
Estive na sessão desta terça, 29, na Câmara Municipal de Barreiras e participei de uma roda de conversa com diversos vereadores. Cada um defendendo os seus candidatos. Um dos mais aguerridos era BI que queria até apostar que Jusmari será uma das deputadas estaduais mais votadas do Oeste.
Tudo sem discussão e na maior camaradagem possível. Os vereadores acreditam que a política ainda vai dar muitas voltas. Alguns afirmam que se a eleição fosse hoje ACM Neto venceria mas mostraram temor quanto a força de Lula, Rui Costa e Jaques Wagner para virar o jogo a favor da pré candidatura de Jerônimo. Na conversa de bastidores, muitos lembraram que o cenário foi bem parecido quando Rui Costa foi lançado por Wagner. Todos diziam que Rui era um desconhecido e que não iria para lugar nenhum. Rui começou com dois por cento e alcançou uma vitória estrondosa contra todos os prognósticos da época.
Claro está que cada eleição é uma eleição e que se fosse hoje Neto venceria. Amanhã, quinta feira, 31 de março, Lula chega a Bahia para lançar Jerônimo Rodrigues, pré-candidato ao governo do estado. Sabe-se que Lula alcança cerca de mais de 70 por cento dos votos na Bahia. Se esse patrimônio eleitoral vai fortalecer a pré-candidatura de Jerônimo Rodrigues, a partir desta quinta começaremos a saber.
Por outro lado ACM Neto, também de pesquisa na mão e sabendo da força do ex-presidente Lula na Bahia, tem dado entrevista onde procurar sempre elogiar a administração de Lula, afirma que ele foi um grande presidente e que desconhecer sua força é burrice. Ou seja: inteligentemente Neto tenta se vacinar contra a força de Lula.
Aqui em Barreiras, como eu já disse, mudanças vão ocorrer. Alguns que hoje são candidatos podem não ser. Outros mudarão de lado.
Não se sabe ainda quem será mas está escrito nas estrelas e no rumo que as pesquisas apontarem. Só nos resta aguardar o início da peleja.