BARREIRAS: PROFESSOR DA UNEB IDENTIFICA VÍRUS DA COVID-19 EM GATO; ANIMAL MORREU

29 de abr de 2021

Nesta quinta-feira, 29, a reportagem do Mural do Oeste conversou com o professor substituto da UNEB campus IX, do curso de Medicina Veterinária, Rodrigo Lima Carneiro. Procurado pela nossa reportagem, Rodrigo confirmou que um gato testou positivo para a Covid-19 em Barreiras.

”Enviamos a amostra de sangue do animal para um laboratório humano aqui da cidade. Ele teve sintomatologia, morreu de insuficiência respiratória, e tanto o exame sorológico, quanto o PCR, deram positivo para a Covid. Hoje entrei em contato com a secretaria de saúde do município, o centro de controle de zoonoses e a vigilância epidemiológica. Para não informar irresponsavelmente uma noticia dessas, sem embasamento científico, eu procurei descartar via outros exames, possibilidade de reação cruzada com outros quadros virais. A partir disso, fiz um exame de PCR, que pesquisa o material genético viral do vírus, exame que recebi o resultado ontem. E de fato nesse exame foi detectado o material genético viral pra Sars – cov 2”, afirmou o professor.

Rodrigo deixou claro que ainda não há evidência de transmissão de covid dos animais para humanos.

”Há matérias sensacionalistas e irresponsáveis que as vezes veiculam na mídia que os animais transmitem. E ainda não existe nenhuma evidência disso. Isso pode acarretar o abandono INJUSTO de animais na ruas, o que pode inclusive favorecer o aparecimento de outras doenças, sendo um prejuízo para a saúde pública. Os poucos relatos que existem no mundo e no Brasil, é de casos isolados de detecção, como aconteceu com esse felino, mas sem nenhuma evidencia comprovada de transmissão para humanos”, finalizou o professor Rodrigo Lima.

MURAL DO OESTE

  • Compartilhe:

Publicidade