BRASIL CHEGA A 500 MIL MORTES POR COVID AINDA SEM CONTER A PANDEMIA
20 de junho de 2021

 

O Brasil chega à marca de meio milhão de mortos pela Covid-19 neste sábado (19), segundo registros oficiais das secretarias de Saúde dos estados reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa. O número real, porém, deve ser ainda maior, já que nem todos os infectados fazem o exame para detectar a presença do coronavírus.

Às 14h15 deste sábado, o país contou 1.401 mortes e 20.483 novos casos da doença, elevando o total de óbitos para 500.022, e o de casos, para 17.822.659.

Com isso, o Brasil torna-se o segundo país a ultrapassar os 500 mil mortos. Antes dele, os Estados Unidos superaram essa cifra e, no dia 15 de junho, passaram de 600 mil óbitos. A diferença é que, por lá, mais de 148 milhões de norte-americanos (45% da população) estão imunizados; por aqui, são cerca de 24 milhões de brasileiros (11% da população).

Com vacinação ainda lenta, o vírus se alastra por todas as regiões do Brasil. Na última semana, houve média de cerca de 2.000 mortos por dia pelo coronavírus Sars-CoV-2. A média diária de novos casos está em torno de 70 mil, o que deixa o atual momento entre os piores da pandemia.

Desde o primeiro registro da doença no país, em fevereiro de 2020, mais de 17,8 milhões de pessoas já foram infectadas pelo Sars-CoV-2 no Brasil —número que provavelmente também está subdimensionado.

Os dados comparativos mostram que as autoridades brasileiras erraram na condução do país em meio à pandemia. Quando se considera a taxa de mortos por 100 mil habitantes, por exemplo, o Brasil é o 9º país com mais óbitos, ostentando 235 mortes/100 mil habitantes. Apenas países de população bem menor estão à sua frente.

Entre as maiores economias do mundo, o Brasil é o país que acumula mais mortes por 100 mil habitantes.

Apesar de todas as evidências científicas disponíveis, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) mantém o negacionismo que expressou desde o primeiro momento. Ele já subestimou o perigo que a doença representa quando a chamou de gripezinha, lançou desconfiança sobre as vacinas que comprovadamente podem diminuir os riscos de morte e não segue as medidas de proteção contra o vírus, como uso de máscara e distanciamento social.

Pressionado pelo número elevado de mortes, Bolsonaro até apareceu em rede nacional para celebrar a distribuição de 100 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 aos estados e municípios, mas ao mesmo tempo não dá sinais de que ele mesmo deve se vacinar. Outros líderes mundiais tomaram a injeção no braço em público como maneira de estimular a população e dissipar qualquer receio provocado por notícias falsas.

Em suas falas, as imprecisões e as expressões próprias de um movimento político que se opõe à ciência servem para lançar desconfianças infundadas sobre as vacinas e o uso das máscaras, que ele diz ser um símbolo contra a liberdade individual.

Suas crenças se refletiram nas ações do governo federal, que se empenhou mais na defesa e na distribuição de remédios como a hidroxicloroquina, ineficaz contra a Covid, e menos na compra das vacinas.

Mesmo após mais de um ano de realização de estudos científicos padronizados com a hidroxicloroquina e outros medicamentos do chamado “kit Covid” que não encontraram benefícios no uso dos remédios pelos doentes, o presidente segue propagandeando esses medicamentos como a solução.

O resultado: cerca de um quarto da população brasileira fez uso de algum medicamento para tratar precocemente ou prevenir a Covid-19, de acordo com uma pesquisa do Datafolha —entre os que declaram voto em Bolsonaro nas eleições de 2022, o índice sobe para 37%. Mas o tratamento ainda não existe, e os números de mortes ajudam a confirmar isso.

Enquanto isso, a CPI da Covid instalada no Senado expõe a inoperância do governo federal e alimenta críticas às ações das autoridades sanitárias e de Bolsonaro no período. Para agravar o quadro econômico ruim, aumenta também o isolamento do Brasil no cenário internacional, acompanhado de fortes críticas à gestão da crise na saúde.

A comissão parlamentar ajudou a evidenciar a omissão do presidente e de seu ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, no colapso de Manaus no começo deste ano, quando hospitais ficaram sem oxigênio para fornecer aos doentes internados.

O comportamento errático do governo também se evidencia nas trocas na pasta mais relevante para o enfrentamento da pandemia. Desde o começo da crise, quatro ministros da Saúde tentaram conduzir a reação do país. Dois deles —Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich— saíram do posto por divergências com Bolsonaro. O terceiro, Pazuello, mais alinhado ao presidente, ficou quase um ano no cargo. Saiu pela má gestão e como um dos investigados na CPI da Covid-19.

Cabe agora ao médico paraibano Marcelo Queiroga, o quarto ministro, conter a múltipla crise. Com discurso mais modulado, ele reafirma seu apreço à ciência, mas está dentro de um governo que, como também mostrou a CPI, ignorou durante meses a oferta de vacinas feita pela Pfizer ainda no ano passado.

E a Pfizer nem foi a única vacina esnobada. Importantes nomes do governo atacaram a Coronavac, por sua origem chinesa. Bolsonaro, Paulo Guedes (ministro da Economia) e Ernesto Araújo (ex-chanceler) fortaleceram esse discurso.

Nas redes sociais, sobretudo entre bolsonaristas, circulam mentiras que afastam a população dos imunizantes. Algumas delas sugerem que as vacinas carregam algum tipo de chip ou que causem efeito magnético. O objetivo é disseminar o pânico e a descrença naquilo que é a melhor ferramenta para combater a pandemia.

As vacinas contra a Covid-19, desenvolvidas em tempo recorde e algumas delas com eficácias extraordinárias, têm seus dados de segurança continuamente revisados por autoridades sanitárias, como a Anvisa. Países que escolheram o caminho da vacinação em massa, como os Estados Unidos e Israel, colhem os bons frutos dos imunizantes agora.

No Brasil, mesmo com uma vacinação abaixo do desejado, os imunizantes já teriam evitado a morte de 43 mil pessoas acima de 70 anos, segundo estudo do Centro de Pesquisas Epidemiológicas da UFPel (Universidade Federal de Pelotas) em parceria com a Universidade Harvard e o Ministério da Saúde.

Já o uso de máscara é uma medida simples e barata para conter a disseminação do Sars-CoV-2 e outros vírus respiratórios. Sabiam disso desde o início os médicos e os países asiáticos que melhor lidaram com a pandemia. Elas ainda são necessárias e devem seguir essenciais por um bom tempo no Brasil, onde o vírus tem alta circulação e a vacinação anda lentamente, afirmam os especialistas.

 

Everton Lopes Batista, Folhapress

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

27/03/2024 ROGÉRIO TAVARES: UMA TRAJETÓRIA DE LUTA E DEDICAÇÃO AO BAIRRO RIBEIRÃO Rogério Tavares, uma figura emblemática enraizada nas tramas políticas e sociais do bairro Ribeirão, em Barreiras, tem sua história entrelaçada com uma jornada marcada por desafios e conquistas. Desde jovem, Tavares demonstrou um profundo compromisso com sua comunidade, uma paixão que o levou ...
  • Compartilhe:

27/03/2024 PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DE BARREIRAS DESTACA PARCERIA E HARMONIA ENTRE OS PODERES LEGISLATIVO E EXECUTIVO PARA O DESENVOLVIMENTO DO MUNICÍPIO   Em entrevista ao Mural do Oeste, o presidente da Câmara de Vereadores de Barreiras, Alcione Rodrigues, destacou a importância da parceria e harmonia entre os poderes legislativo e executivo como fundamentais para o desenvolvimento do município. Em suas palavras, ele ressaltou que essa cola ...
  • Compartilhe:

26/03/2024 BAHIA: TJ BAHIA NEGA RECURSO DA CÂMARA E PIMENTEL É FORTE PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO DE CATOLÂNDIA Foto da internet Oeste Global | Luís Carlos Nunes – Na última 4ª feira (13 de março), o Desembargador Ângelo Jerônimo e Silva Vita, da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Bahia, publicou a decisão referente ao Agravo de Instrumento em que a Câmara Municipal de Catolândia interp ...
  • Compartilhe:

26/03/2024 PSDB DE BARREIRAS DECLARA APOIO A PRÉ-CANDIDATURA DE OTONIEL TEIXEIRA     O pré-candidato a prefeito de Barreiras, Otoniel Teixeira, recebeu mais um forte apoio nesta terça-feira. Trata-se do PSDB – Partido da Social Democracia, presidindo por Kaduda Braga. Kaduda é uma jovem liderança de Barreiras, já foi candidato a deputado estadual, empresári ...
  • Compartilhe:

26/03/2024 LEM: MOTORISTA MORRE APÓS CAPOTAR CAMINHONETE NA BR-242 a manhã desta terça-feira (26), por volta das 10h30, as equipes de Bombeiros da 2ªCIA/17ºBBM foram acionadas para atender a um resgate veicular na BR/242, cerca de 15 km distante do centro de Luís Eduardo Magalhães, próximo ao Setor Industrial. Segundo informações obtidas no local, a vítim ...
  • Compartilhe:

26/03/2024 COM GRANDES INVESTIMENTOS EM INFRAESTRUTURA, BAIANÓPOLIS AVANÇA E SE TORNA UM DOS MODELOS DE GESTÃO NO OESTE BAIANO A cidade de Baianópolis vem sendo reconhecida em todo oeste baiano pelo seu acelerado processo de melhoria estrutural e foi sobre este tema que o Mural do Oeste conversou com o secretário de Finanças do município, Alberto Carvalho. Em conversa com o Jornal Cidade, Alberto ressaltou que toda a me ...
  • Compartilhe:

26/03/2024 VEREADORA PASTORA IVETE RICARDI TEM ATUAÇÃO DE DESTAQUE NA BUSCA PELA OFERTA DE MELHORES SERVIÇOS NO SETOR DE SAÚDE PARA A POPULAÇÃO DE BARREIRAS A vereadora Pastora Ivete Ricardi tem se destacado nos últimos anos como uma figura importante na política de Barreiras. Em entrevista ao Mural do Oeste, Ivete Ricardi demonstrou um olhar atento ao setor de saúde da cidade de Barreiras, comentou sobre as queixas recebidas em seu gabinete de super ...
  • Compartilhe:

26/03/2024 SANTA RITA DE CÁSSIA COMPLETA 184 ANOS NESTA TERÇA-FEIRA, 26 DE MARÇO; VEJA VÍDEO
  • Compartilhe:

26/03/2024 EM PRÉ-CAMPANHA PARA PREFEITO DE BOM JESUS DA LAPA, EURES RIBEIRO VISITA COMUNIDADE DE CHAPADA GRANDE Em sua caminhada durante a pré-campanha à prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro realizou mais uma visita especial no município. Desta vez, o deputado estadual mais bem votado nas últimas eleições visitou a querida comunidade da Chapada Grande. “Junto com o vereador Léo de Lió, Zenil ...
  • Compartilhe:

25/03/2024 #EU PASSEI! CURSINHO PREPARATÓRIO PARA O ENEM DE BRASÍLIA CHEGA A LUÍS EDUARDO MAGALHÃES COM TUDO   No último sábado, dia 23, a cidade de Luís Eduardo Magalhães recebeu um evento educacional marcante: o aulão do cursinho preparatório para o ENEM do #EuPassei! Liderado e fundado pelo professor Richi Átila, um baiano criado na Capital Federal, o projeto tem como objetivo principal prop ...
  • Compartilhe:

25/03/2024 DEPUTADO EURES RIBEIRO PARTICIPA DE ENTREGA DE EQUIPAMENTOS DE SAÚDE PARA MUNICÍPIOS DO INTERIOR BAIANO O deputado estadual Eures Ribeiro iniciou esta semana acompanhando uma grande ação do nosso estado, em Salvador, ao lado do governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado da secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, que entregaram equipamentos de saúde para municípios do interior baiano. “ ...
  • Compartilhe:

25/03/2024 MULHERES DO AGRO: PROJETO EDUCATIVO VAI CONTEMPLAR 8 MIL ESTUDANTES DO OESTE BAIANO Para o Núcleo das Mulheres do Agro, o setor produtivo e a educação andam sempre juntos. Prova disso é o crescimento do projeto Algodão que Aquece, desenvolvido pela entidade desde 2018 e que já beneficiou mais de 25 mil crianças e jovens das escolas de todo o Oeste baiano. Este ano, o projeto ...
  • Compartilhe:

25/03/2024 PREFEITURA DE FORMOSA DO RIO PRETO EM PARCERIA COM O SEBRAE REALIZA PALESTRA “LIDERANÇA FEMININA NA PRÁTICA”   Mulheres no comando: inspiração e insights para as formosenses! Nessa sexta (22), na Câmara de Vereadores, foi realizada a palestra inspiradora “Liderança Feminina na Prática” com Patrícia Ferraz. O evento foi promovido pelo Sebrae em parceria com a Prefeitura de Formosa do ...
  • Compartilhe:

25/03/2024 DANIEL ALVES PAGA FIANÇA, E JUSTIÇA DA ESPANHA AUTORIZA EX-JOGADOR A DEIXAR A PRISÃO A defesa de Daniel Alves depositou nesta segunda-feira (25) a fiança de 1 milhão de euros (cerca de R$ 5,4 milhões) para que a Justiça conceda liberdade provisória ao jogador, segundo informou ao g1 o Tribunal Superior de Justiça da Catalunha. Após o pagamento, os juízes da Audiência Provin ...
  • Compartilhe:

25/03/2024 VEREADOR DE CIDADE BAIANA É AGREDIDO COM SOCO DURANTE EVENTO Um vereador de uma cidade baiana foi agredido com socos durante a micareta Sertão Folia, ocorrida neste sábado (23). Ronaldo de Nadinho, da cidade de Tucano, teria sido agredido por um suposto segurança no camarote do evento. A confusão foi filmada por pessoas que estavam no local e as imagens c ...
  • Compartilhe:

25/03/2024 SANTA RITA DE CÁSSIA: HOMEM É PRESO POR ATO OBSCENO E LIBIDINOSO EM VIA PÚBLICA noite deste domingo, 24, por volta das 19h45, a 86ª CIPM, prendeu um homem por praticar ato obsceno na rua Professor Elídio Santana, na cidade de Santa Rita de Cássia. Diante de várias denúncias de populares, informando que um homem costumaz na prática de atos libidinosos e obscenos nas ruas d ...
  • Compartilhe:

25/03/2024 FORMOSA DO RIO PRETO: GRAVE ACIDENTE DEIXA DUAS PESSOAS MORTAS E UMA FERIDA NA BA-255 No início da manhã deste domingo, 24, uma colisão envolvendo um carro de passeio e uma carreta, na BA 225, deixou duas pessoas mortas, na localidade de Coaceral, no município de Formosa do Rio Preto. Segundo informações, as duas vítimas mortas eram funcionários de uma fazenda na localidade, ...
  • Compartilhe:

25/03/2024 PRESIDENTE ALCIONE RODRIGUES RECEBE A VISITA DO ATUAL PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE LUÍS EDUARDO MAGALHÃES _Esse encontro serviu para compartilhar experiências à frente dos respectivos poderes legislativos, com destaque para o pioneirismo e investimentos feitos na Tv Câmara Barreiras_ Em visita à Câmara Municipal de Barreiras na manhã da última quinta-feira (21), o presidente da Câmara Municipal ...
  • Compartilhe:

25/03/2024 BARREIRAS, DIA MUNDIAL DA ÁGUA É CELEBRADO COM PREMIAÇÃO A ESTUDANTES O Dia Mundial da Água na Capital do Oeste foi comemorado de maneira especial com a entrega da premiação do Concurso de Desenhos, que este ano abordou o tema “Cerrado em Vida: Água, Fauna e Flora”. De iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Barreiras em parceria com a ...
  • Compartilhe:

25/03/2024 OBRA DE ELETRIFICAÇÃO RURAL NA COMUNIDADE ÁGUA VERMELHA É AUTORIZADO PELA PREFEITURA DE BARREIRAS   Mantendo o ritmo de investimentos na infraestrutura e desenvolvimento da Capital do Oeste e visando proporcionar qualidade de vida aos moradores da Comunidade Água Vermelha, distante 15 km da sede, o prefeito Zito Barbosa assinou nesta sexta-feira (22), a ordem de serviço para a implantaç ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade