CENTRÃO NÃO GARANTE APOIO A CANDIDATOS BOLSONARISTAS NOS ESTADOS
18 de janeiro de 2022

 

Mesmo com cargos, ministérios e até o controle do Orçamento, o Centrão deve se opor a candidatos bolsonaristas em ao menos cinco Estados nas eleições de outubro. Em São Paulo, Pernambuco, Piauí, Ceará e Maranhão, líderes e parlamentares de partidos como PL, Progressistas e Republicanos – tripé de sustentação do governo de Jair Bolsonaro – resistem a romper com adversários do Palácio do Planalto e traçam saídas para manter espaços em círculos petistas ou do PSDB.

Levantamento feito pelo Estadão com dirigentes de partidos mostra que o ex-presidente Lula Inácio Lula da Silva (PT) já tem palanques negociados em 18 dos 27 Estados. O presidente Jair Bolsonaro, por sua vez, acertou até agora 14.

Para conseguir filiar Bolsonaro ao PL, em novembro, o ex-deputado Valdemar Costa Neto – que comanda o partido – prometeu romper acordos regionais com o PT e com tucanos. Agora, porém, tem sido pressionado por seus pares a liberar os diretórios regionais na campanha ou ao menos permitir que o PL adote posição de neutralidade nas disputas para governador.

Em São Paulo, por exemplo, o Centrão até agora não se entendeu. A meta do presidente é eleger o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, para o Palácio dos Bandeirantes. Sem partido, Tarcísio vem sendo sondado para se filiar ao PL, mas também tem convite do Progressistas. O problema é que, a exemplo de um pedaço do PL, o presidente do Progressistas em São Paulo, Guilherme Mussi, já combinou de apoiar o vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB) na disputa ao Bandeirantes. Garcia foi lançado pelo governador João Doria – hoje pré-candidato tucano à sucessão de Bolsonaro.

O cenário tem causado mal-estar entre aliados do presidente e acusações de traição por parte de tucanos. Motivo: Doria abriu espaço tanto para o PL como para o Progressistas no primeiro escalão e agora espera respaldo tanto na sua campanha como na de Garcia.

Pragmático, o Centrão tem alianças do centro à esquerda. O presidente do PL no Piauí, por exemplo, é secretário no governo de Wellington Dias (PT). Mesmo com a filiação de Bolsonaro, Fábio Xavier continua à frente da pasta de Cidades até o prazo legal para a desincompatibilização, em abril, e vai indicar o substituto.

O provável candidato do polo bolsonarista ao governo daquele Estado é o ex-prefeito de Teresina Silvio Mendes, do PSDB. Apoiado pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (Progressistas), Mendes é o nome mais lembrado nas pesquisas, ao lado do secretário estadual da Fazenda, Rafael Fonteles (PT), o preferido do governador.

Para desfrutar de benefícios políticos da aliança com os petistas e, ao mesmo tempo, manter o controle do partido, a direção do PL no Piauí argumenta que Mendes é do PSDB, legenda de Doria, que vai concorrer contra Bolsonaro. Mas uma ala também está com o candidato de Dias.

“Nossa esperança é essa, a de haver essa neutralidade”, disse o deputado Fábio Abreu (PL-PI), numa referência à liberação do diretório. “Continuaríamos todos no partido, apoiaríamos o governador, podendo fazer a campanha, e, para presidente, cada um declararia apoio em quem bem entendesse.”

No Ceará, o presidente regional do PL, Acilon Gonçalves, prefeito de Eusébio, é um conhecido aliado do governador Camilo Santana (PT) e dos irmãos Ferreira Gomes (PDT). O partido de Bolsonaro pode lançar ao governo o deputado Capitão Wagner, atualmente no PROS.

Apesar do interesse dos bolsonaristas em rivalizar com o PT, Gonçalves não declarou apoio a Capitão Wagner e se anunciou pré-candidato. A expectativa do grupo do presidente é a de que o prefeito perca o partido para o deputado estadual André Fernandes, que trocou o Republicanos pelo PL. A saída de Gonçalves do PL, caso confirmada, pode significar a perda de importantes prefeituras. Em 2020, por exemplo, ele elegeu outros três prefeitos de cidades da região metropolitana de Fortaleza.

A deputada estadual Dra. Silvana (PL) confirmou que a busca pela neutralidade formal é uma estratégia dos aliados dos PT. Afirmou, porém, que isso não será tolerado. “Na outra eleição, o Valdemar (Costa Neto) deixava claro que a gente podia apoiar quem quisesse. Mas, agora, deixa claro que fez acordo com Bolsonaro e não pode quebrar”, insistiu ela.

Os acenos emitidos por integrantes da base aliada do Planalto a adversários de Bolsonaro nos Estados não são restritos a parlamentares de pouca expressão. Até mesmo o deputado André Fufuca (MA), presidente nacional do Progressistas, também enviou sinais de simpatia a Flávio Dino (PSB) no Maranhão. Dino deve ser candidato ao Senado.

Ex-filiado do PCdoB e hoje no PSB, o governador nomeou o irmão de Fufuca na Secretaria de Meio Ambiente, em 2019, e o substituiu, em razão das eleições de 2020, por Diego Fernando Rolim, também aliado do presidente do Progressistas. Ao Estadão, Fufuca disse que as diretrizes nacionais do partido sobre apoios regionais só serão discutidas após o recesso parlamentar.

Em Pernambuco, a situação é semelhante. O possível candidato de Bolsonaro é Gilson Machado, ministro do Turismo. O presidente regional do Progressistas, Eduardo da Fonte, negocia espaços no governo de Paulo Câmara (PSB) e vem declarando não ver empecilho para caminhar com Lula na campanha. O deputado Sílvio Costa Filho, presidente estadual do Republicanos, vai na mesma linha. Costa Filho disse a interlocutores que o presidente nacional de seu partido, Marcos Pereira – aliado de Bolsonaro – respeitará acordos regionais. A promessa inclui a aliança que ele próprio pretende costurar para apoiar Lula em Pernambuco.

 

Vinícius Valfré e Lauriberto Pompeu/Estadão Conteúdo

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

17/05/2022 ALCKMIN QUER ALIADOS NA COORDENAÇÃO DE CAMPANHA DE LULA Geraldo Alckmin (PSB) já afirmou ao comando da candidatura de Lula (PT) que deseja contar com aliados na coordenação de campanha e do programa de governo, diz a Folha. O ex-governador de São Paulo agora aguarda uma definição sobre o tamanho de seu estafe que terá à disposição. Segundo ...
  • Compartilhe:

17/05/2022 OAB DE BARREIRAS REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR A REATIVAÇÃO DAS COMARCAS DE ANGICAL, CRISTÓPOLIS E WANDERLEY     A OAB Subseção de Barreiras realizou na tarde de terça-feira (10), uma Audiência Pública com o objetivo de discutir as possibilidades de reativação das Comarcas de Angical, Cristópolis e Wanderley. A pauta já havia sido iniciada durante a gestão anterior com o Dr. Alessandro Brandão ...
  • Compartilhe:

17/05/2022 BARREIRAS: PROJETO POR UM SORRISO MAIS ALEGRE LEVA ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO PARA A ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS – APAE Na última quarta-feira (04/05), o projeto “Por Um Sorriso Mais Alegre”, realizou atendimento odontológico na APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, do município de Barreiras, atendendo até a sexta-feira, (06/05), com as duas unidades moveis odontológicas e suas respectivas ...
  • Compartilhe:

17/05/2022 LEM: VEREADOR FERNANDO FERNANDES E CRISTIANO REIS DISPUTAM NESTA TERÇA-FEIRA A PRESIDÊNCIA DA CÂMARA Fernando Fernandes Depois de várias especulações de quem seriam os componentes das duas chapas para concorrer à presidência da Câmara de Vereadores de LEM para o biênio 2023/2024, conhecemos no início da noite desta segunda-feira, 16, os nomes dos vereadores que compõe a chapa da oposição ...
  • Compartilhe:

16/05/2022 BARREIRAS: ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO BENTO DE FREITAS IRÁ REALIZAR A QUARTA EDIÇÃO DA FESTA DA FAMÍLIA Família, reunião de pessoas com o mesmo propósito: crescer e viver com Amor. Amor é a palavra-chave para um pleno desenvolvimento do ser humano, e é na família que recebemos todo o cuidado, proteção e amor. Escola, lugar onde se ensina a ler, a escrever, as habilidades necessárias para comp ...
  • Compartilhe:

16/05/2022 BARREIRAS: ANANDA LIMA LANÇA QUINTO LIVRO NA FLIB, “2020 PARTINDO PARA ALTO MAR- UM CÂNCER E UMA PANDEMIA NA ROTA”                         O lançamento do livro da professora e escritora Ananda Lima será dia 23 de maio, às 19h, na sede da Academia Barreirense de Letras (ABL), na Festa Literária Internacional de Barreiras (FLIB). Com o tema ‘As vo ...
  • Compartilhe:

16/05/2022 ROMA GARANTE QUE IRÁ RESPEITAR RESULTADO DAS ELEIÇÕES: ‘DEFENDEMOS A DEMOCRACIA’ Pré-candidato a governador da Bahia pelo PL, o deputado federal João Roma garantiu, em entrevista à rádio Salvador FM na manhã desta segunda-feira (16), que irá reconhecer seja qual for o resultado das eleições. Segundo ele, o presidente Jair Bolsonaro (PL) “respeita a Constituição, mas ...
  • Compartilhe:

16/05/2022 OZIEL E JUSMARI TEM FIM DE SEMANA INTENSO VISITANDO VÁRIAS CIDADES DA REGIÃO     Oziel e Jusmari tiveram um fim de semana de intenso trabalho na região. Eles iniciaram a sua caminhada na sexta-feira, 13, em Bom Jesus da Lapa, onde participaram ao lado do governador Rui Costa da entrega do Colégio da Polícia Militar e em seguida se reuniramcom o vereador Leo de L ...
  • Compartilhe:

16/05/2022 CONFIRA A PREVISÃO DO TEMPO PARA TODO O NORDESTE DO PAÍS NESTA SEGUNDA-FEIRA (16)
  • Compartilhe:

16/05/2022 CONTA DE LUZ EXPLODE E DEFLAGRA DEBATE SOBRE COMO REDUZIR PREÇO   Após dois anos com medidas para segurar aumentos, os reajustes da conta de luz serão elevados em 2022. Os brasileiros vão pagar ao menos 12% mais na tarifa residencial na média do país, quase 4 pontos percentuais acima do reajuste do ano passado, que foi de 8%. O cálculo, feito pela TR ...
  • Compartilhe:

16/05/2022 BRASIL: ME DIZ QUANTOS BRASIS EXISTEM EM VOCÊ? POEMA DE RONALDO SENA     Eu queria tanto te encontrar pra te falar da nossa amizade verdade, o mundo é diferente a tecnologia, a democracia, a liberdade que um dia eu sonhava mas o mundo me agredia ditadura novamente o povo inocente na pura putaria virou gado marcado sem escrúpulo e calado Medo, medo do futu ...
  • Compartilhe:

15/05/2022 LEITORES DO MURAL DO OESTE EM BRASÍLIA   Tive a grata satisfação de encontrar com dois leitores do Mural do Oeste. Ricardo Pamplona e sua esposa Valéria. Eles moram em Brasília mas acompanham diariamente as notícias de Barreiras pelo Mural do Oeste. O nosso encontro foi num local abençoado: o tradicional Cantinho do Senhor dos ...
  • Compartilhe:

15/05/2022 BARREIRAS: FESTA LITERÁRIA E INAUGURAÇÃO DA SEDE DA ABL MOVIMENTAM A CULTURA DA CIDADE     Lançada no governo de Antônio Henrique, a Festa Literária de Barreiras, tendo como idealizadores, os professores Adalto Soares e Márcia Rasia, no ano de 2016, quando aconteceu a primeira edição, chega agora a sua quinta edição com previsão de lançamento de mais de 25 livros d ...
  • Compartilhe:

15/05/2022 ORFÃOS DA TERCEIRA VIA JÁ DISCUTEM OUTRAS OPÇÕES ENTRE LULA E BOLSONARO por Joelmir Tavares | Folhapress O esfarelamento da chamada terceira via, com a dificuldade da construção de uma candidatura unitária e os resultados decepcionantes nas pesquisas, abriu espaço para discussões sobre uma escolha entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que hoje lidera a corrida ...
  • Compartilhe:

15/05/2022 BUXIXOS POLITICOS DEVEM VOLTAR FORTES EM BARREIRAS E LEM A PARTIR DESTA SEGUNDA-FEIRA Os buxixos políticos deverão voltar com toda força a partir desta segunda-feira em Barreiras e Luís Eduardo Magalhães. Em Barreiras o assunto é a fidelidade de alguns vereadores ao prefeito Zito Barbosa. Em Lem a expectativa é pela eleição  da  mesa diretora da Câmara Municipal. Vamos ag ...
  • Compartilhe:

14/05/2022 SARGENTO É PRESO POR ROUBAR E CHEFIAR QUADRILHA. ENCONTRADOS 828 MIL REAIS.   Do Correio24horas. Um sargento da Polícia Militar foi preso junto com sua esposa, seu filho, seus irmãos e sua amante pela Polícia Civil no oeste da Bahia nesta sexta-feira (13). Os presos, que foram capturados nas cidades de Barreiras, Bom Jesus da Lapa e Santa Maria da Vitória, formavam ...
  • Compartilhe:

14/05/2022 BARREIRAS: PRIMEIRO CAFÉ COM PARCEIROS DA BCS SANTA LUZIA               Nesta sexta-feira, 13, aconteceu um café da manhã com os parceiros da BCS/Santa Luzia, na cidade de Barreiras. Na oportunidade, comerciantes locais, agricultores, entidades e autoridades da cidade de Barreiras foram convidados a conhecerem a Base Co ...
  • Compartilhe:

14/05/2022 TESTE COM HACKER NÃO ENCONTRA VULNERABILIDADE NO SISTEMA ELEITORAL, DIZ TSE     O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) informou nesta sexta-feira (13) que os testes do sistema de votação feitos durante a semana, incluindo simulações de ataques hackers, não encontraram falhas que possam atrapalhar o pleito deste ano.   Desde quarta-feira (11), grupos de inve ...
  • Compartilhe:

14/05/2022 OZIEL E JUSMARI SÃO RECEBIDOS COM MUITO CARINHO PELO POVO DE SITIO DO MATO O que se viu na passagem de Oziel e Jusmari por Sítio do Mato é o que vem ocorrendo em todas as cidades que eles visitam. Deste vez eles foram participar de autorização de obras e celebração de convênios do Governo da Bahia com o Município e tiveram uma recepção calorosa por parte do públ ...
  • Compartilhe:

13/05/2022 POLÍCIA CIVIL RECUPERA DEFENSIVOS AGRÍCOLAS ROUBADOS EM FAZENDA NO MUNICÍPIO DE BARREIRAS     Na madrugada do último domingo, 8, uma quadrilha composta por aproximadamente 10 homens fortemente armados, invadiram uma fazenda localizada na estrada do Café, município de Barreiras, sendo subtraído um veículo Volkswagen/Gol na cor preta, equipamentos de oficina mecânica, maqui ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade