CHACINA DO SALGUEIRO É FANTASMA NA ATUAÇÃO DOS MILITARES EM OPERAÇÕES NO RIO
22 de fevereiro de 2018

Um padeiro de 19 anos voltava de moto da casa da namorada numa noite de sexta-feira, quando, no trajeto, cruzou com um amigo, que subiu na garupa. Eles seguiram por uma estrada à beira do Complexo do Salgueiro, conjunto de favelas em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio, com casas de um lado e mato do outro. Ouviram quando forças de segurança entravam na favela, mas seguiram adiante, detectando o som ainda longe.

De repente, o padeiro foi alvejado com tiros nas mãos e na coxa. Seu amigo foi atingido no rosto. Os dois caíram da moto e ficaram à beira da estrada até serem socorridos por moradores. “Os tiros vieram da mata”, diz o jovem, um dos três sobreviventes do episódio, hoje chamado no Rio de a chacina do Salgueiro, em novembro de 2017. Por medo de retaliação, o jovem e sua mãe deixaram a favela.

Os outros sobreviventes daquela noite e o laudo pericial corroboram esse depoimento, dizem a Polícia Civil e o Ministério Público do Rio.

Quem viu a cena diz que os atiradores usavam capacete e tinham o rosto coberto. Só que tanto o Exército como a Polícia Civil, que faziam uma operação em conjunto no complexo, afirmam que seus homens não estavam naquela mata.

Aquilo que era oficialmente uma operação contra o tráfico da Core (Coordenadoria de Recursos Especiais), unidade de elite da Polícia Civil, com apoio do Exército, acabou com sete corpos espalhados ao longo de uma estrada. Ao todo, 11 pessoas foram baleadas. Oito morreram, sendo a oitava semanas depois.

A investigação já dura mais de três meses e até agora não apontou os responsáveis pelas mortes, transformando o caso numa espécie de fantasma da atuação do Exército no Rio a Força atua no reforço da segurança do Estado desde setembro passado e agora terá papel ainda mais intenso com a intervenção.

No caso do Salgueiro, a apuração do Exército fica em mãos federais, via Ministério Público Militar, e da polícia, pela própria corporação e pelo Ministério Público.

O caso enfrenta obstáculos, diz a Promotoria, em parte por causa disso. Os 17 soldados do Exército que participaram da ação não deram depoimentos à polícia, como fizeram os agentes da Core, nem aos promotores, por isso as autoridades estaduais têm em mãos apenas parte da história.

Já o Ministério Público Militar disse que aguarda diligências solicitadas ao Ministério Público do Rio e ao Instituto de Criminalística. Segundo o órgão, as armas levadas pelos soldados naquele dia estão acauteladas desde as mortes.

Em outubro passado, o presidente Michel Temer sancionou lei que transferiu para a Justiça Militar o julgamento de crimes dolosos contra a vida praticados contra civis por militares quando em atividade operacional.

MISTÉRIO
Tudo o que se sabe, segundo a Delegacia de Homicídios de Niterói, que investiga o caso, é que, naquela noite, a Core pretendia fazer ação para “confirmar informações”.

Como o Complexo do Salgueiro é perigoso, a unidade pediu o apoio do Exército. Entraram com três blindados, dois do Exército e um da Core. Ao final da madrugada, 11 pessoas haviam sido atingidas, todas na estrada das Palmeiras. Segundo a Defensoria Pública, que teve acesso aos laudos de necropsia, todos foram baleados pelas costas.

Em nota conjunta, Exército e polícia disseram inicialmente que houve “resistência armada”. O delegado Marcus Amin, da Delegacia de Homicídios de Niterói, disse que as forças foram recebidas a tiros e só revidaram. Depois, a versão oficial mudou. Segundo a delegacia, agentes da Core disseram que já encontraram os corpos no chão. Quatro deles tinham passagem pela polícia, segundo a Polícia Civil.

Segundo o Comando Militar do Leste, soldados disseram o mesmo em depoimento prestado internamente. Os projéteis encontrados no local não batem com as armas da Core, segundo a polícia. Ainda não se sabe se batem com as do Exército, já que o Ministério Público Militar ainda não fez a análise comparativa, segundo o órgão, por demora da parte do Estado.

ABANDONO
A Folha conversou com a mãe de uma das vítimas. Ela pediu para não ser identificada e disse que seu filho trabalhava com reciclagem.

“Quando cheguei lá [na estrada das Palmeiras]”, disse a mãe, “vi o corpo do meu filho estendido. Eles [a polícia] não me deixaram chegar perto, mas eu vi”, afirmou.

O complexo de cinco favelas, com ao menos 15 mil moradores, é considerado um dos pontos mais perigosos do RJ. Fica à beira da estrada Niterói-Manilha (BR-101), a poucos quilômetros de um posto da Polícia Rodoviária Federal e de um Batalhão da PM.

Diferentes vias que dão acesso ao complexo foram fechadas pelo tráfico com barricadas. Nas margens circulam homens com fuzis. Quartel-general do Comando Vermelho em São Gonçalo, circulam por lá cerca de 300 fuzis, segundo a polícia. É esconderijo de chefes da facção.

Com 1 milhão de habitantes, São Gonçalo cresceu de forma desordenada. “Ao contrário do que acontece em outros lugares violentos, como o Complexo da Maré, por exemplo, no Salgueiro não há ONGs, então não há visibilidade das pessoas sobre o que acontece lá dentro”, diz Doriam Borges, do Laboratório de Análise da Violência da Uerj (Universidade do Estado do RJ).

Um estudo coordenado por ele e ainda não publicado descreve o complexo: “Os entrevistados ressaltaram que a favela é um dos lugares mais violentos de São Gonçalo, mas as estatísticas criminais não indicam altas taxas de homicídio. Segundo um policial civil, as vítimas de homicídio são jogadas no curral para serem comidas pelos porcos, no mangue para serem comidos pelos jacarés ou na Baía de Guanabara para serem levados pela maré” .

 

Via: Folha de São Paulo

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

05/10/2022 LANÇAMENTO DO NOVO EDITAL DO FUNDESIS TEM DATA MARCADA Lançamento do novo Edital do Fundesis tem data marcadaNo dia 14 de outubro, às 10 horas no auditório da Aiba/Abapa, será realizado o lançamento do novo edital do Fundo para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Bahia (Fundesis). O fundo faz parte do Instituto Aiba e é promovido por mei ...
  • Compartilhe:

04/10/2022 BARREIRAS É MANCHETE NOS PRINCIPAIS JORNAIS DO PAÍS POR DIVULGAÇÃO DE NOTÍCIA FALSA SOBRE VOTAÇÃO DE LULA NO MUNICÍPIO   Circula pelas redes sociais um falso print de tela do portal de notícias UOL em que a cidade de Barreiras, na Bahia, aparece com 213.243 votos computados para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante a exibição da apuração com dados do Tribunal Superior Eleitoral. O nú ...
  • Compartilhe:

04/10/2022 PREFEITO DE BARREIRAS DECLARA APOIO A BOLSONARO   O prefeito de Barreiras Zito Barbosa declarou em vídeo publicado nas redes sociais nesta segunda-feira, o seu apoio ao presidente Jair Bolsonaro em sua campanha para a reeleição. O anúncio ocorre após o primeiro turno das eleições em que tanto o candidato a governador apoiado por Zito, ...
  • Compartilhe:

04/10/2022 A VOTAÇÃO DO BAIANO PADRE KELMON EM BARREIRAS   O agora ex-candidato à Presidência da República pelo PTB, Padre Kelmon, que se denomina como um representante religioso da igreja ortodoxa e do conservadorismo cristão, recebeu 42 votos dos eleitores de Barreiras. Quem é Padre Kelmon? Filho de Risoldete e José Gomes, Kelmon Luis da Silv ...
  • Compartilhe:

04/10/2022 EXPLOSÃO EM USINA DEIXA TRÊS FUNCIONÁRIOS FERIDOS NO OESTE DA BAHIA   Três funcionários de uma usina, localizada em Muquém de São Francisco, no oeste da Bahia, sofreram queimaduras após a explosão de um fusível de proteção elétrica na manhã desta terça-feira (4). As vítimas foram identificadas como Misael Germano da Silva, Afonso Pereira de And ...
  • Compartilhe:

04/10/2022 LULA E JERÔNIMO VENCERAM COM FOLGA EM BARREIRAS Aqui em Barreiras, no Oeste Baiano, o apoio do prefeito Zito Barbosa não foi suficiente para garantir votos para Bolsonaro e ACM Neto. Os dois foram derrotados na maior cidade do Oeste Baiano. Lula, do PT, teve 58,05% dos votos para a Presidência (47.952 votos), enquanto Jair Bolsonaro foi a escol ...
  • Compartilhe:

04/10/2022 REGIÃO DE IRECÊ ELEGE DOIS EX-PREFEITOS E SEPULTA CHANCES DE 2 EX-GESTORES   A região de Irecê, no Centro Norte baiano, elegeu dois ex-prefeitos para a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e nenhum para a Câmara dos Deputados. Estarão no Legislativo baiano a partir de janeiro do ano que vem o ex-prefeito de Ibititá Cafu Barreto (PSD) que obteve 67,3 mil votos; ...
  • Compartilhe:

04/10/2022 CIRO REFORÇA DECISÃO UNÂNIME DO PDT E APOIA CANDIDATURA DE LULA NO 2º TURNO   Foto: Marcos Serra Lima/g1 O candidato derrotado do PDT, Ciro Gomes publicou um vídeo em suas redes sociais reforçando a posição do seu partido, que anunciou na tarde desta terça-feira (4) o apoio unânime ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições ( ...
  • Compartilhe:

04/10/2022 SÉRGIO MORO REFORÇA APOIO A BOLSONARO E PRESIDENTE COMEMORA: “APAGA-SE O PASSADO”   Foto: Agência Brasil Após uma saída turbulenta do governo Bolsonaro, o rompimento entre Sergio Moro (União Brasil) e Jair Bolsonaro (PL) parece ter acabado nesta terça-feira (4). O ex-juiz e agora senador eleito pelo Paraná declarou apoio oficial a Bolsonaro na disputa do 2º turno e o ...
  • Compartilhe:

04/10/2022 SIMONE TEBET DEVE ANUNCIAR ESTA SEMANA APOIO A LULA NO 2º TURNO     A senadora Simone Tebet (MDB-MS) deve anunciar nos próximos dias, provavelmente esta semana, apoio ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições presidenciais contra Jair Bolsonaro (PL). Tebet ficou em terceiro lugar na eleição de primeiro turno. Ainda ...
  • Compartilhe:

04/10/2022 CIDADANIA ANUNCIA APOIO A LULA NO 2º TURNO “VAMOS VOTAR NO NÚMERO 13” Foto: Reprodução / Rafaela Felicciano/Metrópoles O presidente do Cidadania, Roberto Freire, anunciou, nesta terça-feira (4), apoio do partido ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições presidenciais.   Freire já havia encaminhado à Executiva Nacional do p ...
  • Compartilhe:

04/10/2022 COLABORE!
  • Compartilhe:

04/10/2022 DECLARO APOIO À CANDIDATURA DE BOLSONARO, DIZ ZEMA, REELEITO EM MINAS GERAIS O governador reeleito de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), declarou nesta terça-feira (4) apoio formal à candidatura de Jair Bolsonaro (PL), que enfrentará Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa do segundo turno pela Presidência. Zema esteve em Brasília com o atual presidente e disse acredit ...
  • Compartilhe:

04/10/2022 CAIXA LIBERA O SAQUE-ANIVERSÁRIO DO FGTS PARA TRABALHADORES NASCIDOS EM OUTUBRO O trabalhador nascido em outubro pode receber uma parcela do seu FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) ao aderir o saque-aniversário. A modalidade está disponível para aqueles que possuem saldo disponível em suas contas vinculadas ao Fundo de Garantia. Para ter acesso aos valores, o tr ...
  • Compartilhe:

04/10/2022 INSCRIÇÕES PARA CONCURSO DO INSS SÃO PRORROGADAS; VEJA COMO SE INSCREVER As inscrições para o concurso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) com mil vagas de técnico do seguro social foram prorrogadas até as 23h59 desta terça (4). A procura foi tão grande que o site cebraspe.org.br, onde as inscrições são feitas, ficou fora do ar. A instabilidade ocorre ...
  • Compartilhe:

04/10/2022 BARREIRAS: CULTO ECUMÊNICO HOMENAGEIA A ESTUDANTE GEANE DA SILVA BRITO E MARCA RETORNO DAS AULAS NO COLÉGIO MUNICIPAL EURIDES SANT’ANNA A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Barreiras realizou nesta segunda-feira (3), um Culto Ecumênico para receber com muito carinho e apoio, os estudantes, pais, docentes e demais servidores do Colégio Municipal Eurides Sant’Anna. A mensagem de amor e esperança, marca o retorn ...
  • Compartilhe:

03/10/2022 IFBA OFERTA MAIS DE 5 MIL VAGAS EM PROCESSO SELETIVO PARA CURSOS TÉCNICOS O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) publicou ontem (12), os editais do Processo Seletivo para ingresso no ano letivo de 2023 nos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (ProSel 2023) na forma Integrada, e para admissão nos cursos técnicos Su ...
  • Compartilhe:

03/10/2022 BAHIA: ESTADO PUBLICA EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA 2.500 VAGAS DE SOLDADO DA PM E BOMBEIROS O Estado da Bahia publica, nesta quarta-feira (28), no Diário Oficial do Estado (DOE), o Edital Saeb Nº 05/2022, com abertura de inscrições do concurso público para duas mil vagas de soldado da Polícia Militar e outras 500 para soldado do Corpo de Bombeiros. As inscrições devem ser feitas pe ...
  • Compartilhe:

03/10/2022 VEJA QUEM SÃO OS 63 DEPUTADOS ESTADUAIS ELEITOS NA BAHIA Os eleitores baianos elegeram, neste domingo (2), 63 deputados estaduais para compor o novo mandato na Assembleia Legislativa (Alba), a partir de janeiro de 2023. Do total, 39 foram reeleitos. Os outros 24 são novatos. Os três candidatos mais votados para o cargo foram Ivana Bastos (PSD), Alex da ...
  • Compartilhe:

03/10/2022 PRIMEIRO TURNO DAS ELEIÇÕES TERMINA COM 67 CRIMES ELEITORAIS REGISTRADOS NA BAHIA   Apoio: Maior parte dos delitos aconteceu em municípios do interior baiano, durante todo o domingo (2). Sessenta e sete. Esse foi o número de crimes eleitorais registrados pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) durante o primeiro turno das Eleições 2022 na Bahia, no domingo ( ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade

Publicidade