ARTIGO: PROBLEMÁTICA DO ÍNDICE DE PESSOAL NA GESTÃO PÚBLICA, POR TERENCE LESSA
14 de junho de 2018

Terence Lessa

Resumo. O índice de pessoal é um dos elementos de maior importância dentre as despesas públicas, contando com limites previstos em lei para a definição de seu orçamento. O gestor público encontra, em sua atuação, o desafio de lidar com a verba governamental destinada a esse fim, uma vez que o aumento de despesas pode levar o gestor municipal a incorrer em crime de responsabilidade por não atender aos ditames estabelecidos pela legislação em vigor. Diante do surgimento de programas federais, que são contabilizados como custos com pessoal, o administrador público busca soluções para evitar a dispensa de funcionários, enquanto atende à Lei de Responsabilidade Fiscal.
Palavras-chave: Índice de pessoal. Orçamento público. Gestão Municipal. Gestão Pública.
Introdução
Com orçamento previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal, o índice de pessoal, cujo limite de gasto deve comprometer até 60% do orçamento municipal, é o calcanhar-de-aquiles do controle fiscal do gestor público. Os programas federais, como Bolsa Família, são uma fonte de aumento natural dos gastos, o que torna o controle orçamentário ainda mais dificultoso, uma vez que avançar os gastos além do limite pode comprometer o gestor, que incorrerá em crime de responsabilidade. Discutir possíveis soluções que levem em conta a problemática contemporânea do controle de índice de pessoal, priorizando a obediência à Lei de Responsabilidade Fiscal e a manutenção do pessoal pertencente à administração pública, é essencial para a efetividade do planejamento dos gestores públicos em seus mandatos municipais.
 
1. A administração do orçamento público
A Constituição Federal de 1988 consagra o princípio da separação dos poderes, atribuindo e delimitando a cada um deles as suas competências, poderes, deveres, prerrogativas e funções. Incluída nas funções do exercício do poder Executivo, está a administração do orçamento público, que, além de ter sua previsão constitucional, está ventilada nas Leis Orçamentárias (LOA, LDO, PP) e na Lei de Responsabilidade Fiscal.
No Art. 165º da Constituição Federal, afirma-se que as leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão: o plano plurianual; as diretrizes orçamentárias; e os orçamentos anuais. Na Lei Complementar nº 101, Art. 1º, § 1º, a Constituição Federal afirma que a responsabilidade na gestão fiscal pressupõe a ação planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, mediante o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas e a obediência a limites e condições no que tange a renúncia de receita, geração de despesas com pessoal, da seguridade social e outras, dívidas consolidada e mobiliária, operações de crédito, inclusive por antecipação de receita, concessão de garantia e inscrição em Restos a Pagar.
O orçamento público nada mais é do que um instrumento de planejamento e execução das finanças públicas. De maneira geral, seria o conjunto de despesas e receitas que o ente da federação pode efetuar e consegue arrecadar.
O Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) são as três leis que regem o ciclo orçamentário. Elas formam um sistema integrado de planejamento e orçamento, reconhecido na Constituição Federal, que deve ser adotado pelos municípios, estados e União.
É na Lei Orçamentária Anual (LOA) que a gestão define as prioridades contidas no Plano Plurianual (PPA) e as metas que deverão ser atingidas naquele ano do orçamento, ou seja, a LOA disciplina todas as ações do governo, já que ela estima a receita e fixa a despesa.
Nenhuma despesa pública pode ser executada fora do orçamento. Todavia, nem tudo é feito pelo governo, devido à insuficiência de recursos financeiros. Com efeito, para Ataliba (1969), o Estado pode conseguir dinheiro de duas formas: “auferindo lucros, na venda de bens e serviços, ou usando de seu poder para exigir o concurso compulsório das pessoas sujeitas a seu poder, para as necessidades públicas”.
Fato é que todo dinheiro que ingressa nos cofres públicos, a qualquer título, é chamado de entrada. Contudo, nem toda entrada constitui receita pública, de acordo com o Senado Federal. As entradas que não têm caráter definitivo e se destinam à devolução ou constituem mera movimentação de caixa, não são consideradas receitas.
Desse modo, receita pública é a entrada de dinheiro em caráter definitivo nos cofres públicos. Pode ser definida como o complexo de valores recebidos pelo erário público em caráter definitivo, destinado a fazer frente à despesa pública e se divide em originária e derivada.
De acordo com Baleeiro (2008), receita pública é “a entrada que, integrando-se no patrimônio público sem quaisquer reservas, condições ou correspondência no passivo, vem acrescer o seu vulto, como elemento novo positivo”.
A saber: A receita originária decorre da exploração, pelo Estado, de seus próprios bens ou desenvolvimento de suas atividades (empresas públicas, por exemplo), bem como do recebimento de doações ou de heranças vacantes, e não inclui os tributos. Segundo Alberto Deodato apud Fernandes (2016), é a que o Estado aufere dos seus próprios recursos, da venda de seus bens, do exercício de sua própria atividade, como se fosse um indivíduo. (…) A receita originária é também chamada de economia privada. O Estado a arrecada de uma coisa que lhe pertence e que ele explora por meio de vendas ou contratos. É como se fora uma pessoa privada.
A receita derivada, por sua vez, decorre do recolhimento de tributos (impostos, taxas e etc.). De acordo com Fernandes (2016), as receitas derivadas são provenientes do constrangimento do Estado sobre o patrimônio particular. Nesse contexto, seriam classificadas como derivadas as receitas obtidas pelo Estado por meio da arrecadação de qualquer tributo previsto na legislação brasileira, incluindo-se aí os impostos, taxas, contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e as contribuições. Estas últimas subdividem-se em sociais ou de intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias profissionais ou econômicas.
A receita por transferência, também chamada de repartição de receita tributária, ocorre, como regra, quando o ente de maior abrangência repassa parte de sua arrecadação para os entes de menor abrangência (é quando o Estado transfere parte de sua arrecadação para o município, por exemplo).
2. Despesas Públicas
Quanto às despesas públicas, Baleeiro (2008) define como “Conjunto de dispêndios do Estado, ou de outra pessoa de Direito Público, para o funcionamento dos serviços públicos”. Tathiane Piscitelli (2017), no mesmo sentido, afirma que é “o conjunto de gastos do Estado, cujo objetivo é promover a realização de necessidades públicas” ou “aplicação específica de dinheiro público (e não a soma de todas elas), visando o custeio da estrutura estatal”.
Dentre as despesas públicas, destaca-se o gasto com pessoal, para o qual a Lei de Responsabilidade Fiscal atribui, em seu artigo 19, III, o limite de 60%, nos termos do que dispõe o Art. 169º da Constituição Federal.
Ademais, esse limite de 60% deve ser dividido entre os poderes executivo e legislativo do município, de sorte que reste para o executivo um limite de 54% e para o legislativo um total de até 6%.
Diante tal previsão legal, por vezes, é necessário fazer ajustes financeiros para evitar o corte de funcionários, uma vez que o aumento no patamar de despesas, recebendo o mesmo repasse do governo, pode levar o gestor municipal a incorrer em crime de responsabilidade por não atender aos ditames estabelecidos pela legislação em vigor.
O cerne da questão é que, desde o ano de 2003, alguns programas federais foram criados para serem administrados pelos municípios, a exemplo do Programa Saúde da Família (PSF), SAMU, Bolsa Família, Cras e Creas, etc., com a contrapartida financeira do Governo Federal. Entretanto, os municípios preconizam serem insuficientes esses repasses para compensar no cálculo todo o gasto com o pessoal para executar os programas. Assim, os prefeitos forçosamente desobedecem ao que é previsto pela lei, já que o índice de pessoal naturalmente aumenta, ultrapassando o limite legal. A consequência do não entendimento dessa matemática financeira é a penalização dos prefeitos, tanto pelo Tribunal de Contas quanto pela população e pelos seus próprios funcionários.
Em 13 de maio de 2018, o Tribunal de Contas do Município, atendendo a consulta realizada pela União dos Municípios da Bahia (UPB), submeteu à votação a retirada dos custos com programas federais do cálculo do índice de gasto com pessoal. Segundo a análise da votação preliminar, já existem votos suficientes para o tribunal editar uma resolução sobre o tema, uma vez que foram computados quatro votos favoráveis ao pleito dos municípios.
A matéria segue para votação em plenário no dia 14/06/2018, consolidando o pleito dos municípios através da UPB, isso será um marco na vida dos gestores públicos que, por sua vez, terão um fôlego maior e uma tranquilidade a mais no julgamento de suas contas. Com efeito, pela Lei de Responsabilidade Fiscal, os municípios só podem comprometer 54% da receita líquida com gasto de pessoal, o que estava tornando inviável atender aos ditames legais diante do cenário atual.
 
3. Conclusão
Em vista dos argumentos apresentados, a votação do plenário, favorável à retirada do cálculo do índice de gasto com o pessoal dos trabalhadores terceirizados, dará aos gestores públicos uma oportunidade de um melhor desenvolvimento e funcionamento da administração local, não se submetendo mais aos riscos de rejeição de contas, bloqueios de repasses de valores, dentre outras penalidades mantendo-se, dessa forma, suas garantias e operações de crédito.
REFERÊNCIAS
ATALIBA, Geraldo. Apontamentos das ciências das finanças, direito financeiro e tributário. São Paulo: RT, 1969. p. 25.
PISCITELLI, Tathiane. Direito Financeiro. 6. ed. rev. e atual. – Rio de Janeiro: Forense, São Paulo: MÉTODO, 2018.
BALEEIRO, Aliomar. Uma introdução à ciência das finanças / Aliomar Baleeiro. – 16. ed. – ver. e atualizada por Dejalma de Campos. – Rio de Janeiro: Forense, 2008.
BAHIA NOTÍCIAS. Acessado em: 10 de junho de 2018, 09h. Disponível em: .
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988. Art. 165. Acessado em: 10 de junho de 2018, 09h. Disponível em: .
FERNANDES, Andressa Guimarães Torquato. Royalties do petróleo e orçamento público: Uma nova teoria. In: CONTI, Maurício. Série Direito Financeiro. São Paulo: Blutcher, 2016, p. 132.
SENADO FEDERAL. Receita Pública. Acessado em: 10 de junho de 2018, 10h25. Disponível em: < https://www12.senado.leg.br/orcamento/glossario/receita-publica>.
¹ Gestor do município de Ibotirama (BA), eleito por dois mandatos. Graduado em Administração e Ciências Contábeis. Pós-graduado em Gestão, Contabilidade Gerencial e Gestão Pública.

 

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

07/06/2023 BARREIRAS: COLISÃO ENTRE CARRO E MOTO DEIXA MOTOCICLISTA COM POLITRAUMATISMO NA BR-135   Um grave acidente tipo colisão entre carro e moto aconteceu pouco antes das 08h desta quarta-feira (07), no cruzamento que dá acesso ao Barreiras I, próximo ao condomínio Vento Leste, na BR-135, saída para São Desidério. De acordo com informações, o motorista do Chevrolet/Ônix ia en ...
  • Compartilhe:

07/06/2023 QUEM QUISER AGIR COMO BANDIDO E DESMATAR, VAI SOFRER AS PENAS DA LEI”, DIZ LULA NA BAHIA FARM SHOW O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, nesta terça-feira (6), da abertura da feira de agronegócio Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. Em seu discurso, Lula disse que defender o meio ambiente não é ser contra o agronegócio e que quando se fala de ...
  • Compartilhe:

07/06/2023 HORÓSCOPO: CONFIRA A PREVISÃO DE HOJE (07/06) PARA O SEU SIGNO Áries (21/03 – 20/04) Mude de ambiente, conquiste espaços e ganhe popularidade nas redes. Máscaras sociais poderão cair e levantar questionamentos. Aposte em diferentes projetos e aumente os rendimentos. Apoio aos filhos ou novos investimentos pedirão reformulações do orçamento. Você ...
  • Compartilhe:

07/06/2023 PRESIDENTE DA BAHIA FARM SHOW FALA SOBRE ENCONTRO COM LULA E JERÔNIMO O presidente da Bahia Farm Show, Odacil Ranzi, concedeu uma entrevista exclusiva ao BNews, durante o primeiro dia da feira, em Luís Eduardo Magalhães, que começou nesta terça-feira (6) e vai até sábado (10). O dirigente comentou sobre a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lul ...
  • Compartilhe:

06/06/2023 LULA ACENA AO AGRO, MIRA CONCILIAÇÃO E PEDE QUE ODIO SEJA JOGADO NA LATA DO LIXO” APÓS DERROTAS NO CONGRESSO   O presidente Lula (PT) fez acenos ao agronegócio, defendeu uma conciliação entre pequenos e grandes agricultores e incentivou que os brasileiros joguem o “ódio na lata do lixo” para melhor conviver em sociedade. As declarações foram dadas nesta terça-feira (6) na abertura da Bahia ...
  • Compartilhe:

06/06/2023 BARREIRAS: HOMICIDA FORAGIDO DE ÁGUAS LINDAS (GO) É PRESO PELA PRF A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, na manhã desta segunda-feira (5), um foragido da justiça que possuía mandado de prisão em aberto pelo crime de homicídio praticado no estado de Goiás. Equipe fiscalizava no anel viário da BR-242, em Barreiras, quando abordou um GM/Celta, conduzido ...
  • Compartilhe:

06/06/2023 INFLUENCIADOR JUNIOR CALDEIRÃO REVELA QUE SOFREU ABUSO DE CUNHADO AOS 12 ANOS DE IDADE O influenciador digital Junior Caldeirão usou seu perfil no Instagram na noite desta segunda-feira (5) para revelar que sofreu abuso sexual do marido de sua irmã quando tinha 12 anos de idade. Em uma série de Stories publicados pelo feirense, Junior diz que sua mãe o acusou de estar se aproveita ...
  • Compartilhe:

06/06/2023 PROGRAMA DO GOVERNO FEDERAL BENEFICIARÁ FAMÍLIAS COM DÍVIDAS DE ATÉ R$ 5 MIL Em elaboração desde o início do ano para aliviar a situação de pessoas endividadas, o Programa Desenrola terá a medida provisória (MP) publicada ainda esta semana, disse nesta segunda-feira (5) o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Segundo ele, a MP será editada agora para permitir a entr ...
  • Compartilhe:

06/06/2023 EM BARREIRAS, GOVERNADOR SE REÚNE COM PRESIDENTES DE CONSÓRCIOS E PREFEITOS BAIANOS Sala Lilás foi instalada no Disep, idealizado para mulher e criança fragilizada pela violência possa ser acolhida     O governador Jerônimo Rodrigues se reuniu, nesta segunda-feira (5), em Barreiras, com cerca de 40 presidentes de consórcios e prefeitos da região Oeste. O evento, pro ...
  • Compartilhe:

06/06/2023 BAHIA FARM SHOW 2023 TERÁ INÍCIO NESTA TERÇA-FEIR, (06), COM INFRAESTRUTURA AMPLIADA, RECORD DE EXPOSITORES E CADA VEZ MAIS INTERNACIONAL   A Bahia Farm Show terá a sua 17ª edição aberta ao público nesta terça-feira (6), com a expectativa de se consolidar como uma das maiores feiras de tecnologia agrícola do Brasil. Luís Eduardo Magalhães, cidade sede, será durante cinco dias a capital do agronegócio nacional e a ediç ...
  • Compartilhe:

05/06/2023 VEREADORA CARMÉLIA SE REÚNE COM LIDERANÇAS FEMININAS PARA AJUSTES DO “SÃO JOÃO DO POVO” Importante figura no cumprimento das demandas da população barreirense, a vereadora Carmélia da Mata recebeu nesta sexta-feira (02/06), em seu gabinete parlamentar, a secretária da Sedur Bahia (Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia), Jusmari Oliveira, a presidente estadual do M ...
  • Compartilhe:

05/06/2023 BOLSA FAMÍLIA PAGA R$ 50 A MAIS PARA GESTANTES E ADOLESCENTES ESTE MÊS O governo federal inicia, na segunda quinzena de junho, o pagamento do adicional de R$ 50 ao Bolsa Família, o chamado Benefício Variável Familiar (BVF). O valor extra é concedido a gestantes, crianças a partir de 7 anos e adolescentes com idade entre 12 e 18 anos. O montante é somado à parcel ...
  • Compartilhe:

05/06/2023 FAZER SEXO 3 VEZES POR MÊS PROTEGE CONTRA COVID-19, APONTA ESTUDO   Quando feito de forma segura e regular, o sexo pode trazer vários benefícios à saúde. E isso inclui reduzir o risco de infecção grave pela Covid-19, de acordo com um estudo publicado na revista científica Fertility and Sterility. O estudo, realizado por especialistas da Universidade d ...
  • Compartilhe:

05/06/2023 BAHIA FARM SHOW, MAIOR FEIRA AGROPECUÁRIA DO NORDESTE, E OS 7 “Ps” DO AGRO   Tito Matos* Quem visitar a 17ª Bahia Farm Show – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola e Negócios 2023, que será realizada no município de Luís Eduardo Magalhães, oeste do Estado, entre os dias 6 e 10 deste mês de junho, terá a oportunidade de conhecer de perto o vigor do agro ...
  • Compartilhe:

05/06/2023 EM BARREIRAS, JERÔNIMO INAUGURA PRIMEIRO EQUIPAMENTO EXCLUSIVO PARA ACOLHER MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA Foto: Joá Souza/GOVBA O governador Jerônimo Rodrigues inaugura, na segunda-feira (05/06), às 16h, em Barreiras, a primeira ‘Sala Lilás’, da Coordenadoria Regional de Polícia Técnica. O espaço de atendimento pericial para mulheres vítimas de violência doméstica, instalado no Distrito In ...
  • Compartilhe:

05/06/2023 PRF DETÉM HOMEM COM MOTO ADULTERADA EM LUÍS EDUARDO MAGALHÃES Um homem que estava em uma motocicleta adulterada foi detido, na sexta-feira (02), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR 020, em Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia. O veículo possuía diversos sinais de adulteração. Durante uma fiscalização no KM 885 da rodovia, policiais dera ...
  • Compartilhe:

05/06/2023 DEPUTADOS ENVIAM OFÍCIO PEDINDO A DEMISSÃO DE RUI COSTA AO PRESIDENTE LULA   Parlamentares da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) enviaram, neste domingo (4/6), um ofício pedindo a demissão do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em razão aos ataques à capital do país. Durante evento em Itaber ...
  • Compartilhe:

05/06/2023 BARREIRAS: 17º BATALHÃO DE BOMBEIROS MILITAR COMBATE INCÊNDIO VEICULAR DENTRO DE DEPÓSITO DE ARMAZÉM DE FERRO O 17º Batalhão de Bombeiros Militar (17º BBM) debelou um incêndio que atingiu três veículos estacionados dentro de um depósito de ferro, no fim da tarde deste sábado (3), em Barreiras. O incidente não deixou feridos. Embora tenha sido registrada grande quantidade de fumaça, irradiada por u ...
  • Compartilhe:

05/06/2023 COLISÃO ENTRE DUAS MOTOS DEIXA DUAS PESSOAS FERIDAS PRÓXIMO AO CINEMA DE BARREIRAS No final da tarde de hoje, sábado, e, por volta das 17h30, uma colisão envolvendo duas motociclitas Honda CG, na rua das Turbinas, no bairro de Barreirinhas, próximo ao cinema, na cidade de Barreiras. Os dois motociclistas ficaram com ferimentos, não há maiores detalhes do estado de saúde e eq ...
  • Compartilhe:

05/06/2023 BARREIRAS: HOMEM BÊBADO TENTA FUGIR DE FISCALIZAÇÃO, MAS É PRESO PELA PRF   Neste sábado (03), durante uma fiscalização na BR 242, em Barreiras, o condutor de um automóvel GM/Celta desobedeceu a ordem de parada e tentou fugir da abordagem policial. A equipe rapidamente iniciou o acompanhamento tático e conseguiu interceptar o carro no Km 799 da rodovia. Durante ...
  • Compartilhe:

Publicidade