BRASIL CHEGA A 726 MIL PRESOS E TEM A 3° POPULAÇÃO CARCERÁRIA DO MUNDO
8 de dezembro de 2017

Uma nova edição do Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen) divulgada nesta sexta-feira (8) pelo Ministério da Justiça informa que, em junho de 2016, a população carcerária do Brasil atingiu a marca de 726,7 mil presos, mais que o dobro de 2005, quando o estudo começou a ser realizado. Naquele ano, o Brasil tinha 361,4 mil presos, de acordo com o levantamento.

Do total da população encarcerada, 40% são presos provisórios, isto é, ainda sem julgamento, segundo o estudo, desenvolvido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Dos 726.712 presos em junho de 2016, 94,8% (689.510) estavam nos sistemas penitenciários estaduais. Outros 5% (36.765) estavam custodiados em carceragens de delegacias ou outros espaços de custódia administrados pelas secretarias de segurança pública e menos de 1% (437) em presídios federais.

A maior população prisional do país está em São Paulo, onde há 240.061 presos. O estado é seguido por Minas, com 68.354, e Paraná, com 51.700. A menor população carcerária está em Roraima, onde foram registrados 2.339 presos.

Políticas para o sistema prisional

De acordo com o diretor-geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Jefferson de Almeida, os dados do Infopen vão permitir que o governo elabore políticas para o sistema prisional no ano que vem e melhore a aplicação dos recursos públicos.

“A estatística vai permitir a correta aplicação dos recursos financeiros dentro das premissas que o estudo estatístico aponta”, explicou Almeida.

De acordo com o diretor-geral do Depen, para 2018, o governo vai continuar trabalhando para construir, ampliar e reformar vagas no sistema prisional. Além disso, segundo ele, vai providenciar a construção de módulos de saúde e educação nos presídios.

De acordo com Jefferson de Almeida, existem recursos para aprimoramento do sistema. “Só em dezembro de 2016 foram repassados aos estados mais de R$ 1 bilhão.

Os dados divulgados pelo Depen foram atualizados até junho de 2016. No início deste ano, o G1 fez um levantamento com base nos dados mais atualizados dos governos dos 26 estados e do Distrito Federal.

O levantamento do G1 apontava um déficit de 273,3 mil vagas no sistema carcerário, com 668.182 presos, dos quais 37% provisórios. O número do levantamento do G1 é menor que o do Infopen porque não estão contabilizados os casos de presos em delegacias.

Superlotação

A taxa de ocupação dos presídios no país chegou a 197,4% – 726.712 presos ocupam hoje 368.049 vagas – praticamente dois presos para cada vaga.

A maior taxa de ocupação do país está no Amazonas, com 484% (cinco presos por vaga), estado onde ocorreu uma das mais violentas rebeliões deste ano, com 56 mortos.

A menor taxa de ocupação é a dos quatro presídios federais, onde sobram vagas, e o índice de ocupação é de 52,5%. Em junho de 2016, havia 437 presos nas penitenciárias de Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Porto Velho (RO) e Mossoró (RN), que, no total, tinham 832 vagas.

Para o ano que vem, o Depen está prevendo a criação de 65 mil novas vagas no sistema prisional.

Segundo diretor-geral do departamento, Jefferson de Almeida, a criação de vagas não é suficiente resolver a superlotação dos presídios. “Resolver o problema com criação de vagas vai demorar muito tempo”, conclui.

Por isso, segundo ele, o departamento trabalha em várias frentes para resolver a superlotação dos presídios, como a qualificação da entrada da entrada e da saída, criar condições para cumprimento de penas alternativas e audiências de custódia.

Sem julgamento

Segundo o levantamento, quatro em cada dez presos brasileiros não tinham sido julgados quando o estudo foi concluído, em junho 2016.

Em 9 estados, havia mais presos sem condenação do que efetivamente julgados e condenados. O pior caso era o do Ceará, onde dois em cada três presos eram provisórios.

Em Sergipe, onde 65% dos presos não tinham condenação, todos os presos provisórios, no período da pesquisa, estavam encarcerados havia mais de 90 dias. No Amazonas, 64% dos presos eram provisórios – três em cada quatro estavam encarcerados havia mais de três meses.

Em 2014, a média de presos sem condenação já era de 40%, mas os percentuais de presos nessa condição (mais de 90 dias encarcerados) era menor, de 26%. O Ceará tinha a maior taxa nesse quesito (42%).

Perfil do preso

De acordo com os dados do Infopen, metade dos presos brasileiros em 2016 tinha entre 35 e 45 anos (veja as demais faixas etárias no gráfico acima).

Do ponto de vista racial, historicamente, pretos e pardos são mais encarcerados do que o demais no Brasil. Entre 2014 e 2016, a situação piorou, segundo o estudo.

Em junho de 2016, 64% da população carcerária eram negros (pretos e pardos) e 35%, brancos. Em 2014, eram 61,67% de negros e 37,23% de brancos.

Em termos de escolaridade, seis em cada dez presos eram analfabetos ou alfabetizados com ensino fundamental incompleto na ocasião em que foi produzido o levantamento.

Se incluídos os que concluíram o ensino fundamental mas não chegaram a fazer o ensino médio, o percentual passa para 75%. Em Alagoas, quase um quarto dos presos eram analfabetos em 2016, diz o estudo.

Cenário internacional

O levantamento criou um ranking dos 20 países com maior população carcerária. Esse ranking empregou informações do banco de dados online World Prison Brief. Os dados são de 2015, 2016 ou 2017, de acordo com o mais recente disponível em cada país.

Nesse ranking, o número do Brasil é o de 2015 (698,6 mil presos), mas em 2016, a população carcerária brasileira alcançou 726,7 mil detentos. O país aparece em terceiro lugar nesse ranking, atrás somente de Estados Unidos (2,14 milhões) e China (1,6 milhões).

Segundo o levantamento, o percentual de presos sem condenação no país é de 40%. Nos Estados Unidos, campeão mundial de encarceramento, esse percentual atinge 20,3%. No ranking dos 20 países que mais encarceram, o maior percentual de presos sem julgamento está na Índia, com uma taxa de 67% do total.

Com relação à superlotação, a taxa no Brasil é de 197% – 726.712 presos ocupavam no ano passado 368.049 vagas –, praticamente dois presos para cada vaga. Nos Estados Unidos, a taxa é de 104% e na Rússia é de 79%. Os dois únicos países com superlotação superior à do Brasil são Filipinas (316%) e Peru (230%).

Outra taxa considerada no estudo é a de aprisionamento, que indica o número de pessoas presas para cada grupo de 100 mil habitantes. O Brasil ocupa a terceira posição com 353, atrás da China (118) e dos Estados Unidos (666).

Fonte: G1

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

30/06/2022 BARREIRAS: PROJETO “POR UM SORRISO MAIS ALEGRE” CHEGA AO BAIRRO VILA AMORIM De 13 a 23 de Junho o projeto “Por Um Sorriso Mais Alegre” esteve no Bairro Vila Amorim, em Barreiras, atendendo a população cadastrada com serviços odontológicos públicos e de qualidade. Lançado em Junho de 2021, esse projeto é fruto de emenda parlamentar do deputado federal Tito e foi c ...
  • Compartilhe:

30/06/2022 PROGRAMA CASA BELA DA PREFEITURA DE SÃO DESIDÉRIO MELHORA A VIDA DE MORADORES CARENTES DO MUNICÍPIO A tarde de ontem, 29 de junho, foi de mudança de vida para a família da dona de casa Gorete Madalena, moradora da localidade de Ilha 2. Ela saiu do barraco de lona, onde morava, e passou a viver em uma casa nova construída pela Prefeitura de São Desidério por meio do Programa Municipal Casa [&h ...
  • Compartilhe:

30/06/2022 TAXA DE DESEMPREGO FICA ABAIXO DE 10% NO BRASIL A taxa de desemprego no Brasil recuou para 9,8% no trimestre de março a maio, informou nesta quinta-feira (30) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). É a menor para esse período desde 2015, quando foi de 8,3%. O resultado veio abaixo das estimativas do mercado financeiro. Anal ...
  • Compartilhe:

30/06/2022 MÉDICA DE 26 ANOS É ENCONTRADA MORTA EM BANHEIRO DE HOSPITAL A médica Jayda Bento de Souza, de 26 anos, foi encontrada morta em um banheiro do Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime (Heelj) em Pirenópolis, no Entorno do Distrito Federal. A Polícia Civil investiga qual foi a causa da morte e se alguém deve ser responsabilizado. A Fundação Universitária ...
  • Compartilhe:

30/06/2022 JUSMARI APRESENTA MOÇÃO DE APLAUSOS E CONGRATULAÇÕES PELA REALIZAÇÃO DA 97ª ASSMBLEIA ANUAL DA CONVENÇÃO BATISTA QUE ESTÁ SENDO REALIZADA EM LUÍS EDUARDO MAGALHÃES   A deputada Jusmari Oliveira apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia,  Moção de Aplausos e Congratulações pela realização da 97º Assembleia anual da Convenção Batista Baiana que está sendo realizada no município de Luís Eduardo Magalhães.   A parlamentar justificou à ...
  • Compartilhe:

30/06/2022 CAMPANHA DE BOLSONARO DEIXA TEMA DA CORRUPÇÃO EM 2º PLANO APÓS ESCÂNDALO DO MEC   Em meio ao escândalo no MEC (Ministério da Educação), que resultou na prisão do ex-ministro Milton Ribeiro por um dia, integrantes da pré-campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) têm defendido que a corrupção seja um tema colocado em segundo plano na discussão eleitoral. A estrat ...
  • Compartilhe:

30/06/2022 CHORO EM PÚBLICO E CUMPRIMENTOS EFUSIVOS DE EX-PRESIDENTE DA CAIXA PREOCUPAVAM ASSESSORES   O comportamento de Pedro Guimarães, que agora perde o posto de presidente da Caixa em meio a acusações de assédio sexual, sempre foi uma dor de cabeça para assessores que o acompanharam no período à frente do banco. Não foram poucas as vezes em que os mais próximos tentaram dar um to ...
  • Compartilhe:

30/06/2022 GÁS DE COZINHA FICA MAIS CARO NA BAHIA A PARTIR DESTA SEXTA-FEIRA (01)   Julho já começa com uma péssima notícia para os baianos. O gás de cozinha vai ficar mais caro no estado a partir desta sexta-feira (1º). Segundo o Sindicato de Revendedores (Sindrevgás) o preço para as distribuidoras foi reajustado em R$ 4,90 e o repasse para o consumidor ficará entr ...
  • Compartilhe:

30/06/2022 BARREIRAS: CONFIRA AS VAGAS DE EMPREGO DISPONÍVEIS NO SINEBAHIA NESTA QUINTA-FEIRA O SineBahia divulgou as oportunidades de trabalho disponíveis nesta quinta-feira (30) para a cidade de Barreiras, no oeste da Bahia. Há oportunidades para pedreiro, ajudante de carga e descarga, auxiliar de pedreiro, entre outras profissões. Os interessados devem buscar atendimento em uma das un ...
  • Compartilhe:

29/06/2022 CENTRAL DE ABASTECIMENTO DE CIDADE BAIANA RECEBE CURRÍCULOS PARA MAIS DE DUAS MIL VAGAS A Central de Abastecimento de Vitória da Conquista impacta a Economia Regional não só do Centro Sul Baiano, mas também do Norte de Minas Gereis. Estudos apontam que o empreendimento estará recebendo comerciantes vindos de quase 200 municípios. Com isso o Mercado de Trabalho também vai ser for ...
  • Compartilhe:

29/06/2022 AÇÕES DO BANCO INTER VALIAM 10 VEZES MAIS HÁ UM ANO Na semana passada, o Banco Inter ingressou na bolsa de tecnologia de Nova York (Nasdaq), deixando, com isso, a Bolsa brasileira. Neste texto, o leitor entenderá os impactos técnicos dessa mudança e como ela explica parte da queda das ações do banco mineiro nos últimos meses. O Inter veio ao me ...
  • Compartilhe:

29/06/2022 WESLEY SAFADÃO É INTERNADO PARA REALIZAR ‘TRATAMENTO INTENSO’ O cantor Wesley Safadão foi internado após sentir novas dores na coluna e dormência nas pernas nesta quarta-feira (29) e terá de passar por um “tratamento intenso”. Segundo comunicado publicado nos perfis do forrozeiro, ele será afastado dos palcos temporariamente, por orientação ...
  • Compartilhe:

29/06/2022 BARREIRAS: INCÊNDIO DE GRANDES PROPORÇÕES ATINGE DEPÓSITO NO BAIRRO VILA DULCE Na manhã desta quarta-feira, 29, por volta das 10h30, ocorreu um incêndio em um depósito na rua Camaçari, no bairro Vila Dulce, na cidade de Barreiras. Equipes do Corpo de Bombeiros estiveram no local, debelando o fogo. A Guarda Civil Municipal e COOTRANS também estiveram no local. Não houve v ...
  • Compartilhe:

29/06/2022 JUSMARI PROTOCOLA MOÇÃO DE APLAUSOS AOS 50 ANOS DE 4º BEC E A CHEGADA DOS CEARENSES EM BARREIRAS A deputada estadual Jusmari Oliveira protocolou na Assembleia Legislativa da Bahia,  Moção de Aplausos e Congratulações  pelos 50 anos de excelentes serviços prestados pelo 4º Batalhão de Engenharia e Construção (4º BEC) a a região Oeste da Bahia e a outras regiões do Estado e até mes ...
  • Compartilhe:

29/06/2022 VEJA LINHAS DE FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO QUE PERMITEM USO DO FGTS por Felipe Nunes | Folhapress Foto: Agência Brasil O trabalhador que planeja comprar um imóvel encontra diferentes linhas de financiamento que aceitam o uso do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), dentro ou fora do SFH (Sistema Financeiro da Habitação). No Brasil, os principais bancos ...
  • Compartilhe:

29/06/2022 DR. JÚNIOR MAGALHÃES É DESTAQUE NO EXERCÍCIO DA ODONTOLOGIA NO OESTE BAIANO O cirurgião-dentista Dr. Júnior Magalhães, formado pelo Centro Universitário Unirg, maior faculdade do Centro-Sul do Brasil, e especialista em Ortodontia pela Associação Brasileira de Especialistas em Odontologia é um dos destaques no exercício da Odontologia no oeste baiano. O profissional ...
  • Compartilhe:

29/06/2022 PEC DOS COMBUSTÍVEIS: TEXTO PREVÊ VALE-DIESEL DE R$ 1 MIL E VALE-GÁS MENSAL DE R$ 120 O relator da PEC dos Combustíveis no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), confirmou há pouco que o governo federal desistiu de uma proposta nova sobre a política de combustíveis e vai endossar um texto apresentado no início do ano pelo senador Carlos Fávaro (PSD-MT). O ministro da Economia, Paul ...
  • Compartilhe:

29/06/2022 POSSO CANCELAR UM PIX PELO NUBANK? Atualmente, o Pix é um dos sistemas de pagamento preferidos dos brasileiros não apenas pela sua facilidade, com a transferência quase instantânea de recursos, mas também por ser gratuito. Com isso, o Pix têm se tornado um dos métodos de pagamento preferidos para diversos tipos de compras e pa ...
  • Compartilhe:

29/06/2022 VAZA NOVO ÁUDIO DE LUVA DE PEDREIRO PEDINDO PARA NÃO SER VIGIADO A coluna LeoDias teve acesso a um novo áudio exclusivo de Iran Ferreira, o Luva de Pedreiro, que externa a situação delicada pela qual o influenciador digital tem passado, no imbróglio com seu ex-empresário Allan Jesus. Na gravação, Iran questiona como, onde e quando é que ele deveria gravar ...
  • Compartilhe:

29/06/2022 SEC BA 2022: ESCOLHIDA A BANCA PARA CONCURSO COM 2.113 VAGAS PARA PROFESSORES A Secretaria de Educação do Estado da Bahia vai abrir um novo edital de concurso público (Concurso Educação SEC BA 2022). Na última terça-feira (28), durante transmissão ao vivo nas redes sociais, o governador do Estado, Rui Costa, confirmou a Fundação Carlos Chagas (FCC)como banca organi ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade

Publicidade