CÂMARA ARTICULA FORO PRIVILEGIADO PARA TEMER E LULA
22 de novembro de 2017

A proposta original é para acabar com o foro privilegiado, mas devido a articulações nos bastidores do Congresso, a tendência é expandir esse direito para ex-presidentes. O objetivo é proteger o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado em primeira instância por corrupção e lavagem de dinheiro, e manter a proteção ao presidente Michel Temer, investigado na Operação Lava Jato.

Para isso, deputados planejam incluir na proposta de emenda à Constituição (PEC) 333/2017, que acaba com o foro especial para autoridades, um trecho que dê o benefício a ex-mandatários do País. Nos bastidores, parlamentares afirmam que a iniciativa será do PMDB.

O deputado Wadih Damous (PT-RJ) também é citado como um dos possíveis autores da mudança, mas ele nega. “Nunca apresentei essa proposta. Não vou apresentar. Não há clima para esse debate”, afirmou ao HuffPost Brasil. O deputado defende a manutenção da prerrogativa de foro como está na lei atual.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados discute nesta quarta-feira (22) PEC 333/2017, aprovada pelo Senado em maio. O texto mantém o foro apenas para os chefes dos três poderes da União (Executivo, Legislativo e Judiciário).

Se for aprovada na CCJ, a PEC segue para uma comissão especial, onde terá o prazo de 40 sessões plenárias para ser discutida. Na etapa seguinte, o texto vai para o plenário da Câmara, onde precisa de 308 votos, em dois turnos, para ser aprovado.

É na comissão especial que a discussão sobre o foro para ex-presidentes deve acontecer. “É uma blindagem. Como essa Câmara é corporativista tudo é possível, mas nós vamos trabalhar contra”, afirmou o deputado Júlio Delgado (PSB-MG).

O parecer do relator, deputado Efraim Filho (DEM-PB) é favorável ao texto aprovado no Senado. “Concluímos o voto no sentido da admissibilidade”, escreveu o parlamentar na análise que exclui qualquer problema de conflito do texto com as normas legais.

Em 2005, o STF (Supremo Tribunal Federal) declarou inconstitucional o foro privilegiado para ex-presidentes. O direito estava previsto na Lei nº 10.628, sancionada em dezembro de 2002 pelo então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, dias antes do fim de seu mandato. Em 1999, o Supremo já havia derrubado o benefício.

Foro privilegiado

De modo geral, o foro privilegiado é a prerrogativa de ser julgado por um tribunal diferente ao de primeira instância, responsável pelos casos de cidadãos comuns. No Brasil, a extensão do benefício vai do presidente da República até comandante da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, chefe da Polícia Civil e vereadores.

São 54.990 brasileiros com direito à prerrogativa, sendo 38.431 por determinação da Constituição Federal e 16.559 previstos pelas constituições estaduais, de acordo com a pesquisaForo, prerrogativa e privilégio: Quais e quantas autoridades têm foro no Brasil?, dos consultores legislativos do Senado João Trindade Cavalcante Filho e Frederico Retes Lima.

De acordo com a Constituição Federal de 1988, cabe ao Supremo julgar o presidente da República, ministros de Estado, senadores e deputados federais. Governadores são atribuição do STJ (Superior Tribunal de Justiça).

No caso dos prefeitos, o Decreto-Lei nº 201, de 27 de fevereiro de 1967, prevê julgamento dos crimes comuns pelo Tribunal de Justiça estadual e dos crimes de responsabilidade pela Câmara Municipal. Quem trata de crimes eleitorais ou de competência da Justiça Federal são, respectivamente, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e o Tribunal Regional Federal com jurisdição sobre aquele Município.

Para deputados estaduais e distritais, o entendimento mais comum é o de que, por simetria, o julgamento desses parlamentares cabe ao Tribunal de Justiça. Quanto aos vereadores, não houve concessão de foro especial pela Constituição, mas há previsão em alguns estados, por normas locais.

Congresso x Supremo

A iniciativa de marcar a votação da PEC na Câmara é uma reação ao julgamento do Supremo sobre o tema, que será retomado nesta quinta-feira (23). O relator da ação, ministro Luís Roberto Barroso, defende a restrição do foro apenas para crimes cometidos durante o exercício do mandato e se estiver relacionada com as funções desempenhadas no cargo. A expectativa de o STF decidir a questão também foi o que moveu a votação da proposta no Senado, em maio.

Para o relator da PEC e líder do DEM, Efraim Filho, as discussões não são antagônicas. “São suplementares. Não conflitantes”, afirmou ao HuffPost Brasil. Ele destacou que a proposta do Congresso é mais abrangente do que o ponto em discussão no Supremo, já que acabaria com o foro também para os membros do Judiciário e do Ministério Público.

No STF, o debate é feito em uma ação penal contra o atual prefeito de Cabo Frio (RJ), Marcos da Rocha Mendes (PMDB), por crime eleitoral. O julgamento foi interrompido em junho, após pedido de vista (mais tempo para análise) do ministro Alexandre de Moraes. Votaram com o relator os ministros Marco Aurélio Mello, Rosa Weber e Cármen Lúcia.

De acordo com dados da Secretaria de Gestão Estratégica do STF citados por Barroso, atualmente, 37 mil autoridades gozam de foro privilegiado e casos de mais de 800 agentes com prerrogativa de foro, como o presidente da República, o vice-presidente, os 513 deputados e os 81 senadores devem ser julgados pelo STF.

Levantamento feito pela assessoria de imprensa do Supremo mostra que, atualmente, há 540 inquéritos e ações penais em tramitação na Corte envolvendo pessoas com foro. Barroso citou ainda que, se a sua tese prevalecer, o Supremo ficaria com apenas 10% dos processos que tem atualmente, de acordo com estudo da FGV.

Impunidade

Como cabe ao Supremo julgar parlamentares, a ideia de foro privilegiado é associada, por parte da população com a noção de impunidade. O discurso também é adotado por nomes à frente da Operação Lava Jato, como o juiz Sérgio Moro e o procurador Deltan Dallagnol.

De acordo com dados do Supremo em Números, da Fundação Getulio Vargas (FGV), apenas 0,78% das 515 as decisões em ações penais no Supremo foram favoráveis à acusação. Em comparação, 14% das decisões foram favoráveis à defesa.

Não há, contudo, consenso quanto à questão. Para a organização não-governamental Transparência Brasil, a possibilidade de recursos em diferentes instâncias irá atrasar o resultado final. “Se os processos nos tribunais superiores já demoram anos e anos para se concluírem, levá-los para a primeira instância fará aumentar ainda mais esse tempo”, diz nota da entidade.

 

Via: MSN

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

20/10/2021 SUSPEITOS DE LATROCÍNIO SÃO PRESOS EM SANTANA   Alvos da Operação Los Hermanos, dois homens foram presos pela 26ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Santa Maria da Vitória), com apoio da Polícia Militar, durante diligências realizadas entre os dias 18 e 19 de outubro, na cidade de Santana. A dupla é suspeita da ...
  • Compartilhe:

20/10/2021 PODEMOS JÁ SE PREPARA PARA FILIAR MORO EM NOVEMBRO   Foi apurado que lideranças do Podemos começaram a preparar o evento de filiação de Sergio Moro (foto) ao partido em novembro. O ato de filiação, que ocorreria em Brasília, já teria até data, mas a cúpula do partido evita divulgá-la antes de acertar todos os detalhes. Segundo fon ...
  • Compartilhe:

20/10/2021 LULA DIZ ESPERAR QUE O PT MANTENHA ALIANÇA COM O PP NA BAHIA   O ex-presidente Lula disse, em entrevista ao programa Isso é Bahia, na Rádio A Tarde, que espera que a aliança entre o PP e o PT na Bahia seja mantida mesmo se houver uma concretização do ingresso do presidente Jair Bolsonaro na sigla que, na Bahia, é presidida pelo vice-governador Joã ...
  • Compartilhe:

20/10/2021 PREFEITURA DE SÃO DESIDÉRIO PRESTA CONTAS DO SEGUNDO QUADRIMESTRE DE 2021 Em cumprimento o parágrafo 4.º do artigo 9.º da Lei Complementar 101, de 4 de maio de 2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal). A Prefeitura de São Desidério realizou na tarde dessa segunda-feira, 19, no Plenário da Câmara de vereadores, uma Audiência Pública para Prestação de Contas referen ...
  • Compartilhe:

19/10/2021 BAHIA: RECÉM-NASCIDO É ACHADO EM QUINTAL DE CASA; CONFIRA O ESTADO DE SAÚDE DA CRIANÇA Um recém-nascido foi encontrado em uma área de matagal no quintal de uma casa na localidade de Pau Seco, no distrito de Humildes, em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador. O bebê estava caído em meio à vegetação e foi encontrado pelo dono do terreno, o lavrador Antônio Macha ...
  • Compartilhe:

19/10/2021 TESTE REVELA OPERADORAS, CELULARES E CIDADES COM MELHOR INTERNET DO BRASIL; CONFIRA A Claro conquistou o título de operadora de telefonia com a internet móvel mais rápida do Brasil, de acordo com levantamento do velocímetro da Ookla. A empresa obteve nota 44,76. A Vivo aparece no segundo lugar, com 32,19, seguida da TIM, com 28,21, e da Oi, com 21,88. A empresa dona do  ...
  • Compartilhe:

19/10/2021 LUGARES PARA VIAJAR NO BRASIL: CONHEÇA 50 DESTINOS IMPERDÍVEIS Lugares para viajar no Brasil é o que não falta! Nosso país tem uma diversidade maravilhosa, paisagens deslumbrantes e cidades que oferecem as mais variadas qualidades. Alguns destinos se destacam por sua boa estrutura e outros por sua grande quantidade de atrativos, e com tantas opções sempre ...
  • Compartilhe:

19/10/2021 EM EDITORIAL, JORNAL O GLOBO AFIRMA QUE ”É UM ABSURDO CHAMAR BOLSONARO DE GENOCIDA”   Em editorial, O Globo diz que “é um abuso acusar Bolsonaro por genocídio”, como quer fazer Renan Calheiros, relator da CPI da Covid, em relação aos absurdos cometidos pelo presidente da República contra a população indígena, na condução do enfrentamento à pandemia. Para j ...
  • Compartilhe:

19/10/2021 BAHIA: CORONEL DA PM COBRA DEFINIÇÃO URGENTE SOBRE REALIZAÇÃO DO CARNAVAL 2022   Durante fala na audiência pública “Vai ter Carnaval?”, realizada na manhã desta terça-feira (19), pela Comissão Especial de Acompanhamento da Retomada de Eventos, no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, o coronel Manoel Xavier, comandante de Operações Policiais Milit ...
  • Compartilhe:

19/10/2021 SAMSUNG SE MANTÉM LÍDER NO MERCADO GLOBAL DE CELULARES E APPLE ULTRAPASSA XIAOMI NO 3º TRIMESTRE   Dados divulgados pela empresa de consultoria Canalys mostram que a Samsung foi a líder em número de aparelhos enviados para o mercado global de smartphones durante o terceiro trimestre de 2021. O mesmo feito foi alcançado pela marca no ano passado. Segundo o levantamento, a fabricante ...
  • Compartilhe:

19/10/2021 SANTA RITA DE CÁSSIA: BARBEIRO É PRESO POR CULTIVAR MACONHA EM ESTABELECIMENTO   Apoio: Equipes do 3º Pelotão da 86ª CIPM (Formosa do Rio Preto) receberam a denúncia, na manhã desta terça-feira (19). Cultivados em uma barbearia no povoado de Malhada Grande, município de Santa Rita de Cássia, cerca de quatro pés de maconha, com 1,5 metro de altura, foram apreendidos p ...
  • Compartilhe:

19/10/2021 HOMEM ALEGA TER SIDO AGREDIDO POR TRÊS SEGURANÇAS DE BAR EM LUÍS EDUARDO MAGALHÃES   Um homem de nome Charles André Cruz dos Santos de 25 anos, esteve no último domingo (17) no DISEP em Luís Eduardo Magalhães, fazendo uma denúncia que foi agredido fisicamente por três (3) seguranças de um estabelecimento comercial (Bar) neste município. Segundo relato do denunciante, ...
  • Compartilhe:

19/10/2021 CHOVE NESTE MOMENTO EM BARREIRAS A tão aguardada chuva chegou para os barreirenses. Neste momento, início de tarde desta terça-feira, 19, as primeiras pancadas de chuva desta semana começam ser observadas, apesar de ainda bastante “tímidas”. Segundo o climatempo, a previsão é de hoje, que caia 4 milímetros de chuva e qu ...
  • Compartilhe:

19/10/2021 AUXÍLIO BRASIL: VEJA DETALHES SOBRE O SUBSTITUTO DO BOLSA FAMÍLIA   O governo federal deve anunciar nesta terça-feira (19) o valor do Auxílio Brasil, programa que substituirá o Bolsa Família em breve, podendo ser iniciado já em novembro, após o fim do Auxílio Emergencial. O novo benefício será pago até o final de 2022, com a possibilidade de atende ...
  • Compartilhe:

19/10/2021 COMISSÃO DE AGRICULTURA E ADAB REALIZAM AUDIÊNCIA PÚBLICA. PARCERIA DE JUSMARI E OZIEL FORTALECE O AGRONEGÓCIO BAIANO       A Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia, presidida pela deputada Jusmari Oliveira realizou na manhã desta terça-feira, 19 de outubro, uma audiência pública onde foi feita uma explanação sobre o Plano Estratégico de Combate a Febre A ...
  • Compartilhe:

19/10/2021 PREFEITURA DE BARREIRAS CHAMA A ATENÇÃO DE MOTORISTAS E CONDUTORES PARA INTERDIÇÃO NA RUA DAS TURBINAS   A Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito, por meio da Cootrans, informa à população que devido a uma obra de intervenção na Rua das Turbinas, para execução de interceptor de esgoto sanitário que interligará até a Estação Elevatória de Es ...
  • Compartilhe:

19/10/2021 BARREIRAS: 2ª REUNIÃO DE METAS DE OBRAS DA DOC/2021 ESTÁ SENDO REALIZADA NO 4º BEC   A Diretoria de Obras de Cooperação promove no período de 18 a 20 de outubro de 2021, a 2ª Reunião de Acompanhamento de Metas de Obras (RAMO), na sede do 4° Batalhão de Engenharia de Construção, em Barreiras-BA. A atividade conta com a presença do Diretor da DOC, do Cmt do 1° Gpt E ...
  • Compartilhe:

19/10/2021 COM REJEIÇÃO A BOLSONARO CONSOLIDADA NA BAHIA, TURMA DE ROMA JÁ VÊ SUA CANDIDATURA AO GOVERNO COMO ”SACRIFÍCIO”   A consistência da rejeição a Jair Bolsonaro na Bahia, detectada em pesquisas, tem levado figuras próximas a João Roma a tentar dissuadí-lo de concorrer ao governo em 2022. Para a turma preocupada com o futuro político do ministro da Cidadania, ele deveria focar, desde já, na renovaç ...
  • Compartilhe:

19/10/2021 IBGE CANCELA PROCESSO SELETIVO DE 204 MIL VAGAS PARA O CENSO 2022   O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou nesta segunda-feira (18) o cancelamento do processo seletivo para a contratação de recenseadores e agentes censitários para o Censo Demográfico que será realizado em 2022. Segundo o IBGE, o contrato com o Cebraspe, empres ...
  • Compartilhe:

19/10/2021 PREFEITURA DE BARREIRAS INICIA SEMANA COM VACINAÇÃO DA SEGUNDA DOSE CONTRA A COVID-19 Nesta segunda-feira (18), a Prefeitura de Barreiras, através das equipes de vacinação da Secretaria de Saúde, deu prosseguimento ao processo de imunização da população contra a Covid-19. A aplicação da segunda dose teve início às 16h e segue até às 20h, no Posto de Vacinação Covid-19 ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade