AGRO SE MOVE ENTRE BOLSONARISMO, ORFANDADE NA CENTRO DIREITA E DESCONFIANÇA COM LULA
17 de setembro de 2023

 

Setor que teve sua imagem fortemente vinculada a Jair Bolsonaro (PL) devido em boa parte ao apoio estridente de alguns de seus integrantes, o agronegócio está em uma espécie de divã após oito meses e meio de governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Publicamente, a relação envolve ações em conjunto, sinalizações e uma manifesta boa impressão com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) —também ministro do Desenvolvimento e ponte do setor com o governo— e os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Simone Tebet (Planejamento).

O governo luta para penetrar no agro e desbolsonarizá-lo. O agro precisa do governo e não vê problema em fechar os olhos para a diferença ideológica em nome do pragmatismo político e da necessidade de barrar pautas ambientais e fundiárias que considera nocivas a seus interesses.

Nos bastidores, porém, a artilharia é grande contra Carlos Fávaro —o senador e agropecuarista que assumiu um ministério da Agricultura esvaziado— e o governo em geral.

Afirma-se haver inação ou pouca efetividade em medidas anunciadas, além do temor de que a balança penda para o lado das bandeiras do Meio Ambiente, comandado por Marina Silva, e do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), históricos rivais.

Nas palavras de um integrante da bancada ruralista, os tempos de “tranquilidade” sob Bolsonaro cederam lugar à política de “contenção de danos” sob Lula.

A reportagem conversou nos últimos dias com vários representantes da cadeia do agronegócio, congressistas e pessoas diretamente vinculadas ao tema. Todas optaram por falar sob anonimato, evidenciando o clima de “pisar em ovos” que marca até agora a relação de Lula com o setor.

O agronegócio é responsável atualmente por 25% do PIB (Produto Interno Bruto), 50% das exportações, 20% dos empregos no Brasil, é representado por uma robusta bancada no Congresso, reunida na FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária), e se divide em um sem fim de associações, entre elas a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil).

Apesar de todo esse tamanho e importância, há um consenso de que a ala mais tradicional e poderosa do setor está órfã de uma representação política nacional de peso.

Sob Bolsonaro, boa parte da base, em especial pequenos e médios produtores do Sul e Centro-Oeste, vinculou de corpo e alma ao governo, que ficou caracterizado pelas vistas grossas a ações como desmatamento, garimpo e grilagem.

Esse chão de fábrica ruralista, que trabalha “da porteira para dentro”, é mais antipetista e é representado no Congresso por cerca de metade dos deputados federais, embora tenha um poder menor no Senado (em torno de 20% das cadeiras).

A agroindústria e a cadeia de insumos, serviços e distribuição, que detém maior parte do faturamento e atua “da porteira para fora”, engloba o chamado “agro consciente”, que precisa dessa “consciência” para não perder mercado internacional e que sempre militou mais em um campo cujo protagonismo nacional nas décadas passadas foi do PSDB.

Com o esfarelamento do ex-partido de Alckmin, em especial após 2018, esse grupo uniu-se aos esforços em busca da chamada terceira via, projeto que naufragou em 2022.

Um nome citado por integrantes do PT e do governo como uma “liderança moderna” do agro integra esse grupo. Trata-se de Marcello Brito, ex-presidente da Abag (Associação Brasileira do Agronegócio).

Brito foi um dos entusiastas da terceira via e embarcou na candidatura de Tebet, nunca tendo escondido ser um crítico e jamais ter votado no PT. Por ser crítico também de Bolsonaro e do que via como uma destruição da imagem do país no exterior, no segundo turno gravou vídeo de apoio a Lula.

A reportagem tentou falar com Brito, hoje secretário-executivo do Consórcio Amazônia Legal, mas ele disse que sua agenda estava lotada por estar acompanhando a Climate Week, em Nova York, evento realizado concomitantemente à Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas.

Nas conversas com representantes do agro, um ponto surge no topo da lista de insatisfações atuais: o Ministério da Agricultura.

Sob Bolsonaro, a pasta tinha forte respaldo do presidente da República e status de primeira grandeza. A ministra, a hoje senadora Tereza Cristina (PP-MS), é uma das principais líderes do agro no Congresso.

Sob Lula, a Agricultura foi esvaziada. A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), a Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) e a Anater (Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural) foram para o Ministério do Desenvolvimento Agrário, comandado pelo petista Paulo Teixeira.

A Pesca virou pasta própria.

Já o CAR (Cadastro Ambiental Rural), instrumento de controle de terras privadas e conflitos em áreas de preservação, foi para o Meio Ambiente de Marina Silva. Os ruralistas se insurgiram durante a votação das mudanças no Congresso e conseguiram tirar o cadastro de lá, mas ele não voltou para a Agricultura, e sim para o Ministério da Gestão de Esther Dweck, ligada ao PT.

Além do esvaziamento, há um racha ruralista em Mato Grosso que contribui para erodir o capital do ministro.

Fávaro chegou ao posto após uma costura capitaneada ainda durante a pré-campanha eleitoral por Alckmin e Aloizio Mercadante (então coordenador da campanha, hoje presidente do BNDES) e que envolveu também o ex-ministro da Agricultura Neri Geller e o empresário Carlos Augustin, todos ligados ao ex-ministro da Agricultura Blairo Maggi, um dos maiores produtores de soja do Brasil.

Augustin, também produtor de soja, é hoje assessor especial de Fávaro.

Procurada, a assessoria do Ministério da Agricultura não se manifestou.

Os poderes reduzidos da pasta se somam às críticas de que a atuação tem se concentrado nos grandes do agronegócio, em detrimento da base, além de um cenário delicado.

Ruralistas ouvidos chamam a atenção para a crise na cadeia produtiva de leite, com a queda de preço do produto provocada pela importação de países do Mercosul, além das reduções do preço da carne, do milho, do trigo e da soja.

Na visão deles, o Ministério da Agricultura e o governo pouco têm feito para ajudar o setor.

As tensões entre Lula e o agro também foram marcadas pelas invasões de terras pelo MST e pelo julgamento no STF (Supremo Tribunal Federal) que pode derrubar a tese ruralista do marco temporal, a de que as terras indígenas devem se restringir à área ocupada pelos povos na data da promulgação da Constituição, em 1988.

Embora o governo não tenha relação direta com essas duas ações, políticos do agro afirmam que elas são estimuladas por irem ao encontro das teses defendidas pelo PT.

Lula também irritou o setor ao repetidamente chamar parte dele de fascista.

Da parte positiva, houve a megacomitiva do agro que Lula levou à China, o que incluiu os irmãos Joesley e Wesley Batista, executivos da J&F, controladora da JBS, além do anúncio do Plano Safra 2023/2024, que estabeleceu um recorde de recursos, mas cuja execução e regras são alvo de reclamações e desconfiança de ruralistas.

Nas discussões das votações do novo arcabouço fiscal, das novas regras do Carf (o “tribunal administrativo da Receita Federal) e da Reforma Tributária na Câmara, reivindicações da bancada ruralista foram incorporadas, o que elevou o cacife de Haddad com o setor.

Outra medida veio com o lançamento na quinta-feira (14) do Programa Combustível do Futuro, que atende a lobby do setor sucroalcooleiro e de biocombustíveis ao, entre outros pontos, elevar a mistura de etanol à gasolina.

Para o líder sem-terra João Pedro Stédile, que depôs no mês passado à CPI do MST, o agronegócio está dividido e a sua parte “burra” está fadada a desaparecer.

“Metade do agronegócio que tem juízo, que estuda, apoiou Lula e é a parcela representada pelo Fávaro. A outra parcela do agronegócio, que insiste em só ganhar dinheiro, é a Aprosoja, que não tem responsabilidade com o meio ambiente.”

Stédile se referia à associação comandada por Antonio Galvan (Aprosoja), bolsonarista fervoroso que participou ativamente de atos em que o ex-presidente ameaçou rupturas democráticas e atacou o sistema eleitoral, em 2021 e 2022.

 

Ranier Bragon/Folhapress

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

02/10/2023 PREFEITURA DE SÃO DESIDÉRIO ENTREGA UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE E UMA AMBULÂNCIA NOVA PARA O POVOADO DE JACARÉ E REGIÃO Com objetivo de facilitar e garantir aos cidadãos o acesso à saúde digna e de qualidade, a Prefeitura de São Desidério entregou na manhã dessa segunda-feira,02, uma Unidade Básica de Saúde que recebe o nome de Joaquim Ferreira dos Santos. Na oportunidade a população recebeu uma ambulância ...
  • Compartilhe:

02/10/2023 PREFEITA JANDIRA E SECRETÁRIO ALBERTO CARVALHO REFORÇAM PEDIDO DE PAVIMENTAÇÃO DA ESTRADA QUE VAI LIGAR BAIANÓPOLIS A SANTANA E BENEFICIARÁ TAMBÉM AS COMUNIDADES DE TABUA E LAGOA CLARA Em recente visita a Salvador, a Prefeita Jandira Xavier e o Secretário de Finanças de Baianópolis, Alberto Carvalho, estiveram  na SEINFRA- Secretaria de Infraestrutura do Estado. Acompanhados do deputado Eures Ribeiro, Jandira e Alberto se reuniram com o secretário Sérgio  Brito e reforçara ...
  • Compartilhe:

02/10/2023 MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO ABRE VAGAS DE ESTÁGIO PARA ESTUDANTES DE TRÊS CURSOS; HÁ VAGAS PARA BARREIRAS O Ministério Público do Trabalho (MPT) abriu inscrições de estágio para estudantes de Direito, Administração e Engenharia Civil. A oportunidade é para oito unidades do órgão na Bahia, e as inscrições podem ser feitas até o dia 2 de outubro. A jornada semanal do estágio é de 20 horas, ...
  • Compartilhe:

02/10/2023 MOTOCICLETA FURTADA É RECUPERADA PELA PRF LUÍS EDUARDO MAGALHÃES Policiais Rodoviários Federais recuperaram, na tarde da última sexta-feira (29), mais um veículo furtado. O fato foi registrado no Km 883 da BR 242, no município de Luís Eduardo Magalhães, oeste baiano. Era por volta das 16 horas quando a equipe abordou o veículo HONDA/CG 160 de cor prata. Du ...
  • Compartilhe:

02/10/2023 POPÓ PERDE R$ 1 MILHÃO EM GOLPE DE CRIPTOMOEDAS: “FUI MUITO OTÁRIO” Acelino “Popó” Freitas (foto), ex-campeão mundial de boxe, afirmou ter sido uma das vítimas da Braiscompany. Em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, neste domingo (1º), ele disse ter perdido 1 milhão de reais em um esquema de pirâmide com criptomoedas. Ao programa, o lutador afirmou ter ...
  • Compartilhe:

02/10/2023 JOVEM ACUSADA DE TRÁFICO ESCONDE R$ 9 MIL EM LUGAR INUSITADO DURANTE ABORDAGEM POLICIAL Durante uma batida policial, uma mulher escondeu mais de R$ 9 mil na vagina para enganar os policiais no Distrito Federal. A mulher é irmã de um dos principais alvos da Polícia Civil. Inicialmente, contra a suspeita, havia apenas um mandado de busca, mas ela acabou presa por ter escondido a grand ...
  • Compartilhe:

02/10/2023 BARREIRAS: BOMBEIROS RESGATAM MULHER PRESA NAS FERRAGENS APÓS COLISÃO NA PONTE DO RIO BRANCO Na noite do domingo (1), por volta das 23h, uma equipe do 17° Batalhão de Bombeiros Militar foi acionada para um resgate veicular na BR-135, sob a ponte do Rio Branco, em Barreiras. O chamado era para socorrer uma vítima presa nas ferragens após a colisão de um veículo de passeio contra a cabe ...
  • Compartilhe:

02/10/2023 BARREIRAS: VEREADORES DIZEM QUE PREFEITO CONTINUARÁ COM MAIORIA NA CÃMARA MUNICIPAL Roberto de Sena Mural do Oeste   Conversei, na manhã desta segunda-feira,  com os vereadores Rider Castro e BI Ayres e ambos foram categóricos ao afirmarem que, no almoço realizado no Bode & Cia  não houve nenhum vereador do grupo do prefeito propondo rompimento. Segundo Rider o que a ...
  • Compartilhe:

01/10/2023 DEPUTADA ESTADUAL É SEQUESTRADA POR HOMENS ARMADOS Três homens armados invadiram o sítio de uma deputada e a sequestraram, após ameaças. Na manhã deste domingo (01), a deputada estadual, Lucinha (PSD-RJ) desmontando a organização de sua festa de aniversário, que foi cancelada por causa da chuva, quando os criminosos chegaram ao local. De aco ...
  • Compartilhe:

01/10/2023 VALOR DO GÁS DE COZINHA TERÁ AUMENTO A PARTIR DESTE DOMINGO NA BAHIA O valor do gás de cozinha terá reajuste na Bahia, a partir deste domingo (1º). Segundo a Acelen, que administra a Refinaria Mataripe, que abastece o estado, o aumento é de 6,5% do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) para as distribuidoras, que vão repassar o valor para o consumidor final. De aco ...
  • Compartilhe:

01/10/2023 IBOTIRAMA: MOTOCICLISTA MORRE EM ACIDENTE ENVOLVENDO MOTO E CARRO NA BA-160 Um trágico acidente envolvendo uma moto e um carro de passeio resultou na morte do motociclista, ocorrido na madrugada deste domingo (1º), na BA-160, próximo ao km 15, no povoado de Linha, em Ibotirama. Não há informações disponíveis sobre a causa do acidente nem as circunstâncias exatas da ...
  • Compartilhe:

01/10/2023 AIBA ENTREGA CHEQUE COM VALOR DO INGRESSO SOLIDÁRIO DA BAHIA FARM SHOW ÀS OBRAS IRMÃ DULCE NO HOSPITAL DO OESTE A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), entidade organizadora da Bahia Farm Show, por meio de sua diretoria, entregou na manhã desta quinta-feira (28), pelo oitavo ano, o repasse do valor referente ao projeto ‘Ingresso Solidário’ da feira. O cheque simbólico no valor de m ...
  • Compartilhe:

01/10/2023 INCÊNDIO EM BOATE NA ESPANHA DEIXA 13 MORTOS Pelo menos treze pessoas morreram neste domingo (1º) num incêndio numa boate de Múrcia, no sudeste da Espanha. Segundo o prefeito da cidade, o fogo teve início por volta das 6h do horário local. O incidente começou na boate Teatre e se espalhou para outras casas noturnas da área comercial con ...
  • Compartilhe:

29/09/2023 PF FAZ BUSCAS CONTRA GENERAL DA RESERVA EM INVESTIGAÇÃO SOBRE ATAQUES DE 8/1   A Polícia Federal cumpre nesta sexta-feira (29) um mandado de busca e apreensão contra o general da reserva Ridauto Lúcio Fernandes. Ele é investigado sob suspeita de ter atuado na idealização do ataque às sedes dos Poderes, em 8 de janeiro. É a 18º fase da Operação Lesa Pátria. R ...
  • Compartilhe:

29/09/2023 LEM: BATIDA ENTRE CARRO E CAMINHONETE DEIXA 3 PESSOAS MORTAS E 4 FERIDAS NA BR-020, PRÓXIMO AO NOVO PARANÁ Três pessoas morreram e quatro ficaram feridas após uma batida entre um carro e uma caminhonete na manhã desta sexta-feira (29), na BR-020, próximo ao distrito do Novo Paraná, no município de Luís Eduardo Magalhães. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu por volta ...
  • Compartilhe:

29/09/2023 HORÓSCOPO: CONFIRA A PREVISÃO DE HOJE (29/09) PARA O SEU SIGNO Áries (21/03 – 20/04) Com Lua cheia em seu signo, caminhos do coração e projeto de vida ficarão iluminados. A semana terminará com animação e emoções à flor da pele. Comece uma fase mais gostosa no casamento ou namoro, com planos a dois e realização de desejos. Chances de um novo e ...
  • Compartilhe:

29/09/2023 MOTO FURTADA HÁ DOIS ANOS NO MARANHÃO É RECUPERADA PELA PRF EM LUÍS EDUARDO MAGALHÃES Na tarde desta quarta-feira (27/09), a Polícia Rodoviária Federal recuperou um veículo furtado em abril/2021 no estado do Maranhão. O flagrante foi registrado por volta das 16h30, no KM 883 da BR 242, trecho do município baiano de Luís Eduardo Magalhães (BA). A ação foi desencadeada quando ...
  • Compartilhe:

29/09/2023 TSE CONFIRMA BOLSONARO INELEGÍVEL; RESTA APENAS UM RECURSO O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou por decisão unânime o recurso apresentado pela defesa de Jair Bolsonaro contra a condenação que o deixou inelegível por oito anos. O julgamento ocorreu em plenário virtual e foi finalizado na noite desta quinta-feira (28). Agora, resta ao ex-preside ...
  • Compartilhe:

29/09/2023 OGIÉ SE REÚNE COM LIDERANÇAS DE SANTA RITA DE CÁSSIA “DIÁLOGO TRANSPARENTE, CORDIAL, DEMOCRAÁTICO E RESPEITOSO” O líder da oposição- e pré-candidato a prefeito, o vereador Ogié, se reúne em Barreiras, com líderes importantes da política de Santa Rita de Cássia-Ba, o ex vereador Eri e ex candidato a prefeito Keno de Dedé. O encontro foi muito descontraído e o dialogo feito de forma democrática e co ...
  • Compartilhe:

28/09/2023 GUSTTAVO LIMA É A ATRAÇÃO PRINCIPAL DA LEVADA ELÉTRICA DESTE ANO; CONFIRA A DATA Os fãs de música sertaneja têm um motivo especial para comemorar este ano, pois o renomado cantor Gusttavo Lima está prestes a fazer uma apresentação inesquecível em Barreiras. No dia 22 de dezembro, a cidade se prepara para receber uma noite de entretenimento e música de alta qualidade no e ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade