CAMPANHA DE BOLSONARO DEIXA TEMA DA CORRUPÇÃO EM 2º PLANO APÓS ESCÂNDALO DO MEC
30 de junho de 2022

 

Em meio ao escândalo no MEC (Ministério da Educação), que resultou na prisão do ex-ministro Milton Ribeiro por um dia, integrantes da pré-campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) têm defendido que a corrupção seja um tema colocado em segundo plano na discussão eleitoral.

A estratégia de comunicação foi discutida no próprio dia da prisão de Ribeiro, na semana passada, em reuniões no Planalto das quais participaram os principais aliados. A investigação sobre a montagem de um balcão de negócios no MEC se tornou um duro golpe no discurso anticorrupção de bolsonaristas.

O próprio presidente fez nova mudança de discurso sobre esse tema nesta quarta-feira (29), quando admitiu que pode haver casos de desvio de verba pública no governo federal.

Bolsonaro costumava descartar a possibilidade de existirem episódios de corrupção no governo. Agora, complementou sua frase tradicional e disse que podem existir desvios, mas que não há “corrupção endêmica” na sua gestão.

“No governo, não temos nenhuma corrupção endêmica. Tem casos isolados que pipocam e a gente busca solução para isso”, afirmou em palestra a empresários em evento da CNI (Confederação Nacional da Indústria).

De acordo com integrantes da pré-campanha de Bolsonaro, pesquisas internas do PL têm mostrado que a corrupção não é, atualmente, um fator preponderante no debate para os eleitores na hora do voto.

Eles passaram a defender que a principal preocupação no país é com temas como fome, combustíveis e inflação. Dessa forma, há menos apelo ao fato de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de ex-ministros petistas como José Dirceu terem sido presos na Lava Jato.

Uma ala da campanha tem defendido que Bolsonaro reduza falas sobre esse tema e tente focar na apresentação de uma agenda positiva. A leitura é que dar centralidade ao assunto corrupção não trará votos adicionais e pode desgastar o presidente.

A pauta anticorrupção chegou a ser amplamente debatida nos últimos pleitos, com capacidade grande de influenciar votos e potencial de desgastar o PT, diante de acusações contra governos do partido.

Após bater nessa tecla por anos, Bolsonaro pode ser alvo agora de uma nova CPI —senadores articulam a instalação de comissão para apurar as suspeitas na pasta da Educação.

Ao longo do mandato, Bolsonaro vinha repetindo que não havia corrupção em seu governo. Ele chegou a enfatizar isso em mensagem de Natal.

Diante de uma série de suspeitas, em maio deste ano Bolsonaro já havia adaptado seu discurso ao falar não haver nenhuma “denúncia consistente” em seu governo. Agora, menciona ausência só de “corrupção endêmica”.

O presidente se beneficiou da pauta anticorrupção em sua eleição em 2018, apesar de terem vindo à tona antes mesmo da campanha episódios como a existência de uma funcionária fantasma por 15 anos em seu gabinete de deputado federal —caso revelado pela Folha.

Bolsonaro, seus familiares e seu governo acumulam uma série de casos de suspeita de corrupção, além de colecionarem ações no sentido de barrar investigações e esvaziar instituições de fiscalização e controle.

Uma estratégia discutida na campanha é a de, cada vez que surgir uma acusação, Bolsonaro retrucar dizendo que nos governos petistas a corrupção foi maior. Aliados também dizem que Bolsonaro deve argumentar que não interferiu na PF, tanto que Ribeiro foi preso.

A pesquisa Datafolha divulgada na quinta-feira (23) mostra um cenário estável, com Lula 19 pontos à frente de Bolsonaro. O petista marca 47% de intenções de voto, contra 28% do atual mandatário.

Apesar de reconhecerem ser muito ruim a interceptação telefônica que sugere que Ribeiro passou a suspeitar que seria alvo de busca e apreensão após uma conversa com Bolsonaro, aliados do presidente tentaram minimizar esse episódio dizendo que isso ainda não é suficiente para comprometê-lo.

Em conversa em 9 de junho com sua filha, Ribeiro disse que falou com Bolsonaro naquele dia e que o presidente lhe contou estar com “pressentimento” de que iriam atingi-lo por meio da investigação contra o ex-ministro.

Treze dias depois, Ribeiro se tornou o primeiro ex-ministro de Bolsonaro a ser preso.

Assessores do presidente dizem acreditar que a situação econômica ruim cria um ciclo de rejeição, de forma que qualquer pauta negativa é atribuída ao presidente.

A intenção, então, é montar uma ofensiva chamada por aliados de agenda positiva. A pedido da equipe de reeleição, foi feito um levantamento em todos os ministérios com entregas e programas do governo que podem ser usados na comunicação da campanha.

Como a Folha mostrou, diante da maior preocupação do governo com combustíveis e pobreza, o governo quer ampliar o valor do Auxílio Brasil para R$ 600, além de conceder um vale para caminhoneiros e dobrar o vale-gás.

Exemplo dessa nova estratégia é que o presidente passou a citar mais números em suas entrevistas, como ocorreu em conversa com a rádio Itatiaia nesta semana.

Um vídeo curto editado das respostas de Bolsonaro, falando de empregos gerados, beneficiários do Auxílio Brasil e Lei da Liberdade Econômica, foi publicado nas redes sociais do mandatário. Isso ocorreu no mesmo dia em que foi divulgada a gravação em que Ribeiro indica interferência de Bolsonaro na PF.

A prisão do ex-ministro da Educação não apenas prejudicou o discurso anticorrupção do governo como deixou o presidente em uma saia justa por ter dito no passado que colocaria a cara no fogo por Ribeiro.

Depois, em sua live semanal, ele disse que exagerou ao usar a expressão, mas que o ex-ministro não deveria ter sido preso —e que colocaria a mão no fogo por ele. A leitura de que a prisão preventiva foi equivocada foi repetida por bolsonaristas e pelo entorno do presidente.

O advogado de Bolsonaro, Frederick Wassef, foi além: ele afirmou, na sexta-feira (24), que não houve conversa entre o presidente e o ex-ministro; e que caberá a Ribeiro explicar o uso “indevido” do nome do presidente.

“Não existe nada entre o presidente e o ex-ministro. Eles não têm contato, eles não se falam”, disse Wassef.

“Se o ex-ministro usou o nome do presidente Bolsonaro, usou sem seu conhecimento, sem sua autorização. Ele que responda. Compete ao ex-ministro explicar por que é que ele usa de maneira indevida o nome do presidente da República.”

 

Marianna Holanda e Julia Chaib/Folhapress

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

11/08/2022 CARTA PELA DEMOCRACIA REÚNE QUASE 2 MIL MILITARES E MAIS DE 8 MIL POLICIAIS   A carta em defesa da democracia que será lida nesta quinta-feira (11) na Faculdade de Direito da USP, em São Paulo, alcançou até mesmo policiais e militares, grupos que compõem a base do eleitorado do presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo levantamento feito por articuladores do documen ...
  • Compartilhe:

11/08/2022 WANDERLEY: SUSPEITO DE ESTUPRAR ENTEADA DE 12 ANOS ENQUANTO A MÃE DORMIA É PRESO Foto: Lo-Hanna Nunes/TV Oeste Um homem de 40 anos foi preso nesta quarta-feira (10), acusado de estuprar a enteada de 12 anos, no município de Wanderley. Segundo o g1, a prisão aconteceu após uma denuncia feita pela avó paterna da vítima. De acordo com o relato da criança à polícia, o acusad ...
  • Compartilhe:

11/08/2022 POLICIAIS FEDERAIS COBRAM BOLSONARO APÓS VETOS por Folhapress Foto: Flickr/Alan Santos/PR Após o presidente Jair Bolsonaro (PL) vetar, nesta quarta-feira (10), artigo da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2023 que garantia reajustes salariais de polícias, a Fenapef (Federação Nacional dos Policiais Federais) publicou nesta quinta-fei ...
  • Compartilhe:

11/08/2022 SÃO DESIDÉRIO: PREFEITURA REALIZA MAIS UMA EDIÇÃO DA FEIRINHA LUAR DO CERRADO Movimento da economia local, entretenimento, artesanato e muita gastronomia, foram os ingredientes que garantiram o sucesso de mais uma edição da Feirinha Luar do Cerrado que aconteceu na noite dessa quarta-feira,10, na Praça Abelardo Alencar. O evento é uma realização da Prefeitura de São De ...
  • Compartilhe:

11/08/2022 FORMOSA DO RIO PRETO: REALIZADA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA SUGESTÕES JUNTO A COMUNIDADE PARA A ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO PÚBLICO DE 2023                       Na manhã desta quinta-feira, 11 de agosto, foi realizada em Formosa do Rio Preto, uma Audiência Pública para ouvir a sociedade e os colaboradores do governo com o objetivo de construir, de forma coletiva o Orçamento Pú ...
  • Compartilhe:

11/08/2022 BARREIRAS: VEREADORA CARMÉLIA DA MATA AVERIGUA DENÚNCIA DE IRREGULARIDADE NA MERENDA ESCOLAR   Nesta tarde de quarta-feira, 10 de agosto, a vereadora Carmélia da Mata recebeu denúncias sobre a duvidosa qualidade dos produtos alimentícios que estão sendo distribuídos na merenda escolar na rede municipal. No depósito da merenda escolar, a vereadora constatou a irregularidade sobre ...
  • Compartilhe:

11/08/2022 MARQUETEIRO JOÃO SANTANA TEM AVC E É INTERNADO EM SÃO PAULO   O jornalista baiano João Santana, marqueteiro da campanha de Ciro Gomes, candidato à Presidência da República do PDT, sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico. Ele está internado em observação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo ...
  • Compartilhe:

11/08/2022 EM REUNIÃO COM POLÍCIA MILITAR, AIBA FAZ AJUSTES PARA OPERAÇÃO SAFRA 2022/2023   Uma reunião de alinhamento para início da Operação Safra 2022/2023, foi realizada na manhã desta quarta-feira (10), no Comando de Policiamento da Região Oeste (CPRO), com presença da diretoria da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e de representantes da Polícia ...
  • Compartilhe:

10/08/2022 MURAL DO OESTE CONVERSOU COM ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA SOBRE A DEMISSÃO DE SERVIDOR   Considerando muito grave o que o assessor demitido pelo prefeito Zito Barbosa, o motorista Jeová, disse nas redes sociais, o Mural do Oeste antes de publicar o vídeo, entrou em contato com a assessoria de Comunicação da Prefeitura de Barreiras para saber se o prefeito se manifestaria sobr ...
  • Compartilhe:

10/08/2022 MURAL DO OESTE APURA O FURDUNÇO NOS BASTIDORES DA POLÍTICA DE BARREIRAS   O Mural do Oeste está apurando o furdunço do arco da velha que vem acontecendo pelos lados da prefeitura de Barreiras. O prefeito Zito Barbosa não vai mais votar com Antônio Henrique Júnior, nem com Dra. Graça isso depois de ter rompido com a ex-vice-prefeita Karlúcia Macêdo. OZIEL E ...
  • Compartilhe:

10/08/2022 BARREIRAS: APÓS SER EXONERADO, SERVIDOR ACUSA PREFEITO DE ”PERSEGUIÇÃO POLÍTICA”   O servidor público Jeová Cardoso Ribeiro veio a público, por intermédio de um vídeo gravado, para externar “indignação” após ser exonerado das funções públicas no município de Barreiras, oeste da Bahia. Jeová acusa o prefeito Zito Barbosa (União Brasil) de “per ...
  • Compartilhe:

10/08/2022 EXU TOMADOR DE CARGO TÁ NA PREFEITURA DE BARREIRAS FAZENDO UM LIMPA     O Exu Tomador de Cargo está na prefeitura de Barreiras pegando gente pelo pescoço jogando na rua da amargura. O danado fez um estrago da gota serena esta semana. Tem servidor que anda tremendo mais que vara verde de medo do ataque. Dizem que os cargos estão sendo tomados por questõ ...
  • Compartilhe:

10/08/2022 CHAPA NETO-COELHO É A SEGUNDA MAIS “RICA” ENTRE OS CANDIDATOS PARA GOVERNADOR NO BRASIL por Leonardo Almeida Foto: Matheus Lemos A chapa montada pelo União Brasil para as disputas eleitorais na Bahia é a segunda mais rica do Brasil. ACM Neto (União) e Ana Coelho (Republicanos), juntos, possuem mais de R$ 68 milhões de bens declarados, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleito ...
  • Compartilhe:

10/08/2022 ELEIÇÕES 2022: CAMPANHA COMEÇA EM 16 DE AGOSTO; VEJA AS REGRAS Horário eleitoral no rádio e na televisão terá início no dia 26 de agosto e vai até o dia 30 de setembro   A propaganda eleitoral dos candidatos que disputam as eleições de 2022 será iniciada oficialmente no dia 16 de agosto. Essa data marca ainda o início da realização de comícios ...
  • Compartilhe:

10/08/2022 PREFEITURA DE FORMOSA DO RIO PRETO REALIZA ESCUTA PÚBLICA ON-LINE SOBRE A LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL – LOA-2023 Para aperfeiçoar os serviços ofertados pelo Município, dando voz e protagonismo aos cidadãos, a Prefeitura de Formosa do Rio Preto adota mecanismos para conhecer e compreender as necessidades dos seus moradores. PREENCHA abaixo o Formulário Virtual de Participação e envie suas sugestões de A ...
  • Compartilhe:

10/08/2022 LULA E BOLSONARO DEVEM TOMAR QUASE METADE DO HORÁRIO ELEITORAL GRATUITO Lula e Jair Bolsonaro deverão representar quase metade do horário eleitoral gratuito. O levantamento foi feito pelo G1 e publicado nesta terça-feira (9). Segundo o site, o petista terá 3 minutos e 28 segundos, e o presidente 2 minutos e 36 segundos. Isso representa 49% dos 12 minutos e 30 segun ...
  • Compartilhe:

10/08/2022 PREFEITURA DE CIDADE BAIANA CONFIRMA PRIMEIRO CASO DE VARÍOLA DOS MACACOS A prefeitura de Feira de Santana confirmou o primeiro caso da chamada varíola dos macacos. A informação foi divulgada na manhã desta quarta-feira (10). A confirmação foi feito através de comunicado da Fiocruz. A prefeitura informou que há ainda três casos suspeitos da doença. Com esse caso ...
  • Compartilhe:

10/08/2022 HORÓSCOPO: CONFIRA A PREVISÃO DE HOJE (10/08) PARA SEU SIGNO Áries (21/03 – 20/04) Ganhe poder e mais independência financeira. Um passo definitivo na carreira finalizará processos do passado. Este será um bom momento para lançar um empreendimento, mudar a posição profissional e investir no seu futuro. Você poderá encerrar um contrato de traba ...
  • Compartilhe:

10/08/2022 SÃO DESIDÉRIO: PREFEITURA PREPARA MAIS UMA EDIÇÃO DA FEIRINHA LUAR DO CERRADO NESTA QUARTA-FEIRA, DIA 10 Já está quase tudo pronto para a realização de mais uma edição da Feirinha Luar do Cerrado organizada pela Prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (SEMATUR). O evento está em sua 6ª edição desde o retorno em março deste ano. A Feirinha já se consol ...
  • Compartilhe:

10/08/2022 BARREIRAS: PONTE SOBRE O RIO GRANDE QUE DÁ ACESSO AO POVOADO DO MUCAMBO SERÁ INTERDITADA TEMPORARIAMENTE A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transporte, informa à população, que a Ponte sobre o Rio Grande que dá acesso ao povoado do Mucambo, será interditada a partir desta quinta-feira (11) para manutenção, ficando inacessível, aprox ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade

Publicidade