
Os bastidores políticos de Barreiras continuam fervilhando e um dos assuntos mais discutidos é quem será o candidato a prefeito que terá o apoio de Zito Barbosa.
A lista de nomes não é pequena. Encabeçada pelo vice-prefeito Emerson Cardoso, pela vereadora Dra. Graça Melo, o vereador Otoniel Teixeira, a Secretária de Ação Social Dicíola Baqueiro, o vereador João Felipe e ainda corre por fora o presidente da Câmara Alcione Rodrigues.
Dos nomes relacionados acima, os que mais estão ganhando visibilidade são, pela ordem, Emerson Cardoso, Dra. Graça e Otoniel Teixeira.
Zito, no entanto, preservando o seu estilo, permanece no mais absoluto silencio sem sinalizar quem será realmente o seu candidato, Pode ser qualquer um desses mas também pode não ser nenhum desses.
Comenta-se que existem articulações acontecendo até mesmo com gente da base do governo de Jerônimo (PT), com lideranças do PSD, do MDB e do PP. Se Isso for verdade pode ocorrer alguma surpresa na escolha do nome. Se é que em política existe surpresa.
Um fato me chama muito atenção: dos líderes oposicionistas apenas Carmélia da Mata faz críticas abertamente a Zito. Os demais mantêm silêncio aguardando o desenrolar dos fatos como quem diz “cautela e caldo de galinha não faz mal a ninguém.”
O certo é que Zito tem vários caminhos e ele terá que decidir qual o melhor para o seu futuro político: ele tem a opção de tirar um candidato do bolso do colete (parente não é permitido por lei), ou apoiar um dos nomes que já estão colocados, assim como pode apoiar um candidato da base governista para ficar bem com o governador Jerônimo, já que o seu partido, o União Brasil está muito próximo tanto de Jerônimo quanto de Lula.
Zito pode ainda apoiar um candidato sangue puro da direita e, por último tem ainda, a opção de lavar as mãos e deixar que cada um resolva o seu pepino na disputa de 2024 já que ele (Zito) não poderá mais ser candidato. Se pudesse venceria fácil e emplacaria um terceiro mandato. Não pode. Pelos menos em Barreiras. Já em São Desidério é preciso consultar os advogados eleitorais que são versados no assunto.
Enquanto Zito medita sobre quem será seu candidato, a turma que pretende ter o apoio dele vai a luta em busca de viabilizar o nome. Esse pode ser o segredo do negócio. Ou não, como diria Caetano Veloso.
Os pré-candidatos vão ter que fazer um intensivo nas academias da cidade pois terão que passar as festas juninas dançando forró em tudo quanto é arraiá que tiver de uma ponta a outra de Barreiras. Arrocha o fole sanfoneiro.