
O governador Rui Costa (PT), em entrevista realizada na manhã desta terça-feira (3) na Rádio Cultura Oeste FM, em Santa Maria da Vitória, voltou a se referir ao grupo opositor no estado como composto por “aves agourentas”. O petista comentava sobre a construção das policlínicas de saúde pelo interior baiano e afirmou que oposicionistas comentavam que ele construiria os prédios, mas não teria pessoal especializado para trabalhar nas unidades de saúde. Atualmente, são 23 unidades entregues, disse o governador, que inaugura hoje a unidade de Santa Maria da Vitória.
“Essa turma de aves agourentas ficava dizendo: ele vai construir o prédio, mas não vai ter pessoal para tocar as policlínicas. A desculpa de quem governou a Bahia, do outro grupo político que governou muitos e muitos anos, era que não fazia investimento no interior porque não tinha médicos”, declarou Rui Costa, durante à entrevista em que esteve acompanhado pelos pré-candidatos ao governo estadual, Jerônimo Rodrigues (PT), a vice-governador, Geraldo Júnior (MDB), e Otto Alencar (PSD), pré-candidato à reeleição ao Senado.
O governador então emendou no comentário: “Aí fica a pergunta: não tem médicos por que não tem equipamentos de qualidade ou não tem equipamentos de qualidade por que não tem médicos?” Rui respondeu e disse que, “para resolver essa polêmica, a gente disse: ‘vamos construir os equipamentos de qualidade, de alto padrão, de primeiro mundo, para a gente atrair profissionais’”.
O petista ponderou, entretanto, que enfrenta dificuldades para atrair profissionais especializados para atuar na policlínica de saúde da região de Santa Maria da Vitória. Para solucionar, o problema o governador disse que o estado pode contratar uma empresa para prestar os serviços. “Aqui é uma região mais distante e tem sido baixa a oferta de especialistas”, comentou.