BILIONÁRIOS BRASILEIROS AUMENTAM PATRIMÔNIO EM 34 BILHÕES DE DÓLARES

27 de jul de 2020

Baseada na lista da revista Forbes, a ONG Oxfam fez as contas e revelou num relatório divulgado hoje que os 42 bilionários brasileiros tiveram um aumento de patrimônio de 123,1 bilhões de dólares para 157 bilhões de dólares desde março, quando começou a pandemia de Covid-19 no país. Um ganho de 34 bilhões de reais. O relatório se chama Quem Paga a Conta? — Taxar a Riqueza para Enfrentar a Crise da Covid-19 na América Latina e Caribe”.

Para a Oxfam, a riqueza desses bilionários “são um antídoto que lhes permite contar com uma capacidade de reação para rapidamente recolocar seus investimentos em ativos mais seguros ou rentáveis, assim como aproveitar as oportunidades do mercado”.

A ONG propõe que, “para distribuir melhor a conta econômica da crise”, sejam taxadas as grandes fortunas, os lucros estratosféricos das grandes empresas e a venda de plataformas digitais, como a Netflix.

Obviamente, por mais revoltante que seja ver bilionários ganhando durante a crise, taxar fortunas e lucros não resolve problema nenhum, tem apenas um efeito catártico. O problema do Brasil é ter um estado bilionário cercado de pagadores de impostos desesperados com um conta que só faz crescer, impedindo que empresas aguentem melhor os trancos, cresçam nos momentos de bonança e tornem o pleno emprego uma realidade.

Mais Brasil, menos Brasília: quem é que dizia isso mesmo?

 

Via: O Antagonista

  • Compartilhe:

Publicidade