BRASIL CHEGA A 500 MIL MORTES POR COVID
20 de junho de 2021

O Brasil chega à marca de meio milhão de mortos pela Covid-19 neste sábado (19), segundo registros oficiais das secretarias de Saúde dos estados reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa. O número real, porém, deve ser ainda maior, já que nem todos os infectados fazem o exame para detectar a presença do coronavírus.

Às 20h deste sábado, o país contou 2.247 mortes e 78.869 novos casos da doença nas últimas 24 horas, elevando o total de óbitos para 500.868, e o de casos, para 17.881.045.

Com isso, o Brasil torna-se o segundo país a ultrapassar os 500 mil mortos. Antes dele, os Estados Unidos superaram essa cifra e, no dia 15 de junho, passaram de 600 mil óbitos. A diferença é que, por lá, mais de 148 milhões de norte-americanos (45% da população) estão totalmente imunizados; por aqui, são 24.243.552 milhões de brasileiros (11,45% da população) que já tomaram as duas doses.

Com vacinação ainda lenta, o vírus se alastra por todas as regiões do Brasil. Na última semana, houve média de cerca de 2.000 mortos por dia pelo coronavírus Sars-CoV-2. A média diária de novos casos está em torno de 70 mil, o que deixa o atual momento entre os piores da pandemia.

Desde o primeiro registro da doença no país, em fevereiro de 2020, mais de 17,8 milhões de pessoas já foram infectadas pelo Sars-CoV-2 no Brasil —número que provavelmente também está subdimensionado.

Os dados comparativos mostram que as autoridades brasileiras erraram na condução do país em meio à pandemia. Quando se considera a taxa de mortos por 100 mil habitantes, por exemplo, o Brasil é o 9º país com mais óbitos, ostentando 235 mortes/100 mil habitantes. Apenas países de população bem menor estão à sua frente.

Entre as maiores economias do mundo, o Brasil é o país que acumula mais mortes por 100 mil habitantes.

Apesar de todas as evidências científicas disponíveis, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) mantém o negacionismo que expressou desde o primeiro momento. Ele já subestimou o perigo que a doença representa quando a chamou de gripezinha, lançou desconfiança sobre as vacinas que comprovadamente podem diminuir os riscos de morte e não segue as medidas de proteção contra o vírus, como uso de máscara e distanciamento social.

Pressionado pelo número elevado de mortes, Bolsonaro até apareceu em rede nacional para celebrar a distribuição de 100 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 aos estados e municípios, mas ao mesmo tempo não dá sinais de que ele mesmo deve se vacinar. Outros líderes mundiais tomaram a injeção no braço em público como maneira de estimular a população e dissipar qualquer receio provocado por notícias falsas.

Em suas falas, as imprecisões e as expressões próprias de um movimento político que se opõe à ciência servem para lançar desconfianças infundadas sobre as vacinas e o uso das máscaras, que ele diz ser um símbolo contra a liberdade individual.

Suas crenças se refletiram nas ações do governo federal, que se empenhou mais na defesa e na distribuição de remédios como a hidroxicloroquina, ineficaz contra a Covid, e menos na compra das vacinas.

Mesmo após mais de um ano de realização de estudos científicos padronizados com a hidroxicloroquina e outros medicamentos do chamado “kit Covid” que não encontraram benefícios no uso dos remédios pelos doentes, o presidente segue propagandeando esses medicamentos como a solução.

O resultado: cerca de um quarto da população brasileira fez uso de algum medicamento para tratar precocemente ou prevenir a Covid-19, de acordo com uma pesquisa do Datafolha —entre os que declaram voto em Bolsonaro nas eleições de 2022, o índice sobe para 37%. Mas o tratamento ainda não existe, e os números de mortes ajudam a confirmar isso.

Enquanto isso, a CPI da Covid instalada no Senado expõe a inoperância do governo federal e alimenta críticas às ações das autoridades sanitárias e de Bolsonaro no período. Para agravar o quadro econômico ruim, aumenta também o isolamento do Brasil no cenário internacional, acompanhado de fortes críticas à gestão da crise na saúde.

A comissão parlamentar ajudou a evidenciar a omissão do presidente e de seu ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, no colapso de Manaus no começo deste ano, quando hospitais ficaram sem oxigênio para fornecer aos doentes internados.

O comportamento errático do governo também se evidencia nas trocas na pasta mais relevante para o enfrentamento da pandemia. Desde o começo da crise, quatro ministros da Saúde tentaram conduzir a reação do país. Dois deles —Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich— saíram do posto por divergências com Bolsonaro. O terceiro, Pazuello, mais alinhado ao presidente, ficou quase um ano no cargo. Saiu pela má gestão e como um dos investigados na CPI da Covid-19.

Cabe agora ao médico paraibano Marcelo Queiroga, o quarto ministro, conter a múltipla crise. Com discurso mais modulado, ele reafirma seu apreço à ciência, mas está dentro de um governo que, como também mostrou a CPI, ignorou durante meses a oferta de vacinas feita pela Pfizer ainda no ano passado.

E a Pfizer nem foi a única vacina esnobada. Importantes nomes do governo atacaram a Coronavac, por sua origem chinesa. Bolsonaro, Paulo Guedes (ministro da Economia) e Ernesto Araújo (ex-chanceler) fortaleceram esse discurso.

Nas redes sociais, sobretudo entre bolsonaristas, circulam mentiras que afastam a população dos imunizantes. Algumas delas sugerem que as vacinas carregam algum tipo de chip ou que causem efeito magnético. O objetivo é disseminar o pânico e a descrença naquilo que é a melhor ferramenta para combater a pandemia.

As vacinas contra a Covid-19, desenvolvidas em tempo recorde e algumas delas com eficácias extraordinárias, têm seus dados de segurança continuamente revisados por autoridades sanitárias, como a Anvisa. Países que escolheram o caminho da vacinação em massa, como os Estados Unidos e Israel, colhem os bons frutos dos imunizantes agora.

No Brasil, mesmo com uma vacinação abaixo do desejado, os imunizantes já teriam evitado a morte de 43 mil pessoas acima de 70 anos, segundo estudo do Centro de Pesquisas Epidemiológicas da UFPel (Universidade Federal de Pelotas) em parceria com a Universidade Harvard e o Ministério da Saúde.

Já o uso de máscara é uma medida simples e barata para conter a disseminação do Sars-CoV-2 e outros vírus respiratórios. Sabiam disso desde o início os médicos e os países asiáticos que melhor lidaram com a pandemia. Elas ainda são necessárias e devem seguir essenciais por um bom tempo no Brasil, onde o vírus tem alta circulação e a vacinação anda lentamente, afirmam os especialistas.

 

por Everton Lopes Batista | Folhapress

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

14/08/2022 OZIEL E JUSMARI COMEMORAM O DIA DOS PAIS NA COMUNIDADE VEREDA DAS LAJES, NO KM 30 EM BARREIRAS             O candidato a deputado federal Oziel Oliveira e a deputada Jusmari Oliveira comemoram o Dia dos Pais do jeito que eles mais gostam: no meio do povo no quilômetro 30, em Barreiras. Eles participaram da comemoração do aniversário,  da APIAOB (Associação ...
  • Compartilhe:

13/08/2022 ASSALTANTES SUSPEITOS DE VÁRIOS DELITOS SÃO PRESOS APÓS OPERAÇÃO DA PM EM SERRA DO RAMALHO     Dois indivíduos suspeitos de vários furtos no município de Serra do Ramalho, no Oeste da Bahia, foram presos em flagrante após assaltarem um supermercado no povoado de Agrovila 6, zona rural do município. Trata-se de dois jovens, um de 18 e outro de 24 anos, os quais não tiveram ...
  • Compartilhe:

12/08/2022 RENQUE ENVIESADO – POEMA DE ELTA MINEIRO, TALENTOSA ESCRITORA DE IBOTIRAMA         Renque enviesado Conheço todas as palavras tuas Desde “crivo a desavisada” Entre elas uma linguagem rebuscada Buscando o julgamento do verso na praça És catedrático, bem sei! Eu, atrevida, desatenta Posso aqui agora neste momento Encenar minhas estrofes, Ou, quem ...
  • Compartilhe:

12/08/2022 PRODUTORES RURAIS DO OESTE DA BAHIA PREPARAM MAIOR OPERAÇÃO CONTRA INCÊNDIOS FLORESTAIS NO CERRADO BAIANO A região do Oeste Baiano se prepara para sediar o maior curso para pilotos agrícolas em combate aéreo a incêndios em Campos e Florestas, que ocorrerá de (15) a (18) em Luís Eduardo Magalhães e contará com a participação de 18 aeronaves inscritas. A abertura da capacitação será na próxi ...
  • Compartilhe:

12/08/2022 ESTADO AUTORIZA INVESTIMENTOS EM INFRAESTRUTURA, DESENVOLVIMENTO URBANO E EDUCAÇÃO NA CIDADE DE CANÁPOLIS O Estado da Bahia anunciou a execução de diversas obras, nesta sexta-feira (12), no município de Canápolis, no oeste baiano. Nos povoados de Santo Antônio, Canabrava, Cafundó e Baixa das Cascas, foi autorizado o início dos trabalhos de pavimentação com paralelepípedo, que terá um investim ...
  • Compartilhe:

12/08/2022 FORÇAS ARMADAS ESTÃO PREOCUPADAS COM O POSSÍVEL USO POLÍTICO DO 7 DE SETEMBRO POR BOLSONARO   Integrantes da cúpula militar afirmaram que existe a preocupação de uma ala significativa das Forças Armadas de que Bolsonaro se aproprie do 7 de Setembro para fazer campanha em cima dele, informa o blog de Bela Megale, do jornal “O Globo”. De acordo com a publicação, há ainda o me ...
  • Compartilhe:

12/08/2022 BARREIRAS: MUITA COISA AINDA PARA ACONTECER NA POLÍTICA LOCAL     Tem muita coisa para acontecer na política de Barreiras nas próximos dias. É tapa, rasteira, dedo no olho e o diabo a quatro. Aguardem.
  • Compartilhe:

12/08/2022 PARABÉNS PARA O ADVOGADO DOURIVALDO AQUINO   O Mural do Oeste parabeniza o competente advogado Dorivaldo Aquino por mais um aniversário. Desejamos a ele muito sucesso em sua brilhante carreira. Dourivaldo Aquino foi Chefe de Gabinete na gestão do Prefeito Antonio Henrique e hoje se dedica a advocacia com muito profissionalismo e compe ...
  • Compartilhe:

12/08/2022 USO DE MÁSCARAS SERÁ OBRIGATÓRIO EM FEIRA DE SANTANA APÓS CASO CONFIRMADO DE VARÍOLA DOS MACACOS, AFIRMA PREFEITO     Foi realizada na manhã desta quinta-feira (11), uma coletiva de imprensa promovida pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, junto com integrantes da Secretaria de Saúde, para transmitir as devidas orientações com relação à varíola dos macacos, já que ontem (10), o primei ...
  • Compartilhe:

12/08/2022 MORRE O CANTOR ZELITO MIRANDA AOS 66 ANOS O cantor Zelito Miranda morreu na madrugada desta sexta-feira (12), aos 66 anos, vítima de problemas no pulmão. O forrozeiro passou mal, por volta das 5h, e foi socorrido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu e morreu antes de chegar ao hosp ...
  • Compartilhe:

12/08/2022 EX-MINISTRO DO STF, SOBRE 2° TURNO: ”VOTARIA EM BOLSONARO, EMBORA NÃO SEJA BOLSONARISTA” Marco Aurélio Mello, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), disse hoje, em entrevista ao UOL, que, num eventual segundo turno entre Jair Bolsonaro e Lula, escolheria o candidato à reeleição. Para justificar o voto em Bolsonaro, o ex-ministro citou a alternância de poder e o longo perí ...
  • Compartilhe:

12/08/2022 PREFEITURA REALIZA MAIS UMA EDIÇÃO DA FERINHA LUAR DO CERRADO EM SÃO DESIDÉRIO Movimento da economia local, entretenimento, artesanato e muita gastronomia, foram os ingredientes que garantiram o sucesso de mais uma edição da Feirinha Luar do Cerrado que aconteceu na noite dessa quarta-feira,10, na Praça Abelardo Alencar. O evento é uma realização da Prefeitura de São De ...
  • Compartilhe:

12/08/2022 CONFIRA OS NÚMEROS ATUALIZADOS DA COVID-19 EM BARREIRAS   A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Desde o Boletim Nº 739, de 08 de agosto de 2022, não houve coletas de novas amostras de casos que indicam suspeição de coronavírus (Covid-19). Informa ainda, que foram conclu ...
  • Compartilhe:

11/08/2022 CARTA PELA DEMOCRACIA REÚNE QUASE 2 MIL MILITARES E MAIS DE 8 MIL POLICIAIS   A carta em defesa da democracia que será lida nesta quinta-feira (11) na Faculdade de Direito da USP, em São Paulo, alcançou até mesmo policiais e militares, grupos que compõem a base do eleitorado do presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo levantamento feito por articuladores do documen ...
  • Compartilhe:

11/08/2022 WANDERLEY: SUSPEITO DE ESTUPRAR ENTEADA DE 12 ANOS ENQUANTO A MÃE DORMIA É PRESO Foto: Lo-Hanna Nunes/TV Oeste Um homem de 40 anos foi preso nesta quarta-feira (10), acusado de estuprar a enteada de 12 anos, no município de Wanderley. Segundo o g1, a prisão aconteceu após uma denuncia feita pela avó paterna da vítima. De acordo com o relato da criança à polícia, o acusad ...
  • Compartilhe:

11/08/2022 POLICIAIS FEDERAIS COBRAM BOLSONARO APÓS VETOS por Folhapress Foto: Flickr/Alan Santos/PR Após o presidente Jair Bolsonaro (PL) vetar, nesta quarta-feira (10), artigo da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2023 que garantia reajustes salariais de polícias, a Fenapef (Federação Nacional dos Policiais Federais) publicou nesta quinta-fei ...
  • Compartilhe:

11/08/2022 SÃO DESIDÉRIO: PREFEITURA REALIZA MAIS UMA EDIÇÃO DA FEIRINHA LUAR DO CERRADO Movimento da economia local, entretenimento, artesanato e muita gastronomia, foram os ingredientes que garantiram o sucesso de mais uma edição da Feirinha Luar do Cerrado que aconteceu na noite dessa quarta-feira,10, na Praça Abelardo Alencar. O evento é uma realização da Prefeitura de São De ...
  • Compartilhe:

11/08/2022 FORMOSA DO RIO PRETO: REALIZADA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA SUGESTÕES JUNTO A COMUNIDADE PARA A ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO PÚBLICO DE 2023                       Na manhã desta quinta-feira, 11 de agosto, foi realizada em Formosa do Rio Preto, uma Audiência Pública para ouvir a sociedade e os colaboradores do governo com o objetivo de construir, de forma coletiva o Orçamento Pú ...
  • Compartilhe:

11/08/2022 BARREIRAS: VEREADORA CARMÉLIA DA MATA AVERIGUA DENÚNCIA DE IRREGULARIDADE NA MERENDA ESCOLAR   Nesta tarde de quarta-feira, 10 de agosto, a vereadora Carmélia da Mata recebeu denúncias sobre a duvidosa qualidade dos produtos alimentícios que estão sendo distribuídos na merenda escolar na rede municipal. No depósito da merenda escolar, a vereadora constatou a irregularidade sobre ...
  • Compartilhe:

11/08/2022 MARQUETEIRO JOÃO SANTANA TEM AVC E É INTERNADO EM SÃO PAULO   O jornalista baiano João Santana, marqueteiro da campanha de Ciro Gomes, candidato à Presidência da República do PDT, sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico. Ele está internado em observação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade

Publicidade