CAPITAIS TÊM DEMANDA ATÉ 80% MAIOR EM HOSPITAIS POR COVID E GRIPE
7 de janeiro de 2022

 

Capitais brasileiras registram alta de até 80% na demanda em prontos-socorros e enfermarias de hospitais públicos e privados com casos de gripe e de Covid desde o final do ano. Parte dos internados em UTIs (unidades de terapia intensiva), segundo estados, não tomou vacina contra o coronavírus.

Fortaleza tem 84% de ocupação em leitos de enfermaria da rede pública. A escalada do indicador levou o governo do Ceará a anunciar novas medidas restritivas, como a diminuição da capacidade de eventos, e a suspender cirurgias eletivas na rede estadual.

Na Bahia, houve crescimento da demanda por leitos de UTI após o Natal e o Réveillon no SUS, em todo o Estado, e na rede privada de Salvador. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, mais de 80% dos internados nas UTIs não tomaram a vacina contra a Covid.

No Hospital Espanhol, maior para tratamento de Covid em Salvador, a taxa de ocupação dos 160 leitos subiu de 30% para 65% nas últimas seis semanas. “Esse número seguirá crescendo porque as pessoas se aglomeraram nas festas do de fim de ano”, afirma Rômulo Cury, diretor-geral do hospital.

Na rede municipal, há confluência de demandas por hospitalização. Além do aumento de casos da Covid-19 e gripe, também há uma pressão de pacientes com problemas vasculares, de coração e até oncológicos cujos quadros se agravaram durante a pandemia.

“O sistema municipal de saúde nunca viveu um momento tão ruim, tão crônico. Estamos somando problemas porque temos pacientes crônicos agravados e, ao mesmo tempo, uma pressão de pacientes com síndromes respiratórias”, afirma o secretário da Saúde de Salvador, Leonardo Prates.

A maior pressão é sobre as Unidades de Pronto Atendimento das redes estadual e municipal em Salvador. Pacientes com sintomas mais leves estão sendo orientados a procurar unidades básicas de saúde.

A devastação causada pelas chuvas no interior do Estado, diz o secretário, agravou o problema, já que parte dos pacientes que fazem tratamento em cidades do interior recorrereu ao sistema de saúde da capital.

Para completar, há preocupação com surtos de dengue e chikungunya. O índice de infestação pelo mosquito Aedes aegypti é de dez casas em cada cem visitadas pelos agentes de saúde. “É um índice muito alto”, diz Prates.

Até a quarta-feira (5), em Pernambuco, a ocupação de leitos de enfermaria era de de 74% na rede pública, para casos de Srag (Síndrome Respiratória Aguda Grave). Na rede privada, o indicador era de 27% de ocupação em leitos de enfermaria para pessoas com problemas respiratórios.

Em Aracaju, o número de atendidos por síndrome gripal nos cinco primeiros dias de janeiro chegou a 4.545, cerca de um terço do que foi registrado em todo o mês de dezembro. A demanda por internação, porém, não teve alta.

No Rio de Janeiro, a ocupação de leitos é relativamente baixa até o momento, apesar da alta pressão nas unidades básicas e emergências. Os hospitais públicos da cidade tinham apenas 33 internados por Covid em enfermarias e UTIs nesta quinta (6), que representam 39% dos leitos dedicados à doença.

Na rede privada a situação é a mesma, segundo Graccho Alvim, diretor da Aherj, principal associação de hospitais do estado. “Estimamos cerca de 15% de ocupação no estado todo, mas estamos esperando um aumento para os próximos 15 dias, porque os casos subiram precisamente a partir de segunda [3]”, diz.

De acordo com ele, as emergências estão bastante “tumultuadas”, com aumento de até 220% nos atendimentos nesta semana, porém, os casos raramente são graves. A maioria das hospitalizações têm sido de pessoas não vacinadas e de bebês de seis meses a um ano, com bronquiolite por Covid ou influenza, afirma ele.

Em João Pessoa (PB), a ocupação de enfermaria para Covid na rede pública era de 21,7% nesta sexta (7). Não há divulgação de dados da rede privada.

Em Teresina, a taxa de ocupação de leitos clínicos públicos e privados dobrou, de 28% para 56%, nas últimas duas semanas, se comparadas as datas de 20 de dezembro e 6 de janeiro. Atualmente, são 57 pacientes internados para 102 vagas existentes.

Em Maceió, foi ampliado o número de leitos para Covid e Influenza. A partir desta quinta (6), estão em atividade 86 leitos de enfermaria, quando antes eram 54. Atualmente, 43 deles estão ocupados, o que corresponde a 50% do total.

Em Florianópolis, o Hospital Universitário da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) emitiu um comunicado na quarta-feira (5) por conta da superlotação de suas emergências.

Houve alta de até 380% dos atendimentos de pacientes com sintomas respiratórios ao longo do mês de dezembro até segunda-feira (3). “A situação coloca emergências no limite de sua capacidade técnica”, diz a nota.

O hospital privado Baía Sul, também de Florianópolis, e a Unimed Florianópolis já haviam alertado quanto à maior procura em pronto atendimento.

Segundo dados estaduais, a taxa de ocupação de leitos para pacientes de Covid-19 na Grande Florianópolis chegou a 78,9% na quarta-feira (5). No dia 1º, essa mesma taxa era de 73%.

Em Curitiba, após as festas de fim de ano, a Santa Casa também informou aumento de atendimentos de pacientes com sintomas respiratórios em suas unidades. A especializada no tratamento de Covid-19 está com 60% dos leitos ocupados —em 1º de janeiro,a taxa era de 30%. A maioria dos pacientes, porém, não precisa de UTI.

No Hospital Evangélico, não houve alta de internação, mas a procura foi maior no pronto atendimento para casos de sintomas respiratórios leves.

O Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, teve duas crianças com Covid-19 internadas na segunda (3). Elas foram as primeiras internações pela doença registradas no hospital desde 10 de dezembro.

No hospital, só nos primeiros dias de 2022, outras quatro crianças foram internadas por conta de gripe. Esse número é o mesmo registrado ao longo de 2021. Ao todo, 31 pacientes do Pequeno Príncipe em 2022 haviam sido infectados pelo influenza. Em todo o 2021, foram 33.

Em Porto Alegre, segundo dados estaduais, a ocupação de leitos segue estável desde o fim do ano, mas, no Hospital São Lucas da PUCRS, o número de atendimentos aumentou 203% comparando os primeiros dias de 2022 com os atendimentos de dezembro.

Em Goiânia, a taxa de ocupação nas enfermarias chegou a 60% nesta quinta, ante 32% no fim de dezembro.

Segundo a Ahpaceg (Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás), o número de pessoas que vão aos prontos-socorros com sintomas gripais cresceu de forma significativa nas últimas semanas.

Em Campo Grande, 45,8% das enfermarias para doença respiratória estão ocupadas. Já em Cuiabá, existem 20 leitos de enfermaria voltados a pacientes com Covid, sendo que apenas dois deles estão ocupados.

Na região Norte, em Manaus, 43 dos 98 leitos clínicos públicos para Covid-19, ou 44%, estão ocupados. Segundo painel do governo estadual, na rede privada da cidade a ocupação é de 14% —cinco de 30 leitos estão em uso.

No Pará, a taxa de ocupação de leitos para a Covid está em 36,4%. Em Belém, os casos de gripe são tratados nos mesmos leitos das demais doenças. A separação é exclusiva para os casos de Covid.

Dos 14 leitos de internação, sem ser UTI, separados para Covid-19, nove estavam ocupados até a tarde de quinta (6).

Rio Branco hoje conta com apenas dez leitos clínicos para Covid-19 na rede pública, mas a demanda também é baixa. Apenas dois deles estão ocupados.

Em Boa Vista, o fechamento de 109 leitos clínicos no Hospital Estadual de Retaguarda Covid fez disparar a taxa de ocupação. Hoje há apenas 11 leitos de enfermaria para adultos na capital, sendo que oito, ou 73%, estão ocupados.

 

João Pedro Pitombo , Júlia Barbon/José Matheus Santos/Vinicius Konchinski/Isac Godinho/Matheus Rocha/Ana Luiza Albuquerque/Paulo Eduardo Dias/Folhapress

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

13/06/2024 PARTICIPAÇÃO DAS JUNINAS REMELEXINHO CEARENSE E LUAR DO SERTÃO ANIMAM O ARRAIÁ DA VILA DOS FUNCIONÁRIOS O mês de junho é contagiado pelo ritmo dos festejos juninos e neste sábado (10), a Vila dos Funcionários foi o destino da alegria contagiante do São João. As apresentações no Arraiá da Vila dos Funcionários contou com o apoio da Prefeitura de Barreiras, por meio dos recursos da Lei Aldir ...
  • Compartilhe:

13/06/2024 PREFEITURA DE BARREIRAS ENCAMINHA AO LEGISLATIVO PROJETO DE LEI QUE VISA CONTRATAÇÃO DE CRÉDITO PARA CONCLUIR A CONSTRUÇÃO DO HOSPITAL MUNICIPAL Com mais de 13 mil metros quadrados de área construída, em uma área total de mais de 30 mil metros quadrados, o Hospital Municipal Edsonnina Neves de Souza é o maior Hospital Municipal em construção no interior do Estado e contará com seis módulos e capacidade para 150 leitos para internaç ...
  • Compartilhe:

13/06/2024 SECRETÁRIOS E EQUIPES DA GESTÃO MUNICIPAL DISCUTEM DETALHES SOBRE A ELABORAÇÃO DO ESTUDO TÉCNICO PARA PPP DO HOSPITAL MUNICIPAL, APRENSENTADO PELOS CONSULTORES DA FESPSP Secretários e demais equipes da gestão municipal de Barreiras participaram na quarta-feira (5), da visita técnica de estruturação do estudo de viabilidade técnica, operacional, econômica e jurídica, para a estruturação do projeto de Parceria Público-Privada (PPP), para concessão administ ...
  • Compartilhe:

13/06/2024 PREFEITURA DE SÃO DESIDÉRIO FAZ ÚLTIMOS PREPARATIVOS PARA O SÃO JOÃO DO SÍTIO GRANDE Muito forró, alegria e animação estão garantidos para o São João do Sítio Grande, organizado pela Prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SECULT). A estrutura do circuito da festa já está preparada para duas noites de muita música e descontração. ...
  • Compartilhe:

13/06/2024 BAHIA FARM SHOW 2024: ESPAÇO DA AGRICULTURA FAMILIAR É ATRAÇÃO PARA OS VISITANTES Com o tema: Agro, Herança do Brasil, a Bahia Farm Show está aberta para visitação, desde terça-feira (11), com grande destaque para o espaço destinado para o artesanato e alimentos produzidos pela agricultura familiar. Este é um dos atrativos da feira de tecnologia agrícola, que deverá rece ...
  • Compartilhe:

12/06/2024 GENERAL BRAGA NETO VISITA A BAHIA FARM SHOW O General Braga Neto foi recepcionado por David Schmidt e produtores durante a visita dele à Bahia Farm Show 2024. David Schmidt é uma figura proeminente do agronegócio e ex presidente do sindicato dos produtores rurais. A presença de Braga Neto na Bahia Farm Show não é uma agenda política e ...
  • Compartilhe:

12/06/2024 CÂMARA MUNICIPAL DE BARREIRAS MUDA NOME DA PRAÇA DO SENTIDOS PARA JUVENAL FERNANDES DE SENA Na noite desta terça-feira, 11 de junho, a Câmara Municipal de Barreiras aprovou, por unanimidade, a mudança de nome da Praça dos Sentidos, localizada na Vila dos Sas, para Praça Juvenal Fernandes de Sena. A iniciativa visa homenagear o ilustre cidadão conhecido popularmente como Seu Vena, que ...
  • Compartilhe:

12/06/2024 BARREIRAS: POR QUESTÕES HUMANITÁRIAS, CÂMARA NÃO PODE NEGAR EMPRÉSTIMO COM A FINALIDADE EXCLUSIVA DE CONCLUIR O HOSPITAL MUNICIPAL Todos sabem que, pela primeira vez em sua história, um prefeito de Barreiras teve a sensibilidade e a coragem de construir um Hospital Municipal para atender a população que mais precisa. Nesta terça-feira, 11 de junho, Zito Barbosa encaminhou à Câmara Municipal, um pedido de autorização par ...
  • Compartilhe:

12/06/2024 POLÍCIA REGISTRA FEMINICÍDIO EM SERRA DO RAMALHO Foi noticiado na Unidade Policial  que nesta terça-feira (11), ocorreu um crime de feminicídio, tendo como vítima a Sra. MARIA MÁRCIA CONSTÂNCIA DA SILVA, de 39 anos. Fato este ocorrido na residência da vítima, situada na Travessa da Rua C, número 13, Agrovila 02, Serra do Ramalh/BA. O prin ...
  • Compartilhe:

12/06/2024 PEELING DE FENOL: SAIBA O QUE É E QUAIS CUIDADOS DEVEM SER TOMADOS A morte de um jovem de 27 anos, em São Paulo, decorrente de complicações geradas por um peeling de fenol levantou o debate acerca do procedimento. O rapaz fez o procedimento em uma clínica estética. A dona do local não tinha especialidade ou autorização para fazer o peeling. A polícia inve ...
  • Compartilhe:

12/06/2024 IBOTIRAMA: MORADORES ENCONTRAM JIBOIA DE MAIS DE UM METRO NO BAIRRO ALTO DO FUNDÃO Moradores da rua Tamburiu, no Alto do Fundão, em Ibotirama, foram surpreendidos nesta terça-feira (11) por um encontro inesperado: uma jiboia de mais de um metro de comprimento apareceu no quintal de uma casa da localidade. Os próprios moradores agiram rapidamente, mobilizando-se para garantir a ...
  • Compartilhe:

12/06/2024 PREFEITURA DE BARREIRAS TRABALHA EM RITMO ACELERADO NA MONTGEM DA ESTRUTURA DA FESTA MAIS ESPERADA DO ANO Com data já confirmada para acontecer entre os dias 20 a 23 de junho, a Prefeitura de Barreiras concentra esforços na preparação do maior São João da Bahia com a montagem e estruturação da festa mais aguardada pela população do Oeste e de outros estados brasileiros, que aproveitam a data f ...
  • Compartilhe:

12/06/2024 LANÇAMENTO DO PROJETO INTEGRACHAGAS BRASIL EM SÃO DESIDÉRIO REUNIU PROFISSIONAIS DA SAÚDE, PESQUISADORES, LIDERANÇAS DO MUNICÍPIO E PÚBLICO EM GERAL A Prefeitura de São Desidério, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde dessa segunda-feira, 10 de junho, no Centro Cultural, o lançamento do Projeto IntegraChagas Brasil. Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Saúde realizada em parceria com Instituto Nacional de Infe ...
  • Compartilhe:

12/06/2024 CONCURSO SAÚDE VITÓRIA DA CONQUISTA: GRANDE OPORTUNIDADE PARA ENFERMEIROS Para você que é profissional da saúde e busca estabilidade e crescimento na carreira, Vitória da Conquista, na Bahia, traz notícias animadoras. Foi anunciado o edital do concurso público na área de saúde, especificamente para enfermeiros e técnicos de enfermagem. Esta é uma grande chance ...
  • Compartilhe:

12/06/2024 CONFIRA A PREVISÃO DO TEMPO PARA TODO O PAÍS NESTA QUARTA-FEIRA (12)
  • Compartilhe:

11/06/2024 OTONIEL TEIXEIRA PARTICIPA DE LANÇAMENTO DA PRÉ-CANDIDATURA DE ADRIANA DO AÇOUGUE A VEREADORA DE BARREIRAS NO BAIRRO VILA BRASIL   Na noite desta segunda-feira, 10, o vereador e pré-candidato a prefeito de Barreiras, Otoniel Teixeira, marcou presença no evento de lançamento da pré-candidatura a vereadora de Adriana do Açougue, uma liderança conhecida e respeitada no bairro Vila Brasil. O evento reuniu um grande pú ...
  • Compartilhe:

11/06/2024 BURITIRAMA: CÂMARA APROVA HONRARIAS; SAIBA QUEM RECEBEU E QUEM FEZ AS INDICAÇÕES   Na tarde de ontem, dia 10 de junho de 2024, o Plenário da Câmara de Vereadores de Buritirama no oeste da Bahia, sob a condução do Senhor Presidente, Vereador Odair Ribeiro de Souza, aprovou as honrarias para pessoas vivas que prestaram e/ou prestam serviços no município, com reconhecime ...
  • Compartilhe:

11/06/2024 BURITIRAMA: PREFEITO ARIVAL VIANA PREFESTIGIA ENCERRAMENTO DE CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL RURAL EM AVICULTURA BÁSICA   O prefeito de Buritirama, Arival Viana, acompanhado do Secretário de Agricultura do município, Geraldo Cruz, esteve presente na sede da Associação dos Agricultores Familiares de São José para prestigiar o encerramento de mais um Curso de Formação Profissional Rural em Avicultura Bási ...
  • Compartilhe:

11/06/2024 PRIMEIRA ATRAÇÃO DO SÃO JOÃO DE BAIANÓPOLIS É DIVULGADA; CONFIRA   A Prefeitura de Baianópolis, liderada pela prefeita Jandira Xavier, anunciou recentemente a primeira grande atração do São João de Baianópolis 2024. A dupla Marcelo e Rayane, conhecida por seus sucessos no sertanejo e forró, foi confirmada e se apresentará no dia 29 de junho, prometen ...
  • Compartilhe:

11/06/2024 VIVEIRO MUNICIPAL DE PRODUÇÃO DE MUDAS RECEBE VISITA DOS ESTUDANTES E EQUIPES DA ESCOLA MUNICIPAL MIGUEL PEREIRA GOMES   Integrando as ações da Semana do Meio Ambiente em Barreiras, na quinta-feira (6), alunos e equipes da Escola Municipal Miguel Pereira Gomes, do Tatu, visitaram o Viveiro Municipal de Barreiras no Parque Natural Municipal Engenheiro Geraldo Rocha, em Barreirinhas. Além de ser referência em ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade