BANCADA EVANGÉLICA BUSCA PLANALTO PARA AUMENTAR IMUNIDADE TRIBUTÁRIA A IGREJAS ATÉ NA CONTA DE LUZ
19 de março de 2023

 

A bancada evangélica iniciou articulação para aprovar uma emenda à Constituição que aumenta os benefícios tributários para as igrejas, possibilitando que haja imunidade para gastos com energia elétrica e até mesmo para a compra de bens, como carros e aviões.

Especialistas em direito tributário ouvidos pela Folha dizem que a proposta vai na contramão de decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) e tem brechas para distorções, se não for melhor regulamentada posteriormente.

O idealizador da proposta, deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), procurou o apoio do Palácio do Planalto, que se encontra em um momento de fragilidade no Congresso Nacional, buscando construir uma bancada aliada.

O parlamentar esteve nesta semana com o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, para pedir apoio à PEC (proposta de emenda à Constituição). Dele ouviu que, em princípio, o governo não se oporia à medida, mas que serão ainda avaliados internamente impactos e posicionamento oficial.

Segundo relatos, Padilha também teria dito que conduziria o tema sem filtro religioso e que, se a proposta for adiante, será um debate suprarreligioso e valerá para todas as fés e crenças, de templos evangélicos a centros de umbanda.

“Acho que vou contar com o apoio dele. Conheço o Padilha há muitos anos. Sei também que ele apoia o trabalho que todos os tempos religiosos fazem no Brasil, independente de denominação”, disse Crivella.

“Gostaríamos muito de ter o apoio do PT, como tivemos o apoio de diversos outros parlamentares de todos os partidos”, completou. O texto teve mais de 300 assinaturas para ser protocolado e precisa de 171 votos no plenário para ser aprovado.

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda busca consolidar sua base de apoio no Congresso. Padilha não costuma dizer a quantidade de parlamentares da base, porque diz que deputado não é gado para ser contado.

O fato é que o Planalto tem trabalhado para, além dos votos de aliados e partidos da frente ampla, buscar expandir para partidos de centrão no “varejo”, inclusive aqueles que eram da coligação de Jair Bolsonaro –além do PL de Bolsonaro, o Republicanos e o PP.

A PEC que aumenta a imunidade tributária da igreja foi protocolada oficialmente na quarta-feira (15), contando com um número expressivo de assinaturas: 380. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou logo na sequência que a proposta seria remetida “imediatamente” para a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).

A proposta isenta não apenas instituições religiosas de pagar ICMS, ISS e IPI, mas também partidos políticos, inclusive fundações, entidades sindicais dos trabalhadores, das instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos, que são já classificados pela Constituição como imunes.

Portanto, se aprovada da forma como está, reduziria a conta de luz de um templo religioso ou da sede de um partido político, mas poderia também comprar um carro de luxo em nome da entidade sem pagar impostos –é justamente esta a distorção apontada por especialistas.

“A PEC pretende que os bens e serviços adquiridos pelas igrejas não paguem ICMS, ISS e/ou IPI. Por exemplo, se a igreja comprar um carro, lancha ou avião, não pagaria ICMS na aquisição. Se for isso mesmo, vai muito além de qualquer entendimento judicial, inclusive do STF”, afirmou Flávio Prado, vice-presidente da Delegacia Sindical de Santos do Sindifisco (Sindicato Nacional dos Auditores da Receita Federal).

Prado acrescenta que as decisões do Supremo chegaram a garantir apenas isenção de IPTU e IPVA para imóveis e veículos de igreja.

“Outro exemplo: todas as igrejas passariam a pagar contas de energia mais baratas, já que não haveria o ICMS embutido no valor da conta de energia. E, é claro, fica implícito que todos os demais contribuintes terão que sustentar essa conta”, completou.

Para professores de direito tributário, a medida expande de forma ampla a imunidade, na contramão do STF, mas poderia passar a valer, caso assim julguem os parlamentares. Contudo, não da forma como está, precisaria de modificações para impedir que ocorram distorções permitindo irregularidades.

“Essa emenda constitucional vai além do que o Supremo disse? Formalmente, sim, mas acho que tem que rever. Hoje pela jurisprudência do STF o que essa proposta de emenda faz é alargar. Tem subsídios para isso, tem, mas está alargando”, disse Bianca Xavier, professora da FGV do Rio de Janeiro.

Para Heleno Torres, professor da USP, a proposta pode ser positiva em casos específicos, em especial para educação. Ele cita, por exemplo, contas de luz mais baratas, sem ICMS, de escolas municipais, com orçamentos apertados.

“O que tem que evitar são escândalos. Há potencial de escândalo, abuso, de compra de jatinho para partido político, imunidade para comprar móvel para casa de presidente de partido. Isso que tem de coibir”, disse Torres.

Mais além, ele defende que a proposta seja aprovada, se houver uma lei complementar para limitar o benefício para atividades essenciais e especificar quais são.

Na justificativa do texto, Crivella, bispo licenciado da Universal, argumenta que o objetivo é apenas propor a “textualização” daquilo que o Supremo Tribunal Federal já havia decidido. No entanto, tributaristas apontam que ela não apenas extrapola essas decisões como vai na direção contrária do entendimento dos ministros do STF.

A decisão jurídica em que a PEC se apoia não dizia respeito, especificamente, sobre imunidade tributária. Hoje a norma que vale é a que proíbe a ampliação de benefícios tributários em bens e serviços.

 

Marianna Holanda e Renato Machado/Folhapress

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

25/05/2024 HOMEM COM MANDADO DE PRISÃO EM ABERTO EM ABERTO É PRESO PELA GCM EM LUÍS EDUARDO MAGALHÃES Um homem com mandado de prisão em aberto foi preso na tarde deste sábado (25), após abordagem realizado pelo GPA (Grupamento de Proteção Ambiental), da Guarda Civil Municipal de Luís Eduardo Magalhães. O indivíduo estava em atitude suspeita, junto com outros dois e ao verem a viatura se most ...
  • Compartilhe:

25/05/2024 O ROCK EMBALA AS COMEMORAÇÕES DOS 133 ANOS DA CAPITAL DO OESTE NA PRIMEIRA NOITE DO FESTEJA BARREIRAS   A maior cidade do Oeste da Bahia está em festa e, no ritmo das comemorações dos 133 anos de emancipação política, o rock deu o tom da animação nesta sexta-feira (24), dentro da programação do Festeja Barreiras. O momento foi confraternizado pela população que lotou a Praça Landulfo A ...
  • Compartilhe:

25/05/2024 PREFEITURA DE BARREIRAS ABRE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAIS QUE ATUARÃO NA SECRETARIA DE SAÚDE Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Barreiras publicou nesta sexta-feira (24), no Diário Oficial Edição 4169, o Processo Seletivo Simplificado destinado à seleção de candidatos e/ou formação de reserva, para atuarem, exclusivamente, no âmbito da Secretaria Municipal ...
  • Compartilhe:

25/05/2024 ESTREIA DO CIRCUITO DE CINEMA RIO GRANDE EM RIACHÃO DAS NEVES Em uma noite enluarada e com a típica brisa suave do sertão, a cidade de Riachão das Neves recebeu com grande entusiasmo a estreia do Circuito de Cinema Rio Grande. Uma inovadora iniciativa que visa levar a magia do cinema para as áreas rurais da Bahia, a partir da LPG, por intermédio do Minist ...
  • Compartilhe:

25/05/2024 BAIANÓPOLIS: OBRA DE CONSTRUÇÃO DA ESCOLA ESCOLA MUNICIPAL DE VÁRZEAS SEGUE EM RITMO ACELERADO    A comunidade rural de Várzeas, no município de Bainópolis, vive um momento histórico com o avanço significativo na construção de sua nova escola. Gerido pela prefeita Jandira Xavier, o projeto representa um marco importante no compromisso da administração municipal com a educação de ...
  • Compartilhe:

25/05/2024 ROGÉRIO TAVARES PARABENIZA BARREIRAS PELOS 133 ANOS DE EMANCIPAÇÃO No próximo dia 26 de maio, o município de Barreiras celebra 133 anos de emancipação, e Rogério Tavares, pré-candidato a vereador, aproveita a ocasião para parabenizar a cidade e sua população. Em suas palavras, Tavares destaca a importância histórica e cultural de Barreiras, além de enfa ...
  • Compartilhe:

25/05/2024 OTONIEL É A PONTE ENTRE ZITO E O FUTURO DE BARREIRAS   Ninguém chega a ser candidato a prefeito de Barreiras por mero acaso. É preciso ser vencedor em sua vida pessoal, ter capacidade de liderança, ser leal, competente e ter a confiança do grupo político que o apoia e, sobretudo, do eleitorado. Otoniel Teixeira é um nome que reúne essas qu ...
  • Compartilhe:

24/05/2024 ATRAÇÕES DO SÃO JOÃO DE BAIANÓPOLIS SERÃO DIVULGADAS NOS PRÓXIMOS DIAS E JÁ GERAM GRANDE EXPECTATIVA A expectativa está crescendo em Baianópolis com a aproximação do tradicional São João, e a ansiedade para conhecer as atrações do evento deste ano está a todo vapor. A prefeita Jandira Xavier anunciou que a programação oficial do Arraiá de Dubai será divulgada nos próximos dias, aument ...
  • Compartilhe:

24/05/2024 GOVERNO LULA TEM DESAPROVAÇÃO DE 49,6% DOS ELEITORES, DIZ PARANÁ PESQUISAS Um novo levantamento do instituto Paraná Pesquisas com eleitores mostrou que a administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem, neste momento, 46,2% de aprovação e 49,6% de desaprovação. Os dados foram divulgados na manhã desta sexta-feira (24). Além disso, de acordo com a a ...
  • Compartilhe:

24/05/2024 CONFIRA COMO FOI A ABERTURA OFICIAL DA FLIB 2024
  • Compartilhe:

24/05/2024 INSTITUIÇÕES, ESCOLAS E UNIVERSIDADES SE APRESENTAM NA FLIB 2024 REFORÇANDO O TEMA ”VOZES FEMININAS NA LITERATURA”   “A mulher é força, é poesia, é determinação, é garra e de muita coragem, por isso mesmo deve estar aonde ela queira estar, e nesta Festa Literária é o lugar oportuno para mostrar todo esse potencial”, e foi com essa citação que a jovem estudante Regina Lima, do 1º ano do curso de ...
  • Compartilhe:

24/05/2024 SINEBAHIA: CONFIRA AS VAGAS DE EMPREGOS DISPONÍVEIS PARA BARREIRAS E BOM JESUS DA LAPA NESTA SEXTA-FEIRA (24)   VAGAS DE BARREIRAS PARA O DIA 24/05/2024 ATENDENTE (PCD) VAGA EXCLUSIVA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA Ensino médio completo Experiência mínima de 06 meses na carteira Empresa oferece: vale transporte, assistência Médica e odontológica e vale refeição. 01 VAGAS AUXILIAR DE ESCRITÓRIO ...
  • Compartilhe:

24/05/2024 ENCANTO, MAGIA E CULTURA SÃO DESTAQUES NO PRIMEIRO DIA DA FLIBINHA 2024 EM BARREIRAS A Festa Literária Internacional de Barreiras (FLIB) começou nesta quinta-feira (23), como parte da programação de aniversário dos 133 anos de Barreiras, e como sempre trouxe consigo a Flibinha, que é a versão infantil da grande festa da literatura. Neste primeiro dia, as oficinas foram volta ...
  • Compartilhe:

24/05/2024 REFÉM BRASILEIRO É ENCONTRADO MORTO EM GAZA O Exército de Israel confirmou hoje que o brasileiro Michel Nisenbaum, mantido refém pelo Hamas em Gaza, foi encontrado morto nesta quinta, 23. Além dele, outros dois reféns, Hanan Yablonka e Orion Hernandez, foram também encontrados mortos. A operação para a recuperação dos corpos foi real ...
  • Compartilhe:

24/05/2024 MULHERES QUE BRILHAM: EVENTO ENALTECE A MULHER EMPREENDEDORA DURANTE AS COMEMORAÇÕES DOS 133 ANOS DE BARREIRAS Na noite desta quarta-feira (22), o Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho ficou lotado de mulheres empreendedoras e empoderadas no evento Mulheres que Brilham, em Barreiras. O evento realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviço, fez parte da agenda em co ...
  • Compartilhe:

24/05/2024 VII EDIÇÃO DA FESTA LITERÁRIA INTERNACIONAL DE BARREIRAS É ABERTA COM DESTAQUE PARA VOZES FEMININAS NA LITERATURA  A VII edição da Festa Literária de Barreiras (Flib) foi aberta nesta quinta-feira (23), no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, com o tema “Vozes Femininas na Literatura”. Na oportunidade, a curadora geral da FLIB e presidente da Academia Barreirense de Letras (ABL), professo ...
  • Compartilhe:

24/05/2024 CIDADE DO OESTE BAIANO AMANHECE COM NÉVOA E TEMPERATURA DE 17°C NESTA SEXTA-FEIRA (24)   Ibotirama amanheceu com várias regiões cobertas por névoa, nesta sexta-feira (24), e temperatura de 17º C. A condição climática foi registrada por volta das 6h. Fumaça também foi registrada. Moradores de bairros como Jardim Novo tempo, Olhos D’água, Alto do Cruzeiro, Xixá e nas p ...
  • Compartilhe:

24/05/2024 HORÓSCOPO: CONFIRA A PREVISÃO DE HOJE (24/05) PARA O SEU SIGNO Áries (21/03 – 20/04) Ligue o radar nas oportunidades e conte com a sorte. As comunicações estarão abertas. Circule, amplie relações e encontre novos focos de interesse. Se estiver em busca do amor, conversas instigantes poderão resultar em romance. Brinquedos, cartas… Veja o que os ...
  • Compartilhe:

23/05/2024 MEGA-SENA PODE PAGAR MAIS DE R$ 40 MILHÕES; CONFIRA OS NÚMEROS SORTEADOS O sorteio do concurso 2.728 da Mega-Sena foi realizado na noite desta quinta-feira (23), em São Paulo. Nenhuma aposta acertou as seis dezenas, e o prêmio para o próximo sorteio acumulou em R$ 47 milhões. Veja os números sorteados: 02 – 09 – 11 – 25 – 43 – 51 5 ace ...
  • Compartilhe:

23/05/2024 DATA DE CONCURSO UNIFICADO É DIVULGADO PELO MINISTÉRIO DA GESTÃO; SAIBA MAIS O Concurso Nacional Unificado (CNU) já tem nova data de aplicação das provas: 18 de agosto. O cartão de confirmação de inscrição, com os detalhes sobre os locais de provas, será divulgado em 7 de agosto. A informação foi divulgada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços P ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade