CHACINA DO SALGUEIRO É FANTASMA NA ATUAÇÃO DOS MILITARES EM OPERAÇÕES NO RIO
22 de fevereiro de 2018

Um padeiro de 19 anos voltava de moto da casa da namorada numa noite de sexta-feira, quando, no trajeto, cruzou com um amigo, que subiu na garupa. Eles seguiram por uma estrada à beira do Complexo do Salgueiro, conjunto de favelas em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio, com casas de um lado e mato do outro. Ouviram quando forças de segurança entravam na favela, mas seguiram adiante, detectando o som ainda longe.

De repente, o padeiro foi alvejado com tiros nas mãos e na coxa. Seu amigo foi atingido no rosto. Os dois caíram da moto e ficaram à beira da estrada até serem socorridos por moradores. “Os tiros vieram da mata”, diz o jovem, um dos três sobreviventes do episódio, hoje chamado no Rio de a chacina do Salgueiro, em novembro de 2017. Por medo de retaliação, o jovem e sua mãe deixaram a favela.

Os outros sobreviventes daquela noite e o laudo pericial corroboram esse depoimento, dizem a Polícia Civil e o Ministério Público do Rio.

Quem viu a cena diz que os atiradores usavam capacete e tinham o rosto coberto. Só que tanto o Exército como a Polícia Civil, que faziam uma operação em conjunto no complexo, afirmam que seus homens não estavam naquela mata.

Aquilo que era oficialmente uma operação contra o tráfico da Core (Coordenadoria de Recursos Especiais), unidade de elite da Polícia Civil, com apoio do Exército, acabou com sete corpos espalhados ao longo de uma estrada. Ao todo, 11 pessoas foram baleadas. Oito morreram, sendo a oitava semanas depois.

A investigação já dura mais de três meses e até agora não apontou os responsáveis pelas mortes, transformando o caso numa espécie de fantasma da atuação do Exército no Rio a Força atua no reforço da segurança do Estado desde setembro passado e agora terá papel ainda mais intenso com a intervenção.

No caso do Salgueiro, a apuração do Exército fica em mãos federais, via Ministério Público Militar, e da polícia, pela própria corporação e pelo Ministério Público.

O caso enfrenta obstáculos, diz a Promotoria, em parte por causa disso. Os 17 soldados do Exército que participaram da ação não deram depoimentos à polícia, como fizeram os agentes da Core, nem aos promotores, por isso as autoridades estaduais têm em mãos apenas parte da história.

Já o Ministério Público Militar disse que aguarda diligências solicitadas ao Ministério Público do Rio e ao Instituto de Criminalística. Segundo o órgão, as armas levadas pelos soldados naquele dia estão acauteladas desde as mortes.

Em outubro passado, o presidente Michel Temer sancionou lei que transferiu para a Justiça Militar o julgamento de crimes dolosos contra a vida praticados contra civis por militares quando em atividade operacional.

MISTÉRIO
Tudo o que se sabe, segundo a Delegacia de Homicídios de Niterói, que investiga o caso, é que, naquela noite, a Core pretendia fazer ação para “confirmar informações”.

Como o Complexo do Salgueiro é perigoso, a unidade pediu o apoio do Exército. Entraram com três blindados, dois do Exército e um da Core. Ao final da madrugada, 11 pessoas haviam sido atingidas, todas na estrada das Palmeiras. Segundo a Defensoria Pública, que teve acesso aos laudos de necropsia, todos foram baleados pelas costas.

Em nota conjunta, Exército e polícia disseram inicialmente que houve “resistência armada”. O delegado Marcus Amin, da Delegacia de Homicídios de Niterói, disse que as forças foram recebidas a tiros e só revidaram. Depois, a versão oficial mudou. Segundo a delegacia, agentes da Core disseram que já encontraram os corpos no chão. Quatro deles tinham passagem pela polícia, segundo a Polícia Civil.

Segundo o Comando Militar do Leste, soldados disseram o mesmo em depoimento prestado internamente. Os projéteis encontrados no local não batem com as armas da Core, segundo a polícia. Ainda não se sabe se batem com as do Exército, já que o Ministério Público Militar ainda não fez a análise comparativa, segundo o órgão, por demora da parte do Estado.

ABANDONO
A Folha conversou com a mãe de uma das vítimas. Ela pediu para não ser identificada e disse que seu filho trabalhava com reciclagem.

“Quando cheguei lá [na estrada das Palmeiras]”, disse a mãe, “vi o corpo do meu filho estendido. Eles [a polícia] não me deixaram chegar perto, mas eu vi”, afirmou.

O complexo de cinco favelas, com ao menos 15 mil moradores, é considerado um dos pontos mais perigosos do RJ. Fica à beira da estrada Niterói-Manilha (BR-101), a poucos quilômetros de um posto da Polícia Rodoviária Federal e de um Batalhão da PM.

Diferentes vias que dão acesso ao complexo foram fechadas pelo tráfico com barricadas. Nas margens circulam homens com fuzis. Quartel-general do Comando Vermelho em São Gonçalo, circulam por lá cerca de 300 fuzis, segundo a polícia. É esconderijo de chefes da facção.

Com 1 milhão de habitantes, São Gonçalo cresceu de forma desordenada. “Ao contrário do que acontece em outros lugares violentos, como o Complexo da Maré, por exemplo, no Salgueiro não há ONGs, então não há visibilidade das pessoas sobre o que acontece lá dentro”, diz Doriam Borges, do Laboratório de Análise da Violência da Uerj (Universidade do Estado do RJ).

Um estudo coordenado por ele e ainda não publicado descreve o complexo: “Os entrevistados ressaltaram que a favela é um dos lugares mais violentos de São Gonçalo, mas as estatísticas criminais não indicam altas taxas de homicídio. Segundo um policial civil, as vítimas de homicídio são jogadas no curral para serem comidas pelos porcos, no mangue para serem comidos pelos jacarés ou na Baía de Guanabara para serem levados pela maré” .

 

Via: Folha de São Paulo

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

27/10/2021 SINDSEMB COMEMORA DIA DO SERVIDOR NESTA QUINTA-FEIRA, 28   Tudo pronto para a Live Comemorativa do Dia do Servidor que será realizada pelo Sindsemb nesta quinta-feira, 28 de outubro. A Diretoria do sindicato preparou um Sorteio de Prêmios para festejar a data, juntamente com os filiados, que estão comparecendo e preenchendo o cupom. Além da festa vir ...
  • Compartilhe:

27/10/2021 ”NÃO SOU MALVADÃO”, DIZ BOLSONARO SOBRE AUMENTOS DA GASOLINA   O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse, nesta quarta-feira (27/10), que não é “malvadão” e nem culpado pelo aumento nos preços da gasolina e do gás de cozinha. A declaração foi dada em entrevista ao programa Pânico, da rádio Jovem Pan. Além da alta do dólar e do petr ...
  • Compartilhe:

27/10/2021 BOLSONARO DIZ ESTAR PRÓXIMO DE SE FILIAR AO PP OU AO PL PARA DISPUTAR A REELEIÇÃO Sem ainda ter um partido para disputar a reeleição em 2022, o presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira, 27, manter conversas com PP e PL para definir sua filiação. As duas siglas fazem parte da sua base de apoio e o presidente avalia qual o poder de influência terá sobre cada uma a ...
  • Compartilhe:

27/10/2021 RIO DE JANEIRO LIBERA O USO DE MÁSCARAS EM LOCAIS PÚBLICOS
  • Compartilhe:

27/10/2021 PLATAFORMA 4 REÚNE CORPO DOCENTE PARA HOMENAGEM AO DIA DOS PROFESSORES Parte do corpo docente da Plataforma 4 se reuniu hoje em um delicioso café da manhã, para celebrar o dia dos Professores. O encontro serviu para a socialização da equipe de forma presencial, para que a diretoria da empresa pudesse homenageá-la ressaltando o heroísmo de cada um. “A equipe mer ...
  • Compartilhe:

27/10/2021 SÃO DESIDÉRIO FICA EM 2° LUGAR E RECEBE PRÊMIO DE EFICIÊNCIA FISCAL DA BAHIA   Uma iniciativa do Grupo Bandeirantes de Comunicação e realizado em parceria com o Instituto Aquila, o Prêmio Band Cidades Excelentes reconhece as boas práticas de gestão pública. Na categoria entre 30 mil e 100 mil habitantes, São Desidério ficou em 2º lugar com o Prêmio eficiência fis ...
  • Compartilhe:

27/10/2021 EQUIPE KIRIUS É CAMPEÃ POR EQUIPE NO CAMPEONATO PAN-AMERICANO DE JIU-JITSU, EM SALVADOR Os atletas da equipe Kirius Brazilian Jiu-Jitsu Team, que representaram Barreiras no Campeonato PAN-AMERICANO, desembarcaram felizes e vitoriosos nesta segunda-feira (25). A equipe que participou do Campeonato no último domingo (24), contou com o apoio da Prefeitura de Barreiras por meio da Secreta ...
  • Compartilhe:

27/10/2021 BARREIRAS: VIVI BARBOSA ROMPE COM O PP E APOIA JUSMARI E OZIEL OLIVEIRA O ex-vereador Vivi Barbosa acaba de anunciar  o  seu  apoio  as pré-candidaturas  de Jusmari, para deputada estadual e Oziel Oliveira para deputado  federal. Vivi rompeu com o seu antigo partido, o PP e jé está de corpo e alma  na campanha de Jusmari e Oziel. “São os melhores para B ...
  • Compartilhe:

27/10/2021 BARREIRAS: HOMEM É ASSASSINADO ENQUANTO TRABALHAVA EM CONSTRUÇÃO NO BAIRRO MORADA DA LUA Na tarde desta terça-feira, 26, por volta das 14h50, ocorreu um homicídio no interior de uma construção, na rua Tiradentes, no bairro Morada da Lua, em Barreiras. Segundo informações, dois indivíduos a bordo de uma motocicleta adentraram à construção de um imóvel e efetuaram disparos cont ...
  • Compartilhe:

26/10/2021 LANÇADA EM BARREIRAS SEGUNDA ETAPA DA CAMPANHA CONTRA FEBRE AFTOSA   Em uma solenidade realizada na manhã desta terça-feira, 26 de  outubro, foi lançada em Barreiras, na Fazenda Água Doce, de propriedade de Antonio Balbino de Carvallho Neto, a segunda etapa da campanha de combate a febre aftosa.  O evento foi organizado pela Agência de Defesa Agropecuá ...
  • Compartilhe:

26/10/2021 PEUGEOT 308 HÍBRIDO GANHA REGISTRO NO BRASIL E PODE SER LANÇADO EM 2022 O segmento de hatches médios está à beira da extinção no Brasil e os culpados, claro, são os SUVs, preferência nacional nos últimos anos. Modelos como o Ford Focus, Volkswagen Golf e Hyundai i30 desapareceram das concessionárias, restando apenas um veículo dessa categoria à venda entre as ...
  • Compartilhe:

26/10/2021 ZÉ TROVÃO SE ENTREGA À POLÍCIA A defesa do caminhoneiro Marcos Antonio Pereira Gomes, conhecido como Zé Trovão, informou em nota que hoje houve a apresentação espontânea dele ao delegado-chefe da Polícia Federal em Joinville. Em setembro, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o pedid ...
  • Compartilhe:

26/10/2021 BOLSONARO PERDERÁ CANAL NO YOUTUBE SE COMETER MAIS DUAS INFRAÇÕES NOS PRÓXIMOS MESES   A suspensão de uma semana ao canal de Jair Bolsonaro no YouTube, revelada pelo Painel nesta segunda-feira (25), é a primeira que a plataforma impôs ao presidente. Em sua live de quinta-feira (21), ele fez associação sem qualquer base científica entre vacinas da Covid-19 e o vírus da Ai ...
  • Compartilhe:

26/10/2021 BARREIRAS: HOMEM É PRESO AO OFERECER “CAFÉ” PARA PASSAR EM EXAME PARA OBTENÇÃO DE CNH Na manhã desta terça-feira, 26, por volta das 8h30, o CICOM deslocou uma equipe do PETO da 84ª CIPM para o Parque Novo Tempo, em Barreiras, por solicitação do cabo da PM que estava a disposição do DETRAN exercendo a função de examinador, oportunidade em que deu voz de prisão a um homem, qu ...
  • Compartilhe:

26/10/2021 COM AVANÇO DA VACINAÇÃO, CRESCE A DEMANDA POR VIAGENS AÉREAS   Lentamente, as nuvens começam a se dissipar no mercado de aviação. Entre janeiro e setembro deste ano, os brasileiros gastaram US$ 3,3 bilhões em viagens internacionais. Desde 2004, segundo dados divulgados divulgados nesta sexta-feira (22/10) pelo Banco Central (BC), esse valor não era ...
  • Compartilhe:

26/10/2021 BARREIRAS SEDIA CAMPEONATO BAIANO DE CICLISMO DE ESTRADA/CRI 2021 E CENTENAS DE ATLETAS PARTICIPAM DA COMPETIÇÃO   O final de semana em Barreiras foi de competição entre os atletas de todo Brasil que participaram do Campeonato Baiano de Ciclismo de Estrada 2021. As competições que aconteceram no sábado e domingo (23 e 24) reuniram uma média de 180 atletas que disputaram as provas divididas em duas e ...
  • Compartilhe:

26/10/2021 BARREIRAS: VEREADORA CARMÉLIA DA MATA PARTICIPA DA ABERTURA DA 8ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE Discutir a qualidade da saúde, o acesso, atendimento e investimentos, sempre foram essenciais para melhoria dos serviços à população. Pensando nestes aspectos e convicta de seu posicionamento social, a vereadora Carmélia da Mata participou nesta noite de segunda-feira, 25, no Plenário da Câm ...
  • Compartilhe:

26/10/2021 GOVERNO DA BAHIA VAI AUMENTAR CAPACIDADE PERMITIDA DE PÚBLICO NOS ESTÁDIOS PARA 50%   O governador Rui Costa (PT) anunciou, nesta terça-feira (26), que vai aumentar a capacidade permitida do público nos estádios da Bahia para 50%. Desde o dia 8 de outubro, as praças esportivas estão liberadas para funcionar com um limite de 30%. “Estou nos Emirados Árabes com a cab ...
  • Compartilhe:

26/10/2021 OPEN BANKING: ENTENDA POR QUE QUEM TEM ‘NOME SUJO’ TERÁ MAIS CHANCES DE CONSEGUIR CRÉDITO COM O NOVO SISTEMA   Ter o “nome sujo”, no Brasil, é sinônimo de ser mau pagador. O consumidor assim classificado tem acesso restrito a crédito no mercado, ou seja, dificilmente consegue contratar um empréstimo, fazer uma compra parcelada ou adquirir um cartão de crédito. Todavia, especialistas apontam ...
  • Compartilhe:

26/10/2021 AO VIVO: CPI DA PANDEMIA VOTA O RELATÓRIO FINAL
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade