que espera que a aliança entre o PP e o PT na Bahia seja mantida mesmo se houver uma concretização do ingresso do presidente Jair Bolsonaro na sigla que, na Bahia, é presidida pelo vice-governador Joã ...
  • Compartilhe:

20/10/2021 PREFEITURA DE SÃO DESIDÉRIO PRESTA CONTAS DO SEGUNDO QUADRIMESTRE DE 2021 Em cumprimento o parágrafo 4.º do artigo 9.º da Lei Complementar 101, de 4 de maio de 2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal). A Prefeitura de São Desidério realizou na tarde dessa segunda-feira, 19, no Plenário da Câmara de vereadores, uma Audiência Pública para Prestação de Contas referen ...
  • Compartilhe:

20/10/2021 APOSTAS: CONFIRA O CALENDÁRIO DE SORTEIOS DAS LOTERIAS CAIXA Calendário de sorteios Lotofácil Segundas, terças, quartas, quintas, sextas e sábados, a partir das 20 horas. Federal Quartas e sábados, a partir das 19 horas. Lotomania Terças e Sextas, a partir das 20 horas. Quina Segunda à sábado, a partir das 20 horas. Dupla Sena Terças, quintas e sába ...
  • Compartilhe:

19/10/2021 BAHIA: RECÉM-NASCIDO É ACHADO EM QUINTAL DE CASA; CONFIRA O ESTADO DE SAÚDE DA CRIANÇA Um recém-nascido foi encontrado em uma área de matagal no quintal de uma casa na localidade de Pau Seco, no distrito de Humildes, em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador. O bebê estava caído em meio à vegetação e foi encontrado pelo dono do terreno, o lavrador Antônio Macha ...
  • Compartilhe:

19/10/2021 TESTE REVELA OPERADORAS, CELULARES E CIDADES COM MELHOR INTERNET DO BRASIL; CONFIRA A Claro conquistou o título de operadora de telefonia com a internet móvel mais rápida do Brasil, de acordo com levantamento do velocímetro da Ookla. A empresa obteve nota 44,76. A Vivo aparece no segundo lugar, com 32,19, seguida da TIM, com 28,21, e da Oi, com 21,88. A empresa dona do  ...
  • Compartilhe:

19/10/2021 LUGARES PARA VIAJAR NO BRASIL: CONHEÇA 50 DESTINOS IMPERDÍVEIS Lugares para viajar no Brasil é o que não falta! Nosso país tem uma diversidade maravilhosa, paisagens deslumbrantes e cidades que oferecem as mais variadas qualidades. Alguns destinos se destacam por sua boa estrutura e outros por sua grande quantidade de atrativos, e com tantas opções sempre ...
  • Compartilhe:

19/10/2021 EM EDITORIAL, JORNAL O GLOBO AFIRMA QUE ”É UM ABSURDO CHAMAR BOLSONARO DE GENOCIDA”   Em editorial, O Globo diz que “é um abuso acusar Bolsonaro por genocídio”, como quer fazer Renan Calheiros, relator da CPI da Covid, em relação aos absurdos cometidos pelo presidente da República contra a população indígena, na condução do enfrentamento à pandemia. Para j ...
  • Compartilhe:

19/10/2021 BAHIA: CORONEL DA PM COBRA DEFINIÇÃO URGENTE SOBRE REALIZAÇÃO DO CARNAVAL 2022   Durante fala na audiência pública “Vai ter Carnaval?”, realizada na manhã desta terça-feira (19), pela Comissão Especial de Acompanhamento da Retomada de Eventos, no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, o coronel Manoel Xavier, comandante de Operações Policiais Milit ...
  • Compartilhe:

19/10/2021 SAMSUNG SE MANTÉM LÍDER NO MERCADO GLOBAL DE CELULARES E APPLE ULTRAPASSA XIAOMI NO 3º TRIMESTRE   Dados divulgados pela empresa de consultoria Canalys mostram que a Samsung foi a líder em número de aparelhos enviados para o mercado global de smartphones durante o terceiro trimestre de 2021. O mesmo feito foi alcançado pela marca no ano passado. Segundo o levantamento, a fabricante ...
  • Compartilhe:

19/10/2021 SANTA RITA DE CÁSSIA: BARBEIRO É PRESO POR CULTIVAR MACONHA EM ESTABELECIMENTO   Apoio: Equipes do 3º Pelotão da 86ª CIPM (Formosa do Rio Preto) receberam a denúncia, na manhã desta terça-feira (19). Cultivados em uma barbearia no povoado de Malhada Grande, município de Santa Rita de Cássia, cerca de quatro pés de maconha, com 1,5 metro de altura, foram apreendidos p ...
  • Compartilhe:

19/10/2021 HOMEM ALEGA TER SIDO AGREDIDO POR TRÊS SEGURANÇAS DE BAR EM LUÍS EDUARDO MAGALHÃES   Um homem de nome Charles André Cruz dos Santos de 25 anos, esteve no último domingo (17) no DISEP em Luís Eduardo Magalhães, fazendo uma denúncia que foi agredido fisicamente por três (3) seguranças de um estabelecimento comercial (Bar) neste município. Segundo relato do denunciante, ...
  • Compartilhe:

19/10/2021 CHOVE NESTE MOMENTO EM BARREIRAS A tão aguardada chuva chegou para os barreirenses. Neste momento, início de tarde desta terça-feira, 19, as primeiras pancadas de chuva desta semana começam ser observadas, apesar de ainda bastante “tímidas”. Segundo o climatempo, a previsão é de hoje, que caia 4 milímetros de chuva e qu ...
  • Compartilhe:

19/10/2021 AUXÍLIO BRASIL: VEJA DETALHES SOBRE O SUBSTITUTO DO BOLSA FAMÍLIA   O governo federal deve anunciar nesta terça-feira (19) o valor do Auxílio Brasil, programa que substituirá o Bolsa Família em breve, podendo ser iniciado já em novembro, após o fim do Auxílio Emergencial. O novo benefício será pago até o final de 2022, com a possibilidade de atende ...
  • Compartilhe:

19/10/2021 COMISSÃO DE AGRICULTURA E ADAB REALIZAM AUDIÊNCIA PÚBLICA. PARCERIA DE JUSMARI E OZIEL FORTALECE O AGRONEGÓCIO BAIANO       A Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia, presidida pela deputada Jusmari Oliveira realizou na manhã desta terça-feira, 19 de outubro, uma audiência pública onde foi feita uma explanação sobre o Plano Estratégico de Combate a Febre A ...
  • Compartilhe:

19/10/2021 PREFEITURA DE BARREIRAS CHAMA A ATENÇÃO DE MOTORISTAS E CONDUTORES PARA INTERDIÇÃO NA RUA DAS TURBINAS   A Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito, por meio da Cootrans, informa à população que devido a uma obra de intervenção na Rua das Turbinas, para execução de interceptor de esgoto sanitário que interligará até a Estação Elevatória de Es ...
  • Compartilhe:

19/10/2021 BARREIRAS: 2ª REUNIÃO DE METAS DE OBRAS DA DOC/2021 ESTÁ SENDO REALIZADA NO 4º BEC   A Diretoria de Obras de Cooperação promove no período de 18 a 20 de outubro de 2021, a 2ª Reunião de Acompanhamento de Metas de Obras (RAMO), na sede do 4° Batalhão de Engenharia de Construção, em Barreiras-BA. A atividade conta com a presença do Diretor da DOC, do Cmt do 1° Gpt E ...
  • Compartilhe:

19/10/2021 COM REJEIÇÃO A BOLSONARO CONSOLIDADA NA BAHIA, TURMA DE ROMA JÁ VÊ SUA CANDIDATURA AO GOVERNO COMO ”SACRIFÍCIO”   A consistência da rejeição a Jair Bolsonaro na Bahia, detectada em pesquisas, tem levado figuras próximas a João Roma a tentar dissuadí-lo de concorrer ao governo em 2022. Para a turma preocupada com o futuro político do ministro da Cidadania, ele deveria focar, desde já, na renovaç ...
  • Compartilhe:

19/10/2021 IBGE CANCELA PROCESSO SELETIVO DE 204 MIL VAGAS PARA O CENSO 2022   O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou nesta segunda-feira (18) o cancelamento do processo seletivo para a contratação de recenseadores e agentes censitários para o Censo Demográfico que será realizado em 2022. Segundo o IBGE, o contrato com o Cebraspe, empres ...
  • Compartilhe:

19/10/2021 MEGA-SENA SORTEIA NESTA TERÇA-FEIRA PRÊMIO DE R$ 16,9 MILHÕES A Mega-Sena sorteia, nesta terça-feira (19), um prêmio estimado em R$ 16,9 milhões. As seis dezenas do concurso 2.420 serão sorteadas , a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo. É o primeiro sorteio d ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade