BARREIRAS É ELEITA A MELHOR CIDADE PARA FAZER NEGÓCIOS NO AGRO
8 de dezembro de 2023

 

 

Foto – Aeroporto de Barreiras: terminal tem estrutura simples, dos anos de 1980 (Rafael Balago/Exame)
‘Capital do Oeste’ vive momento de expansão de comércio, serviços e mercado imobiliário e tem espaço para ampliar produção

Rafael Balago
Publicado em 7 de dezembro de 2023 às, 12h00.

BARREIRAS, BAHIA – Não é comum esperar um voo sentado embaixo de uma árvore ao ar livre. Mas é assim no aeroporto de Barreiras. O pequeno terminal, sem ar-condicionado e com telhas antigas de cerâmica, tem uma lanchonete simples com mesas ao ar livre como sala de espera. Mas basta prestar atenção nas conversas ao redor para ver que a simplicidade do local está longe de significar pobreza. Ali, sentados em mesas dobráveis de madeira, empresários do agro ligam seus notebooks de ponta para fazer contas, analisam relatórios e falam sobre seus negócios, que envolvem milhões de reais.

A cidade foi eleita a melhor para fazer negócios na agropecuária, segundo ranking da consultoria Urban Systems, publicado com exclusividade pela EXAME. Entre os pontos de destaque, Barreiras teve neste ano uma alta de 36% na exportação de produtos agropecuários, o que representa 302.000 toneladas, e a cidade tem uma parcela maior de trabalhadores do agro que ganham acima de cinco salários mínimos, na comparação com outros municípios.

Com 159.000 habitantes, a cidade viveu um boom nos últimos anos e se consolidou como “capital do Oeste”, onde fazendeiros da região gastam parte de seus ganhos. Pelas ruas, se espalham lojas de roupas, algumas de grifes, restaurantes variados e padarias elegantes. Elas dividem as calçadas com muitas clínicas, de oftalmologia a botox. A cidade ainda é sede de várias sucursais de órgãos federais, como o DNIT e a Justiça Federal, e de escolas, o que atrai muitos visitantes de cidades vizinhas todos os dias e gera um pequeno engarrafamento nos horários de pico nos acessos à cidade.

“Praticamente todos os pecuaristas da região moram em Barreiras, apesar de as atividades deles ficarem nos municípios próximos”, diz Davi Schmidt, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras.

O mercado imobiliário vive um momento de forte alta, com vários prédios subindo entre as casas, com variedade e preços que lembram os de São Paulo. Há desde prédios com apartamentos studio até moradias de 400 metros quadrados, que praticamente dobraram de preço na última década e são vendidos rapidamente após o lançamento, seja como moradia ou investimento.

“Houve uma grande migração do pessoal do Sul para o Oeste da Bahia a partir dos anos 1980, e hoje os filhos deles estão na idade entre 25 e 40 anos. Estamos produzindo imóveis para essa segunda geração de produtores”, conta Henrique Leão, CEO da construtora Solare, que movimenta atualmente 500 milhões de reais em VGV (Volume geral de vendas) e tem nove canteiros de obra na região.

“Hoje em dia a expansão das áreas agricultáveis do Oeste da Bahia está vindo na direção do rio São Francisco, e isso vai beneficiar Barreiras, que receberá mais produtores”, diz Leão.

(FOTO) Henrique Leão, CEO da construtora Solare

Barreiras se beneficia de um boom regional, que tem a cidade de Luís Eduardo Magalhães – ou apenas LEM — como centro. Mas enquanto LEM vive um crescimento mais desordenado, com enorme população flutuante, Barreiras acena com mais estabilidade. “Em LEM, muitos negócios começam e fecham, são mal planejados. Em Barreiras, não tem aventureiro”, diz um empresário da região, sob anonimato.

Outra vantagem de Barreiras é a logística. Além de ter o único aeroporto comercial da região, a cidade é também um entroncamento de três rodovias federais e duas estaduais. Nos últimos anos, o avanço foi sentido literalmente nas ruas: o total de vias asfaltadas superou 200 km e está perto dos 100% da malha urbana. Houve também melhorias como a inauguração de novas escolas e hospitais, pagas com o aumento da arrecadação de impostos e uma melhor gestão.

“Tínhamos uma inadimplência de 70% do IPTU, e hoje é de 15%. As pessoas passaram a pagar os impostos porque viram que estavam tendo retorno. E a atração de empresas aumentou a arrecadação com ICMS e ISS”, diz Zito Barbosa, prefeito de Barreiras, que assumiu a cidade em 2017 e está no segundo mandato.

O avanço agrícola na região começou a partir dos anos 1970, quando novas tecnologias favoreceram as plantações no Oeste da Bahia. Luiz Carlos Bergamaschi, presidente da Abapa (Associação Baiana dos Produtores de Algodão), foi um dos pioneiros. Ele veio de Santa Catarina com o pai, nos anos 1980, e conta que a região, por ser plana, favoreceu a adoção da mecanização. O avanço de novas técnicas, como usar mais calcário para corrigir a acidez do solo, fizeram a produção deslanchar a partir dos anos 1990, com soja e algodão. Hoje, a região também tem muitos negócios envolvendo pecuária, feijão, café e cacau.

No entanto, não foi um processo fácil. “Muitos dos produtores vieram, mas nem todos prosperaram. O clima tem irregularidade. As pessoas que ficaram se adaptaram à tecnologia, à natureza e ao clima. E os filhos dessas pessoas vivenciaram isso, foram estudar e estão retornando. Eles têm o legado dos pais, mas agora são mais bem qualificados”, diz Bergamaschi. Muitas vezes, a capacitação é feita ali mesmo. Um dos avanços foi a expansão das universidades locais, como a criação da Ufob (Universidade Federal do Oeste da Bahia), em 2013, e um campus da Uneb (Universidade do Estado da Bahia), que oferecem cursos variados, como engenharia agronômica, direito e medicina. As universidades buscam se aproximar dos produtores para criar um ecossistema de inovação.

(FOTO) Prédios novos em Barreiras: cidade vive boom de novas construções

“Aluno nosso já tem startup. Nosso projeto aqui na universidade é impulsionar um parque tecnológico. Temos profissionais altamente qualificados, mas quem determina para onde vai a tecnologia é o setor produtivo”, diz Erick Cajavilca, superintendente de Inovação da Ufob.

Ele recebeu a reportagem em um laboratório que reúne vários modelos de impressoras 3D, onde alunos desenvolvem projetos como tentar criar um tipo de embalagem que preserve melhor as frutas durante o transporte. As mesas e cadeiras dali foram compradas com dinheiro de um fundo mantido pelos produtores locais, que se beneficiam de avanços técnicos como a melhora na irrigação.

“Há 15 anos, você tinha um pivô que jogava água a quatro metros de altura do solo, e perdia metade da água por evaporação antes de chegar ao solo. Hoje temos pivôs bem mais eficientes, técnicas de tratamento do solo e de sementes que fazem a região ser altamente produtiva”, diz Cavajilca.

Para o futuro, a região caminha em duas direções. Uma delas é o avanço de indústrias ligadas ao agro, como a produção de fios de algodão e de laticínios, embora o suprimento de energia deixe a desejar. “Quando a gente tiver uma malha energia de qualidade, a explosão do segundo setor, da indústria, aí ninguém segura”, afirma Odacil Ranzi, presidente da Aiba (Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia).

Outra expectativa é a chegada da ferrovia Fiol, que conectará Barreiras ao porto de Ilhéus e à ferrovia Norte-Sul, em Tocantins, abrindo novos caminhos para escoar a produção. O trecho 1 da Fiol foi leiloado em 2021, e a parte 2, que chegará a Barreiras, ainda não tem data prevista para a concessão.

Daqui a alguns anos, os empresários da área poderão frequentar terminais modernos para ver a produção embarcar. Mas, enquanto isso, não param para esperar: grupos de fazendeiros se uniram para asfaltar estradas vicinais, com os custos rateados entre eles e, na falta de um aeroporto melhor, vão tocando seus negócios na sombra das árvores antes do próximo voo decolar.

(FOTO) Vista aérea de Barreiras, na Bahia

Como funciona o ranking

O ranking Melhores Cidades para Fazer Negócios é um estudo feito pela consultoria Urban Systems, com exclusividade para a EXAME. O estudo é calculado a partir de um Índice de Qualidade Mercadológica (IQM), que aponta quais municípios oferecem melhores condições para as empresas, com base em dados de população, de fluxo de comércio, características urbanas e infraestrutura, entre outros pontos.

Na categoria Saúde, são analisados 8 indicadores, incluindo percentual de empregos no setor com média e alta remuneração, crescimento da produção da lavoura e da produção da pecuária.

Rafael Balago
Repórter de macroeconomia
Foi correspondente em Washington, repórter e editor-assistente na Folha de S.Paulo e fez mestrado em jornalismo pela Universidade da Coruña (Espanha).

Integra da matéria no Site da Revista Exame: https://exame.com/brasil/ranking-2023-barreiras-e-eleita-a-melhor-cidade-para-fazer-negocios-no-agro/

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

22/04/2024 VIEIRA X LACERDA Por: José Tito, de Santa Rita de Cássia, para o Mural do Oeste   Tradicionalmente um grupo de amigos se reúne às quintas-feiras à tarde, no Café Belini, em Brasília, para um bate-papo informal, a esmo, sem assunto determinado. Dessa turma, tenho a honra de participar em diálogos alegres ...
  • Compartilhe:

22/04/2024 TAMUNDUÁ TOMADOR DE CARGO VAI FAZER UM GIRO EM BARREIRAS E REGIÃO O Tamanduá Tomador de Cargo vai fazer um giro em Barreiras e na região. O bicho é danado. Quando pula no cangote do sujeito ou da sujeita, e enfia as unhas nas costelas, só solta quando toma o cargo, Dizem que tem vereador e vereadora babando de medo e outros que nem estão aparecendo nas [&hell ...
  • Compartilhe:

22/04/2024 PAULINHO MUDAS NATIVAS, QUALIDADE SUPERIOR E PREÇOS EXCELENTES   Você busca mudas de qualidade para seus projetos de reflorestamento, paisagismo ou simplesmente deseja contribuir para a preservação do meio ambiente? Conheça a Paulinho Mudas Nativas, seu viveiro de confiança para mudas florestais de alta qualidade, especializado em espécies nativas do ...
  • Compartilhe:

22/04/2024 DEPUTADO ESTADUAL É FLAGRADO PULANDO MURO DO HOSPITAL DO OESTE, EM BARREIRAS O deputado estadual Leandro de Jesus (PL) foi flagrado pulando um muro para entrar nas dependências do Hospital do Oeste, em Barreiras, na manhã desta segunda-feira (22). O ato foi gravado por funcionários e profissionais da unidade de saúde, que visualizaram o parlamentar escalando o muro para ...
  • Compartilhe:

22/04/2024 UNEB É PIONEIRA EM AÇÕES DE VALORIZAÇÃO, INCLUSÃO E RESPEITO AOS POVOS INDÍGENAS Centros de pesquisa e licenciaturas indígena, projetos extensionistas em comunidades indígenas, bolsas-auxílio, reserva de vagas no vestibular e Sisu, e a instalação do Campus Intercultural, em Jeremoabo.   São inúmeros projetos e programas implementados e executados pela UNEB enquanto p ...
  • Compartilhe:

22/04/2024 HOMEM É ASSASSINADO NO SANTA CRUZ III, EM LUÍS EDUARDO MAGALHÃES   Na manhã desta segunda-feira (22), por volta das 9h, Deusimar Souza de Santana, de 38 anos e natural de Cotegipe, foi alvejado por tiros em frente a sua residência, localizada na rua Caraíbas, no bairro Santa Cruz III, em Luís Eduardo Magalhães. De acordo com informações, Deusimar tent ...
  • Compartilhe:

22/04/2024 BARREIRAS RECEBE VISITA DE OFICIAIS DA MARINHA PARA REALIZAR VISTORIA QUE IRÁ ACELERAR PROCESSO LICITATÓRIO PARA CONSTRUÇÃO DE MAIS UMA PONTE SOBRE O RIO GRANDE   A construção de mais uma ponte na Capital do Oeste, que faz parte do planejamento da gestão municipal para proporcionar mais mobilidade e fortalecer o desenvolvimento da cidade, ganhou mais celeridade nesta quinta-feira (16), com a visita de oficiais da Marinha do Brasil que realizam visto ...
  • Compartilhe:

22/04/2024 INSS ANTECIPA 13º SALÁRIO EM 2024: PAGAMENTO JÁ EM MAIO Uma boa notícia para aposentados e pensionistas: o governo federal confirmou a antecipação do 13º salário para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em 2024. A medida, oficializada através do decreto 11.947, foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira, ...
  • Compartilhe:

22/04/2024 SINDIPETRO DENUNCIA RISCO DE FALTAR COMBUSTÍVEL NA BAHIA   Três dias após o Sindicato dos Petroleiros e Petroleiras da Bahia (Sindipetro) denunciar o risco iminente da falta de combustível e gás de cozinha (GLP) no Estado por conta da interrupção na operação de algumas unidades da Refinaria de Mataripe, que estariam paralisadas como consequê ...
  • Compartilhe:

22/04/2024 CONFIRA OS MELHORES MOMENTOS DE VITÓRIA 2 X 2 BAHIA
  • Compartilhe:

22/04/2024 STF MANTÉM DECISÃO DO CNJ SOBRE AFASTAMENTO DE DESEMBARGADOR DO TJ-BA A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) encerrou o julgamento virtual do recurso (agravo regimental) interposto pelo desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Luiz Fernando Lima, para voltar ao cargo. Por unanimidade, o colegiado rejeitou o recurso e manteve decisão do Conselho ...
  • Compartilhe:

22/04/2024 PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DE BARREIRAS, ALCIONE RODRIGUES PARTICIPA DE AÇÃO DE SAÚDE EM COMUNIDADE RURAL Na manhã deste sábado, 20, o presidente da Câmara de Vereadores de Barreiras, Alcione Rodrigues participou de uma significativa iniciativa voltada para a saúde na cidade de Barreiras. Na comunidade de Tábua da Água Vermelha, os profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF) Gerson Rodrig ...
  • Compartilhe:

22/04/2024 FILHO MATA MÃE E CORTA MÃO DELA PARA SACAR DINHEIRO EM SALVADOR   Foto: Ascom-PC Sandra Maria dos Santos Carvalho, de 58 anos, foi morta a facadas no sábado (20), no bairro de Valéria, em Salvador. A Polícia Civil informou que o filho da vítima, José Natan Carvalho, de 21 anos, foi preso suspeito de cometer o crime. Ainda segundo a polícia, o jovem ...
  • Compartilhe:

22/04/2024 EM NOTA, PREFEITO DE SANTANA NEGA QUE PRESTARÁ DEPOIMENTO NA POLÍCIA FEDERAL; VEJA   NOTA DE ESCLARECIMENTO O prefeito Marcão vem a público esclarecer que, como sempre e desde o seu início da vida pública, mantém sua gestão pautada na transparência. Sendo assim, esclarece que não há solicitação, neste momento, para que ele preste esclarecimentos à Polícia Federal ...
  • Compartilhe:

21/04/2024 URGENTE: PESQUISA DO INSTITUTO SÉCULOS SOBRE A INTENÇÕES DE VOTO EM BARREIRAS DEVERÁ SER INVESTIGADA PELO MINISTÉRIO PÚBLICO E PELA JUSTIÇA ELEITORAL. A PESQUISA É CONSIDERADA DUVIDOSA     De acordo com informações transmitidas por uma fonte está sendo solicitado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) uma investigação sobre uma pesquisa divulgada pelo Instituto de Análises Séculus, encomendado  pelo Portal Bahia Notícias. A referida pesquisa que busca saber quais ...
  • Compartilhe:

21/04/2024 BARREIRAS: HOMEM É MORTO A PAULADAS APÓS DISCUSSÃO NO BAIRRO SANTO ANTÔNIO    No final da madrugada de hoje, sábado, 20, por volta das 5h, ocorreu um homicídio no bairro Santo Antônio, em Barreiras. Segundo informações, Nielitôn de Oliveira Soares, 37 anos, foi morto após uma provável discussão com outra pessoa não identificada. O autor, teria utilizado um peda ...
  • Compartilhe:

21/04/2024 NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DA SENHORA JOSEFA DE ARAÚJO ANDRADE   Recebemos com muita tristeza e pesar a notícia do falecimento da matriarca da família Araújo Andrade, senhora Josefa de Araújo Andrade, aos 95 anos, ocorrido nesta sexta-feira (19). Viúva do saudoso Baltazarino Araújo Andrade, ex-prefeito de Barreiras, a senhora Josefa, carinhosamente c ...
  • Compartilhe:

20/04/2024 O CORAÇÃO FATAL DO ABISMO – POEMA DE ROBERTO DE SENA       Roberto de Sena – Poema     Sonhei que estava fazendo yoga em uma sinagoga minha sina joga silencio comigo] Minha obra é macabra uma cabra má querendo me atormentar mas sigo com minha obra naquela esquina em que o vento dobra espero que o sorriso se abra e que ...
  • Compartilhe:

20/04/2024 CORRENTINA: CÂMERAS DE SEGURANÇA REGISTRAM MOMENTO EM QUE MOTORISTA DE CARRO PERDE CONTROLE DA DIREÇÃO E CAI EM RIO. VEJA VÍDEO ‘ Câmeras de segurança registraram o momento em que o motorista de um carro perdeu o controle da direção e caiu em um rio, nesta sexta-feira (19), na cidade de Correntina, no oeste da Bahia. Não há informações de feridoS. Nas imagens, é possível ver que um motociclista passa pelo loc ...
  • Compartilhe:

20/04/2024 BARREIRAS RECEBE VISITA DE OFICIAIS DA MARINHA PARA REALIZAR VISTORIA QUE IRÁ ACELERÁ PROCESSO LICITATÓRIO PARA CONSTRUÇÃO DE MAIS UMA PONTE SOBRE O RIO GRANDE   construção de mais uma ponte na Capital do Oeste, que faz parte do planejamento da gestão municipal para proporcionar mais mobilidade e fortalecer o desenvolvimento da cidade, ganhou mais celeridade nesta quinta-feira (16), com a visita de oficiais da Marinha do Brasil que realizam vistori ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade