AGRO JÁ ADERE A LULA E QUEM NÃO VIER FICARÁ PARA TRÁS, DIZ GELLER, COTADO PARA MINISTRO
21 de novembro de 2022

Um dos principais aliados do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para o agronegócio, o deputado federal Neri Geller (PP-MT) disse que a ala mais moderada do setor já cedeu e começou a procurar interlocução com o novo governo.

“Tem que conversar. A eleição passou. Se você representa o setor e não está satisfeito com algo, com o custeio, com a taxa de juros a 14%, o que é um absurdo, você tem que sentar na mesa e reivindicar”, afirmou o deputado em entrevista à Folha.

Apesar de reconhecer que uma parte do agro ainda segue ligada ao bolsonarismo, Geller afirma ter sido procurado por associações do setor e que “quem não vier vai ficar para trás”.

Vice-presidente da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária) e ministro da Agricultura no governo Dilma Rousseff (PT), Geller integrou o grupo responsável por reduzir a resistência do agronegócio ao petista durante a campanha eleitoral de 2022.

“Lula foi um grande parceiro, pegou o setor pelo braço e viajou o mundo inteiro, abrindo o mercado para produtos brasileiros”, argumenta Geller, que também é cotado para o Ministério da Agricultura.

eller também defendeu a versão mais recente do projeto de lei sobre agrotóxicos que tramita no Congresso.

“Ele [o relatório do projeto] traz na sua essência a modernização da legislação, mais rigor nos exames toxicológicos e, ao regulamentar os biotecnológicos, vai ajudar na redução do custo de produção, mas principalmente na questão ambiental, pois vamos ter controle biológico”, declarou.

O parlamentar teve o mandato cassado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em agosto após o Ministério Público Eleitoral apontar indícios de “triangulação de contas bancárias”, intermediada pelo filho de Geller, para captar doações de empresas e financiar a campanha do pai. Ele acredita que conseguirá derrubar a condenação e afirma que a reversão de sua situação é fundamental para que assuma um posto de destaque no próximo governo.

O setor do agronegócio foi majoritariamente a favor da reeleição de Bolsonaro. Qual a agenda do governo eleito Lula para se aproximar do setor? Eu acho que a primeira coisa é restabelecer a verdade. Sair do campo ideológico e vir para a prática. Lula foi presidente durante oito anos e nós conseguimos avançar em pautas importantes, renegociou as dívidas quando o setor estava praticamente quebrado, reestruturou todo o crédito agrícola, incentivou o investimento com juros subsidiados. Lula foi um grande parceiro, pegou o setor pelo braço e viajou o mundo inteiro, abrindo o mercado para produtos brasileiros. Eu conversei com várias lideranças. Muitas delas me ligaram. Muitas delas que estavam com Bolsonaro estão começando a recuar. Quando a gente sentar na mesa e mostrar que o que Lula e o governo do PT fizeram pela agricultura é infinitamente maior do que o presidente Bolsonaro…

Na campanha, Lula deu declarações polêmicas, como dizer que há uma parte fascista no agronegócio. Isso atrapalha a aproximação com o setor? Existiram, sim, alguns extremistas radicais que dificultaram o diálogo. E existem até hoje. Mas isso está começando a ser minoria. Os mais moderados já estão cedendo e estão começando a conversar, como a Aprosoja [Associação Brasileira dos Produtores de Soja], Abrapa [produtores de algodão], a ABPA [de proteína animal], OCB [de cooperativas]. Estamos conversando com eles. Então esse setor vai vir para dentro. E quem não vier vai ficar para trás.

O que significa ficar para trás? Muita gente já está vindo. As portas vão ficar abertas [para o restante], mas o tempo vai andando. Eles poderiam apresentar políticas na esfera de governo, apresentar a propostas para o setor. Tem que conversar, a eleição passou. Se você representa o setor e não está satisfeito com algo, com o custeio, com a taxa de juros a 14%, o que é um absurdo, você tem que sentar na mesa e reivindicar. Tem que sentar na mesa e defender o setor independentemente de quem seja o governo.

Mas tem uma parte ainda que é radical, inclusive alguns empresários estão financiando esses atos antidemocráticos. Como o senhor enxerga esse apoio a essas manifestações? É preciso que o Judiciário atue contra. Esses extremistas, que não respeitam a lei, precisam ser punidos.

O senhor cita entidades que estão se aproximando, mas a CNA [Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil] foi declaradamente a favor de Bolsonaro, e o João Martins [presidente da CNA] fez ataques a Lula. Há espaço para aproximação com a CNA? Não é toda a CNA que pensa assim. Há vice-presidentes que estão alinhados conosco. É mais fácil trazermos outras pessoas e, com os mais turrões, esperamos a poeira baixar.

Quais as principais propostas que o governo eleito tem para o setor? Avançar a nossa produção com foco na sustentabilidade. É incentivar o carbono positivo, que é extremamente importante para o meio ambiente para instituir uma política de crédito de carbono. Esse é um debate que a gente vai ter que fazer no próximo ano, nos próximos Planos Safra, inclusive para a gente remunerar isso, para ser um ativo econômico para o setor. Também queremos baixar as taxas de juros.

Quais outras prioridades que o senhor defende? No Congresso, tem a pauta do autocontrole [autoriza a contratação de empresas privadas para realizar a fiscalização sanitária da atividade agropecuária], o licenciamento ambiental e a lei de defensivo agrícolas, do jeito que está o relatório [final do projeto], que vai regulamentar a biotecnologia, que vai ajudar o meio ambiente e vai aumentar o rigor do exames toxicológicos.

Esse projeto ficou conhecido como PL [projeto de lei] do Veneno. Nós chamamos de PL do alimento mais seguro. Ele traz na sua essência a modernização da legislação, mais rigor nos exames toxicológicos e, ao regulamentar os biotecnológicos, vai ajudar na redução do custo de produção, mas principalmente na questão ambiental, pois vamos ter controle biológico. É quase que uma lavoura orgânica. E também traz a liberação de produtos genéricos, o que reduz o custo. Temos na fila hoje mais de 2.000 genéricos que não são liberados por burocracia. Isso vai movimentar a indústria brasileira.

Se o Congresso aprovar esse projeto com apoio do governo Lula, isso pode manchar a imagem do Brasil no mercado internacional? Estamos falando da versão que está no relatório. Se nós fizermos uma narrativa correta e olhar tecnicamente o relatório, ele é positivo do ponto de vista da imagem para fora [exterior], porque nós estamos modernizando, nós estamos ajudando o meio ambiente, e tendo mais rigor nos exames toxicológicos.

O meio ambiente, aparentemente, vai ser tema central do governo e perpassar várias áreas. O senhor já conversou com pessoas do meio ambiente da transição? A gente começou agora. Não tenha dúvida que vamos sentar com a [ex-ministra] Izabella Teixeira, com a própria [ex-ministra] Marina Silva —quando ela entrou na campanha do Lula, nós estávamos já com Lula.

Então o governo Lula vai ter que desconstruir a imagem de que o agronegócio é inimigo do meio ambiente? Claro que sim. E é isso que nós queremos fazer. Quem cometer crime ambiental, cadeia. Agora, quem trabalhar dentro da legalidade, por que não produzir?

Como será a relação com o MST, que parte do agronegócio acusa até de ser terrorista? Tem como mudar essa visão? Eu acho que qualquer governo tem que falar com todos os movimentos sociais, no governo do presidente Lula não teve invasão, não teve conflito agrário, a não ser eventualmente um aqui e outro ali. Não tem perigo, o MST é movimento social como existem outros. Quem trabalha fora da lei tem que ser punido, como o grande e médio produtor, se fizer desmatamento ilegal e cometer crime, tem que punido. Quem invadir terras produtivas o Lula não vai deixar isso acontecer.

O presidente diz que as invasões de terra só caíram drasticamente no atual governo. Pega os dados. Tudo fake [falso].

O Ministério da Agricultura deve ser dividido do Desenvolvimento Agrário? Qual sua posição? Eu acho que se pode criar o [Ministério do] Desenvolvimento Agrário para ter política mais específica, inclusive com relação aos programas sociais, como o programa de aquisição de alimentos. Mas dentro do conceito do governo não posso falar isso agora porque é discussão que está acontecendo na transição.

O deputado Pedro Lupion (PP-PR) é cotado para assumir a Frente Parlamentar da Agropecuária e ele é muito ligado ao presidente Bolsonaro. Como deve ser a relação com ele? Já estamos conversando. Sou vice-presidente da FPA hoje. Eles [membros da bancada] têm posição política e ideológica diferente do governo eleito, mas são pragmáticos. A nossa FPA é pragmática. Eles vão ajudar nas pautas de interesse do setor. E, nas pautas que são de interesse do governo, aos poucos vão se alinhando. Estamos fazendo interlocução para nos próximos oito ou dez dias a diretoria da FPA sentar com [o vice-presidente eleito, Geraldo] Alckmin para ajudar na transição. Já conversei com Alckmin, conversei com eles, obviamente que é um processo lento, não é de uma hora para a outra.

Como o senhor avalia as reações do mercado às declarações do ex-presidente Lula? Há um exagero? Acho que vai se acomodar. O que o mercado precisa entender é que tudo que investe no social volta para a economia, ajuda por si só a movimentar a economia.

Bolsonaro prometeu, em 2018, perdoar as dívidas do Funrural (Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural), mas não o fez. Isso deve ser uma pauta no governo Lula? Isso pode ser discutido. Mas a promessa foi do Bolsonaro. Aliás, essa é uma de tantas promessas que ele [Bolsonaro] não cumpriu.

O senhor teme que a revogação de decretos de armas do governo Bolsonaro possa impactar na relação com o governo Lula? O Lula já falou que é a favor do porte [de arma] dentro da propriedade. Mas uma pessoa comprar oito, dez armas de grosso calibre, acho que tem que ser revisto mesmo. Eu defendo o porte de arma dentro da propriedade, mas muito rigor fora da propriedade.

O senhor teve o mandato cassado pelo TSE, que diz que houve uso de triangulações de contas bancárias para captar doações de pessoas jurídicas para financiar a campanha. O senhor recorreu da decisão e é citado como possível candidato a assumir o Ministério da Agricultura de Lula. Esse impasse deve prejudicar seu nome na escolha? Eu não tenho uma vírgula para esconder. Os valores que recebi foram de soja e milho que eu vendi. É uma coisa sem pé nem cabeça. Meu filho que toca os negócios, eu emancipei ele aos 17 anos de idade. Eu tenho convicção que nos próximos dias eu serei absolvido. Eu entrei com recurso [embargos de declaração] e fui despachar com os ministros. Não tenho dúvidas que preciso resolver isso [para disputar vaga no ministério de Lula].

RAIO-X

Neri Geller, 54

Deputado federal, agricultor e empresário. Nasceu em Selbach (RS) e se mudou para Mato Grosso. Foi eleito deputado federal pela primeira vez em 2007, pelo PSDB. Foi ministro da Agricultura de Dilma Rousseff (PT). É um dos principais interlocutores de Lula com o agronegócio.

 

Fonte: Thiago Resende, Julia Chaib e Matheus Teixeira/Folhapress

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

21/05/2024 LATAM PASS OFERECE ATÉ 62% DE DESCONTO NA COMPRA DE PONTOS E PARCELAMENTO EM ATÉ 10x SEM JUROS   O LATAM Pass está oferecendo 62% de desconto na compra de pontos para assinantes do Clube LATAM Pass e/ou portadores dos cartões de crédito LATAM Pass Itaú e 52% para os demais usuários. A oferta é válida até terça-feira (21). Desconto 62% de desconto: para assinantes do Clu ...
  • Compartilhe:

21/05/2024 ZIZETTE BALBINO RECEBERÁ COMENDA 26 DE MAIO Em uma sessão solene que será realizada na Câmara Municipal de Vereadores, na próxima Quarta-feira, 22, será realizada a entrega da Comenda 26 de Maio à advogada Zizette Balbino. A Comenda é considerada grande honraria concedida pelo Poder Legislativo àqueles que contribuem para o desenvolvi ...
  • Compartilhe:

20/05/2024 INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CERTIFICAÇÕES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO A Secretaria de Educação da Bahia (SEC) abriu as inscrições para a realização das provas de certificação da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) para os ensinos fundamental e médio. O agendamento das provas deve ser feito pelo site da CPA Digital, presencialmente em uma das 13 unidades ...
  • Compartilhe:

20/05/2024 PREFEITURA DE BARREIRAS REALIZA MAIS UM MUTIRÃO DE CIRURGIAS NO CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS Neste sábado (18), a Prefeitura Municipal de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, realizou mais um mutirão de cirurgias odontológicas. Essa foi mais uma ação do Saúde na Agenda com atendimento especial voltado aos cuidados com os dentes e que integra a programação das comemorações ...
  • Compartilhe:

20/05/2024 RUI COSTA ESTARIA TRABALHANDO PARA VOLTAR AO GOVERNO DO ESTADO EM 2026 O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), trabalha nos bastidores para tentar voltar ao Governo da Bahia em 2026. A informação é da colunista Andreza Matais, do UOL. Esse foi um dos motivos que teriam feito o baiano fritar Jean Paul Prates, ex-presidente da Petrobras. Rui quer ter o controle da c ...
  • Compartilhe:

20/05/2024 NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-VEREADOR VALDIR COUTINHO Recebemos com grande pesar a notícia do falecimento do ex-vereador Valdir Martins Coutinho, ocorrido na madrugada desta segunda-feira (20), em decorrência de uma parada cardíaca. Ele deixa enlutada a esposa, Maria Valbene Ferreira Coutinho, e seus quatro filhos – Sílvio Douglas, Sila, Sidiane ...
  • Compartilhe:

20/05/2024 FINAL DE CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTSAL MASCULINO E FEMININO DE SÃO DESIDÉRIO É REALIZADA COM GINÁSIO LOTADO De casa cheia aconteceu nesse sábado,18, a Final do Campeonato Municipal de Futsal Masculino e Feminino. A competição foi uma realização da Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. Os times Inacreditável (Masculino) e As Poderosas (Feminino) consagraram campeões das resp ...
  • Compartilhe:

20/05/2024 BRASIL ULTRAPASSA 5 MILHÕES DE CASOS DE DENGUE E BATE NOVO RECORDE; NÚMERO DE MORTES SE APROXIMA DE 3 MIL   O Brasil alcançou, nesta segunda-feira (20), a marca de 5.100.766 de casos prováveis de dengue em 2024. A informação consta na mais recente atualização do Painel de Monitoramento das Arboviroses, abastecido com base em dados do Ministério da Saúde. No total, são 2.827 mortos pela doe ...
  • Compartilhe:

20/05/2024 SINEBAHIA: CONFIRA AS VAGAS DE EMPREGO PARA BARREIRAS E BOM JESUS DA LAPA NESTA SEGUNDA-FEIRA (20) DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: Carteira de Trabalho física ou Digital, RG, CPF, comprovantes de residência e escolaridade, além de certificados de cursos, se assim desejar. Essas são apenas algumas vagas disponíveis e estão sujeitas ao limite de encaminhamentos. Para consultar a lista completa, ...
  • Compartilhe:

20/05/2024 CORPO DE HOMEM QUE ESTAVA DESAPARECIDO É ENCONTRADO EMBAIXO DE EMBARCAÇÃO NO RIO SÃO FRANCISCO, EM IBOTIRAMA   O corpo de um homem que estava desaparecido há vários dias em Ibotirama foi encontrado embaixo de uma embarcação, no rio São Francisco, na manhã deste domingo (18). A vítima foi identificada como Edemilson Barros Valeriano, de 30 anos. A suspeita é de que ele tenha sido morto e deixad ...
  • Compartilhe:

20/05/2024 AGRICULTURA SUSTENTÁVEL NO OESTE DA BAHIA É PAUTA NO II CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO E SUSTENTABILIDADE O agronegócio e as práticas sustentáveis adotadas na agricultura do oeste da Bahia foram destaque na primeira tarde de palestras do II Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade, realizado de quinta (16) até sexta-feira (17), em Salvador. Representando a Associação Baiana de Produtore ...
  • Compartilhe:

20/05/2024 ADOLESCENTE DE 16 ANOS MATA PAIS E IRMÃ ADOTIVOS DENTRO DE CASA EM SÃO PAULO Um adolescente de 16 anos foi apreendido na madrugada desta segunda-feira (20) após confessar à polícia que havia assassinado o pai, a mãe e a irmã adotivos dentro de casa na Vila Jaguara, Zona Oeste de São Paulo. De acordo com o boletim de ocorrência, o menor ligou para a Polícia Militar n ...
  • Compartilhe:

20/05/2024 PREFEITURA DE BARREIRAS ANUNCIA AS ATRAÇÕES DO SÃO JOÃO     Foi no ritmo dançante do forró Coração do Brasil que a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, anunciou oficialmente as atrações que irão animar o melhor São João do interior da Bahia. O lançamento aconteceu nesta sexta-feira (17), no Centro Cult ...
  • Compartilhe:

20/05/2024 BURITIRAMA: GRUPO DO PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO ARIVAL VIANA DEFINE VEREADOR NALDO COMO PRÉ-CANDIDATO A VICE O Prefeito de Buritirama, Arival Viana(UB) e pré-candidato a reeleição, acaba de entrar em contato com a Redação do Jornal Correio do Oeste e confirmou o nome do Vereador Ednaldo Leite dos Santos mais conhecido por Naldo do Santo Expedito como pré-candidato à vice-prefeito na chapa majoritár ...
  • Compartilhe:

20/05/2024 MORRE PRESIDENTE DO IRÃ O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, visto como potencial sucessor do líder supremo do país, aiatolá Ali Khamenei, morreu em um acidente de helicóptero, em terreno montanhoso perto da fronteira com o Azerbaijão, confirmaram autoridades iranianas e a mídia estatal na manhã desta segunda-feir ...
  • Compartilhe:

20/05/2024 HOMENS SÃO PRESOS EM SP FURTANDO DOAÇÕES QUE IRIAM PARA O RIO GRANDE DO SUL Dois homens foram presos acusados de arrombar um estádio e furtar doações que iriam para o Rio Grande do Sul na tarde desse sábado (18) em Praia Grande, litoral sul de São Paulo. Segundo a prefeitura da cidade, câmeras de segurança flagraram a ação a tempo do deslocamento da GCM (Guarda Ci ...
  • Compartilhe:

20/05/2024 PREFEITURA DE BARREIRAS CONTINUA INVESTINDO NA SAÚDE E PROPORCIONANDO QUALIDADE DE VIDA À POPULAÇÃO COM INAUGURAÇÃO DE MAIS UMA UNIDADE DE SAÚDE Na oportunidade, o prefeito Zito Barbosa também fez a entrega da iluminação em LED do bairro Cidade Nova   Com o compromisso de ofertar acesso à uma saúde pública de qualidade e proporcionar bem-estar e qualidade de vida para a população da Capital do Oeste, nesta quinta-feira (16), o prefe ...
  • Compartilhe:

20/05/2024 2ª BLITZ LITERÁRIA DIVULGA FLIB     A Academia Barreirense de Letras (ABL) e a 83ª Companhia Independente da Polícia Militar realizam na manhã do dia 22 de maio a 2ª edição da Blitz Literária. A ação visa divulgar a realização da 7ª Festa Literária Internacional de Barreiras (FLIB), que acontece entre 23 e 2 ...
  • Compartilhe:

20/05/2024 BARREIRAS: PROFESSORA VERA LANÇA PRÉ-CANDIDATURA A VEREADORA CERCADA DE CENTENAS DE AMIGOS E ALIADOS Com as presenças do prefeito Zito Barbosa, do pré-candidato a prefeito Otoniel Teixeira e secretários municipais, a professora Vera, renomada educadora de Barreiras, lançou sua pré-candidatura a vereadora. O evento foi neste domingo,19, em uma chácara no Rio de Ondas. Vera falou de sua trajet ...
  • Compartilhe:

19/05/2024 OTONIEL CUMPRE EXTENSA AGENDA DE EVENTOS DURANTE O FIM DE SEMANA   O pré-candidato a prefeito de Barreiras, Otoniel Teixeira vem sendo o mais solicitado nos eventos  que ocorrem em Barreiras. Neste fim de semana não foi diferente.  No sábado ele participou da festa da família na escola municipal Paulo Freire, ao meio dia participou do lançamento da pr ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade