A INFLUÊNCIA DA CLASSE MÉDICA NA POLÍTICA BARREIRENSE

17 de set de 2019

 

Por: Gabriel Sena

Mural do Oeste

 

Uma máxima na política afirma que o conhecimento público é uma das etapas para a conversão de votos. Nesse contexto, um grupo profissional se consolidou na abrangência do conhecimento popular, por promover o atendimento a centenas de pessoas semanalmente. A classe médica tem grande influência na política, não só em Barreiras, mas neste município em especial, se tratando obviamente daqueles que, por algum motivo, conquistaram a simpatia popular, este grupo de profissionais pode ter uma atuação de ainda mais efetiva nos destinos da política da cidade.

Esta observação se comprova no próprio poder legislativo de Barrerias, onde integram este grupo profissional a vereadora mais votada nas últimas eleições, Dra. Graça Melo, que obteve em 2016 a expressiva marca de 2.398 votos e o atual líder da oposição na Câmara de Vereadores e pré-candidato a prefeito de Barreiras, José Barbosa, quarto mais votado nas últimas eleições com 1.699 votos.

José Barbosa se articula como provável pré-candidato a prefeito de Barreiras, embora, neste momento, o cenário pareça favorável ao prefeito Zito Barbosa que navega em altos índices de aprovação da sua gestão. Some-se a isso a ainda tímida atuação da oposição que, somente na noite desta terça-feira, 12 de setembro, se reuniu e outorgou apoio a pré-candidatura a prefeito do vereador José Barbosa. Já o deputado  federal Tito, diz não ter decidido se será ou não candidato.  Portanto, a oposição vai começar a pré-campanha se aglutinando em torno do vereador Zé Barbosa.

Quem também desfruta de situação confortável  para uma possível reeleição é a vereadora Graça Melo. Seu forte trabalho no setor de saúde e sua identificação com povo de Barreiras fazem dela um nome fortíssimo para o embate de 2020.

Uma novidade na política e um dos grandes nomes da classe médica de toda a região Oeste, com fortes credenciais para,  de alguma forma,  influir nas eleições do próximo ano é o Dr. Marco Tullio, reconhecidamente um dos mais carismáticos profissionais da saúde e com bom trânsito em todos os grupos políticos de Barreiras. Diferentemente dos dois nomes anteriores, Marco Tullio ainda mantém suas articulações nos bastidores e é um dos nomes  cotados para fazer parte de uma chapa majoritária. Em favor de Marco Tullio pesam o constante diálogo que vem desenvolvendo com lideranças dos diversos bairros de Barreiras e a proximidade com a deputada estadual Jusmari Oliveira, que pode ser uma peça chave  na hora da composição da chapa para a disputa eleitoral do próximo ano.

O Mural do Oeste ouvirá cada um dos citados para que suas posições sobre a disputa eleitoral do próximo ano sejam apresentadas aos nossos  leitores.

 

Deixe sua opinião nos comentários

  • Compartilhe:

Publicidade