AGÊNCIA NORTE-AMERICANA ACABA COM NEUTRALIDADE DE REDE NA INTERNET DO PAÍS
15 de dezembro de 2017

 

A Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC) revogou hoje (14) a norma que instituía a obrigação da neutralidade de rede para operadoras de telecomunicações. Por três votos a dois, o colegiado, de maioria republicana, seguiu a diretriz do governo de Donald Trump de eliminar essa regulação, aprovada sob a administração de Barack Obama em 2015.

A neutralidade de rede é um princípio segundo o qual as empresas que controlam infraestruturas de telecomunicações por onde ocorre o tráfego de dados da internet – cabos de telefone, de TV paga, satélites, antenas de transmissão de sinal de celular – não podem tratar de forma discriminatória as informações que circulam nesses espaços.

Em outras palavras, uma operadora de telefonia que também controla banda larga não pode deixar lenta ou ruim a conexão de um usuário que utilize a rede para se conectar a um serviço online de chamadas, como o Skype.

Ou seja, independentemente de o usuário usar a rede para enviar um e-mail, carregar um vídeo ou acessar um site, não pode haver privilégio ou prejuízo a nenhuma dessas informações, ou “pacotes de dados” específicos. Por essa regra, as detentoras das redes também não podem celebrar acordos comerciais com sites, aplicativos ou plataformas para que seus conteúdos sejam privilegiados e cheguem mais rapidamente a seus clientes.

A norma sobre neutralidade de rede aprovada em 2015 pela FCC determinava três exigências às operadoras: não bloquear o acesso a sites ou aplicativos, não degradar o sinal (qualidade do tráfego) de conteúdos ou serviços e não fazer qualquer tipo de favorecimento motivado por acordo econômico. O entendimento na ocasião foi de que a neutralidade é fundamental para que o interesse econômico das operadoras não prejudicasse o acesso a informações na web nem criasse um fosso entre aqueles que poderiam pagar por planos completos e caros e aqueles que ficariam nos pacotes básicos.

Regulação “leve”

O diretor da Comissão Federal de Comunicações (FCC), Ajit Pai, ex-executivo de empresas de telecomunicações, argumentou que a decisão coloca a oferta de acesso à banda larga sob regulação “leve”, que deve promover a competição e ajudar os consumidores. “Operadoras de banda larga vão ter incentivos maiores para construir redes, especialmente em áreas não atendidas, e maior concorrência, possibilitando que startups e gigantes da internet tenham mais canais para oferecer seus serviços”.

Durante a sessão, a conselheira Mignon Clyburn, ligada ao partido Democrata, reprovou a supressão da regra. “O que me deixa mais triste é que a agência que devia proteger os cidadãos norte-americanos é a que agora está abandonando essas pessoas”. O conselheiro Brendan Carr, de orientação republicana, se disse “feliz” por encerrar o que classificou como “experimento de regulação pesada e exagerada” sobre a rede e afirmou que a medida não interfere na inovação ou no direito dos consumidores.

Reações

O inventor do protocolo WWW, Tim Berners-lee, criticou fortemente a decisão da comissão norte-americana. “Ao revogar a neutralidade de rede, a FCC abriu o caminho em direção a um dramático giro de como a Internet funciona nos Estados Unidos. Em vez de preservar a internet como um mercado livre de ideias, a FCC deu a um conjunto de conglomerados o poder de decidir o que vive e o que morre online – ignorando os milhões de americanos que se pronunciaram pela proteção da neutralidade de rede”.

Professor da Faculdade de Direito de Columbia e um dos idealizadores do conceito de neutralidade de rede, Tim Wu rebateu os argumentos dos conselheiros republicanos da FCC. “A revogação da neutralidade de rede não tem nada de regulação leve. Ela significa deixar às operadoras de cabo e telefonia fazerem o que quiserem”.

A organização Free Press, uma das líderes do movimento pela aprovação da norma em 2015, também contestou os argumentos do diretor da FCC e afirmou que a neutralidade de rede não reduziu investimentos em áreas pouco atendidas ou dificultou a oferta de acesso à internet pelas operadoras, pelo contrário, incentivou o setor.

O ex-integrante da comissão Michael Copps alertou que a alteração vai deixar usuários reféns das operadoras de telecomunicações. “A FCC está jogando os internautas nas mãos de poucos conglomerados que irão filtrar pontos de vista alternativos”, ponderou.

Nenhuma das principais operadoras de acesso à internet nos Estados Unidos (AT&T, Comcast, Verizon e Tmobile) se manifestou sobre a medida em seus sites ou perfis nas redes sociais. A empresa Netflix, por meio de sua conta oficial no Twitter, lamentou a decisão da FCC e afirmou que a mudança interrompe uma era de criatividade, inovação e engajamento cívico inaugurada com a neutralidade de rede aprovada em 2015.

Próximos passos

A rede pública de televisão dos Estados Unidos, PBS, noticiou que os procuradores-gerais de Nova Iorque, Eric Schneiderman, e de Washington, Bob Ferguson, anunciaram a intenção de entrar na Justiça com um pedido de anulação da votação na FCC.

Parlamentares do Partido Democrata já informaram que levarão a disputa para o Congresso. O representante Mike Coffmann, do Colorado, anunciou que apresentará um projeto de lei sobre o tema voltado a restabelecer o princípio nas bases da norma aprovada em 2015.

O também democrata senador Ed Markey, do estado de Massachusetts, informou que irá entrar com um Congressional Review Act (Ato de Revisão do Congresso), uma espécie de recurso, para invalidar a decisão da Comissão Federal de Comunicações.

Outra estratégia em estudo por democratas e ativistas é a apresentação de propostas legislativas em parlamentos estaduais de modo a assegurar a neutralidade de rede nesses locais. Organizações da sociedade civil como a Associação para as Liberdades Civis da América (ACLU, na sigla em inglês) e o movimento People Power (Poder do Povo) já anunciaram movimentos de articulação com representantes estaduais para a apresentação desse tipo de projetos.

Da Agência Brasil

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

30/11/2021 OPERAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL APURA DESVIO DE VERBAS DESTINADAS A AÇÕES DE ENFRENTAMENTO À PANDEMIA EM CIDADE BAIANA   A Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação para combate do desvio de verbas federais destinadas a ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19. Ao todo são cumpridos 12 mandados de busca e apreensão, sendo sete em Serrinha, na região sisaleira; além de Manaus (AM) e Araranguá ( ...
  • Compartilhe:

30/11/2021 BAHIA: GOVERNO DO ESTADO AUMENTA PARA 5 MIL O LIMITE DE PESSOAS EM EVENTOS   O Governo da Bahia aumentou de três para cinco mil pessoas o limite máximo de público em eventos no estado. O novo decreto foi publicado nesta terça-feira (30), no Diário Oficial. A medida é válida até 10 de dezembro de 2021, e modifica um outro decreto, publicado no último dia 26. ...
  • Compartilhe:

30/11/2021 CERVEJARIA AMBEV ESTÁ OFERECENDO 63 CURSOS GRATUITOS E EAD PARA O PÚBLICO EM GERAL; SAIBA COMO SE INSCREVER   A Cervejaria Ambev, dona das marcas Skol, Colorado e outras, expandiu a multiplataforma Ambev On e está oferecendo vários cursos gratuitos e atividades gratuitas para o público em geral na modalidade EAD. Até agora, a Cervejaria está com 63 cursos sendo ofertados. Entre os variados assun ...
  • Compartilhe:

30/11/2021 SAIBA QUANDO SERÁ DIVULGADO O RESULTADO OFICIAL DO ENEM 2021   Os resultados das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 serão divulgados no dia 11 de fevereiro do ano que vem. A data foi confirmada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização do exame, durante entrevis ...
  • Compartilhe:

30/11/2021 BARREIRAS: CONFIRA QUEM PODERÁ SER VACINADO NESTA TERÇA-FEIRA E PONTOS DE VACINAÇÃO
  • Compartilhe:

30/11/2021 VEJA AS CAPITAIS QUE JÁ CANCELARAM O RÉVEILLON POR CAUSA DA NOVA VARIANTE DO CORONAVÍRUS Salvador (BA) O cancelamento foi oficializado nesta segunda-feira (29). O prefeito Bruno Reis fez o anúncio oficial no Twitter. As comemorações de Salvador começariam a partir do dia 28 de dezembro e seguiriam até o dia 1° de janeiro de 2022. “Diante da chegada de uma nova variante do c ...
  • Compartilhe:

30/11/2021 BRIGAS, RUPTURAS E FRUSTRAÇÕES MARCAM CHEGADA DE BOLSONARO AO 10º PARTIDO DA BIOGRAFIA   Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil Exatos dois anos da saída de Bolsonaro do PSL, o presidente da República formaliza, nesta terça-feira (30), um novo vínculo com uma sigla. Neste espaço de tempo, filiações a outras legendas, a exemplo do seu ex-partido, o Progressistas, e a fundaç ...
  • Compartilhe:

30/11/2021 GOVERNO DEIXA DE PAGAR PERÍCIAS DO INSS E PROCESSOS NA JUSTIÇA ESTÃO PARADOS   Uma trava legal está fazendo com que segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que buscaram a Justiça para conseguir benefícios por incapacidade, como auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez, sigam sem resposta para seus pedidos. O motivo é a falta de pagamento das p ...
  • Compartilhe:

29/11/2021 LEM: PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL EMITE NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE BRIGA COM SERVIDOR MUNICIPAL EM BAR NESTE FINAL DE SEMANA; CONFIRA   Em tempos tão imediatistas, antes de uma conclusão é imprescindível escutar cada versão. Hoje, 29/11, fui surpreendido com diversas matérias, de cunho extremamente sensacionalista, me apontando como o autor de uma briga. Não tive a oportunidade de falar antes da veiculação do teor da ...
  • Compartilhe:

29/11/2021 POLÍCIA FAZ BUSCAS A HOMEM QUE MATOU ESPOSA GRÁVIDA E ENTEADA NO INTERIOR DE GOIÁS Foto: Reprodução / Metrópoles A polícia de Goiás está realizando, nesta segunda-feira (29), uma grande operação de busca de um homem acusado de assassinar a esposa grávida e a enteada de apenas 1 ano de idade, em Corumbá de Goiás, interior do estado goiano. O suspeito, identificado como W ...
  • Compartilhe:

29/11/2021 ALCKMIN NÃO DESCARTA HIPÓTESE DE SER VICE DE LULA   Foto: Reprodução / Instagram Durante uma reunião realizada na manhã desta segunda-feira (29), o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que está deixando o PSDB, ouviu um apelo de dirigentes de centrais sindicais para que aceite ser vice na chapa encabeçada pelo ex-presidente Lula ...
  • Compartilhe:

29/11/2021 ORÇAMENTO SECRETO: CONSULTORIA DO SENADO DIZ QUE É POSSÍVEL DIVULGAR RESPONSÁVEIS PELAS EMENDAS DE RELATOR A Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle do Senado emitiu uma nota técnica nesta segunda-feira na qual afirma que seria possível divulgar a relação dos parlamentares responsáveis pelas indicações das emendas de relator (RP-9), que fazem parte do chamado “orçamento secreto” ...
  • Compartilhe:

29/11/2021 VÍDEO: VEJA O MOMENTO DA DISCUSSÃO ENTRE PRESIDENTE DA CÂMARA DE LUÍS EDUARDO MAGALHÃES E SERVIDOR DO MUNICÍPIO
  • Compartilhe:

29/11/2021 VARIANTE ÔMICRON REPRESENTA RISCO MUITO ELEVADO, DIZ OMS Foto: Divulgação  A nova variante ômicron do coronavírus representa um “risco muito elevado” para o planeta, advertiu nesta segunda-feira (29) a OMS (Organização Mundial da Saúde). A entidade destacou, ainda, que são muitas as incógnitas sobre essa cepa, especialmente acerca do ...
  • Compartilhe:

29/11/2021 LEM: BASTIDORES DA POLÍTICA TEM DECISÃO DA JUSTIÇA POR GABINETE DE VICE-PREFEITO E PRESIDENTE DA CÂMARA BRIGANDO COM SERVIDOR MUNICIPAL EM BAR   O ‘Caldeirão’ da política de Luís Eduardo Magalhães começou a ferver. Neste final de semana, foi compartilhada a decisão da justiça, através de uma liminar, determinando que o prefeito Júnior Marabá providencie um gabinete para o vice-prefeito Filipe Fernandes, que acion ...
  • Compartilhe:

29/11/2021 BOLSONARO TERIA SE IRRITADO AO SER CHAMADO POR MULHER DE ”NOIVINHA DO ARISTIDES”; ENTENDA   “Aristides” se tornou o assunto mais comentado do momento do Twitter no Brasil nesta segunda-feira (29), com mais de 32 mil menções. A hashtag faz referência ao apelido carinhoso que teria sido dado a Jair Bolsonaro por uma motorista nesse domingo. Enquanto Bolsonaro cumprimentava ...
  • Compartilhe:

29/11/2021 ENTENDA A RELAÇÃO DE LULA E DO PT COM AS ”DITADURAS DE ESQUERDA”   Ao responder sobre uma fala do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Partido dos Trabalhadores disse ser “má-fé’ afirmar que ele teria dado apoio a “ditaduras de esquerda”. Lula minimizou a ditadura na Nicarágua, comparando o tempo em que o presidente de lá, Daniel Orteg ...
  • Compartilhe:

29/11/2021 MOTOROLA PODE SUPERAR XIAOMI E LANÇA PRIMEIRO CELULAR COM CÂMERA DE 200 MEGAPIXELS A Motorola deve ser a primeira fabricante de celular a lançar um smartphone com câmera de 200 MP. Rumores inicialmente apontavam para a possibilidade de a Xiaomi trazer essa tecnologia em seu próximo aparelho topo de linha. No entanto, pode ser que o aguardado Motorola Edge 30 Ultra inaugure ...
  • Compartilhe:

29/11/2021 MULHER É DETIDA DEPOIS DE XINGAR PRESIDENTE JAIR BOLSONARO Uma mulher de 40 anos foi detida depois de proferir palavras de baixo calão e xingamentos contra o presidente Jair Bolsonaro, que estava em Resende (RJ) para a formatura dos cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras. A ação aconteceu na manhã deste sábado (27). Antes de seguir para a cerim ...
  • Compartilhe:

29/11/2021 PREFEITURA DE SALVADOR ANUNCIA CANCELAMENTO DA FESTA DE RÉVEILLON   O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), anunciou nesta segunda-feira, o cancelamento da festa de Réveillon na capital baiana. É o segundo ano consecutivo que o Festival Virada Salvador, festa promovida pela prefeitura que celebra o Réveillon na cidade, não irá acontecer. Em mensagem ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade