AMOR E ÓDIO MARCARAM CLIMA ELEITORAL EM CIDADES DE LULA E BOLSONARO
9 de agosto de 2022

 

“Aqui é Bolsonaro!”, grita um homem ao passar pela feira livre de Garanhuns e ver eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) explicando seu voto e criticando Jair Bolsonaro (PL).

Na terra natal do ex-presidente, a Folha ouviu defesas acaloradas do petista e reações de bolsonaristas, que, além de fazer campanha para o atual chefe do Executivo, replicam suas alegações falsas sobre urnas eletrônicas, relativizam falas e atitudes do mandatário e atacam a imprensa.

O cenário é parecido com o de Eldorado, município paulista onde Bolsonaro passou a juventude e onde a cisão do eleitorado se mostra mais acentuada do que em Garanhuns. A tendência pró-Lula é significativa na localidade do Vale do Ribeira, mas divide espaço com apoiadores do lado oposto.

A Folha acompanha em uma série de reportagens o clima da corrida presidencial nas duas cidades, que tiveram importância na trajetória pessoal dos dois líderes políticos e impactaram a atuação de ambos na vida pública. Sentimentos de ódio e paixão atrelados a eles reverberam entre os conterrâneos.

“Se a gente tiver desconfiança, evidências e prova de que houve fraude, vamos ter que tomar atitudes e ações”, afirma Thiago Paes (PL), 37, vereador bolsonarista em Garanhuns. “Ninguém vai aceitar tomada de poder na fraude”, acrescenta ele, frisando não confiar no sistema eleitoral que o elegeu.

O receio de que Bolsonaro tente um golpe em caso de derrota é o que leva Zito Silva, 66, a apoiar Lula —que marcou 47% na mais recente pesquisa Datafolha, ante 29% do rival.

“Na última eleição, não votei, justifiquei. Não quis votar. Agora vou votar em Lula”, diz Silva. Enquanto faz compras na feira, ele relata o temor de que, se perder, Bolsonaro imite Donald Trump. “Mas ele não consegue [dar golpe].”

Primo do ex-presidente na cidade do agreste pernambucano, o aposentado Eraldo Santos, 67, repete o discurso petista de que evitar a reeleição de Bolsonaro é assegurar as bases democráticas no país.

“Considero que vivemos numa ditadura disfarçada. O mandatário foi eleito pelo voto, mas os sintomas todos são de ditadura. [Meu voto] tem o sentido de resgatar a democracia e devolver o país ao povo.”

Do outro lado, a base fiel de Bolsonaro ecoa as narrativas do mandatário, e as bandeiras ideológicas conservadoras são citadas como razão para o apoio a ele.

“Se Bolsonaro se reeleger, teremos escola cívico-militar e outros benefícios em Garanhuns”, diz a autônoma Dirlen Lopes, 41, que é evangélica e afirma crer na vitória do candidato do PL no primeiro turno.

Já para os lulistas, as razões para dar ao ex-presidente um terceiro mandato giram em torno da economia. Programas sociais da era petista, como Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida, são aplaudidos.

“A principal necessidade da região de Garanhuns é econômica. Precisamos de um desenvolvimento sustentável”, afirma o vice-prefeito Pedro Velôso (PT), 57, que é médico e atua em hospitais da cidade.

Em julho, um outdoor na entrada do município com a foto de Bolsonaro saudava os turistas que chegavam para o Festival de Inverno de Garanhuns. Em contraste, artistas como Vanessa da Mata, Pitty e Nando Reis incentivaram, no palco do evento, coros a favor de Lula.

Garanhuns e Eldorado se assemelham no cenário típico interiorano, com prefeitura, igreja e lojas ao redor de um ponto central, e coincidem também na resistência de bolsonaristas em dar entrevista. Alegações infundadas de que a mídia é sustentada pelo PT e defende a esquerda são mencionadas.

Na cidade onde Bolsonaro viveu dos 11 aos 18 anos, um produtor de banana apontado como um grande mobilizador da campanha presidencial na região chegou a marcar uma conversa com a reportagem, mas desistiu de falar ao chegar ao local combinado. Disse que não iria “dar esse ibope” para a Folha.

Antes, em privado, ele contou que votou em Lula em 2006, mas depois se converteu à direita. Afirmou que o atual governo sufocou o comunismo, que “estava em toda parte”, e elogiou o presidente por, segundo ele, dar condições favoráveis aos empresários, com menos obrigações para contratar.

“O Lula, se você procurar na internet, não acha nada de bom. É só corrupção, mensalão, petrolão”, afirma Rodolfo Cesar Mariano, 42, servidor municipal da área da saúde e também empresário. Sua esposa grava com o celular toda a conversa dele com a reportagem.

Já sob Bolsonaro, de acordo com o apoiador, “a economia cresceu mesmo durante a pandemia”. Mariano, que conheceu o presidente em Eldorado, diz que indicadores negativos não são culpa do atual chefe do Planalto, mas “dos governadores que falaram ‘fique em casa e a economia a gente vê depois’”.

“O Lula não tem condição”, afirma a gari Narcisa dos Santos, 68, bolsonarista que conheceu a família Bolsonaro na juventude. “Peço muito a Deus que ele [Lula] não ganhe e não tenha fraude nas urnas, porque se tiver vai dar uma guerra no Brasil. Os militares não vão deixar barato.”

Assim como outros simpatizantes do presidente, ela diz se informar por redes sociais e influenciadores de direita. “Não confio [nas urnas]. Não acredito em pesquisa [eleitoral]. Não assisto à Globo”, diz Narcisa.

As falas são praticamente as mesmas dos vizinhos bolsonaristas. Os inimigos também: Supremo Tribunal Federal, Tribunal Superior Eleitoral, urnas eletrônicas, MST, esquerda, mídia —e, claro, PT.

“O pensamento bolsonarista é reflexo de um pensamento forte em alguns pontos do município. Essa visão racista, machista, essa falta de entendimento do que é comunismo. E é um discurso de muito ódio”, afirma a ambientalista Ivy Wiens, 44, que é filiada ao PT e concorreu ao cargo de vice-prefeita pelo PV em 2020.

Os que “idolatram Bolsonaro”, segundo ela, são “principalmente bananicultores”, líderes do maior setor econômico local. Mas o apoio vem “dos donos [das plantações], não dos funcionários deles”, diz a petista. “Aposto que Lula ganha aqui em Eldorado.”

De sua casa, às margens do rio Ribeira de Iguape, Ivy costuma ouvir berros de “mito” e “Bolsonaro 2022”.

Os gritos vêm em resposta aos cartazes que pregou na fachada. Um deles chama Bolsonaro de “genocida, racista e corrupto”; outro pede “basta de destruição!”. Há ainda uma placa com o nome de Marielle Franco, vereadora do PSOL assassinada no Rio de Janeiro.

Na vizinhança é mais fácil ver penduradas bandeiras do Brasil, em geral um sinal de apoio ao presidente.

“Os bananicultores e os agricultores apoiam Bolsonaro”, diz uma placa na entrada da cidade, em que os autores se dizem “fechados” com ele: “Por Deus, por nossas famílias, por quem produz”. O painel, com uma foto do mandatário sorrindo, refere-se a ele como “filho da terra”.

Moradora de uma das 13 comunidades quilombolas do entorno, redutos de eleitores de Lula, a professora Viviane Marinho Luiz, 47, fica indignada ao ver associações do tipo. “Não estamos na ‘terra dele’. Nós [é que] somos da terra. A terra é algo tão sagrado, e ele não tem essa sacralidade.”

Para Viviane, a prova disso é “tudo o que ele tem destruído” com suas políticas para o ambiente. “Os quilombolas sempre amaram esse lugar, antes do Bolsonaro.”

 

José Matheus Santos e Joelmir Tava

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

23/09/2022 OZIEL E JUSMARI PROPÕEM QUE GOVERNO DO ESTADO RETOME PROGRAMA DE FINANCIAMENTO HABITACIONAL PARA POLICIAIS     O candidato a deputado federal Oziel Oliveira e a candidata a deputada estadual Jusmari Oliveira voltaram a defender que o governo do Estado retome o programa de financiamento habitacional da polícia. Para ambos,  “essa política deve fazer parte da valorização da polícia e ...
  • Compartilhe:

23/09/2022 JUSTIÇA DÁ 48 HORAS PARA PREFEITA DE BAIANÓPOLIS REINTEGRAR SERVIDORA     A Prefeitura de Baianópolis terá que reintegrar, imediatamente, a servidora afastada Renny Rocha, conforme determinação judicial. O caso é o seguinte: meses atrás, a Prefeitura de Baianópolis abriu um processo administrativo disciplinar contra a servidora Renny Rocha que culmino ...
  • Compartilhe:

23/09/2022 DATAFOLHA: LULA SOBE PARA 47% E VENCERIA AS ELEIÇÕES NO 1º TURNO. BOLSONARO FICA COM 33%   Foto: Ricardo Stuckert O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aumentou sua distância para o segundo colocado na corrida presidencial, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), e poderia vencer no 1º turno, caso as eleições fossem hoje. As informações são da nova pesquisa do inst ...
  • Compartilhe:

20/09/2022 OTTO DEFENDE A UNIVERSALIZAÇÃO DA INTERNET COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIAL   Segundo o IBGE divulgou nesta sexta (16), 3,6 milhões de estudantes não estão conectados A inclusão digital e, consequentemente, a social, passa necessariamente, segundo avaliação do senador Otto Alencar (PSD), presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, por investimentos ...
  • Compartilhe:

13/09/2022 ESTADO DA BAHIA CEDE TERRENO PARA AMPLIAÇÃO DO HOSPITAL ARISTIDES MALTEZ A cessão de um terreno no valor de R$ 1,5 milhão por parte do Estado da Bahia ao Hospital Aristides Maltez (HAM) possibilitará a ampliação da unidade, que é filantrópica e especializada em oncologia com atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O termo de permissão de uso do imó ...
  • Compartilhe:

13/09/2022 NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SR. GUILHERME VENTURA DE LIMA É com imensa tristeza que recebemos a notícia do falecimento do Sr. Guilherme Ventura de Lima, aos 98 anos, pai da vice-diretora Cleonice Costa Lima lotada na Escola Municipal Antônio Bento de Freitas, ocorrido nesta segunda-feira (12), em Barreiras. Guilherme era natural de Santa Bárbara, mas r ...
  • Compartilhe:

13/09/2022 EMPRESÁRIO QUE NEGOU MARMITA A ELEITORA DE LULA RECEBEU MAIS DE 5 MIL DE AUXÍLIO EMERGENCIAL E RESPONDE A PROCESSOS NA JUSTIÇA Cassio Cenali gravou vídeo enquanto entregava alimentos em um bairro carente de Itapeva (SP). Conforme apuração do g1, empresário recebeu 15 parcelas de auxílio emergencial, benefício pago para garantir renda aos brasileiros em situação de vulnerabilidade. Por Júlia Nunes e Rafaela Zem, g1 ...
  • Compartilhe:

13/09/2022 JACOBINA: VEREADOR ACUSADO DE AGREDIR SERVIDORA RENUNCIA PARA EVITAR CASSAÇÃO   O vereador de Jacobina Valnei dos Anjos (PCdoB), que foi acusado de agressão contra a ex-servidora da Prefeitura, Ellen Mascarenhas, renunciou ao mandato nesta segunda-feira (12), durante sessão ordinária da Câmara Municipal que apreciava o relatório da Comissão de Ética e Decoro Parla ...
  • Compartilhe:

13/09/2022 SERVIDOR PÚBLICO PERDE MAIS RENDA DO QUE EMPREGADO DO SETOR PRIVADO NA PANDEMIA   A renda média do trabalho caiu mais para os empregados do setor público do que para os funcionários da iniciativa privada durante a pandemia no Brasil. É o que indicam dados da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), produzida pelo IBGE (Instituto Brasilei ...
  • Compartilhe:

13/09/2022 MORRE NO OESTE DA BAHIA O JOVEM GABRIEL AOS 19 ANOS. ELE FAZIA TRATAMENTO CONTRA DEPRESSÃO Um triste caso de suicídio aconteceu na noite de sexta-feira (09), em uma residência no Distrito de Cariparé, município de Riachão das Neves (Ba). Gabriel Carlos de Santana, 19 anos, natural de Brasília-DF foi encontrado já sem vida dependurado em um banheiro onde residia. A família foi pega ...
  • Compartilhe:

13/09/2022 PARTIDOS DESCUPREM COTA PARA MULHERES E NEGROS NA DISTRIBUIÇÃO DO FUNDO ELEITORAL   Os maiores partidos políticos não cumpriram até a véspera do prazo final a determinação da Justiça Eleitoral de repasse das verbas do fundo eleitoral para suas candidatas e para os que se declararam negros (pretos ou pardos). Após o generalizado atraso e descumprimento das cotas racia ...
  • Compartilhe:

13/09/2022 PRF FLAGRA MOTORISTA CONDUZINDO MOTOCICLETA EM VISÍVEL ESTADO DE EMBRIAGUEZ EM BARREIRAS O teste do etilômetro indicou o teor de 1.32 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões   Durante ronda no quilômetro 174 da BR 135, município de Barreiras (BA), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) identificou uma motocicleta que transitava no acostamento em movimento var ...
  • Compartilhe:

12/09/2022 OZIEL E JUSMARI MOSTRAM FORÇA POLÍTICA EM CARREATA DA CHAPA MAJORITÁRIA EM BAIANÓPOLIS, CRISTÓPOLIS E WANDERLEY                   Uma movimentação intensa com uma multidão marcou o domingo, 11 de setembro nas cidades de Baianópolis, Cristópolis e Wanderley. O candidato a deputado federal Oziel Oliveira e a deputada Jusmari Oliveira mobilizaram um grande númer ...
  • Compartilhe:

12/09/2022 TRT-BA DEFINE HORÁRIOS DE TRABALHO EM DIAS DE JOGOS DO BRASIL NA COPA DO MUNDO por Cláudia Cardozo / Leandro Aragão Foto: Cláudia Cardozo / Bahia Notícias Com pouco mais de dois meses de antecedência, o Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA) definiu os horários de trabalho durante os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2022. O Mundial do Catar acon ...
  • Compartilhe:

12/09/2022 ELEIÇÕES 2022: DESISTÊNCIA DE CANDIDATURAS SUPERAM AS DE 2018     A um dia do prazo para que a Justiça Eleitoral julgue todos os registros de candidatura, o número de candidatos que desistiram da disputa nas Eleições 2022 chegou a 799, superando a quantidade de desistentes nas eleições gerais de 2018, quando 770 candidatos abandonaram a campanh ...
  • Compartilhe:

12/09/2022 GRANDE INCÊNDIO ATINGE SUPERMERCADO EM SERRA DO RAMALHO   Um supermercado do município de Serra do Ramalho, no Oeste da Bahia, foi atingido por um incêndio de grande proporção, na manhã desse domingo dia (11) de setembro. As chamas se espalharam com rapidez e acabaram que destruindo o estabelecimento, que fica situado na localidade Agrovila 2, ...
  • Compartilhe:

12/09/2022 LANÇAMENTO DA OPERAÇÃO SAFRA 2022/23 SERÁ NESTA QUINTA-FEIRA(15), EM BARREIRAS     Pelo nono ano consecutivo, o Oeste da Bahia será palco da Operação Safra, uma ação da Polícia Militar que visa reduzir o índice de criminalidade na região. A Operação será lançada oficialmente na próxima quinta-feira (15), às 09H30min, na sede da Bavan – Base Avançada ...
  • Compartilhe:

12/09/2022 MAIS DE 170 CONCURSOS PÚBLICOS COM INSCRIÇÕES ABERTAS REÚNEM 24 MIL VAGAS NO PAÍS. VEJA A LISTA Pelo menos 175 concursos públicos no país estão com inscrições abertas nesta segunda-feira (12) e reúnem mais de 24 mil vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 33.689,11 no Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais.   Além das vagas abertas, há c ...
  • Compartilhe:

12/09/2022 OTTO ALENCAR DEFENDE PROTEÇÃO AO RIO SÃO FRANCISCO EM COMÍCIO NO OESTE DA BAHIA   Na Praça da Bandeira lotada, em Ibotirama, encerrando a programação da Caravana do Time de Lula por seis cidades do Oeste baiano, o senador Otto Alencar (PSD/BA), candidato à reeleição, assumiu o compromisso de continuar merecendo o título de “o Senador do Velho Chico”, pela defesa ...
  • Compartilhe:

12/09/2022 “DEUS TRANSFORMOU O MAL EM BÊNCÃO”, AFIRMA DIARISTA HUMILHADA POR BOLSONARISTA por Bianka Vieira | Folhapress Foto: Reprodução Redes Sociais A diarista Ilza Ramos Rodrigues, 52, diz que entrou em desespero quando viu seu rosto em um vídeo que circulava nas redes sociais. Nele, um apoiador de Jair Bolsonaro (PL) tentou humilhá-la se negando a fornecer marmitas após descobr ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade

Publicidade