BARREIRAS: VEREADOR JOÃO FELIPE PRESIDE SESSÃO ESPECIAL EM HOMENAGEM AO DIA DO AUTISTA

04 de abr de 2019

A Câmara de Vereadores de Barreiras realizou na noite desta quarta-feira, 03, uma sessão especial em homenagem ao dia do Autista, data comemorada na última terça-feira, 02 de abril. O vereador João Felipe, vice-presidente da Casa Legislativa, foi o responsável pela condução dos trabalhos na noite, devido a ausência por motivos pessoais do presidente Eurico Queiroz. A sessão que deveria ser ordinária, com a realização da Tribuna Popular, teve que ser transformada em sessão especial devido a falta de quórom no início da mesma. 5 vereadores da oposição que estavam na Câmara, não ocuparam os seus lugares antes do início da sessão, fato que impediu por exemplo a votação do reajuste dos servidores municipais. Em demonstração de grande sensibilidade, o presidente em exercício, o vereador João Felipe, transformou a sessão em uma sessão especial, visto que ocupavam o plenário para discussão do Transtorno do Espectro Autista, a presidente da Associação dos Amigos do Autista de Barreiras e Região, Nara Coité, bem como a Dra. Fabiana Pires, que palestrou sobre o tema, elucidando várias questões. Também havia na Casa do Povo um bom público para acompanhar a sessão.

Durante a realização da sessão, por aproximadamente 30 minutos a Dra. Fabiana Pires palestrou sobre o Transtorno do Espectro Autista, com diversas informações sobre o tema. Segundo informações trazidas por ela, no Brasil existem mais de 2 milhões de autistas e que esta é um transtorno que atinge majoritariamente crianças e adultos do sexo masculino. Uma das representantes do setor da saúde no município, a vereadora Dra. Graça Melo afirmou que tem utilizado o seu mandato para chamar atenção sobre o tema e que esta é uma preocupação que tem o acompanhamento dos seus colegas vereadores. Já foi instituído no município o dia municipal do autista e já há um projeto aprovado para a criação da carteirinha de identificação do autista.

Em sua fala, a vereadora Isabel Rosa, popularmente conhecida com Beza, afirmou conhecer profundamente os desafios de se cuidar de uma criança autista. ”Tenho uma neta de 5 anos que é autista, sei bem com é trabalhoso para a família o desenvolvimento de uma criança nestas condições. Mas acredito que elas tenham ainda mais amor a oferecer.”

 

Notícia em Atualização

 

Por: Gabriel Sena

 

  • Compartilhe:

Publicidade