CCJ APROVA PL DE PEDRO TAVARES QUE CRIA SEMANA DE CONSCIENTIZAÇÃO E COMBATE À TROMBOSE NA BAHIA

29 de abr de 2021

 

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Bahia aprovou o projeto de lei do deputado estadual Pedro Tavares (DEM), que prevê a implementação da Semana de Conscientização e Combate à Trombose na Bahia. A campanha deve acontecer todo ano, na primeira semana de outubro, explorando também o Dia Internacional de Combate à Trombose, que ocorre dia 13 do mesmo mês. A trombose é uma das principais causas de morte no mundo. O deputado aguarda a aprovação da proposta em plenário.

 

O objetivo do PL é aumentar a conscientização sobre a doença, reduzir o número de casos não diagnosticados e ampliar as medidas para prevenção, baseada em evidências.

 

“É fundamental em nosso mandato focarmos também em projetos e medidas que promovam a saúde e o bem estar da população.  É preciso esclarecer sobre as causas e principalmente prevenção, em relação à trombose. O intuito também é incentivar, criar estratégias para garantir melhores práticas para a prevenção, diagnóstico e tratamento e ainda incrementar os recursos adequados para estas ações e o apoio à pesquisa para reduzir a carga da doença trombótica.”, justifica Tavares.

 

Segundo especialistas, o termo trombose se refere à presença de coágulos nos vasos sanguíneos (artérias ou veias).  A Organização Mundial da Saúde (OMS) fixou uma meta global para reduzir em 25% o número de mortes prematuras por doenças não infecciosas até 2025.
  • Compartilhe:

Publicidade