CÂMARA ARTICULA FORO PRIVILEGIADO PARA TEMER E LULA
22 de novembro de 2017

A proposta original é para acabar com o foro privilegiado, mas devido a articulações nos bastidores do Congresso, a tendência é expandir esse direito para ex-presidentes. O objetivo é proteger o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado em primeira instância por corrupção e lavagem de dinheiro, e manter a proteção ao presidente Michel Temer, investigado na Operação Lava Jato.

Para isso, deputados planejam incluir na proposta de emenda à Constituição (PEC) 333/2017, que acaba com o foro especial para autoridades, um trecho que dê o benefício a ex-mandatários do País. Nos bastidores, parlamentares afirmam que a iniciativa será do PMDB.

O deputado Wadih Damous (PT-RJ) também é citado como um dos possíveis autores da mudança, mas ele nega. “Nunca apresentei essa proposta. Não vou apresentar. Não há clima para esse debate”, afirmou ao HuffPost Brasil. O deputado defende a manutenção da prerrogativa de foro como está na lei atual.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados discute nesta quarta-feira (22) PEC 333/2017, aprovada pelo Senado em maio. O texto mantém o foro apenas para os chefes dos três poderes da União (Executivo, Legislativo e Judiciário).

Se for aprovada na CCJ, a PEC segue para uma comissão especial, onde terá o prazo de 40 sessões plenárias para ser discutida. Na etapa seguinte, o texto vai para o plenário da Câmara, onde precisa de 308 votos, em dois turnos, para ser aprovado.

É na comissão especial que a discussão sobre o foro para ex-presidentes deve acontecer. “É uma blindagem. Como essa Câmara é corporativista tudo é possível, mas nós vamos trabalhar contra”, afirmou o deputado Júlio Delgado (PSB-MG).

O parecer do relator, deputado Efraim Filho (DEM-PB) é favorável ao texto aprovado no Senado. “Concluímos o voto no sentido da admissibilidade”, escreveu o parlamentar na análise que exclui qualquer problema de conflito do texto com as normas legais.

Em 2005, o STF (Supremo Tribunal Federal) declarou inconstitucional o foro privilegiado para ex-presidentes. O direito estava previsto na Lei nº 10.628, sancionada em dezembro de 2002 pelo então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, dias antes do fim de seu mandato. Em 1999, o Supremo já havia derrubado o benefício.

Foro privilegiado

De modo geral, o foro privilegiado é a prerrogativa de ser julgado por um tribunal diferente ao de primeira instância, responsável pelos casos de cidadãos comuns. No Brasil, a extensão do benefício vai do presidente da República até comandante da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, chefe da Polícia Civil e vereadores.

São 54.990 brasileiros com direito à prerrogativa, sendo 38.431 por determinação da Constituição Federal e 16.559 previstos pelas constituições estaduais, de acordo com a pesquisaForo, prerrogativa e privilégio: Quais e quantas autoridades têm foro no Brasil?, dos consultores legislativos do Senado João Trindade Cavalcante Filho e Frederico Retes Lima.

De acordo com a Constituição Federal de 1988, cabe ao Supremo julgar o presidente da República, ministros de Estado, senadores e deputados federais. Governadores são atribuição do STJ (Superior Tribunal de Justiça).

No caso dos prefeitos, o Decreto-Lei nº 201, de 27 de fevereiro de 1967, prevê julgamento dos crimes comuns pelo Tribunal de Justiça estadual e dos crimes de responsabilidade pela Câmara Municipal. Quem trata de crimes eleitorais ou de competência da Justiça Federal são, respectivamente, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e o Tribunal Regional Federal com jurisdição sobre aquele Município.

Para deputados estaduais e distritais, o entendimento mais comum é o de que, por simetria, o julgamento desses parlamentares cabe ao Tribunal de Justiça. Quanto aos vereadores, não houve concessão de foro especial pela Constituição, mas há previsão em alguns estados, por normas locais.

Congresso x Supremo

A iniciativa de marcar a votação da PEC na Câmara é uma reação ao julgamento do Supremo sobre o tema, que será retomado nesta quinta-feira (23). O relator da ação, ministro Luís Roberto Barroso, defende a restrição do foro apenas para crimes cometidos durante o exercício do mandato e se estiver relacionada com as funções desempenhadas no cargo. A expectativa de o STF decidir a questão também foi o que moveu a votação da proposta no Senado, em maio.

Para o relator da PEC e líder do DEM, Efraim Filho, as discussões não são antagônicas. “São suplementares. Não conflitantes”, afirmou ao HuffPost Brasil. Ele destacou que a proposta do Congresso é mais abrangente do que o ponto em discussão no Supremo, já que acabaria com o foro também para os membros do Judiciário e do Ministério Público.

No STF, o debate é feito em uma ação penal contra o atual prefeito de Cabo Frio (RJ), Marcos da Rocha Mendes (PMDB), por crime eleitoral. O julgamento foi interrompido em junho, após pedido de vista (mais tempo para análise) do ministro Alexandre de Moraes. Votaram com o relator os ministros Marco Aurélio Mello, Rosa Weber e Cármen Lúcia.

De acordo com dados da Secretaria de Gestão Estratégica do STF citados por Barroso, atualmente, 37 mil autoridades gozam de foro privilegiado e casos de mais de 800 agentes com prerrogativa de foro, como o presidente da República, o vice-presidente, os 513 deputados e os 81 senadores devem ser julgados pelo STF.

Levantamento feito pela assessoria de imprensa do Supremo mostra que, atualmente, há 540 inquéritos e ações penais em tramitação na Corte envolvendo pessoas com foro. Barroso citou ainda que, se a sua tese prevalecer, o Supremo ficaria com apenas 10% dos processos que tem atualmente, de acordo com estudo da FGV.

Impunidade

Como cabe ao Supremo julgar parlamentares, a ideia de foro privilegiado é associada, por parte da população com a noção de impunidade. O discurso também é adotado por nomes à frente da Operação Lava Jato, como o juiz Sérgio Moro e o procurador Deltan Dallagnol.

De acordo com dados do Supremo em Números, da Fundação Getulio Vargas (FGV), apenas 0,78% das 515 as decisões em ações penais no Supremo foram favoráveis à acusação. Em comparação, 14% das decisões foram favoráveis à defesa.

Não há, contudo, consenso quanto à questão. Para a organização não-governamental Transparência Brasil, a possibilidade de recursos em diferentes instâncias irá atrasar o resultado final. “Se os processos nos tribunais superiores já demoram anos e anos para se concluírem, levá-los para a primeira instância fará aumentar ainda mais esse tempo”, diz nota da entidade.

 

Via: MSN

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

15/04/2024 EXAME CRIMINOLÓGICO SERÁ OBRIGATÓRIO PARA A PROGRESSÃO DE REGIME DE PENA Uma comissão formada por 5 pessoas – um psiquiatra, um psicólogo, um assistente social e dois membros do próprio sistema penitenciário – avaliam as condições do preso antes dele passar para um regime com maior liberdade.   Com a publicação no Diário Oficial, os trechos sanc ...
  • Compartilhe:

15/04/2024 NÃO UTILIZAREMOS MAIS O NOME EXU. NOME DO PERSONAGEM AGORA PASSA A SER TAMANDUÁ TOMADOR DE PARTIDO   Em respeito as religiões de matriz africana não utilizaremos mais o nome EXU TOMADOR DE PARTIDO. O personagem agora passa a ser denominado Tamanduá Tomador de Partido, de cargos e mandatos. Somos defensores da pluralidade de religiões e respeitamos a fé de todas as pessoas. Agradecemos a ...
  • Compartilhe:

14/04/2024 PROFESSORES ANUNCIAM GREVE EM UNIVERSIDADES FEDERAIS A PARTIR DESTA SEGUNDA-FEIRA Professores de universidades, centros de educação tecnológicas e institutos federais das cinco regiões do Brasil decidiram entrar em greve a partir de segunda-feira (15). A categoria exige reajuste salarial de 22%, a ser dividido em três parcelas iguais de 7,06% —a primeira ainda para este an ...
  • Compartilhe:

14/04/2024 BAIANÓPOLIS: PREFEITA JANDIRA XAVIER ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA DO LOTEAMENTO MÁRIO BORGES Os moradores do Loteamento Mário Borges viveram um dia memorável na última quinta-feira, quando a prefeita de Baianópolis, Jandira Xavier, assinou a ordem de serviço para dar início à tão esperada pavimentação asfáltica das ruas do bairro. O ato, que aconteceu em uma cerimônia pública c ...
  • Compartilhe:

14/04/2024 CANSADO DAS BRIGAS ENTRE MINISTROS, LULA FAZ PEDIDO INUSITADO A RUI COSTA O presidente Lula (PT) quer dar um basta nas intrigas e confusões entre os ministros do seu governo. Além do clima de tensão entre Planalto e Congresso, o chefe do Executivo nacional não quer gerenciar desavenças internas na equipe e por isso fez um pedido inusitado ao ministro da Casa Civil, R ...
  • Compartilhe:

14/04/2024 LULA VETA TRECHO DE PROJETO QUE ACABA COM O FIM DAS SAIDINHAS DE PRESOS   O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, com o veto, nesta quinta-feira (11), o projeto de lei (PL) que acaba com as saídas temporárias de presos em feriados e datas comemorativas. A informação foi confirmada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O presidente vetou ...
  • Compartilhe:

14/04/2024 CATOLÂNDIA: GUARNIÇÃO DA 85ª CIPM É RECEBIDA A TIROS EM OCORRÊNCIA Por volta das 19h desta  sexta-feira, 12, uma Guarnição da 85ª CIPM empregada em Catolândia foi solicitada para averiguar o crime de ameaça onde em um bar estariam dois indivíduos de posse de arma de fogo. Na aproximação da guarnição um dos indivíduos passou a efetuar disparos contra os ...
  • Compartilhe:

14/04/2024 AERONAVE CAI EM ÁREA RURAL DO OESTE BAIANO; PILOTO MORREU APÓS O ACIDENTE Uma aeronave de pequeno porte caiu no povoado de São Pedro, na zona rural de Formosa do Rio Preto, município no oeste baiano. O piloto morreu após o acidente, ocorrido na noite de sexta-feira (12), de acordo com o Corpo de Bombeiros. A vítima estava sozinha na aeronave e foi identificada como Gu ...
  • Compartilhe:

14/04/2024 BARREIRAS: MULHER É ESFAQUEADA POR COMPANHEIRO DE CONVÍVIO NO BAIRRO VILA BRASIL Na tarde de hoje, domingo, 14, uma mulher foi vítima de golpes de faca, pelo companheiro de convívio, no bairro Vila Brasil, em Barreiras. Não há maiores detalhes do caso, a mesma foi socorrida por uma equipe do SAMU no local e encaminhada para a UPA.
  • Compartilhe:

14/04/2024 UNACON DO HO COMPLETA DOIS ANOS DE ACOLHIMENTO A PACIENTES COM CÂNCER   O Hospital do Oeste (HO), unidade vinculada ao governo estadual e administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) no município de Barreiras, completará, no próximo mês de maio, dois anos de funcionamento da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON). Voltada à prestação de aten ...
  • Compartilhe:

11/04/2024 SUBSTITUIÇÃO DE LÂMPADAS POR NOVA ILUMINAÇÃO EM LED AVANÇA EM BARREIRAS   A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Infraestrutura, acompanha de perto os trabalhos da empresa Ilumina Barreiras, responsável pela modernização, manutenção e telegestão de todo o Parque de Iluminação Pública do Município. As atividades de campo, iniciadas em janeiro des ...
  • Compartilhe:

10/04/2024 JUSTIÇA DO RIO DE JANEIRO SUSPENDE MULTA DE NEYMAR POR CONSTRUÇÃO DE LAGO ARTIFICIAL EM CASA O jogador Neymar não vai precisar pagar, pelo menos por enquanto, a multa de R$ 16 milhões pela construção de um lago artificial na casa que possui em um condomínio de luxo em Mangaratiba, na Costa Verde, no Rio de Janeiro. A Justiça do Rio suspendeu, nesta segunda-feira (8), a cobrança ant ...
  • Compartilhe:

10/04/2024 EVENTO COMEMORA OS 15 ANOS DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UFOB   ara celebrar os 15 anos do curso de Engenharia Civil da UFOB, estudantes e professores do Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias (CCET), em parceria com a Associação dos Engenheiros do Oeste da Bahia – ASSEOB, realizam a 2ª Semana de Engenharia Civil da UFOB. Até sexta-feira (12) ...
  • Compartilhe:

10/04/2024 MULHER É MORTA COM CERCA DE 100 TIROS EM SALVADOR Uma mulher, ainda sem identificação formal, foi morta com cerca de 100 tiros na noite de terça-feira (9) na Rua Neide Gama, no bairro do Engenho Velho da Federação, em Salvador. De acordo com a Record Bahia, a vítima teria sido morta por traficantes após gravar vídeos e tirar fotos supostam ...
  • Compartilhe:

10/04/2024 PREFEITURA DE BARREIRAS EMITE NOTA DE PESAR PELA MORTE DO PROFESSOR E POLICIAL MILITAR EDUARDO CUNHA DO NASCIMENTO É com profundo pesar que lamentamos o falecimento do professor e policial militar Eduardo Cunha do Nascimento, ocorrido em Barreiras nesta terça-feira (9), vítima de infarto. Eduardo era servidor público municipal e atuava como professor de Língua Portuguesa na Escola Municipal Mirandolina Ribe ...
  • Compartilhe:

09/04/2024 PREFEITURA DE BARREIRAS APOIA PRODUÇÃO DO DOCUMENTÁRIO SOBRE A VIDA DE ALCYVANDO LUZ, MULTI-INSTUMENTISTA BARREIRENSE, ATRAVÉS DA LEI PAULO GUSTAVO Em pleno processo de gravação, um documentário que retrata a vida do renomado multi-instrumentista barreirense Alcyvando Luz avança com o apoio da Lei Paulo Gustavo. Este projeto cultural foi contemplado no Edital de Chamamento Público nº 004/2023, promovido pela Prefeitura de Barreiras por me ...
  • Compartilhe:

09/04/2024 NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SENHOR JAILSON ALVES BATISTA Lamentamos com pesar o falecimento do senhor Jailson Alves Batista, aos 48 anos, esposo de Francisca Leite Batista, vice-diretora da Escola Municipal Professor Ivardo Pereira Bastos, ocorrido na noite desta segunda-feira (8). Jailson era operador de máquinas e muito querido por todos. Além de sua ...
  • Compartilhe:

09/04/2024 NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO ESTUDANTE LUCAS BONFIM BORGES DA SILVA Nota de Pesar pelo falecimento do estudante Lucas Bonfim Borges da Silva Recebemos com muita tristeza a notícia do falecimento precoce do pré-adolescente Lucas Bonfim Borges da Silva, aos 11 anos, ocorrido nesta terça-feira (9), em Barreiras. Lucas era um aluno querido, assíduo e dedicado da Esc ...
  • Compartilhe:

09/04/2024 SANTA RITA DE CÁSSIA SE TORNOU UM CANTEIRO DE OBRAS; VEJA VÍDEO
  • Compartilhe:

09/04/2024 GINÁSIO DE ESPORTES BALTAZARINO ARAÚJO ANDRADE SEDIA CAMPEONATO BARREIRENSE DE BASQUETE 2024   O fim de semana foi movimentado no Ginásio de Esportes Baltazarino Araújo Andrade com a primeira rodada de jogos do Campeonato Barreirense de Basquete 2024. Promovido pela Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer, a competição reúne nove equipes de b ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade