5 MOTIVOS PARA CONTINUAR USANDO MÁSCARA CONTRA A COVID-19
14 de outubro de 2021

Os números mostram que a pandemia da Covid-19 tem arrefecido no Brasil. O número de mortes tem caído, a taxa de transmissão do coronavírus é a menor desde que começou a ser medida e a vacinação tem acelerado. Por quê, então, ainda é necessário utilizar a máscara?

Confira, com base em especialistas, 5 motivos para continuar usando a proteção contra a Covid-19:

  1. A Covid é transmitida principalmente pelo ar
  2. Ambientes fechados e com aglomeração têm alto risco
  3. A vacina protege, mas não impede a transmissão
  4. A Covid pode deixar sequelas
  5. Novas variantes ainda podem surgir

 

1. Transmissão pelo ar

 

Se no início da pandemia o foco era na limpeza das superfícies, uso de álcool gel e higienização de ambientes, hoje há um consenso entre os especialistas que o contato é responsável por uma parcela muito pequena das contaminações.

Estudos mostram que a principal forma de transmissão do coronavírus ocorre pelo ar por meio de aerossóis, partículas bem pequenas que permanecem flutuando e se acumulam quando estão em ambientes com pouca ventilação.

Por isso, o foco da prevenção deve ser em não compartilhar o ar com outras pessoas.

“Tem um cuidado que deve nortear as nossas decisões: é ao ar que você respira. Álcool gel, lavagem de mãos, têm o seu papel, claro. Mas o ponto determinante é o ar. Não dividir o ar com as outras pessoas”, afirma a epidemiologista Denise Garrett, que trabalhou mais de 20 anos no Centro de Controle de Doenças (CDC) do Departamento de Saúde dos EUA.

2. Ambientes fechados e com aglomeração

Nos lugares abertos e sem aglomeração, onde há boa ventilação, por exemplo, o risco de transmissão é muito baixo e a máscara pode nem ser necessária. Mas em ambientes fechados, mal ventilados, como no transporte público, uma máscara de boa qualidade, tipo PFF2, e bem ajustada no rosto, é essencial. É a única forma de garantir que não há troca de aerossóis com outras pessoas contaminadas e também de não contaminar ninguém.

“No dia que você tem que ir ao médico, lugar altamente exposto, você usa sua melhor máscara, de preferência uma PFF2”, explica Fernando Morais, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP).

“Alguma máscara é melhor que nenhuma. As máscaras de pano reduzem a possibilidade de uma pessoa com Covid-19 contaminar outra. Mas em ambientes fechados o ideal é usar uma PFF2 bem ajustada no rosto”, afirma Denise Garrett.

3. Vacina não impede transmissão

As vacinas aplicadas no Brasil reduzem significativamente a possibilidade de a pessoa imunizada ter a forma grave ou morrer de Covid-19. A eficácia mínima é de 75%.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde OMS), elas funcionam inclusive contra a variante delta, mais transmissível.

A imunização, no entanto, não é 100% eficaz. É necessário que uma parcela alta da população esteja vacinada para que a pandemia seja realmente controlada. Ainda não se sabe exatamente o percentual, mas tudo indica que seja um patamar acima de 70%. E hoje nem metade da população brasileira está totalmente imunizada.

Além disso, a vacina não evita a transmissão do vírus para outras pessoas, que podem não estar totalmente imunizadas ou ter uma saúde mais frágil. “Enquanto a vacina contra a Covid-19 evita doença grave e morte, nós ainda não sabemos o quanto ela evita que você transmita o vírus a outros”, diz a OMS.

“Embora de grande importância, a vacinação não pode ser tratada como a única medida necessária para interromper a transmissão do vírus entre a população”, afirma um boletim assinado por 10 especialistas da Fiocruz.

4. Sequelas da Covid-19

“Covid longa”, “Covid persistente”, “Covid-19 pós-aguda” ou a “síndrome pós-Covid” são alguns nomes que vêm batizando um conjunto de resquícios da doença causada pelo novo coronavírus ou novos problemas de saúde que uma pessoa pode ter semanas ou meses depois da fase aguda da Covid-19.

Estudo da Universidade de São Paulo mostra que 60% dos pacientes que foram internados ainda têm algum tipo de sequela um ano depois da alta.

Coronavírus: existe a chance de pegar o vírus após tomar a vacina?

​​Cientistas acabam de detectar mais uma provável complicação de longo prazo da Covid-19: problemas cognitivos que prejudicam a memória, o raciocínio e a capacidade de resolução de problemas.

Ou seja, se proteger da doença, mesmo vacinado, ainda é fundamental.

“O serviço de urgência e emergência vai sofrer muita pressão. Vai ter agravamento de comorbidades dos sobreviventes da Covid, a desassistência provocada pela restrição de acesso a pacientes que não foram ao hospital porque tinham medo, doenças psicossomáticas, condições crônicas agudizadas”, afirma Suzana Lobo, diretora-presidente da Associação de Medicina Intensiva Brasileira.

5. Novas variantes

As aglomerações em ambientes fechados sem máscara também aumentam a circulação do vírus e favorecem o surgimento de novas variantes.

Novas mutações do vírus Sars-CoV-2 são esperadas. Isso é um comportamento comum – porque, à medida que o vírus se espalha, ele pode sofrer muitas modificações genéticas. A maioria tem pouco ou nenhum impacto nas características do vírus. Mas algumas mudanças podem influenciar, por exemplo, na capacidade do vírus de se propagar ou na eficácia das vacinas

Uma das mais recentes, batizada de “mu”, foi identificada pela primeira vez na Colômbia, mas já está no Brasil.

Usar a máscara e evitar a circulação do vírus, portanto, é fundamental para frear a pandemia.

“É muito simples: mais transmissão, mais variantes. Menos transmissão, menos variantes”, diz o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

15/10/2021 BAHIA TEM SETE UNIDADES DE SAÚDE HABILITADAS PARA REALIZAR ABORTO LEGAL A Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA) pediu que a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) inclua, no site da pasta, os novos hospitais habilitados para realizar aborto legal. A solicitação foi divulgada nesta sexta-feira (15), e feita por ofício à Sesab e ao Gabinete da Delegada Geral da Políci ...
  • Compartilhe:

15/10/2021 GOVERNO FEDERAL ANTECIPA ENTREGA DE TRILHOS DA FIOL PARA EXTENSÃO ATÉ BARREIRAS   Viabilizado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura, o modelo de investimento cruzado, em que trechos de ferrovias são construídos como contrapartida para a renovação antecipada de concessão de outras estradas de ferro, começa a mostrar resultados. Nesta semana, ...
  • Compartilhe:

15/10/2021 REMÉDIOS PARA EMAGRECER: O QUE O STF VETOU E QUAIS ESTÃO LIBERADOS O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou, por 7 votos a 3, a lei que permitia a produção, a comercialização e o consumo de 3 medicamentos para emagrecimento: anfepramona, femproporex e mazindol. Isso significa que, agora, não será mais possível produzir, comercializar ou consumir esses r ...
  • Compartilhe:

15/10/2021 TARCÍSIO CONFIRMA QUE EMPRESÁRIOS ”INSUFLARAM” CAMINHONEIROS EM 7 DE SETEMBRO   O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, admitiu nesta sexta-feira (15) que as paralisações e os bloqueios realizados por caminhoneiros em 7 de Setembro não foram espontâneos. Em entrevista a O Globo, Tarcísio disse que os manifestantes foram “insuflados” por emp ...
  • Compartilhe:

15/10/2021 MESA DIRETORA DA ALBA APROVA INDICAÇÕES DE JUSMARI SOLICITANDO HEMOBA PARA BARRA E SANTA MARIA DA VITÓRIA Duas Indicações da deputada Jusmari Oliveira foram aprovadas pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia. Na primeira Indicação a parlamentar reivindica a implantação da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia – Hemoba – na cidade de Barra do Rio Grande.  Na seg ...
  • Compartilhe:

15/10/2021 BOM JESUS DA LAPA: MENINA DE 12 ANOS MORRE APÓS SER ATINGIDA POR TIRO ACIDENTAL DISPARADO POR IRMÃ   A Polícia Militar noticiou um delito de ato infracional análogo a homicídio culposo, ocorrido no Bairro Beira Rio, em Bom Jesus da Lapa, oeste baiano. O fato ocorreu nesta quinta-feira (14), por volta das 21h40. Uma  equipe da Polícia Civil, juntamente com a Polícia Técnica, deslocaram ...
  • Compartilhe:

15/10/2021 HOMENAGEM DO SINDSEMB AO MÊS DO SERVIDOR PÚBLICO   Outubro, mês do servidor público, carrega em si a força e luta de homens e mulheres que constroem uma cidade melhor para se viver. HOMENAGEM DO SINDSEMB
  • Compartilhe:

15/10/2021 CONFIRA LISTA ATUALIZADA DAS VAGAS DE EMPREGO PARA BARREIRAS, LUÍS EDUARDO MAGALHÃES E FAZENDAS     Confira abaixo as vagas de emprego disponíveis para Barreiras, Luís Eduardo Magalhães e fazendas nesta sexta-feira, 15 de outubro. Para informações sobre especificações das vagas, assim como requisitos e habilidades necessárias, além de como se cadastrar para concorrer as vaga ...
  • Compartilhe:

15/10/2021 A ASCENSÃO DAS PLATAFORMAS DE STREAMING E DE APOSTAS NO CENÁRIO ESPORTIVO   Nos últimos tempos o meio esportivo tem ganhado força para além das transmissões televisas tradicionais. As competições e jogos, de diversas modalidades, que atualmente podem ser acompanhados em múltiplas plataformas, movimentam equipes e times, fornecedores de tecnologia e a mídia. A ...
  • Compartilhe:

15/10/2021 BOLSONARO DIZ QUE CHORA NO BANHEIRO: ”E MINHA ESPOSA ACHA QUE SOU O MACHÃO DOS MACHÕES” O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), afirmou nesta quinta-feira (14/10) que tem enfrentado muitos percalços durante a gestão e que “chora no banheiro” de casa. Ele ainda brincou dizendo que a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, nunca assistiu a esses momentos e o considera ...
  • Compartilhe:

15/10/2021 BRASIL VENCE O URUGUAI PELA 12ª RODADA DAS ELIMINATÓRIAS DA COPA DO MUNDO; CONFIRA OS MELHORES MOMENTOS
  • Compartilhe:

15/10/2021 HOMENAGEM DO SINDSEMB AO DIA DO PROFESSOR     15 de outubro- Dia do Professor Aos nossos professores, todas as nossas homenagens e felicitações. Obrigada por continuar acreditando no poder da educação, vocês fazem a diferença no ensino municipal! Uma homenagem do Sindsemb
  • Compartilhe:

15/10/2021 TECNOLOGIA: GOOGLE LANÇA ROTEADOR QUE PROMETE INTERNET NA CASA TODA; VEJA PREÇO O Google lança no Brasil, nesta quinta-feira (14), o Google Wifi. O roteador, que possui tecnologia mesh, promete Internet com cobertura na casa toda e o fim das “zonas mortas”, regiões da residência em que o sinal fica mais fraco. De acordo com a empresa, o produto conta com anten ...
  • Compartilhe:

15/10/2021 TURISMO E VIAGENS: 20 LUGARES IMPERDÍVEIS NA BAHIA PARA IR O QUANTO ANTES Existem inúmeros motivos para pensar que a Bahia é realmente uma terra sagrada. Cheia de cenários deslumbrantes, parece que os deuses foram mais generosos com esse trecho nordestino e arretado que encanta todos. É por essa razão, selecionamos lugares imperdíveis na Bahia para ir o quanto ant ...
  • Compartilhe:

15/10/2021 OPERAÇÃO FAROESTE: ADVOGADO DIZ TER RECEBIDO R$ 50 MIL PARA BENEFICIAR FILHO DO SENADOR ANGELO CORONEL O senador Angelo Coronel (PSD) é um dos citados no acordo de delação premiada homologado pela desembargadora Sandra Inês e seu filho Vasco Resciolelli nesta quinta-feira (14). Ele teria pago R$ 50 mil para que a magistrada beneficiasse a empresa alimentícia do seu filho, a Sabore e Cia. De acor ...
  • Compartilhe:

15/10/2021 PRESIDENTE DIZ QUE DETERMINARÁ REDUÇÃO DA BANDEIRA TARIFÁRIA NA LUZ O presidente Jair Bolsonaro afirmou na noite desta quinta-feira (14) que determinará ao Ministério de Minas e Energia (MME) que altere a bandeira tarifária de energia elétrica para rebaixá-la a um valor menor a partir do mês que vem. A declaração foi feita durante discurso na Conferência Gl ...
  • Compartilhe:

15/10/2021 CÂMARA APROVA MUDANÇA NA COBRANÇA DE ICMS SOBRE COMBUSTÍVEIS A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (13/10), por 392 votos a favor e 71 contra, o projeto de lei complementar (PLP) 11/2021 que altera a forma da cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos combustíveis. O texto estabelece que o cálculo do ...
  • Compartilhe:

15/10/2021 ENEM 2021: DATA DA PROVA, HORÁRIO, LOCAL E TUDO SOBRE O EXAME   Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) surgiu em 1998 com o objetivo de avaliar os estudantes que concluíam a última etapa da formação básica. Ao longo dos anos, a prova passou por algumas alterações e, atualmente essa é a principal ferramenta para o ingresso de estudantes no ensino s ...
  • Compartilhe:

14/10/2021 ATIVISTA TIRA CALCINHA E USA PARA PRENDER JUMENTO EM RESGATE DO ANIMAL Uma ativista da causa animal usou a própria calcinha para prender um jumento durante o resgate de dois animais no Anel Viário, em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza. O caso aconteceu no domingo (10) e foi compartilhado nas redes sociais. Stefani Marinho Rodrigues, 41 anos, estava de ...
  • Compartilhe:

14/10/2021 OPERAÇÃO FAROESTE: DELAÇÃO DE DESEMBARGADORA BAIANA CITA MAGISTRADOS DO TJ-BA, ADVOGADOS E SENADOR BAIANO A delação premiada da desembargadora Sandra Inês Rusciolelli, e do filho dela, Vasco Rusciolelli, foi homologada pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Og Fernandes, em junho deste ano e a TV Bahia teve acesso nesta quinta-feira. O acordo faz parte da Operação Faroeste, que desde ...
  • Compartilhe:

Publicidade