CÂMARA ARTICULA FORO PRIVILEGIADO PARA TEMER E LULA
22 de novembro de 2017

A proposta original é para acabar com o foro privilegiado, mas devido a articulações nos bastidores do Congresso, a tendência é expandir esse direito para ex-presidentes. O objetivo é proteger o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado em primeira instância por corrupção e lavagem de dinheiro, e manter a proteção ao presidente Michel Temer, investigado na Operação Lava Jato.

Para isso, deputados planejam incluir na proposta de emenda à Constituição (PEC) 333/2017, que acaba com o foro especial para autoridades, um trecho que dê o benefício a ex-mandatários do País. Nos bastidores, parlamentares afirmam que a iniciativa será do PMDB.

O deputado Wadih Damous (PT-RJ) também é citado como um dos possíveis autores da mudança, mas ele nega. “Nunca apresentei essa proposta. Não vou apresentar. Não há clima para esse debate”, afirmou ao HuffPost Brasil. O deputado defende a manutenção da prerrogativa de foro como está na lei atual.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados discute nesta quarta-feira (22) PEC 333/2017, aprovada pelo Senado em maio. O texto mantém o foro apenas para os chefes dos três poderes da União (Executivo, Legislativo e Judiciário).

Se for aprovada na CCJ, a PEC segue para uma comissão especial, onde terá o prazo de 40 sessões plenárias para ser discutida. Na etapa seguinte, o texto vai para o plenário da Câmara, onde precisa de 308 votos, em dois turnos, para ser aprovado.

É na comissão especial que a discussão sobre o foro para ex-presidentes deve acontecer. “É uma blindagem. Como essa Câmara é corporativista tudo é possível, mas nós vamos trabalhar contra”, afirmou o deputado Júlio Delgado (PSB-MG).

O parecer do relator, deputado Efraim Filho (DEM-PB) é favorável ao texto aprovado no Senado. “Concluímos o voto no sentido da admissibilidade”, escreveu o parlamentar na análise que exclui qualquer problema de conflito do texto com as normas legais.

Em 2005, o STF (Supremo Tribunal Federal) declarou inconstitucional o foro privilegiado para ex-presidentes. O direito estava previsto na Lei nº 10.628, sancionada em dezembro de 2002 pelo então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, dias antes do fim de seu mandato. Em 1999, o Supremo já havia derrubado o benefício.

Foro privilegiado

De modo geral, o foro privilegiado é a prerrogativa de ser julgado por um tribunal diferente ao de primeira instância, responsável pelos casos de cidadãos comuns. No Brasil, a extensão do benefício vai do presidente da República até comandante da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, chefe da Polícia Civil e vereadores.

São 54.990 brasileiros com direito à prerrogativa, sendo 38.431 por determinação da Constituição Federal e 16.559 previstos pelas constituições estaduais, de acordo com a pesquisaForo, prerrogativa e privilégio: Quais e quantas autoridades têm foro no Brasil?, dos consultores legislativos do Senado João Trindade Cavalcante Filho e Frederico Retes Lima.

De acordo com a Constituição Federal de 1988, cabe ao Supremo julgar o presidente da República, ministros de Estado, senadores e deputados federais. Governadores são atribuição do STJ (Superior Tribunal de Justiça).

No caso dos prefeitos, o Decreto-Lei nº 201, de 27 de fevereiro de 1967, prevê julgamento dos crimes comuns pelo Tribunal de Justiça estadual e dos crimes de responsabilidade pela Câmara Municipal. Quem trata de crimes eleitorais ou de competência da Justiça Federal são, respectivamente, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e o Tribunal Regional Federal com jurisdição sobre aquele Município.

Para deputados estaduais e distritais, o entendimento mais comum é o de que, por simetria, o julgamento desses parlamentares cabe ao Tribunal de Justiça. Quanto aos vereadores, não houve concessão de foro especial pela Constituição, mas há previsão em alguns estados, por normas locais.

Congresso x Supremo

A iniciativa de marcar a votação da PEC na Câmara é uma reação ao julgamento do Supremo sobre o tema, que será retomado nesta quinta-feira (23). O relator da ação, ministro Luís Roberto Barroso, defende a restrição do foro apenas para crimes cometidos durante o exercício do mandato e se estiver relacionada com as funções desempenhadas no cargo. A expectativa de o STF decidir a questão também foi o que moveu a votação da proposta no Senado, em maio.

Para o relator da PEC e líder do DEM, Efraim Filho, as discussões não são antagônicas. “São suplementares. Não conflitantes”, afirmou ao HuffPost Brasil. Ele destacou que a proposta do Congresso é mais abrangente do que o ponto em discussão no Supremo, já que acabaria com o foro também para os membros do Judiciário e do Ministério Público.

No STF, o debate é feito em uma ação penal contra o atual prefeito de Cabo Frio (RJ), Marcos da Rocha Mendes (PMDB), por crime eleitoral. O julgamento foi interrompido em junho, após pedido de vista (mais tempo para análise) do ministro Alexandre de Moraes. Votaram com o relator os ministros Marco Aurélio Mello, Rosa Weber e Cármen Lúcia.

De acordo com dados da Secretaria de Gestão Estratégica do STF citados por Barroso, atualmente, 37 mil autoridades gozam de foro privilegiado e casos de mais de 800 agentes com prerrogativa de foro, como o presidente da República, o vice-presidente, os 513 deputados e os 81 senadores devem ser julgados pelo STF.

Levantamento feito pela assessoria de imprensa do Supremo mostra que, atualmente, há 540 inquéritos e ações penais em tramitação na Corte envolvendo pessoas com foro. Barroso citou ainda que, se a sua tese prevalecer, o Supremo ficaria com apenas 10% dos processos que tem atualmente, de acordo com estudo da FGV.

Impunidade

Como cabe ao Supremo julgar parlamentares, a ideia de foro privilegiado é associada, por parte da população com a noção de impunidade. O discurso também é adotado por nomes à frente da Operação Lava Jato, como o juiz Sérgio Moro e o procurador Deltan Dallagnol.

De acordo com dados do Supremo em Números, da Fundação Getulio Vargas (FGV), apenas 0,78% das 515 as decisões em ações penais no Supremo foram favoráveis à acusação. Em comparação, 14% das decisões foram favoráveis à defesa.

Não há, contudo, consenso quanto à questão. Para a organização não-governamental Transparência Brasil, a possibilidade de recursos em diferentes instâncias irá atrasar o resultado final. “Se os processos nos tribunais superiores já demoram anos e anos para se concluírem, levá-los para a primeira instância fará aumentar ainda mais esse tempo”, diz nota da entidade.

 

Via: MSN

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

31/01/2023 COMANDANTE DO 17º GBM SE REÚNE COM PRESIDÊNCIA DA AIBA     A segurança contra incêndio e explosões em fazendas do agronegócio e a observação às normas regulamentadoras em segurança do trabalho  foram os temas de uma reunião entre o comandante do 17º GBM, tenente-coronel BM Bahia, o  presidente da Associação de Agricultores e Irr ...
  • Compartilhe:

31/01/2023 CONHEÇA O NOVO GOLPE QUE FRAUDA CARTÃO DE CRÉDITO POR APROXIMAÇÃO   Um grupo de cibercriminosos brasileiros especializados em vírus financeiros lançou um malware (programa malicioso) capaz de bloquear pagamentos por aproximação em pontos de venda. Com isso, eles obrigam os consumidores a inserir o cartão de crédito na máquina, possibilitando fraude. A ...
  • Compartilhe:

31/01/2023 BAIANÓPOLIS: FEIRA AGRO ECOLÓGICA É REALIZADA EM LAGOA CLARA   Mais uma edição da feira agroecologica foi realizada em Lagoa Clara, municipio de Baianópolis. Realizada pela Secretaria de Agrigultura, com o apoio da Prefeitura de Baianópolis, a feira conta também com o apoio da comunidade.       Secretária de Educação Leila Gualbert ...
  • Compartilhe:

31/01/2023 PREFEITURA DE SÃO DESIDÉRIO LANÇA CHAMADA PÚBLICA PARA AQUISIÇÃO DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR PARA A MERENDA ESCOLAR Com o objetivo de atender o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e aos alunos da rede municipal de ensino, a Prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri), lançou o Edital da Chamada Pública 2023 para aquisição de produtos da Agr ...
  • Compartilhe:

31/01/2023 COMEÇA MONTAGEM DA MEGAESTRUTURA DO BARREIRAS FOLIA 2023 NO CIRCUITO AGUINALDO PEREIRA, NA BR 242   Maior Carnaval do Interior da Bahia acontece de 17 a 21 de fevereiro Depois de adiantar a montagem da estrutura da Festa de Momo no Circuito Zé de Hermes no Centro Histórico, onde é realizado o tradicional carnaval cultural, a Prefeitura de Barreiras deu início nesta segunda-feira (30), ...
  • Compartilhe:

30/01/2023 SANTA MARIA DA VITÓRIA: PF IDENTIFICA AUTOR DE POSTAGEM QUE ANUNCIAVA ATENTADO EM ESCOLA   Foto: Divulgação / Polícia Federal Uma operação da Polícia Federal (PF) foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (30) em Santa Maria da Vitória, na Bacia do Rio Corrente, Oeste baiano. Intitulada de Sentinela, a operação visa reprimir e prevenir casos de atentados em escolas. &nb ...
  • Compartilhe:

30/01/2023 ÔNIBUS COM TIME DE FUTEBOL CAI DE PONTE E DEIXA QUATRO MORTOS EM MG Um ônibus caiu de uma ponte e deixou quatro mortos e 29 feridos na BR-116, em Além Paraíba, no interior de Minas Gerais, nesta segunda (30).  A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o veículo levava o time de futebol Esporte Clube Vila Maria Helena de Ubaporanga (MG) para Duque de Ca ...
  • Compartilhe:

30/01/2023 LULA NOMEIA 122 MILITARES PARA CARGOS NO GSI APÓS DEMISSÕES   Lula (foto) nomeou 122 membros das Forças Armadas para cargos no Gabinete de Segurança Institucional (GSI). As medidas foram assinadas na última sexta-feira (27) e publicadas no Diário Oficial da União nesta segunda (30). As nomeações ocorrem após uma série de demissões no GSI, dia ...
  • Compartilhe:

30/01/2023 SANTA MARIA DA VITÓRIA: POLÍCIA FEDERAL DEFLAGRA OPERAÇÃO VISANDO PREVENÇÃO DE MASSACRES EM ESCOLAS Barreiras/BA – Na manhã desta segunda-feira (30/01), a Polícia Federal deflagrou, na cidade de Santa Maria da Vitória/BA, a Operação Sentinela, que visa à repressão e prevenção de massacres em escolas. A investigação foi iniciada a partir de trabalho de inteligência da Divisão de Repr ...
  • Compartilhe:

30/01/2023 MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A MORTE DE TRABALHADORES EM FAZENDA ÀS MARGENS DA BR-242, EM BARREIRAS Dois trabalhadores morreram após caírem em um silo de farelo de soja – espécie de reservatório onde grãos são armazenados fora dos sacos–, em uma fazenda às margens da BR-242, no trecho da cidade de Barreiras, oeste da Bahia. A situação foi registrada no sábado (28). As duas vítimas ...
  • Compartilhe:

30/01/2023 BARREIRAS RECEBE INVESTIMENTOS PARA AMPLIAR ATENDIMENTO DO SISTEMA DE ESGOTO     Cidade pólo do Oeste da Bahia, Barreiras continua sendo contemplada com investimentos para a expansão da prestação do serviço de esgotamento sanitário. O Governo do Estado, por meio da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), vem investindo R$ 2,7 milhões, de recursos próprios, ...
  • Compartilhe:

30/01/2023 BLOCOS ALLANBICK E GATO CONFIRMAM ATRAÇÕES PARA O CARNAVAL DE BARREIRAS DESTE ANO Os blocos Allanbick e Gato confirmaram na noite desta quinta-feira, 19, as suas atrações para o Carnaval de Barreiras deste ano. O bloco do Gato anunciou o cantor Robyssão e a banda Turma da Bregadeira. Já o bloco Allanbick terá a banda Lá Fúria, O Poeta e Oh Polêmico como atrações do maio ...
  • Compartilhe:

30/01/2023 BARREIRAS: BOMBEIROS MILITARES RESGATAM DOIS CORPOS DE TRABALHADORES VÍTIMAS DE ENGOLFAMENTO EM FAZENDA Bombeiros militares do 2º Subgrupamento (2º SGBM – 17º GBM) resgataram os corpos de dois trabalhadores vítimas de engolfamento, em uma fazenda à altura do km 542 da BR-242, no trecho de Barreiras, no último sábado (28). Dada à profundidade do silo, cerca de 20 metros, a guarnição que ...
  • Compartilhe:

30/01/2023 TSE PLANEJA PARA 2023APLICATIVO QUE FACILITA CRIAÇÃO DE PARTIDOS TSE planeja para 2023 aplicativo que facilita criação de partidos Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) incluiu em seu planejamento para 2023 implementar um sistema digital que facilitaria a coleta de assinaturas para a criação de partidos políticos. A muda ...
  • Compartilhe:

30/01/2023 TRABALHADORES LEVAM 2,8 ANOS A MAIS PARA SE APOSENTAR APÓS REFORMA   Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) estão levando, em média, 2,8 anos a mais para conseguir se aposentar após a aprovação da reforma da Previdência. O adicional é maior para os homens (3,5 anos) e menor no caso das mulheres (2 anos). Os dados foram retratados em ...
  • Compartilhe:

27/01/2023 PREFEITURA DE BARREIRAS INTERDITA TRECHO DA BR 242 PARA MONTAGEM DA ESTRUTURA DO BARREIRAS FOLIA 2023   A Prefeitura Municipal de Barreiras interditou o trecho da BR 242 entre  a Rotatória do Galego Lanches e a Câmara de Vereadores para montagem da  estrutura do Barreiras Folia. Segundo o prefeito Zito Barbosa este será um  dos melhores carnavais do interior da Bahia.
  • Compartilhe:

27/01/2023 GOVERNADOR JERÔNIMO INCLUI BR-242 EM OBRAS PRIORITÁRIAS PARA GOVERNO LULA; DEPUTADA JUSMARI EXALTA DECISÃO O trecho entre Barreiras e Luís Eduardo Magalhães será duplicado A deputada estadual Jusmari Oliveira e o ex-prefeito de Luís Eduardo Magalhães (LEM) e liderança política Oziel Oliveira exaltaram, nesta sexta-feira (27), a inclusão da recuperação e duplicação da BR-242 na Bahia no grupo ...
  • Compartilhe:

27/01/2023 FOI DADO PASSO INICIAL PARA RECUPERAÇÃO DA BARRAGEM DE OURIÇANGA EM ANGICAL   Após a barragem do povoado de Ouriçanga no assentamento de Reforma Agrária de Angical ter sido destruída nas enchentes de 2021, na data de hoje o presidente da associação local, Sr Cirsino Porto, esteve na Codevasf/Barreiras em audiência agendada pelo presidente do PT Nado com o Gerent ...
  • Compartilhe:

27/01/2023 PF CUMPRE 11 MANDADOS DE PRISÃO CONTRA SUSPEITOS DE ATAQUE GOLPISTA   A Polícia Federal cumpre nesta sexta-feira (27) um total de 11 mandados de prisão preventiva e 27 de busca e apreensão para identificar participantes, financiadores e apoiadores dos atos golpistas do dia 8 de janeiro, em Brasília. A terceira fase da Operação Lesa Pátria foi determinada ...
  • Compartilhe:

27/01/2023 PRIMEIRO PEDIDO DE IMPEACHMENT DE LULA É PROTOCOLADO NA CÂMARA Como adiantamos, o deputado Ubiratan Sanderson (PL-RS) protocolou hoje o primeiro pedido de impeachment do presidente Lula (PT, à direita na foto). Na peça, o parlamentar argumenta que o petista cometeu crime de responsabilidade ao associar a um golpe de Estado o impeachment da ex-presidente Dilma ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade