
Na cidade de Macaúbas, no centro-sul baiano, um bezerro nasceu com duas cabeças, e chamou atenção da população local. De acordo com informações fornecidas ao Blog do Anderson, o animal nasceu na última segunda-feira (18), no povoado Tapera do Peixe, zona rural do município.
Segundo Jefferson Filgueira Alcindo, veterinário e professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a malformação ocorrida no animal é denominada “dicefalia”. “Essa deficiência é de origem embriológica e ocorre pela duplicação das placas neurais que resulta em duas cristas neurais, parcialmente ou totalmente duplicadas”, explicou.
Ainda de acordo com Jefferson, o gene da dicefalia é recessivo, ou seja, transmitido apenas na ausência de um gene dominante. Dessa forma, é possível que animais nasçam com essa malformação, mesmo que não sejam fruto de consanguinidade. “Mas a probabilidade aumenta quando há a consanguinidade, pois há uma chance maior da união de dois genes recessivos com mutação no genótipo do animal”.
O veterinário explicou que casos como esse também podem ser influenciados por fatores ambientais, como o uso de certos vermífugos, ingestão de plantas tóxicas, algumas deficiências minerais e alguns vírus, como o da diarreia viral bovina.
https://www.instagram.com/reel/CgSSb10Jqz7/?igshid=YmMyMTA2M2Y=