CANDIDATO PARAGUAIO É PRESO POR INCITAR ATOS CONTRA RESULTADO DAS ELEIÇÕES
6 de maio de 2023

 

O terceiro colocado nas eleições do Paraguai, Paraguayo Cubas, extremista que é comparado a Jair Bolsonaro (PL), foi preso preventivamente nesta sexta-feira (5) por incitar atos contra o resultado das eleições de domingo (30). Ele foi detido em San Lorenzo, a 18km de Assunção, enquanto fazia uma transmissão ao vivo no Facebook.

A Polícia Nacional cumpriu um pedido de prisão feito na terça-feira (2) pelo Ministério Público, por “perturbação à paz pública” e por “incitação à prática de atos puníveis”, segundo confirmou à Folha a promotora Patricia María Rivarola, coordenadora das eleições pelo órgão.

O candidato a vice-presidente pela chapa de Cubas, o engenheiro eletricista Stilber Valdés, descreveu a prisão como uma “aberta perseguição política”. “É um ato arbitrário e que certamente fará com que a instabilidade social aumente”, afirmou ele ao jornal.

O conservador Santiago Peña foi eleito presidente do país com 15 pontos percentuais de diferença do segundo colocado, o liberal Efraín Alegre, e confirmou a hegemonia do partido Colorado, no poder há quase 70 anos. Foi a vitória mais folgada da sigla em 25 anos.

Alegre havia reconhecido a derrota no dia do pleito, mas depois dos protestos se juntou ao coro dos que pedem uma revisão da votação. Nesta sexta, ele publicou um vídeo pedindo a liberdade de Paraguayo Cubas e “de todos os cidadãos presos por pedir transparência”.

Cubas ficou em terceiro lugar, mas surpreendeu ao conseguir uma votação expressiva tanto em sua candidatura à Presidência quanto no Legislativo. Seu partido Cruzada Nacional, que concorreu pela primeira vez, elegeu 5 dos 45 senadores e 5 dos 80 deputados.

A Justiça Eleitoral, a Promotoria e as comissões internacionais que acompanharam a eleição confirmaram o resultado, apesar de diversos relatos de indução de voto que circularam durante o pleito, considerados comuns no país —quando uma pessoa entra na urna com outra para supostamente ajudá-la, mas induz a escolha.

A missão da OEA (Organização dos Estados Americanos) concluiu que “não existe nenhuma razão que ponha em dúvida os resultados apresentados pela autoridade eleitoral”, e a União Europeia afirmou que “o processo eleitoral se deu de forma transparente e satisfatória”.

Os manifestantes que alegam suposta fraude se baseiam em vídeos e relatos de redes sociais —alguns deles compartilhados pelo próprio Cubas.

Os atos começaram no dia seguinte ao pleito, em frente ao Tribunal Superior de Justiça Eleitoral, na capital paraguaia. Roncos de motor, fogos de artifício e buzinaços ecoaram a alguns metros do prédio oficial, e grupos chegaram a bloquear ao menos 60 ruas e estradas naquela madrugada.

O protesto do centro foi majoritariamente pacífico, mas terminou em briga com a polícia. Também foram registrados diversos episódios de violência e vandalismo em outros locais. Em Caaguazú, por exemplo, a 180 km de Assunção, uma ambulância com um bebê dentro foi interceptada, apedrejada e pichada, porque o grupo achava que ela transportava boletins de votação.

Apesar da semelhança com os protestos no Brasil, como as cores da bandeira do país, as motocicletas e o discurso de fraude, poucos dos paraguaios presentes sabiam quem é Jair Bolsonaro. Alguns só ouviram de nome que ele é ex-presidente, mas não acompanham a política brasileira.

Outra diferença para os protestos golpistas em frente aos quartéis no Brasil é a distância dos policiais. Não havia sinais de envolvimento ou concordância dos agentes, que apenas observavam de longe. No geral, também não havia resistência a profissionais da imprensa, que no Brasil não podiam se identificar ao público por riscos à sua segurança.

Diante dos episódios, na terça (2), a Polícia Nacional atuou para desobstruir as vias e prendeu ao menos 74 pessoas. O Ministério Público formou uma equipe específica para apurar os fatos e a Justiça Eleitoral, por sua vez, fez uma denúncia coletiva contra os envolvidos por “atos contra o Estado”.

O tribunal pede que a Promotoria apure delitos como perturbação da paz, impedimento das eleições e coação dos órgãos constitucionais, alegando que houve obstrução das ruas no entorno do prédio para dificultar a circulação de caminhões que transportavam as máquinas e as atas de votação.

A Corte também convocou uma entrevista coletiva naquela manhã para esclarecer informações falsas que impulsionaram os protestos. “Essa não é uma urna eletrônica, não guarda nenhum voto, não se pode modificar os votos porque não estão guardados ali. É igual buscar um voto numa bolsa vazia”, disse o assessor técnico Carlos María Ljubetic.

Um dos principais argumentos dos manifestantes é que o número de votos impressos pelas máquinas de votação divergiu dos resultados informados pela Justiça. O porta-voz, porém, desmentiu essa informação e disse que as fotos que circulavam nas redes sociais eram de duas eleições distintas, para presidente e para deputado.

Foi a primeira vez que o país utilizou máquinas nas eleições gerais, em vez do voto manual —elas já haviam sido usadas nas primárias e em eleições municipais. Ao final da votação, o equipamento imprime um boletim de voto, que em seguida é repassado ao tribunal eleitoral.

Outro argumento nos protestos era de que o número de votos impressos nas escolas divergia dos resultados informados pelo tribunal. Ljubetic, porém, desmentiu essa informação e disse que as fotos que circulavam nas redes sociais eram de duas eleições distintas, para presidente e para deputado.

Naquele mesmo dia, o presidente eleito, Peña, anunciou dois membros de sua equipe de transição, afirmou que os atos “não são nenhuma surpresa” e chamou Paraguayo Cubas de anarquista. “Pedimos ao governo atual que dê aos paraguaios a tranquilidade que todos necessitamos”, afirmou.

 

Júlia Barbon/Folhapress

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

13/06/2024 PARTICIPAÇÃO DAS JUNINAS REMELEXINHO CEARENSE E LUAR DO SERTÃO ANIMAM O ARRAIÁ DA VILA DOS FUNCIONÁRIOS O mês de junho é contagiado pelo ritmo dos festejos juninos e neste sábado (10), a Vila dos Funcionários foi o destino da alegria contagiante do São João. As apresentações no Arraiá da Vila dos Funcionários contou com o apoio da Prefeitura de Barreiras, por meio dos recursos da Lei Aldir ...
  • Compartilhe:

13/06/2024 PREFEITURA DE BARREIRAS ENCAMINHA AO LEGISLATIVO PROJETO DE LEI QUE VISA CONTRATAÇÃO DE CRÉDITO PARA CONCLUIR A CONSTRUÇÃO DO HOSPITAL MUNICIPAL Com mais de 13 mil metros quadrados de área construída, em uma área total de mais de 30 mil metros quadrados, o Hospital Municipal Edsonnina Neves de Souza é o maior Hospital Municipal em construção no interior do Estado e contará com seis módulos e capacidade para 150 leitos para internaç ...
  • Compartilhe:

13/06/2024 SECRETÁRIOS E EQUIPES DA GESTÃO MUNICIPAL DISCUTEM DETALHES SOBRE A ELABORAÇÃO DO ESTUDO TÉCNICO PARA PPP DO HOSPITAL MUNICIPAL, APRENSENTADO PELOS CONSULTORES DA FESPSP Secretários e demais equipes da gestão municipal de Barreiras participaram na quarta-feira (5), da visita técnica de estruturação do estudo de viabilidade técnica, operacional, econômica e jurídica, para a estruturação do projeto de Parceria Público-Privada (PPP), para concessão administ ...
  • Compartilhe:

13/06/2024 PREFEITURA DE SÃO DESIDÉRIO FAZ ÚLTIMOS PREPARATIVOS PARA O SÃO JOÃO DO SÍTIO GRANDE Muito forró, alegria e animação estão garantidos para o São João do Sítio Grande, organizado pela Prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SECULT). A estrutura do circuito da festa já está preparada para duas noites de muita música e descontração. ...
  • Compartilhe:

13/06/2024 BAHIA FARM SHOW 2024: ESPAÇO DA AGRICULTURA FAMILIAR É ATRAÇÃO PARA OS VISITANTES Com o tema: Agro, Herança do Brasil, a Bahia Farm Show está aberta para visitação, desde terça-feira (11), com grande destaque para o espaço destinado para o artesanato e alimentos produzidos pela agricultura familiar. Este é um dos atrativos da feira de tecnologia agrícola, que deverá rece ...
  • Compartilhe:

12/06/2024 GENERAL BRAGA NETO VISITA A BAHIA FARM SHOW O General Braga Neto foi recepcionado por David Schmidt e produtores durante a visita dele à Bahia Farm Show 2024. David Schmidt é uma figura proeminente do agronegócio e ex presidente do sindicato dos produtores rurais. A presença de Braga Neto na Bahia Farm Show não é uma agenda política e ...
  • Compartilhe:

12/06/2024 CÂMARA MUNICIPAL DE BARREIRAS MUDA NOME DA PRAÇA DO SENTIDOS PARA JUVENAL FERNANDES DE SENA Na noite desta terça-feira, 11 de junho, a Câmara Municipal de Barreiras aprovou, por unanimidade, a mudança de nome da Praça dos Sentidos, localizada na Vila dos Sas, para Praça Juvenal Fernandes de Sena. A iniciativa visa homenagear o ilustre cidadão conhecido popularmente como Seu Vena, que ...
  • Compartilhe:

12/06/2024 BARREIRAS: POR QUESTÕES HUMANITÁRIAS, CÂMARA NÃO PODE NEGAR EMPRÉSTIMO COM A FINALIDADE EXCLUSIVA DE CONCLUIR O HOSPITAL MUNICIPAL Todos sabem que, pela primeira vez em sua história, um prefeito de Barreiras teve a sensibilidade e a coragem de construir um Hospital Municipal para atender a população que mais precisa. Nesta terça-feira, 11 de junho, Zito Barbosa encaminhou à Câmara Municipal, um pedido de autorização par ...
  • Compartilhe:

12/06/2024 POLÍCIA REGISTRA FEMINICÍDIO EM SERRA DO RAMALHO Foi noticiado na Unidade Policial  que nesta terça-feira (11), ocorreu um crime de feminicídio, tendo como vítima a Sra. MARIA MÁRCIA CONSTÂNCIA DA SILVA, de 39 anos. Fato este ocorrido na residência da vítima, situada na Travessa da Rua C, número 13, Agrovila 02, Serra do Ramalh/BA. O prin ...
  • Compartilhe:

12/06/2024 PEELING DE FENOL: SAIBA O QUE É E QUAIS CUIDADOS DEVEM SER TOMADOS A morte de um jovem de 27 anos, em São Paulo, decorrente de complicações geradas por um peeling de fenol levantou o debate acerca do procedimento. O rapaz fez o procedimento em uma clínica estética. A dona do local não tinha especialidade ou autorização para fazer o peeling. A polícia inve ...
  • Compartilhe:

12/06/2024 IBOTIRAMA: MORADORES ENCONTRAM JIBOIA DE MAIS DE UM METRO NO BAIRRO ALTO DO FUNDÃO Moradores da rua Tamburiu, no Alto do Fundão, em Ibotirama, foram surpreendidos nesta terça-feira (11) por um encontro inesperado: uma jiboia de mais de um metro de comprimento apareceu no quintal de uma casa da localidade. Os próprios moradores agiram rapidamente, mobilizando-se para garantir a ...
  • Compartilhe:

12/06/2024 PREFEITURA DE BARREIRAS TRABALHA EM RITMO ACELERADO NA MONTGEM DA ESTRUTURA DA FESTA MAIS ESPERADA DO ANO Com data já confirmada para acontecer entre os dias 20 a 23 de junho, a Prefeitura de Barreiras concentra esforços na preparação do maior São João da Bahia com a montagem e estruturação da festa mais aguardada pela população do Oeste e de outros estados brasileiros, que aproveitam a data f ...
  • Compartilhe:

12/06/2024 LANÇAMENTO DO PROJETO INTEGRACHAGAS BRASIL EM SÃO DESIDÉRIO REUNIU PROFISSIONAIS DA SAÚDE, PESQUISADORES, LIDERANÇAS DO MUNICÍPIO E PÚBLICO EM GERAL A Prefeitura de São Desidério, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde dessa segunda-feira, 10 de junho, no Centro Cultural, o lançamento do Projeto IntegraChagas Brasil. Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Saúde realizada em parceria com Instituto Nacional de Infe ...
  • Compartilhe:

12/06/2024 CONCURSO SAÚDE VITÓRIA DA CONQUISTA: GRANDE OPORTUNIDADE PARA ENFERMEIROS Para você que é profissional da saúde e busca estabilidade e crescimento na carreira, Vitória da Conquista, na Bahia, traz notícias animadoras. Foi anunciado o edital do concurso público na área de saúde, especificamente para enfermeiros e técnicos de enfermagem. Esta é uma grande chance ...
  • Compartilhe:

12/06/2024 CONFIRA A PREVISÃO DO TEMPO PARA TODO O PAÍS NESTA QUARTA-FEIRA (12)
  • Compartilhe:

11/06/2024 OTONIEL TEIXEIRA PARTICIPA DE LANÇAMENTO DA PRÉ-CANDIDATURA DE ADRIANA DO AÇOUGUE A VEREADORA DE BARREIRAS NO BAIRRO VILA BRASIL   Na noite desta segunda-feira, 10, o vereador e pré-candidato a prefeito de Barreiras, Otoniel Teixeira, marcou presença no evento de lançamento da pré-candidatura a vereadora de Adriana do Açougue, uma liderança conhecida e respeitada no bairro Vila Brasil. O evento reuniu um grande pú ...
  • Compartilhe:

11/06/2024 BURITIRAMA: CÂMARA APROVA HONRARIAS; SAIBA QUEM RECEBEU E QUEM FEZ AS INDICAÇÕES   Na tarde de ontem, dia 10 de junho de 2024, o Plenário da Câmara de Vereadores de Buritirama no oeste da Bahia, sob a condução do Senhor Presidente, Vereador Odair Ribeiro de Souza, aprovou as honrarias para pessoas vivas que prestaram e/ou prestam serviços no município, com reconhecime ...
  • Compartilhe:

11/06/2024 BURITIRAMA: PREFEITO ARIVAL VIANA PREFESTIGIA ENCERRAMENTO DE CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL RURAL EM AVICULTURA BÁSICA   O prefeito de Buritirama, Arival Viana, acompanhado do Secretário de Agricultura do município, Geraldo Cruz, esteve presente na sede da Associação dos Agricultores Familiares de São José para prestigiar o encerramento de mais um Curso de Formação Profissional Rural em Avicultura Bási ...
  • Compartilhe:

11/06/2024 PRIMEIRA ATRAÇÃO DO SÃO JOÃO DE BAIANÓPOLIS É DIVULGADA; CONFIRA   A Prefeitura de Baianópolis, liderada pela prefeita Jandira Xavier, anunciou recentemente a primeira grande atração do São João de Baianópolis 2024. A dupla Marcelo e Rayane, conhecida por seus sucessos no sertanejo e forró, foi confirmada e se apresentará no dia 29 de junho, prometen ...
  • Compartilhe:

11/06/2024 VIVEIRO MUNICIPAL DE PRODUÇÃO DE MUDAS RECEBE VISITA DOS ESTUDANTES E EQUIPES DA ESCOLA MUNICIPAL MIGUEL PEREIRA GOMES   Integrando as ações da Semana do Meio Ambiente em Barreiras, na quinta-feira (6), alunos e equipes da Escola Municipal Miguel Pereira Gomes, do Tatu, visitaram o Viveiro Municipal de Barreiras no Parque Natural Municipal Engenheiro Geraldo Rocha, em Barreirinhas. Além de ser referência em ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade