BOLSONARO PEDE PARA PRESTAR DEPOIMENTO PRESENCIAL À PF, E STF SUSPENDE JULGAMENTO NO BRASIL
6 de outubro de 2021

 



O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), pediu nesta quarta-feira (6) a suspensão do julgamento sobre o formato do depoimento que o presidente Jair Bolsonaro deverá prestar à Polícia Federal.

Relator do caso, Moraes informou aos colegas que, por meio da AGU (Advocacia-Geral da União), o chefe do Executivo manifestou interesse em prestar depoimento.

Assinado pelo advogado-geral da União, Bruno Bianco, o pedido da AGU chegou à corte 15 minutos antes do início da sessão.

“O requerente [Bolsonaro] manifesta perante essa Suprema Corte o seu interesse em prestar depoimento em relação aos fatos objeto deste inquérito mediante comparecimento pessoal”, afirmou Bianco. ​”Nesta oportunidade, requer lhe seja facultada a possibilidade de ser inquirido em local, dia e hora previamente ajustados.”

A controvérsia surgiu no inquérito aberto no ano passado a pedido do procurador-geral da República, Augusto Aras, após acusações de Sergio Moro de que o presidente queria intervir na PF para proteger parentes e aliados. Bolsonaro nega.

O depoimento do chefe do Executivo, segundo os investigadores encarregados do caso, é apontado como uma das providências finais da apuração relacionada à cúpula da PF.

A definição do Supremo sobre o formato de interrrogatório poderá servir eventualmente em outros inquéritos. Por exemplo, o das fake news e o da prevaricação no caso das irregularidades na compra de vacinas contra a Covid-19. Bolsonaro é também investigado nas duas frentes de apuração.

O Código do Processo Penal concede ao presidente da República, na condição de testemunha em uma investigação, a prerrogativa de prestar depoimento por escrito.

Não há, porém, previsão legal quando o chefe do Executivo é investigado ou réu, situação do inquérito sobre a interferência. O exigiu a deliberação do plenário.

O julgamento havia sido iniciado em outubro de 2020. Primeiro relator do caso, o ministro Celso de Mello afirmou na ocasião que não seria admissível a concessão de “privilégios” e “tratamento seletivo” e defendeu que o presidente depusesse presencialmente à polícia.

O então decano sustentou que a legislação prevê o direito de ser interrogado por escrito apenas em casos em que a autoridade é testemunha do caso.

Após o voto de Celso de Mello, o presidente da corte, Luiz Fux, suspendeu a análise. Fux quis homenagear o colega e dedicou a sessão exclusivamente ao voto do colega, que se despedia da corte por aposentadoria.

No fim de novembro, por meio da AGU (Advocacia-Geral da União), Bolsonaro abriu mão de se justificar pessoalmente sobre a suposta interferência e recusou oficialmente a possibilidade de defesa.

Alexandre de Moraes, que substituiu Celso de Mello na relatoria, negou o pedido do presidente para não depor, afirmando que caberá ao plenário definir como será o interrogatório, se presencial ou por escrito.

Em sua decisão, Moraes observou que um investigado tem direito a não produzir provas contra si próprio, permanecendo em silêncio em uma oitiva, se assim desejar. Mas que, jamais, ele pode se recusar a cumprir os procedimentos legais.

“Será o investigado quem escolherá o ‘direito de falar no momento adequado’ ou o ‘direito ao silêncio parcial ou total’, mas não é o investigado que decidirá prévia e genericamente pela possibilidade ou não da realização de atos procedimentais ou processuais durante a investigação criminal ou a instrução processual penal”, escreveu.

Bolsonaro nega interferência na Polícia Fdeeral, mas tentou forçar a substituição do chefe da corporação no Rio de Janeiro, base eleitoral do presidente e de dois dos seus filhos —o senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) e o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ).

Segundo o ex-ministro da Justiça, o chefe do Executivo pressionou pela mudança em agosto de 2019 e em janeiro, março e abril do ano passado.

No pedido de abertura de inquérito, Aras citou oito crimes que podem ter sido cometidos: falsidade ideológica, coação no curso do processo, advocacia administrativa, obstrução de Justiça, corrupção passiva privilegiada, prevaricação, denunciação caluniosa e crime contra a honra.

Em relação aos três últimos tipos penais listado pelo procurador-geral da República, o alvo da apuração é o próprio Moro.

O ex-ministro reafirmou as acusações feitas ao pedir demissão do Executivo e detalhou sua relação com Bolsonaro. Sobre a suposta intromissão no trabalho da polícia, Moro revelou que, por mensagem, o presidente cobrou a substituição na Superintendência da PF no Rio de Janeiro.

“Moro você tem 27 superintendências [estaduais], eu quero apenas uma, a do Rio”, disse Bolsonaro pelo WhatsApp, segundo transcrição do depoimento de Moro à PF.

Além disso, o ex-ministro ressaltou que o chefe do Executivo teria reclamado e demonstrado a intenção de trocar a chefia da corporação em Pernambuco.

Marcelo Rocha, Folhapress

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

21/05/2024 PROJETO DE BARREIRENSES APROVADO NO ESTADO COM LOUVOR PELA LEI PAULO GUSTAVO DE INCENTIVO A CULTURA. AS EXIBIÇÕES COMEÇAM EM RIACHÃO DAS NEVES     O projeto dos  barreirenses Maglon Ribeiro, Zé Damata e Rildo Sena foi   aprovado com menção de louvor pela Lei Paulo Gustavo, através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, SECULT e Ministério da Cultura. Além deles participa também o fazedor de cultura  Gelson Vieira ...
  • Compartilhe:

21/05/2024 BAHIA FARM SHOW 2024 DEMONSTRA A FORÇA DO AGRO COM A HERANÇA DO BRASIL  “Agro: a herança do Brasil” é o tema da 18ª edição do evento, que será realizado entre os dias 11 e 15 de junho de 2024, em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia  Apesar da tecnologia se impor como a grande “vitrine” do agronegócio, por trás dela existe uma força que movime ...
  • Compartilhe:

21/05/2024 PREFEITURA DE BARREIRAS INAUGURA PONTE DO CANTINHO DO SENHOR DOS AFLITOS “Com certeza é uma obra importante pois vai facilitar muito o acesso a nossa comunidade e melhorar as condições de trânsito para moradores e romeiros”. Com estas palavras o senhor Wilson de Oliveira Santos, de 60 anos, nascido e criado no Cantinho do Senhor dos Aflitos, definiu a nov ...
  • Compartilhe:

21/05/2024 PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DE BARREIRAS, ALCIONE RODRIGUES ACOMPANHA INÍCIO DA OBRA DE RECUPERAÇÃO DA PONTE DA NANICA O vereador e presidente da Câmara Municipal de Barreiras, Alcione Rodrigues, esteve presente na manhã destterça-feira, 21, no início das obras de recuperação da ponte da comunidade da Nanica, localizada na zona rural do município. Alcione ressaltou a importância da obra para a comunidade e p ...
  • Compartilhe:

21/05/2024 OPERAÇÃO QUE MIRA PMs QUE VENDIAM ARMAS PARA FACÇÕES PRENDE 18 SUSPEITOS NA BAHIA E EM OUTROS DOIS ESTADOS A Polícia Federal (PF) já prendeu 18 suspeitos envolvidos com a venda de armas para facções criminosas durante a Operação Fogo Amigo, nesta terça-feira (21), na Bahia. Entre eles está um cabo da Polícia Militar da Bahia (PM-BA). De acordo com a PF, a ação acontece em Salvador/BA, Santo ...
  • Compartilhe:

21/05/2024 LATAM PASS OFERECE ATÉ 62% DE DESCONTO NA COMPRA DE PONTOS E PARCELAMENTO EM ATÉ 10x SEM JUROS   O LATAM Pass está oferecendo 62% de desconto na compra de pontos para assinantes do Clube LATAM Pass e/ou portadores dos cartões de crédito LATAM Pass Itaú e 52% para os demais usuários. A oferta é válida até terça-feira (21). Desconto 62% de desconto: para assinantes do Clu ...
  • Compartilhe:

21/05/2024 ZIZETTE BALBINO RECEBERÁ COMENDA 26 DE MAIO Em uma sessão solene que será realizada na Câmara Municipal de Vereadores, na próxima Quarta-feira, 22, será realizada a entrega da Comenda 26 de Maio à advogada Zizette Balbino. A Comenda é considerada grande honraria concedida pelo Poder Legislativo àqueles que contribuem para o desenvolvi ...
  • Compartilhe:

20/05/2024 INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CERTIFICAÇÕES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO A Secretaria de Educação da Bahia (SEC) abriu as inscrições para a realização das provas de certificação da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) para os ensinos fundamental e médio. O agendamento das provas deve ser feito pelo site da CPA Digital, presencialmente em uma das 13 unidades ...
  • Compartilhe:

20/05/2024 PREFEITURA DE BARREIRAS REALIZA MAIS UM MUTIRÃO DE CIRURGIAS NO CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS Neste sábado (18), a Prefeitura Municipal de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, realizou mais um mutirão de cirurgias odontológicas. Essa foi mais uma ação do Saúde na Agenda com atendimento especial voltado aos cuidados com os dentes e que integra a programação das comemorações ...
  • Compartilhe:

20/05/2024 RUI COSTA ESTARIA TRABALHANDO PARA VOLTAR AO GOVERNO DO ESTADO EM 2026 O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), trabalha nos bastidores para tentar voltar ao Governo da Bahia em 2026. A informação é da colunista Andreza Matais, do UOL. Esse foi um dos motivos que teriam feito o baiano fritar Jean Paul Prates, ex-presidente da Petrobras. Rui quer ter o controle da c ...
  • Compartilhe:

20/05/2024 NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-VEREADOR VALDIR COUTINHO Recebemos com grande pesar a notícia do falecimento do ex-vereador Valdir Martins Coutinho, ocorrido na madrugada desta segunda-feira (20), em decorrência de uma parada cardíaca. Ele deixa enlutada a esposa, Maria Valbene Ferreira Coutinho, e seus quatro filhos – Sílvio Douglas, Sila, Sidiane ...
  • Compartilhe:

20/05/2024 FINAL DE CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTSAL MASCULINO E FEMININO DE SÃO DESIDÉRIO É REALIZADA COM GINÁSIO LOTADO De casa cheia aconteceu nesse sábado,18, a Final do Campeonato Municipal de Futsal Masculino e Feminino. A competição foi uma realização da Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. Os times Inacreditável (Masculino) e As Poderosas (Feminino) consagraram campeões das resp ...
  • Compartilhe:

20/05/2024 BRASIL ULTRAPASSA 5 MILHÕES DE CASOS DE DENGUE E BATE NOVO RECORDE; NÚMERO DE MORTES SE APROXIMA DE 3 MIL   O Brasil alcançou, nesta segunda-feira (20), a marca de 5.100.766 de casos prováveis de dengue em 2024. A informação consta na mais recente atualização do Painel de Monitoramento das Arboviroses, abastecido com base em dados do Ministério da Saúde. No total, são 2.827 mortos pela doe ...
  • Compartilhe:

20/05/2024 SINEBAHIA: CONFIRA AS VAGAS DE EMPREGO PARA BARREIRAS E BOM JESUS DA LAPA NESTA SEGUNDA-FEIRA (20) DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: Carteira de Trabalho física ou Digital, RG, CPF, comprovantes de residência e escolaridade, além de certificados de cursos, se assim desejar. Essas são apenas algumas vagas disponíveis e estão sujeitas ao limite de encaminhamentos. Para consultar a lista completa, ...
  • Compartilhe:

20/05/2024 CORPO DE HOMEM QUE ESTAVA DESAPARECIDO É ENCONTRADO EMBAIXO DE EMBARCAÇÃO NO RIO SÃO FRANCISCO, EM IBOTIRAMA   O corpo de um homem que estava desaparecido há vários dias em Ibotirama foi encontrado embaixo de uma embarcação, no rio São Francisco, na manhã deste domingo (18). A vítima foi identificada como Edemilson Barros Valeriano, de 30 anos. A suspeita é de que ele tenha sido morto e deixad ...
  • Compartilhe:

20/05/2024 AGRICULTURA SUSTENTÁVEL NO OESTE DA BAHIA É PAUTA NO II CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO E SUSTENTABILIDADE O agronegócio e as práticas sustentáveis adotadas na agricultura do oeste da Bahia foram destaque na primeira tarde de palestras do II Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade, realizado de quinta (16) até sexta-feira (17), em Salvador. Representando a Associação Baiana de Produtore ...
  • Compartilhe:

20/05/2024 ADOLESCENTE DE 16 ANOS MATA PAIS E IRMÃ ADOTIVOS DENTRO DE CASA EM SÃO PAULO Um adolescente de 16 anos foi apreendido na madrugada desta segunda-feira (20) após confessar à polícia que havia assassinado o pai, a mãe e a irmã adotivos dentro de casa na Vila Jaguara, Zona Oeste de São Paulo. De acordo com o boletim de ocorrência, o menor ligou para a Polícia Militar n ...
  • Compartilhe:

20/05/2024 PREFEITURA DE BARREIRAS ANUNCIA AS ATRAÇÕES DO SÃO JOÃO     Foi no ritmo dançante do forró Coração do Brasil que a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, anunciou oficialmente as atrações que irão animar o melhor São João do interior da Bahia. O lançamento aconteceu nesta sexta-feira (17), no Centro Cult ...
  • Compartilhe:

20/05/2024 BURITIRAMA: GRUPO DO PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO ARIVAL VIANA DEFINE VEREADOR NALDO COMO PRÉ-CANDIDATO A VICE O Prefeito de Buritirama, Arival Viana(UB) e pré-candidato a reeleição, acaba de entrar em contato com a Redação do Jornal Correio do Oeste e confirmou o nome do Vereador Ednaldo Leite dos Santos mais conhecido por Naldo do Santo Expedito como pré-candidato à vice-prefeito na chapa majoritár ...
  • Compartilhe:

20/05/2024 MORRE PRESIDENTE DO IRÃ O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, visto como potencial sucessor do líder supremo do país, aiatolá Ali Khamenei, morreu em um acidente de helicóptero, em terreno montanhoso perto da fronteira com o Azerbaijão, confirmaram autoridades iranianas e a mídia estatal na manhã desta segunda-feir ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade