CHACINA DO SALGUEIRO É FANTASMA NA ATUAÇÃO DOS MILITARES EM OPERAÇÕES NO RIO
22 de fevereiro de 2018

Um padeiro de 19 anos voltava de moto da casa da namorada numa noite de sexta-feira, quando, no trajeto, cruzou com um amigo, que subiu na garupa. Eles seguiram por uma estrada à beira do Complexo do Salgueiro, conjunto de favelas em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio, com casas de um lado e mato do outro. Ouviram quando forças de segurança entravam na favela, mas seguiram adiante, detectando o som ainda longe.

De repente, o padeiro foi alvejado com tiros nas mãos e na coxa. Seu amigo foi atingido no rosto. Os dois caíram da moto e ficaram à beira da estrada até serem socorridos por moradores. “Os tiros vieram da mata”, diz o jovem, um dos três sobreviventes do episódio, hoje chamado no Rio de a chacina do Salgueiro, em novembro de 2017. Por medo de retaliação, o jovem e sua mãe deixaram a favela.

Os outros sobreviventes daquela noite e o laudo pericial corroboram esse depoimento, dizem a Polícia Civil e o Ministério Público do Rio.

Quem viu a cena diz que os atiradores usavam capacete e tinham o rosto coberto. Só que tanto o Exército como a Polícia Civil, que faziam uma operação em conjunto no complexo, afirmam que seus homens não estavam naquela mata.

Aquilo que era oficialmente uma operação contra o tráfico da Core (Coordenadoria de Recursos Especiais), unidade de elite da Polícia Civil, com apoio do Exército, acabou com sete corpos espalhados ao longo de uma estrada. Ao todo, 11 pessoas foram baleadas. Oito morreram, sendo a oitava semanas depois.

A investigação já dura mais de três meses e até agora não apontou os responsáveis pelas mortes, transformando o caso numa espécie de fantasma da atuação do Exército no Rio a Força atua no reforço da segurança do Estado desde setembro passado e agora terá papel ainda mais intenso com a intervenção.

No caso do Salgueiro, a apuração do Exército fica em mãos federais, via Ministério Público Militar, e da polícia, pela própria corporação e pelo Ministério Público.

O caso enfrenta obstáculos, diz a Promotoria, em parte por causa disso. Os 17 soldados do Exército que participaram da ação não deram depoimentos à polícia, como fizeram os agentes da Core, nem aos promotores, por isso as autoridades estaduais têm em mãos apenas parte da história.

Já o Ministério Público Militar disse que aguarda diligências solicitadas ao Ministério Público do Rio e ao Instituto de Criminalística. Segundo o órgão, as armas levadas pelos soldados naquele dia estão acauteladas desde as mortes.

Em outubro passado, o presidente Michel Temer sancionou lei que transferiu para a Justiça Militar o julgamento de crimes dolosos contra a vida praticados contra civis por militares quando em atividade operacional.

MISTÉRIO
Tudo o que se sabe, segundo a Delegacia de Homicídios de Niterói, que investiga o caso, é que, naquela noite, a Core pretendia fazer ação para “confirmar informações”.

Como o Complexo do Salgueiro é perigoso, a unidade pediu o apoio do Exército. Entraram com três blindados, dois do Exército e um da Core. Ao final da madrugada, 11 pessoas haviam sido atingidas, todas na estrada das Palmeiras. Segundo a Defensoria Pública, que teve acesso aos laudos de necropsia, todos foram baleados pelas costas.

Em nota conjunta, Exército e polícia disseram inicialmente que houve “resistência armada”. O delegado Marcus Amin, da Delegacia de Homicídios de Niterói, disse que as forças foram recebidas a tiros e só revidaram. Depois, a versão oficial mudou. Segundo a delegacia, agentes da Core disseram que já encontraram os corpos no chão. Quatro deles tinham passagem pela polícia, segundo a Polícia Civil.

Segundo o Comando Militar do Leste, soldados disseram o mesmo em depoimento prestado internamente. Os projéteis encontrados no local não batem com as armas da Core, segundo a polícia. Ainda não se sabe se batem com as do Exército, já que o Ministério Público Militar ainda não fez a análise comparativa, segundo o órgão, por demora da parte do Estado.

ABANDONO
A Folha conversou com a mãe de uma das vítimas. Ela pediu para não ser identificada e disse que seu filho trabalhava com reciclagem.

“Quando cheguei lá [na estrada das Palmeiras]”, disse a mãe, “vi o corpo do meu filho estendido. Eles [a polícia] não me deixaram chegar perto, mas eu vi”, afirmou.

O complexo de cinco favelas, com ao menos 15 mil moradores, é considerado um dos pontos mais perigosos do RJ. Fica à beira da estrada Niterói-Manilha (BR-101), a poucos quilômetros de um posto da Polícia Rodoviária Federal e de um Batalhão da PM.

Diferentes vias que dão acesso ao complexo foram fechadas pelo tráfico com barricadas. Nas margens circulam homens com fuzis. Quartel-general do Comando Vermelho em São Gonçalo, circulam por lá cerca de 300 fuzis, segundo a polícia. É esconderijo de chefes da facção.

Com 1 milhão de habitantes, São Gonçalo cresceu de forma desordenada. “Ao contrário do que acontece em outros lugares violentos, como o Complexo da Maré, por exemplo, no Salgueiro não há ONGs, então não há visibilidade das pessoas sobre o que acontece lá dentro”, diz Doriam Borges, do Laboratório de Análise da Violência da Uerj (Universidade do Estado do RJ).

Um estudo coordenado por ele e ainda não publicado descreve o complexo: “Os entrevistados ressaltaram que a favela é um dos lugares mais violentos de São Gonçalo, mas as estatísticas criminais não indicam altas taxas de homicídio. Segundo um policial civil, as vítimas de homicídio são jogadas no curral para serem comidas pelos porcos, no mangue para serem comidos pelos jacarés ou na Baía de Guanabara para serem levados pela maré” .

 

Via: Folha de São Paulo

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

31/01/2023 COMANDANTE DO 17º GBM SE REÚNE COM PRESIDÊNCIA DA AIBA     A segurança contra incêndio e explosões em fazendas do agronegócio e a observação às normas regulamentadoras em segurança do trabalho  foram os temas de uma reunião entre o comandante do 17º GBM, tenente-coronel BM Bahia, o  presidente da Associação de Agricultores e Irr ...
  • Compartilhe:

31/01/2023 CONHEÇA O NOVO GOLPE QUE FRAUDA CARTÃO DE CRÉDITO POR APROXIMAÇÃO   Um grupo de cibercriminosos brasileiros especializados em vírus financeiros lançou um malware (programa malicioso) capaz de bloquear pagamentos por aproximação em pontos de venda. Com isso, eles obrigam os consumidores a inserir o cartão de crédito na máquina, possibilitando fraude. A ...
  • Compartilhe:

31/01/2023 BAIANÓPOLIS: FEIRA AGRO ECOLÓGICA É REALIZADA EM LAGOA CLARA   Mais uma edição da feira agroecologica foi realizada em Lagoa Clara, municipio de Baianópolis. Realizada pela Secretaria de Agrigultura, com o apoio da Prefeitura de Baianópolis, a feira conta também com o apoio da comunidade.       Secretária de Educação Leila Gualbert ...
  • Compartilhe:

31/01/2023 PREFEITURA DE SÃO DESIDÉRIO LANÇA CHAMADA PÚBLICA PARA AQUISIÇÃO DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR PARA A MERENDA ESCOLAR Com o objetivo de atender o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e aos alunos da rede municipal de ensino, a Prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri), lançou o Edital da Chamada Pública 2023 para aquisição de produtos da Agr ...
  • Compartilhe:

31/01/2023 COMEÇA MONTAGEM DA MEGAESTRUTURA DO BARREIRAS FOLIA 2023 NO CIRCUITO AGUINALDO PEREIRA, NA BR 242   Maior Carnaval do Interior da Bahia acontece de 17 a 21 de fevereiro Depois de adiantar a montagem da estrutura da Festa de Momo no Circuito Zé de Hermes no Centro Histórico, onde é realizado o tradicional carnaval cultural, a Prefeitura de Barreiras deu início nesta segunda-feira (30), ...
  • Compartilhe:

30/01/2023 SANTA MARIA DA VITÓRIA: PF IDENTIFICA AUTOR DE POSTAGEM QUE ANUNCIAVA ATENTADO EM ESCOLA   Foto: Divulgação / Polícia Federal Uma operação da Polícia Federal (PF) foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (30) em Santa Maria da Vitória, na Bacia do Rio Corrente, Oeste baiano. Intitulada de Sentinela, a operação visa reprimir e prevenir casos de atentados em escolas. &nb ...
  • Compartilhe:

30/01/2023 ÔNIBUS COM TIME DE FUTEBOL CAI DE PONTE E DEIXA QUATRO MORTOS EM MG Um ônibus caiu de uma ponte e deixou quatro mortos e 29 feridos na BR-116, em Além Paraíba, no interior de Minas Gerais, nesta segunda (30).  A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o veículo levava o time de futebol Esporte Clube Vila Maria Helena de Ubaporanga (MG) para Duque de Ca ...
  • Compartilhe:

30/01/2023 LULA NOMEIA 122 MILITARES PARA CARGOS NO GSI APÓS DEMISSÕES   Lula (foto) nomeou 122 membros das Forças Armadas para cargos no Gabinete de Segurança Institucional (GSI). As medidas foram assinadas na última sexta-feira (27) e publicadas no Diário Oficial da União nesta segunda (30). As nomeações ocorrem após uma série de demissões no GSI, dia ...
  • Compartilhe:

30/01/2023 SANTA MARIA DA VITÓRIA: POLÍCIA FEDERAL DEFLAGRA OPERAÇÃO VISANDO PREVENÇÃO DE MASSACRES EM ESCOLAS Barreiras/BA – Na manhã desta segunda-feira (30/01), a Polícia Federal deflagrou, na cidade de Santa Maria da Vitória/BA, a Operação Sentinela, que visa à repressão e prevenção de massacres em escolas. A investigação foi iniciada a partir de trabalho de inteligência da Divisão de Repr ...
  • Compartilhe:

30/01/2023 MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A MORTE DE TRABALHADORES EM FAZENDA ÀS MARGENS DA BR-242, EM BARREIRAS Dois trabalhadores morreram após caírem em um silo de farelo de soja – espécie de reservatório onde grãos são armazenados fora dos sacos–, em uma fazenda às margens da BR-242, no trecho da cidade de Barreiras, oeste da Bahia. A situação foi registrada no sábado (28). As duas vítimas ...
  • Compartilhe:

30/01/2023 BARREIRAS RECEBE INVESTIMENTOS PARA AMPLIAR ATENDIMENTO DO SISTEMA DE ESGOTO     Cidade pólo do Oeste da Bahia, Barreiras continua sendo contemplada com investimentos para a expansão da prestação do serviço de esgotamento sanitário. O Governo do Estado, por meio da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), vem investindo R$ 2,7 milhões, de recursos próprios, ...
  • Compartilhe:

30/01/2023 BLOCOS ALLANBICK E GATO CONFIRMAM ATRAÇÕES PARA O CARNAVAL DE BARREIRAS DESTE ANO Os blocos Allanbick e Gato confirmaram na noite desta quinta-feira, 19, as suas atrações para o Carnaval de Barreiras deste ano. O bloco do Gato anunciou o cantor Robyssão e a banda Turma da Bregadeira. Já o bloco Allanbick terá a banda Lá Fúria, O Poeta e Oh Polêmico como atrações do maio ...
  • Compartilhe:

30/01/2023 BARREIRAS: BOMBEIROS MILITARES RESGATAM DOIS CORPOS DE TRABALHADORES VÍTIMAS DE ENGOLFAMENTO EM FAZENDA Bombeiros militares do 2º Subgrupamento (2º SGBM – 17º GBM) resgataram os corpos de dois trabalhadores vítimas de engolfamento, em uma fazenda à altura do km 542 da BR-242, no trecho de Barreiras, no último sábado (28). Dada à profundidade do silo, cerca de 20 metros, a guarnição que ...
  • Compartilhe:

30/01/2023 TSE PLANEJA PARA 2023APLICATIVO QUE FACILITA CRIAÇÃO DE PARTIDOS TSE planeja para 2023 aplicativo que facilita criação de partidos Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) incluiu em seu planejamento para 2023 implementar um sistema digital que facilitaria a coleta de assinaturas para a criação de partidos políticos. A muda ...
  • Compartilhe:

30/01/2023 TRABALHADORES LEVAM 2,8 ANOS A MAIS PARA SE APOSENTAR APÓS REFORMA   Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) estão levando, em média, 2,8 anos a mais para conseguir se aposentar após a aprovação da reforma da Previdência. O adicional é maior para os homens (3,5 anos) e menor no caso das mulheres (2 anos). Os dados foram retratados em ...
  • Compartilhe:

27/01/2023 PREFEITURA DE BARREIRAS INTERDITA TRECHO DA BR 242 PARA MONTAGEM DA ESTRUTURA DO BARREIRAS FOLIA 2023   A Prefeitura Municipal de Barreiras interditou o trecho da BR 242 entre  a Rotatória do Galego Lanches e a Câmara de Vereadores para montagem da  estrutura do Barreiras Folia. Segundo o prefeito Zito Barbosa este será um  dos melhores carnavais do interior da Bahia.
  • Compartilhe:

27/01/2023 GOVERNADOR JERÔNIMO INCLUI BR-242 EM OBRAS PRIORITÁRIAS PARA GOVERNO LULA; DEPUTADA JUSMARI EXALTA DECISÃO O trecho entre Barreiras e Luís Eduardo Magalhães será duplicado A deputada estadual Jusmari Oliveira e o ex-prefeito de Luís Eduardo Magalhães (LEM) e liderança política Oziel Oliveira exaltaram, nesta sexta-feira (27), a inclusão da recuperação e duplicação da BR-242 na Bahia no grupo ...
  • Compartilhe:

27/01/2023 FOI DADO PASSO INICIAL PARA RECUPERAÇÃO DA BARRAGEM DE OURIÇANGA EM ANGICAL   Após a barragem do povoado de Ouriçanga no assentamento de Reforma Agrária de Angical ter sido destruída nas enchentes de 2021, na data de hoje o presidente da associação local, Sr Cirsino Porto, esteve na Codevasf/Barreiras em audiência agendada pelo presidente do PT Nado com o Gerent ...
  • Compartilhe:

27/01/2023 PF CUMPRE 11 MANDADOS DE PRISÃO CONTRA SUSPEITOS DE ATAQUE GOLPISTA   A Polícia Federal cumpre nesta sexta-feira (27) um total de 11 mandados de prisão preventiva e 27 de busca e apreensão para identificar participantes, financiadores e apoiadores dos atos golpistas do dia 8 de janeiro, em Brasília. A terceira fase da Operação Lesa Pátria foi determinada ...
  • Compartilhe:

27/01/2023 PRIMEIRO PEDIDO DE IMPEACHMENT DE LULA É PROTOCOLADO NA CÂMARA Como adiantamos, o deputado Ubiratan Sanderson (PL-RS) protocolou hoje o primeiro pedido de impeachment do presidente Lula (PT, à direita na foto). Na peça, o parlamentar argumenta que o petista cometeu crime de responsabilidade ao associar a um golpe de Estado o impeachment da ex-presidente Dilma ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade